Oportunidades externas

O Governo Chinês está oferecendo 75 bolsas, de até um ano de duração, para o ano acadêmico 2016-2017, para estudos avançados em áreas como educação, cultura, comunicação e C&T, no âmbito do Programa de Bolsa de Estudo UNESCO/República Popular da China ¿ A Grande Muralha.

Até o dia 06 de maio de 2016 os documentos, redigidos em língua inglesa, deverão ser encaminhados em duas vias originais para: Ministério das Relações Exteriores ¿ Divisai de Acordos e Assuntos Multilaterais Culturais ¿ DAMC ¿ Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo I, sala 408 ¿ Brasília/DF ¿ CEP: 70.170-900.

Uma cópia digitalizada deverá ser enviada, também até o dia 06 de maio de 2016, para damc.Itamaraty@gmail.com

Os nomes dos pré-selecionados serão divulgados no dia 13 de maio no sitio do MRE http://dc.itamaraty.gov.br/

Dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail: damc@itamaraty.gov.br

A documentação completa referente ao Programa de Bolsas de Estudo UNESCO/República Popular da China (A Grande Muralha) ¿ 2016/2017 pode ser encontrada em http://www.unesco.org/new/en/fellowships/programmes/unescopeoples-republic-of-china-the-great-wall-co-sponsored-fellowships-programme/   


As diretrizes para financiamentos CLIENT II - Parcerias Internacionais para Inovações Sustentáveis, apontam para a promoção de parcerias internacionais nos setores climático, ambiental e energético e contribuem substancialmente para a implementação do programa-quadro Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável.

A medida de financiamento CLIENT II está voltado para a promoção de cooperações de pesquisa e desenvolvimento centradas na demanda com selecionados países emergentes e em desenvolvimento que constituem mercados de interesse para os fornecedores alemães de tecnologia e abrange tecnologias e serviços sustentáveis em áreas temáticas como gestão de recursos hídricos, gestão de terras, riscos naturais, sistemas energéticos sustentáveis entre outros.

Propostas de projetos internacionais de P&D deverão ser apresentadas sob forma de esboços à entidade executora do BMBF pelo coordenador alemão da cooperação. As datas estabelecidas para a apresentação das propostas serão: 30 de junho de 2016, 29 de setembro de 2017 e 31 de janeiro de 2019.

Para mais informações sobre a medida de financiamento acesse www.fona.de/client_II  


O programa dá oportunidade para jovens do Brasil, da China, da Índia, da Rússia e dos EUA desenvolverem sua liderança em projetos em diversos campos do conhecimento como cultura, sociedade, política e mídia, de passar um ano na Alemanha.

Para mais informações acesse o sítio www.humboldt-foundation.de/youngleaders ou ainda faça o download do kit de ferramentas de marketing em  https://www.humboldt-foundation.de/web/gcf-marketing.html 

Os interessados dispõe, ainda, de um video explicativo em https://youtu.be/6O7ZRyJfHSo