Chamadas Públicas

As Chamadas Públicas para projetos de pesquisa e bolsas do CNPq estão organizadas nas abas do menu principal em "Abertas", "Encerradas" e "Resultados".

Ano - Chamadas
  1. CURSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA CAPACITAÇÃO NO USO E MANEJO DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO

    Essa chamada visa apoiar a elaboração e realização de um curso de ensino à distância (EAD) para capacitar técnicos e usuários ligados à produção e manutenção de animais experimentais. O curso deverá atender a necessidade imediata de formação de profissionais e capacitação de usuários em todo o território nacional, visando à busca de excelência e fortalecimento da produção e uso de animais utilizados para fins científicos, didáticos e tecnológicos, com qualidade e bem-estar. Alunos, técnicos, pesquisadores que manipulam animais (roedores e lagomorfos) em biotérios brasileiros poderão adquirir o conhecimento mínimo através do curso e obter o certificado de conclusão.


    Inscrições:
    • 22/08/2017 a 06/10/2017
  2. PESQUISA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA CAATINGA E MATA ATLÂNTICA

    Contribuir para a implementação das estratégias de manejo, uso sustentável e conservação na Caatinga e na Mata Atlântica, com a valorização de pesquisas interdisciplinares e socioambientais sobre biodiversidade, a formação de recursos humanos e a integração de gestores das Unidades de Conservação nesses biomas e das comunidades do entorno na pesquisa e em ações de educação e divulgação do conhecimento. Fortalecer as capacidades regionais e nacional de pesquisa interdisciplinar sobre serviços ecossistêmicos, patrimônio cultural e recursos naturais, a inclusão social e a inserção das Unidades de Conservação e seu entorno nos Biomas Caatinga e Mata Atlântica no desenvolvimento regional, incorporando a temática da biodiversidade, considerada área estratégica, tendo em vista o desenvolvimento ambientalmente sustentável.


    Inscrições:
    • 22/08/2017 a 06/10/2017
  3. CHAMADA CNPQ/ANVISA ¿ PESQUISA EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA

    A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico em vigilância sanitária.


    Inscrições:
    • 21/08/2017 a 05/10/2017
  4. CHAMADA OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS 2017

    A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.


    Inscrições:
    • 18/08/2017 a 03/10/2017
  5. Chamada CNPq/CAPES/MEC/MCTIC/SEPED Nº 25/2017

    Apoiar a realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas de âmbito municipal, estadual/distrital e nacional, como instrumento de popularização da ciência e melhoria dos ensinos fundamental e médio, para identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguir carreiras técnico-científicas e docente. Além disso, possibilitar a seleção dos melhores trabalhos para participação em Feiras/Mostras Internacionais.


    Inscrições:
    • 18/08/2017 a 03/10/2017
  6. Chamada CNPq/CAPES Nº 26/2017 - Programa Editorial

    Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.



    Inscrições:
    • 18/08/2017 a 18/09/2017
  7. APOIO À REDES DE PESQUISA EM BIODIVERSIDADE NA AMAZÔNIA LEGAL.

    Apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, articulando as competências regionais para que o conhecimento sobre a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros seja ampliado e disseminado de forma planejada e coordenada, por meio de redes de pesquisa voltadas à gestão do conhecimento sobre a biodiversidade, padrões e processos relacionados, monitoramento, impactos, produtos e o uso sustentável da biodiversidade na Amazônia Legal.


    • ANEXO I - Modelo Estruturado - Redes de Pesquisa :link
    • ANEXO II - Modelo Estruturado - Projeto de Pesquisa Associado :link

    Inscrições:
    • 16/08/2017 a 02/10/2017
  8. PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM AÇÕES INTEGRADAS E SUSTENTÁVEIS NAS BAIAS DO BRASIL

    Apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e inovação, de alto mérito técnico-científico, interdisciplinares e multi-institucionais, passíveis de apoio futuro e rápida mobilização, que objetivem produzir e agregar conhecimento sobre as Baías do Brasil, identificando os desafios de gestão sustentável e suas potenciais soluções, aliando aspectos científicos, sociais e econômicos.


    • Anexo I - Modelo Estruturado :link

    Inscrições:
    • 16/08/2017 a 02/10/2017
  9. PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM AÇÕES INTEGRADAS E SUSTENTÁVEIS PARA A GARANTIA DA SEGURANÇA HÍDRICA, ENERGÉTICA E ALIMENTAR NOS BIOMAS PAMPA, PANTANAL E MATA ATLÂNTICA

    Apoiar projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento de soluções sustentáveis para garantir de forma integrada a segurança hídrica, energética e alimentar nos biomas Pampa, Pantanal e Mata Atlântica, promovendo sinergia e complementaridade entre ações dos setores governamentais, acadêmicos, empresariais e da sociedade civil organizada envolvidos no desenvolvimento de sistemas produtivos mais sustentáveis e adaptados à realidade regional, à mudança do clima e à preservação e recuperação da biodiversidade.


    • Anexo I - Modelo Estruturado :link
    • Anexo II - Documento de Referencia Teorica :link

    Inscrições:
    • 16/08/2017 a 02/10/2017
  10. PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM AÇÕES INTEGRADAS E SUSTENTÁVEIS PARA A GARANTIA DAS SEGURANÇAS HÍDRICA, ENERGÉTICA E ALIMENTAR NOS BIOMAS CAATINGA E CERRADO

    Apoiar projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento de soluções sustentáveis para garantir, de forma integrada, as seguranças hídrica, energética e alimentar nos biomas Caatinga e Cerrado, promovendo sinergia e complementaridade entre ações dos setores governamentais, acadêmicos, empresariais e da sociedade civil organizada, envolvidos no desenvolvimento de sistemas produtivos mais sustentáveis e adaptados à realidade regional, à mudança do clima e à preservação e recuperação da biodiversidade.


    • Anexo I - Modelo Estruturado :link
    • Anexo II - Documento de Referencia Teorica :link

    Inscrições:
    • 16/08/2017 a 02/10/2017