Diretoria Executiva

Composta pelo Presidente e os quatro diretores da Instituição, é responsável pelo planejamento, o acompanhamento e a avaliação das ações e programas implementados pelo CNPq, em conformidade com a política nacional de ciência, tecnologia e inovação. Conheça os atuais membros da Diretoria Executiva:

Foto do Presidência - PRE/CNPq

Evaldo Ferreira Vilela

Presidência - PRE/CNPq

  • Evaldo Vilela é formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, Vilela é mestre em Entomologia pela USP e doutor em Ecologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra.

    Foi Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil e da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária. Foi membro da CTNBio/MCTI. Foi reitor da Universidade Federal de Viçosa - UFV (2000 a 2004) e diretor da Fundação Arthur Bernardes - Funarbe (1994 a 1999). Foi Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 - 2014) e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG (março a dezembro de 2014). 

    Assumiu a presidência da FAPEMIG em 2015, cargo que ocupava até o momento. Atua em Comitês de Assessoramento do CNPq, Capes e Finep.  É membro titular da Academia Brasileira de Ciências.  Foi, também, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - Confap.

    Link do Currículo lattes

Foto do Diretoria de Cooperação Institucional - DCOI/PRE

Maria Zaira Turchi

Diretoria de Cooperação Institucional - DCOI/PRE

  • Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Goiás e Doutora em Letras pela PUC/RS com Doutorado Sanduíche no Centre de Recherches Sur L'Imaginaire, Universidade de Grenoble/França. Professora Titular da Universidade Federal de Goiás, tendo exercido as funções de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística; Coordenadora Geral da Pós-Graduação/ Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UFG; Diretora da Faculdade de Letras/UFG; Editora da Revista Signótica da Faculdade de Letras/UFG. Foi Vice-Presidente da ANPOLL - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Lingüística. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de Goiás. Possui artigos em periódicos especializados em teoria e crítica literária, é autora de livros, dentre os quais Literatura e antropologia do imaginário, em 2003, pela Editora da UnB (Finalista do Prêmio Jabuti/2004 na categoria Crítica) e Leitor formado, leitor em formação: leitura literária em questão, pela Cultura Acadêmica, em 2006 (Prêmio Altamente recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ/seção brasileira do IBBY/ UNESCO). Foi presidente da FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, presidente do CONFAP - Conselho Nacional da Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq, do Conselho Consultivo da Finep, e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CCT. Foi, ainda, Diretora do Departamento de Infraestrutura de Pesquisa e Formação e Educação em Ciências do MCTIC. 

    Link do Currículo lattes

Foto do Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação - DGTI/PRE

Fábio Eduardo Madioli

Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação - DGTI/PRE

  • Bacharel em Ciências da Logística pela Academia da Força Aérea, com MBA em Gestão de Processos pela Universidade Federal Fluminense, Madioli ocupou, anteriormente, o cargo de Coordenador-Geral de Recursos Logísticos, Aquisições e Convênios do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e foi Gerente da Divisão de Fomento Industrial da Secretaria de Produtos de Defesa, do Ministério da Defesa de 2013 a janeiro de 2019.

    Em suas experiências anteriores, destaca-se o gerenciamento de áreas de Licitações, Contratos e Convênios, Infraestrutura, Finanças, Pagamento de Pessoal, Controle Interno e Auditoria, sobre as quais também ministrou diversas palestras em cursos de ensino superior, workshops e conferências. No Ministério da Defesa, teve uma importante atuação nas atividades foram relacionadas à implantação e aplicação da Lei nº 12.598/2012, que estabelece incentivos para a indústria de defesa.

     

Foto do Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais - DEHS/PRE

Adriana Maria Tonini

Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais - DEHS/PRE

  • Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), graduação em Licenciatura Plena pela Fundação de Educação para o trabalho de Minas Gerais (1995), mestrado em Tecnologia (Modelos Matemáticos e Computacionais) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto lotada no Centro de Educação Aberta e a Distância, Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE). Coordenadora geral do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na UFOP. Vice-coordenadora geral do Programa Escola de Gestores na UFOP. 
    Coordenadora dos Cursos de Especialização em Coordenação Pedagógica e Mídias da Educação na UFOP. Professora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Editora da revista de Ensino de Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), membro da comissão técnica de ensino de engenharia da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME). Tem experiência na área de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, atuando principalmente nos seguintes áreas: Formação Profissional e Tecnológica, Educação a Distância, Formação de Professores e Educação em Engenharia.

     

    Link do Currículo lattes 

Foto do Diretoria de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde - DABS/PRE

Og Francisco Fonseca de Souza

Diretoria de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde - DABS/PRE

  • PhD em Ecologia pelo Imperial College at Silwood Park (Inglaterra), do qual também obteve o Diploma of Imperial College, que é uma distinção adicional conferida às teses de melhor qualidade. Mestre em Entomologia e graduado em Agronomia, pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é membro do corpo editorial da COPIT ARXIVES, uma editora que publica livros científicos 'open-acess' na Universidad Nacional Autónoma de México; Editor Associado da revista SOCIOBIOLOGY, uma revista científica 'diamond open-access' com avaliação por pares, devotada ao estudo de insetos sociais; Ex-Editor Associado da revista NEOTROPICAL ENTOMOLOGY, uma revista científica especializada em entomologia; co-lider de linha de pesquisa no Depto de Sistemas Complexos do Instituto de Física da Universidad Nacional Autonoma de Mexico (UNAM); e Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa. Atuou como pesquisador visitante no Centre for Ecology and Hydrology (Reino Unido) e no Instituto de Física da UNAM (Mexico). Atuou como professor visitante na Swedish University of Agricultural Sciences (Alnarp, Suécia) e na Universidad Militar Nueva Granada (Colômbia) e como professor eventual no Imperial College (Reino Unido). Foi Pro-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa e Coordenador do programa de pós-graduação em Entomologia (nivel 7) da mesma universidade. Atua como membro de comitês avaliadores na FINEP, CNPq, CAPES e FAPEMIG e como consultor do Fond de Recherches Scientifiques (Bélgica). Tem experiência na área de Ecologia e sua interface com a Entomologia, com ênfase em Ecologia Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: Insecta Isoptera, ecologia de comunidades, ecologia comportamental, socialidade auto-organizada, comportamento de forrageamento e inquilinismo em Isoptera. Erdös number = 6.

     

    Link do Currículo lattes