Iniciação científica

Para desenvolver um país é necessário desenvolver pessoas: elevar o patamar de informação disponível e prover a população de conhecimentos básicos de ciência e tecnologia, porque esses conhecimentos são centrais hoje em dia.

Além disso, é necessário estimular os jovens a se tornarem profissionais da ciência e da tecnologia, para avançarmos no conhecimento existente.

Assim, é preciso que desde os primeiros anos da educação formal os(as) estudantes sejam postos em contato com a cultura científica, ou seja, com a maneira científica de produzir conhecimento e com as principais atividades humanas que têm moldado o meio ambiente e a vida humana ao longo da história.

Acima de tudo, é preciso permitir que sejam criativos e inovadores. E capazes de sonhar! Esses são os principais ingredientes da ciência.

Venham conosco conhecer o caminho da ciência! A Iniciação Científica é o primeiro passo na carreira de um cientista, de um professor ou de um pesquisador.

Descubra como ingressar na Iniciação Científica no Ensino Médio ou no Ensino Superior

Iniciação Científica no Ensino Médio na Escola Pública

Estes são os programas no Ensino Médio que a escola pública pode participar:

IC/OBMEP - Em conjunto com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, são promovidas as Olimpíadas Brasileiras de Matemática de Escolas Públicas e os seus vencedores recebem bolsas do CNPq para aprofundar seus estudos.

PIBIC-EM - Em parceria com as universidades para orientar estudantes do Ensino Médio das escolas públicas.

IC-Jr - Iniciação Científica Júnior é realizada em parceria com as Fundações de Apoio à Pesquisa.

Sua escola ainda não participa? A equipe da escola pode entrar em contato com o CNPq: pibic@cnpq.br

Iniciação Científica no Ensino Superior

Os programas de Iniciação Científica que o CNPq desenvolve com as instituições são:

PIBIC - O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica atende a instituições públicas e privadas. É necessário encontrar um(a) professor(a) que possa orientá-lo na área de seu interesse de conhecimento.

PIBIC-Af - O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas é dirigido somente às instituições públicas e aos estudantes que ingressaram no Ensino Superior por ação afirmativa.

PIBITI - O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Científica atende a instituições públicas e privadas, no entanto, é dirigido somente às áreas tecnológicas e de inovação.

PICME - O Programa de Iniciação Científica e Mestrado é dirigido aos premiados das  Olimpíadas Brasileiras de Matemática de Escolas Públicas que desejem aprofundar seus conhecimentos em matemática.
 

Navegue pelo mapa do Portal Navegue pelo mapa do Portal

Outros Sites
 
De segunda a sexta das 8h30 às 18h30
0800 61 96 97
 
 
SHIS QI 1 Conjunto B - Blocos A, B, C e D
 
 Lago Sul - Brasília.DF - Cep: 71605-001
 
 Horário de funcionamento do CNPq
Segunda a sexta - 8h30 às 12h00 e 14h00 às 18h30