Oportunidades externas

Estão abertas, no período compreendido entre 02/09/2019 e 27/09/2019, as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas (Mestrado e Doutorado) da FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente.

O Processo Seletivo será realizado no período de 04 e 08 de novembro de 2019. Os candidatos ao Mestrado realizarão prova escrita (Matemática, Cartografia e redações sobre um tema proposto), Prova de Suficiência em Língua Inglesa e Entrevista. Já os candidatos ao Doutorado farão Prova de Suficiência em Língua Inglesa, apresentação e arguição sobre projeto de pesquisa e entrevista.

O Edital do processo seletivo pode ser consultado no link: https://www.fct.unesp.br/#!/pos-graduacao/--ciencias-cartograficas/processo-seletivo/.


 

Extrair conhecimentos úteis a partir de dados, utilizando ferramentas estatísticas, matemáticas e computacionais. Esse é o papel do cientista de dados, para quem não faltam vagas no mercado de trabalho
 
Nos rankings internacionais que apresentam as melhores carreiras, os cientistas de dados estão em destaque. No site glassdoor.com, aparece como a profissão número 1 dos Estados Unidos em 2019; já no sitecarreercast.com, está na 7ª colocação, logo depois dos estatísticos, que ficam no 5º lugar. Esses rankings refletem a crescente demanda por esses profissionais, que lidam com o desafio de extrair conhecimentos úteis a partir de dados.
 
No Brasil, embora não exista um levantamento que mostre o tamanho da demanda não atendida, quem atua em ensino e pesquisa na área tem se surpreendido com a falta de recursos humanos capacitados. Diante da ausência de profissionais com formação específica, as empresas têm recrutado graduados e pós-graduados em computação, matemática e estatística para ocupar cargos com nomenclaturas que vão desde o clássico ¿cientista de dados¿ até engenheiro/analista/arquiteto de dados, seguindo por variações como analista de inteligência de negócios, entre outras.
 
Para suprir a escassez desses profissionais, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP atualizou a grade curricular do curso de Estatística para possibilitar uma formação mais ampla aos estudantes que optarem por fazer uma graduação nessa área. As mudanças levaram à alteração no nome do curso: a partir de 2020, será chamado de Bacharelado em Estatística e Ciência de Dados.
 
O professor Marinho de Andrade Filho, do ICMC, explica que a espinha dorsal do curso continua sendo a estatística, que é uma profissão regulamentada no Brasil, o que se propôs foi uma ampliação no escopo de algumas disciplinas a fim de associar técnicas computacionais a técnicas estatísticas, as quais já eram abarcadas pela grade curricular: ¿Não existe uma competição entre a estatística e a computação pela fatia da ciência de dados. O que há é uma necessidade de unir os dois campos para tratar dos problemas que surgem a partir dos dados. É claro que existem diferenças nas abordagens, mas são conhecimentos que se completam¿.
 
Com as alterações nas disciplinas oferecidas, houve uma vantagem adicional: a redução no tempo para obter o diploma. Em vez dos atuais 4,5 anos, a graduação poderá ser concluída em 4 anos. ¿Assim, o recém-formado poderá planejar mais facilmente o início das atividades do ano seguinte, quer seja no mercado de trabalho ou em um programa de pós-graduação¿, completa o professor Marinho.
 
Não se perca em dados ¿ Não é difícil compreender o aumento da demanda por esses profissionais da área de ciências exatas. Afinal, a extração de conhecimentos úteis a partir dos dados disponíveis tem potencial para aumentar a receita das empresas, reduzir custos, aprimorar as experiências dos clientes e promover inovações.
 
Pense que, hoje, cada ser humano com um dispositivo móvel em mãos é um produtor de dados, os quais são gerados em velocidade, volume e variedade cada vez maiores. Esses bancos de dados, quando não são utilizados adequadamente pelas instituições, acabam se tornando um verdadeiro problema.
 
Pense em quantos recursos são consumidos e quanto espaço físico e virtual é preciso para armazenar esse arsenal complexo de números, nomes, datas, telefones, e-mails, endereços, comentários, curtidas, imagens, vídeos: é um amontoado heterogêneo que pode conter informações preciosas, capazes de levar à solução de vários problemas e permitir avanços significativos às instituições, contribuindo para a tomada de melhores decisões.
 
Mas de nada adianta ter à disposição esse arsenal se não for possível utilizá-lo, daí a relevância do cientista de dados, um profissional capacitado para gerar valor a partir da captura, do tratamento e da obtenção de novos conhecimentos, úteis e relevantes, com base em dados. Para se ter uma ideia do tamanho dessa demanda, nos Estados Unidos, em 2018, a escassez de cientistas de dados oscilava em torno de 140 a 190 mil profissionais, um número que só tende a crescer.
 
No Brasil, segundo o professor Gustavo Nonato, do ICMC, os alunos recém-formados do Instituto têm sido recrutados a preço de ouro para trabalhar nessa área. Marinho revela que os egressos do curso de estatística já têm ingressado no mercado com salários iniciais variando entre R$ 4 e R$ 6 mil, chegando a R$ 10 mil após cerca de um ano de atuação.
 
Como ingressar ¿ O vestibular organizado pela Fuvest é responsável por selecionar a maior parte dos alunos de graduação da Universidade. A outra forma de entrar nos cursos da USP é via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e gerenciado pelo Ministério da Educação.
 
Para o ingresso em 2020, a Fuvest oferecerá 8.317 vagas em cursos de todas as áreas do conhecimento, oferecidos em São Paulo, São Carlos, Santos, Ribeirão Preto, Piracicaba, Pirassununga, Lorena e Bauru.
 
Para participar do vestibular da Fuvest, é preciso se inscrever até as 12 horas do dia 20 de setembro. Vale lembrar que os cursos oferecidos pela USP se agrupam em carreiras, de acordo com as áreas de conhecimento (humanidades, ciências exatas e ciências biológicas). No total, há 106 carreiras e 182 cursos.
 
O Bacharelado em Estatística e Ciência de Dados é oferecido no período noturno no campus da USP, em São Carlos. Oferece 12 vagas para ingresso via SISU e 28 vagas via Fuvest. No caso da Fuvest, é o curso 53 e pertence à carreira 790, que é composta por 14 cursos (veja a página 24 do Manual do Candidato da Fuvest). No momento da inscrição no vestibular, o estudante pode escolher apenas uma carreira e depois indicar os cursos em ordem de preferência (em primeiro lugar, o mais desejado), chegando ao máximo de quatro opções. A taxa de inscrição na Fuvest, neste ano, é de R$ 182. O pagamento deve ser feito em bancos ou pela internet antes do encerramento do expediente bancário do dia 24 de setembro. 
 
Texto: Denise Casatti ¿ Assessoria de Comunicação do ICMC/USP 
 
Mais informações 
Site da Fuvest: http://www.fuvest.br
Página do curso de Estatística e Ciência de Dados: https://www.icmc.usp.br/graduacao/estatistica-bacharelado

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) iniciou o procedimento de inscrição no processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado acadêmicos, para início no primeiro semestre de 2020. As inscrições estão sendo realizadas até o dia 6 de setembro, e todas as instruções estão no edital do processo seletivo, disponível no site do PPGEP (http://www.ppgep.dep.ufscar.br/wp-content/uploads/2019/07/Edital-20201.pdf).

O PPGEP tem cinco linhas de pesquisa: Dinâmica Tecnológica e Organizacional; Economia Gerencial e Cadeia de Suprimentos; Gestão da Qualidade; Gestão da Tecnologia e da Inovação; e Planejamento e Controle de Sistemas Produtivos. O processo seletivo é composto de três etapas, todas eliminatórias: prova de Gestão da Produção (com 40 questões de múltipla escolha); prova de conhecimento específico (na linha de pesquisa escolhida pelo candidato); e defesa oral do projeto de pesquisa.

Para o primeiro semestre de 2020, estão sendo oferecidas 20 vagas no mestrado e 25 no doutorado. Além do edital, todas as informações sobre o PPGEP, como corpo docente, grupos de pesquisa e disciplinas, estão no site do Programa (http://www.ppgep.dep.ufscar.br/).

 


Um dos destaques do evento é a cerimônia de entrega do Prêmio Carlos Gutierrez de Teses de Doutorado, que será na tarde do dia 27

 
De 26 a 28 de agosto, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizará a nova edição do Workshop de Teses e Dissertações em Matemática (WTD). O objetivo do evento é promover a divulgação de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC.
 
Outra meta do workshop é estimular uma maior interação entre pós-doutorandos, egressos e alunos de mestrado e doutorado do Programa. O evento também busca encorajar aqueles que estão em fase final de elaboração de teses ou dissertações a ministrarem palestras, divulgando os resultados obtidos em suas pesquisas.
 
As inscrições estão abertas e devem ser realizadas até dia 18 de agosto. Para participar, basta preencher o formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/dc131. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35 e deve ser pago, até o dia 23, diretamente na área de comunicação e eventos do ICMC, na sala 4-000, no bloco 4.
 
Os alunos que desejarem apresentar trabalhos devem enviar seus resumos até 18 de agosto, seguindo os modelos disponibilizados no site do evento e enviá-los, via e-mail, para o endereçowpgmat@icmc.usp.br.
 
Programação ¿ Durante o evento, estudantes de doutorado e mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC apresentam palestras e pôsteres sobre seus projetos de pesquisa. Outro destaque da programação é a cerimônia de entrega do Prêmio Carlos Gutierrez de Teses de Doutorado, que acontecerá no dia 27, às 14 horas. O Prêmio reconhece, a cada ano, a melhor tese em matemática defendida no Brasil. Todas as atividades do WTD acontecem no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC (sala 6-001). 
Texto: Assessoria de Comunicação ICMC/USP 
 
Mais informações
Site do evento: icmc.usp.br/e/40444
Link para inscrição: icmc.usp.br/e/dc131

 

Ao todo serão selecionados 19 bolsistas para atuarem na Fundação. As inscrições estão abertas e vão até o dia 12 de agosto.

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) está com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado que visa a contratação de 19 bolsistas para atuarem na Fundação. São diversas oportunidades oferecidas, em níveis de escolaridade distintos e os selecionados irão desempenhar atividades que objetivam a modernização e melhoria das metodologias e dos processos da FAPEMIG.  

Para concorrer o candidato não pode ter vínculo empregatício ou ser beneficiário de qualquer outra bolsa. É necessário ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes, comprovando a experiência profissional e potencial para executar as atividades em CT&I. A bolsa é concedida pelo prazo de até 12 (doze) meses, admitindo-se a renovação por até mais 12 (doze) meses. Os salários variam de R$ 1 mil até 4.100,00 e os interessados devem realizar suas inscrições até o dia 12 de agosto, por meio do sistema Everest: everest.fapemig.br.

Para mais informações e o descritivo das vagas ofertadas, acesse o regulamento na íntegra aqui.


 

Destinado a profissionais da rede pública de ensino, o PROFMAT é um programa de pós-graduação semipresencial e gratuito

Até dia 16 de setembro estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Direcionado a professores de matemática do ensino básico, especialmente profissionais de escolas públicas, o programa de pós-graduação é semipresencial e gratuito. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos polos do programa e oferece 15 vagas para a turma de 2020, com aulas às sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde.

A taxa de inscrição é de R$ 76,00 e deve ser paga, exclusivamente, por meio de boleto bancário, emitido no momento do preenchimento do formulário de inscrição disponível no site do Programa.

O processo seletivo é realizado via Exame Nacional de Acesso (ENA), que acontecerá sábado, dia 19 de outubro, das 14 às 17 horas. A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, com o objetivo de avaliar os conhecimentos algébricos, numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade dos candidatos. Para mais informações sobre o processo seletivo e os documentos necessários, acesse as informações disponibilizadas no site do ICMC.

Sobre o PROFMAT ¿ Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, o PROFMAT é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) com nota 5, que é a nota máxima para programas de mestrado. Realizado por uma rede de instituições de ensino superior, o Programa oferece 1,8 mil vagas em todo o país.

Na USP, o PROFMAT é de responsabilidade do ICMC e está sob coordenação da professora Ires Dias, disponibilizando atividades em três polos: São Carlos, no próprio ICMC; São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); e Ribeirão Preto, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP). Neste edital, além das vagas no polo São Carlos, serão ofertadas 20 vagas no polo São Paulo. 

 

Texto: Marília Calábria ¿ Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

 

Mais informações
Edital disponível no site do ICMC: www.icmc.usp.br/pos-graduacao/profmat/ingresso
Site para inscrições: https://ena.profmat-sbm.org.br/info.php
Serviço de Pós-Graduação: (16) 3373-8883
E-mail: profmat@icmc.usp.br

 

A Universidade de Brasília (UnB) abre as inscrições para o concurso público para professor efetivo do Departamento de Engenharia Mecânica na área de processos de fabricação e subárea Usinagem.

A oferta é de uma vaga e é necessário ter graduação em Engenharia Mecânica ou Engenharia Metalúrgica ou Engenharia de Materiais ou áreas afins e doutorado em Engenharia Mecânica ou Mecatrônica ou Metalúrgica ou Materiais.

As inscrições para o concurso vão até o dia 02 de agosto de 2019. Para mais informações acesse o edital aqui


O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Roraima (UFRR) abre as inscrições para seleção de alunos regulares para mestrado e doutorado. Para ambos os cursos serão ofertadas quatro vagas. Em atendimento às políticas de ações afirmativas (negros, pretos, pardos e indígenas), serão ofertadas mais duas vagas para cada nível.

Áreas de formação habilitadas:

Mestrado: Graduação com Bacharelado e/ou Licenciatura em Agronomia, Biologia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal e Zootecnia.

Doutorado: Graduação com Bacharelado e/ou Licenciatura em Agronomia, Biologia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal e Zootecnia, com mestrado na área de Ciências Agrárias I.

As linhas de pesquisas são: Manejo de cultura e manejo de solo e as água. As inscrições vão até o dia 21 de junho de 2019. Para mais informações acesse o edital aqui


Participe desta competição e leve o esporte brasileiro ao seu ponto mais alto.

O Concurso de Artigos Científicos da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados está em sua terceira edição. Para participar, elabore um artigo ou transforme em artigo inédito a sua monografia, dissertação ou tese que verse sobre um dos temas a seguir: Esporte Educacional e Inclusão Social:Esporte de Rendimento e Indústria do Esporte; Políticas Públicas do Esporte.

Os vencedores receberão certificados e terão seus artigos publicados na E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados. Além disso,  virão à Brasília para apresentar seus trabalhos com passagens pagas pela Câmara dos Deputados. Inscrições até 28 de junho de 2019.

Para mais informações sobre regulamento, premiação e inscrições, clique aqui.

Em caso de dúvidas, é só ligar para (61) 3216-6356 ou enviar mensagem paraconcurso.cespo@camara.leg.br

Participe. Com você, o esporte brasileiro só tem a ganhar.


Sobre o InovAtiva de Impacto

O InovAtiva de Impacto é uma vertente diferenciada do Programa InovAtiva Brasil, voltada para o tema impacto social e ambiental.No próximo desafio, serão selecionadas 40 startups com potencial para geração ou que tenham em sua constituição o impacto social ou ambiental como foco. As startups selecionadas fazem cursos, recebem mentoria especializada e, destas, 20 seapresentam para uma banca de investidores e representantes de aceleradoras e de outras instituições ligadas ao tema.


 

Submissão de trabalhos irá até dia 4 de setembro

O que é fundamental abordar em artigos de um Congresso de Biodiesel? O VII Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel tem uma comissão organizadora que pensou em uma estratégia que visa favorecer e estimular o alinhamento dos trabalhos com as necessidades da cadeia produtiva desse biocombustível na visão de inovação e empreendedorismo. 

 

São sete temáticas para submissão de trabalhos científicos: matérias-primas; produção de biodiesel; caracterização e controle de qualidade; armazenamento, estabilidade e problemas associados; coprodutos e bioprodutos; uso de biodiesel; e, por último, políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Saiba mais detalhadamente sobre cada temática no sitewww.congressobiodiesel.com.br

Os artigos podem ser enviados até o dia 4 de setembro em três idiomas: português, inglês e espanhol. Cada autor principal pode produzir até 15 artigos científicos.

 

Bruno Laviola, presidente do Congresso e pesquisador da Embrapa Agroenergia, fala dos critérios de avaliação dos trabalhos: relevância e adequação a uma das temáticas do evento e ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel; clareza na definição dos objetivos; adequação metodológica; apresentação de resultados concretos e conclusivos; e, em especial, contribuição para o desenvolvimento do conhecimento na temática do Congresso. Para se avançar com o programa de biodiesel em médio e longo prazo, existem gargalos que precisam ser superados por meio da inovação. Laviola salienta que é importante que as instituições de pesquisa, públicas e privadas, bem como universidades, participem do evento, apresentando suas pesquisas e enriquecendo o debate acerca da inovação para a cadeia do biodiesel. ¿Inovação está no cerne do evento¿, destaca Laviola.

 

O Congresso, que acontece nos dias 4 e 7 de novembro, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, SC, é realizado pela Embrapa, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com apoio do Governo de Santa Catarina e do CNPq e com a promoção da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel.

 

Jornalista responsável

Daniela Collares (MTb 114/01)

Embrapa Agroenergia

Agroenergia.imprensa@embrapa.br

61 - 34481581

Colaboração: Fernanda Strickland


 

O evento ira reunir 10 palestrantes internacionais e mais 17 palestrantes nacionais, refletindo assim um amplo perfil científico da comunidade de Física Nuclear & Aplicações. As inscrições podem ser feitas até o dia 27/05/2019. O evento é organizado pelo INCT-FNA, que conta com os apoios do CNPq, Capes e FAPERJ. Local: Auditório Prof. Paulo Roberto Silveira Gomes, Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº, Campus da Praia Vermelha, Niterói - RJ. De 27 a 30 de maio de 2019, das 09h às 18h. A participação é gratuita. Inscrições no site do evento: https://symposium2019.inct-fna.if.uff.br/    


RESUMO:  
CONVITE PARA PARTICIPAR DO PROJETO GESITI/EDUCAÇÃO: importante para o Brasil, importante para sua Universidade, importante para Países participantes e importante para o Projeto GESITI e, portanto, GANHA-GANHA.
O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, (CTI), localizado em Campinas/SP, é uma unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e, está coordenando o projeto ¿GEstão dos SIstemas e Tecnologias em uma Instituição de Ensino Superior -IES¿ -GESITI/Educação- envolvendo universidades brasileiras e internacionais. 
O projeto em por objetivo o estudo prospectivo (Multifocal) das "Gestão dos Sistemas e Tecnologias da Informação em IES, pública e/ou privada, com analise desse estudo em uma região, estado ou mesmo em um país, visando mapear as suas necessidades e demandas, realizar publicações & análises de desdobramentos e, principalmente a utilização em tomadas e decisões & políticas públicas. A participação no Projeto é exclusivamente com IES.

Composição do Projeto GESITI/EDUCAÇÃO (*):
# MÓDULO ESTRUTURANTE: QUESTÕES GERAIS RELATIVAS A UMA Instituição de Ensino Superior ¿IES
MÓDULO 1: Alavancas de Resultados Dentro de um Sistema de Gestão Educacional.
MÓDULO 2: Gestão do Conhecimento. 
MÓDULO 3: Segurança da Informação em uma IES,
MÓDULO 4: Fluxo de Conhecimento & Oportunidades de Inovação em uma IES.
MÓDULO 5: Acessibilidade em uma IES.
MÓDULO 6: Empreendedorismo nas IES.
MÓDULO 7: Gestão da Comunicação.
outros ........: EM CONSTRUÇÃO

* - SAIBA COMO PARTICIPAR DESSA INICIATIVA que importante para o Brasil, importante para sua Universidade, importante para países participantes e importante para o Projeto GESITI e, portanto, GANHA-GANHA. Acesse: https://www.cti.gov.br/pt-br/dtsd/gesiti/gesiti-educacao

A Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de desastres Naturais (CEMADEN), abre as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais. O curso tem como objetivo formar pesquisadores, profissionais e gestores na área de desastres naturais. O programa é novo e é o único no país na área com mestrado e doutorado.

Linhas de Pesquisas:

1.     Desastres associados a eventos extremos, inundações e movimentos de massa.

2.     Desastres associados a eventos extremos, secas, estiagens, incêndios florestais e escassez de água.

3.     Instrumentação e análise de dados.

O prazo para inscrições on-line e envio da documentação é de 15 de maio de 2019 a 17 de junho de 2019. Para mais informações acesse o link do programa.


Documentação deve ser enviada até o dia 05 de julho. É preciso ter disponibilidade para dedicação exclusiva em tempo integral

O Departamento de Engenharia Química e de Materiais (DEQM) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com processo seletivo aberto, até o dia 05 de julho, para a contratação de um professor assistente ¿ de dedicação exclusiva e tempo integral de 40 horas semanais ¿  para lecionar disciplinas da graduação do curso de Engenharia Química, em média, de quatro a seis horas semanais e da pós-graduação ¿Engenharia de Materiais e Processos Químicos e Metalúrgicos¿ em torno de três horas semanais. Todos os detalhes referentes ao processo seletivo podem ser consultados no edital, disponível no link http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/editais/Selecao_Docente_DEQM_2019.pdf

Para concorrer à vaga, é preciso ter doutorado em Engenharia Química ou áreas afins; competência para lecionar disciplinas de graduação e de pós-graduação assim como coordenar pesquisas de alto nível em pelo menos duas das seguintes áreas: processos químicos e processos bioquímicos; motivação e capacidade para orientação de alunos de iniciação científica e de pós-graduação vinculados ao Departamento de Engenharia Química e de Materiais; potencial para manter uma contínua produção científica, principalmente em periódicos reconhecidos pela área, a nível nacional e internacional; demonstrar motivação e sucesso na elaboração e submissão de projetos para agências de fomento e empresas e apresentar produção científica de bom nível, compatível com o tempo em que já está titulado e com a experiência e tipo de exercício profissional.

A seleção consistirá em duas etapas. Na primeira, a banca estabelecida pelo DEQM fará uma análise da documentação apresentada pelos candidatos. Já na segunda, os selecionados serão examinados por uma banca constituída por membros internos e externos, e passarão por entrevistas, apresentações (defesa do memorial), aulas etc.

Os documentos podem ser entregues ao Departamento de Engenharia Química e de Materiais ou enviadas por e-mail,ebrocchi@puc-rio.br ou dema@puc-rio.br, até 05 de julho. Veja quais são os documentos necessários:

  • currículo (modelo Lattes ou livre), destacando as publicações em periódicos, eventuais orientações de alunos, coordenações de projetos e experiência didática;
  • memorial sucinto e breve relato sobre as motivações e intenções futuras em termos de ensino, pesquisa e extensão.
  • duas cartas de referências, que devem enviadas diretamente ao diretor do DEQM. Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 ¿ CEP: 22451-900, Rio de Janeiro, RJ ¿ Brasil.

 

SERVIÇO:

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E DE MATERIAIS DO CTC/PUC-RIO

Inscrições: até dia 05 de julho

E-mail: ebrocchi@puc-rio.br ou dema@puc-rio.br

Informações: http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/editais/Selecao_Docente_DEQM_2019.pdf

 


 

Com início na próxima quarta-feira, 24 de abril, curso será realizado até dia 6 de junho, sempre às quartas-feiras, das 10 às 12 horas

 

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para o curso Uma introdução à topologia de singularidades complexas. O objetivo é fornecer aos alunos de pós-graduação e jovens pesquisadores conhecimentos sobre a chamada Fibração de Milnor, uma ferramenta que tem sido utilizada em vários ramos de pesquisa matemática, principalmente por aqueles que trabalham com a geometria e a topologia das singularidades. 

 

Gratuito e aberto a todos os interessados, o curso será ministrado pela professora Taciana Oliveira Souza, da Universidade Federal de Uberlândia. As atividades acontecerão às quartas-feiras, das 10 às 12 horas, no período de 24 de abril a 5 de maio, na sala 3-104, no bloco 4 do ICMC. 

 

As inscrições podem ser efetuadas até a próxima terça-feira, 23 de abril, ou enquanto houver vagas, no sistema Apolo da USP, por meio deste link: icmc.usp.br/e/91daf. Para conferir todos os tópicos a serem abordados no curso, acesse o programa disponível no site do ICMC: icmc.usp.br/e/13645

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

 

Mais informações

Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146 

E-mail: ccex@icmc.usp.br


Abertas as inscrições para o VIII ESOCITE
Estão abertas, entre 03/04 e 01/05/2019, as inscrições para o envio de resumos de propostas para comunicações orais em GTs, de mesas-redondas, pôsteres e aglomerados, para participação em minicursos, oficinas no VIII Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade - ESOCITE.
 
Para se inscrever:
 
1. Efetuar o preenchimento do formulário de inscrição para a sua modalidade: http://www.esocite8.cefetmg.br/ - menu Inscrições
2. Após o aceite do trabalho (resumo, pôster, inscrição em minicurso ou oficina, mesa-redonda), realizar o pagamento da inscrição no link: https://www.simposio2019.membros.esocite.org/. Para os valores: http://www.esocite8.cefetmg.br/inscricoes-2/
3. Para se inscrever, é necessário estar associado à ESOCITE.
E quem não é associado? Deve se associar antes de realizar a inscrição no VIII ESOCITE. Ver informações no link: http://www.esocite.org.br/como-associar-se/
 
 
Coordenadores e co-coordenadores de GTs , minicursos e oficinas também devem realizar o procedimento de filiação e inscrição.
 


O Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) oferece três vagas a Professores (as) Pesquisadores (as) com experiência nas áreas de processamento de sinais (02 vagas) e eletrofisiologia/comportamento (01 vaga) para trabalhar em Macaíba (RN), 40 horas semanais, contratação CLT. Os interessados podem enviar currículos e demais documentos solicitados até 17 de maio de 2019. Os editais correspondentes com detalhes sobre os requisitos e a forma de se candidatar às vagas estão disponíveis em: http://www.institutosantosdumont.org.br/oportunidades-carreira/
Sobre o IIN-ELS
Fundado em 2006, o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), localizado em Macaíba (RN), desenvolve pesquisas inovadoras em duas linhas temáticas principais: Interface Cérebro-Máquina e Neuromodulação. O IIN-ELS é pioneiro em oferecer, desde 2013, o primeiro Mestrado em Neuroengenharia do Brasil, certificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que vem despertando cada vez mais atenção de profissionais de áreas diversas do conhecimento e de todas as regiões do Brasil.
Desta forma, o IIN-ELS investe na educação e formação científica em área do conhecimento estratégica para o Brasil, desenvolvendo pesquisas inovadoras no Nordeste brasileiro e, assim, descentralizando o fazer científico no país.
O Instituto concebe e executa pesquisas pioneiras mundiais, com foco na melhoria da qualidade de vida de pessoas com distúrbios neurológicos, tais como lesão medular, doença de Parkinson, microcefalia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outros. A ideia central do trabalho desenvolvido no IIN-ELS é a pesquisa translacional, ou seja, aquela que vai da bancada até a aplicação prática.
Mais informações:
http://www.institutosantosdumont.org.br/instituto-neurociencias/
Assessoria de Comunicação do Instituto Santos Dumont
comunicacao@isd.org.br | (84) 99416-1880

A Pró-reitora de Recursos Humanos da UEL abre hoje (16) as inscrições para servidores interessados em participar do curso Ambiência e humanização: a importância no atendimento aos usuários, que será realizado entre os dias 23 e 25 de abril<<clique para acessar>> 

O Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores temporários está com inscrições abertas. São ofertadas 125 vagas para 92 áreas de atuação dos nove Centros de Estudos da Universidade. <<clique para acessar>>