Oportunidades externas

 

Submissão de trabalhos irá até dia 4 de setembro

O que é fundamental abordar em artigos de um Congresso de Biodiesel? O VII Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel tem uma comissão organizadora que pensou em uma estratégia que visa favorecer e estimular o alinhamento dos trabalhos com as necessidades da cadeia produtiva desse biocombustível na visão de inovação e empreendedorismo. 

 

São sete temáticas para submissão de trabalhos científicos: matérias-primas; produção de biodiesel; caracterização e controle de qualidade; armazenamento, estabilidade e problemas associados; coprodutos e bioprodutos; uso de biodiesel; e, por último, políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Saiba mais detalhadamente sobre cada temática no sitewww.congressobiodiesel.com.br

Os artigos podem ser enviados até o dia 4 de setembro em três idiomas: português, inglês e espanhol. Cada autor principal pode produzir até 15 artigos científicos.

 

Bruno Laviola, presidente do Congresso e pesquisador da Embrapa Agroenergia, fala dos critérios de avaliação dos trabalhos: relevância e adequação a uma das temáticas do evento e ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel; clareza na definição dos objetivos; adequação metodológica; apresentação de resultados concretos e conclusivos; e, em especial, contribuição para o desenvolvimento do conhecimento na temática do Congresso. Para se avançar com o programa de biodiesel em médio e longo prazo, existem gargalos que precisam ser superados por meio da inovação. Laviola salienta que é importante que as instituições de pesquisa, públicas e privadas, bem como universidades, participem do evento, apresentando suas pesquisas e enriquecendo o debate acerca da inovação para a cadeia do biodiesel. ¿Inovação está no cerne do evento¿, destaca Laviola.

 

O Congresso, que acontece nos dias 4 e 7 de novembro, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, SC, é realizado pela Embrapa, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com apoio do Governo de Santa Catarina e do CNPq e com a promoção da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel.

 

Jornalista responsável

Daniela Collares (MTb 114/01)

Embrapa Agroenergia

Agroenergia.imprensa@embrapa.br

61 - 34481581

Colaboração: Fernanda Strickland


 

O evento ira reunir 10 palestrantes internacionais e mais 17 palestrantes nacionais, refletindo assim um amplo perfil científico da comunidade de Física Nuclear & Aplicações. As inscrições podem ser feitas até o dia 27/05/2019. O evento é organizado pelo INCT-FNA, que conta com os apoios do CNPq, Capes e FAPERJ. Local: Auditório Prof. Paulo Roberto Silveira Gomes, Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº, Campus da Praia Vermelha, Niterói - RJ. De 27 a 30 de maio de 2019, das 09h às 18h. A participação é gratuita. Inscrições no site do evento: https://symposium2019.inct-fna.if.uff.br/    


RESUMO:  
CONVITE PARA PARTICIPAR DO PROJETO GESITI/EDUCAÇÃO: importante para o Brasil, importante para sua Universidade, importante para Países participantes e importante para o Projeto GESITI e, portanto, GANHA-GANHA.
O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, (CTI), localizado em Campinas/SP, é uma unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e, está coordenando o projeto ¿GEstão dos SIstemas e Tecnologias em uma Instituição de Ensino Superior -IES¿ -GESITI/Educação- envolvendo universidades brasileiras e internacionais. 
O projeto em por objetivo o estudo prospectivo (Multifocal) das "Gestão dos Sistemas e Tecnologias da Informação em IES, pública e/ou privada, com analise desse estudo em uma região, estado ou mesmo em um país, visando mapear as suas necessidades e demandas, realizar publicações & análises de desdobramentos e, principalmente a utilização em tomadas e decisões & políticas públicas. A participação no Projeto é exclusivamente com IES.

Composição do Projeto GESITI/EDUCAÇÃO (*):
# MÓDULO ESTRUTURANTE: QUESTÕES GERAIS RELATIVAS A UMA Instituição de Ensino Superior ¿IES
MÓDULO 1: Alavancas de Resultados Dentro de um Sistema de Gestão Educacional.
MÓDULO 2: Gestão do Conhecimento. 
MÓDULO 3: Segurança da Informação em uma IES,
MÓDULO 4: Fluxo de Conhecimento & Oportunidades de Inovação em uma IES.
MÓDULO 5: Acessibilidade em uma IES.
MÓDULO 6: Empreendedorismo nas IES.
MÓDULO 7: Gestão da Comunicação.
outros ........: EM CONSTRUÇÃO

* - SAIBA COMO PARTICIPAR DESSA INICIATIVA que importante para o Brasil, importante para sua Universidade, importante para países participantes e importante para o Projeto GESITI e, portanto, GANHA-GANHA. Acesse: https://www.cti.gov.br/pt-br/dtsd/gesiti/gesiti-educacao

A Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de desastres Naturais (CEMADEN), abre as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais. O curso tem como objetivo formar pesquisadores, profissionais e gestores na área de desastres naturais. O programa é novo e é o único no país na área com mestrado e doutorado.

Linhas de Pesquisas:

1.     Desastres associados a eventos extremos, inundações e movimentos de massa.

2.     Desastres associados a eventos extremos, secas, estiagens, incêndios florestais e escassez de água.

3.     Instrumentação e análise de dados.

O prazo para inscrições on-line e envio da documentação é de 15 de maio de 2019 a 17 de junho de 2019. Para mais informações acesse o link do programa.


Documentação deve ser enviada até o dia 05 de julho. É preciso ter disponibilidade para dedicação exclusiva em tempo integral

O Departamento de Engenharia Química e de Materiais (DEQM) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com processo seletivo aberto, até o dia 05 de julho, para a contratação de um professor assistente ¿ de dedicação exclusiva e tempo integral de 40 horas semanais ¿  para lecionar disciplinas da graduação do curso de Engenharia Química, em média, de quatro a seis horas semanais e da pós-graduação ¿Engenharia de Materiais e Processos Químicos e Metalúrgicos¿ em torno de três horas semanais. Todos os detalhes referentes ao processo seletivo podem ser consultados no edital, disponível no link http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/editais/Selecao_Docente_DEQM_2019.pdf

Para concorrer à vaga, é preciso ter doutorado em Engenharia Química ou áreas afins; competência para lecionar disciplinas de graduação e de pós-graduação assim como coordenar pesquisas de alto nível em pelo menos duas das seguintes áreas: processos químicos e processos bioquímicos; motivação e capacidade para orientação de alunos de iniciação científica e de pós-graduação vinculados ao Departamento de Engenharia Química e de Materiais; potencial para manter uma contínua produção científica, principalmente em periódicos reconhecidos pela área, a nível nacional e internacional; demonstrar motivação e sucesso na elaboração e submissão de projetos para agências de fomento e empresas e apresentar produção científica de bom nível, compatível com o tempo em que já está titulado e com a experiência e tipo de exercício profissional.

A seleção consistirá em duas etapas. Na primeira, a banca estabelecida pelo DEQM fará uma análise da documentação apresentada pelos candidatos. Já na segunda, os selecionados serão examinados por uma banca constituída por membros internos e externos, e passarão por entrevistas, apresentações (defesa do memorial), aulas etc.

Os documentos podem ser entregues ao Departamento de Engenharia Química e de Materiais ou enviadas por e-mail,ebrocchi@puc-rio.br ou dema@puc-rio.br, até 05 de julho. Veja quais são os documentos necessários:

  • currículo (modelo Lattes ou livre), destacando as publicações em periódicos, eventuais orientações de alunos, coordenações de projetos e experiência didática;
  • memorial sucinto e breve relato sobre as motivações e intenções futuras em termos de ensino, pesquisa e extensão.
  • duas cartas de referências, que devem enviadas diretamente ao diretor do DEQM. Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 ¿ CEP: 22451-900, Rio de Janeiro, RJ ¿ Brasil.

 

SERVIÇO:

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E DE MATERIAIS DO CTC/PUC-RIO

Inscrições: até dia 05 de julho

E-mail: ebrocchi@puc-rio.br ou dema@puc-rio.br

Informações: http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/editais/Selecao_Docente_DEQM_2019.pdf

 


 

Com início na próxima quarta-feira, 24 de abril, curso será realizado até dia 6 de junho, sempre às quartas-feiras, das 10 às 12 horas

 

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para o curso Uma introdução à topologia de singularidades complexas. O objetivo é fornecer aos alunos de pós-graduação e jovens pesquisadores conhecimentos sobre a chamada Fibração de Milnor, uma ferramenta que tem sido utilizada em vários ramos de pesquisa matemática, principalmente por aqueles que trabalham com a geometria e a topologia das singularidades. 

 

Gratuito e aberto a todos os interessados, o curso será ministrado pela professora Taciana Oliveira Souza, da Universidade Federal de Uberlândia. As atividades acontecerão às quartas-feiras, das 10 às 12 horas, no período de 24 de abril a 5 de maio, na sala 3-104, no bloco 4 do ICMC. 

 

As inscrições podem ser efetuadas até a próxima terça-feira, 23 de abril, ou enquanto houver vagas, no sistema Apolo da USP, por meio deste link: icmc.usp.br/e/91daf. Para conferir todos os tópicos a serem abordados no curso, acesse o programa disponível no site do ICMC: icmc.usp.br/e/13645

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

 

Mais informações

Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146 

E-mail: ccex@icmc.usp.br


Abertas as inscrições para o VIII ESOCITE
Estão abertas, entre 03/04 e 01/05/2019, as inscrições para o envio de resumos de propostas para comunicações orais em GTs, de mesas-redondas, pôsteres e aglomerados, para participação em minicursos, oficinas no VIII Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade - ESOCITE.
 
Para se inscrever:
 
1. Efetuar o preenchimento do formulário de inscrição para a sua modalidade: http://www.esocite8.cefetmg.br/ - menu Inscrições
2. Após o aceite do trabalho (resumo, pôster, inscrição em minicurso ou oficina, mesa-redonda), realizar o pagamento da inscrição no link: https://www.simposio2019.membros.esocite.org/. Para os valores: http://www.esocite8.cefetmg.br/inscricoes-2/
3. Para se inscrever, é necessário estar associado à ESOCITE.
E quem não é associado? Deve se associar antes de realizar a inscrição no VIII ESOCITE. Ver informações no link: http://www.esocite.org.br/como-associar-se/
 
 
Coordenadores e co-coordenadores de GTs , minicursos e oficinas também devem realizar o procedimento de filiação e inscrição.
 


O Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) oferece três vagas a Professores (as) Pesquisadores (as) com experiência nas áreas de processamento de sinais (02 vagas) e eletrofisiologia/comportamento (01 vaga) para trabalhar em Macaíba (RN), 40 horas semanais, contratação CLT. Os interessados podem enviar currículos e demais documentos solicitados até 17 de maio de 2019. Os editais correspondentes com detalhes sobre os requisitos e a forma de se candidatar às vagas estão disponíveis em: http://www.institutosantosdumont.org.br/oportunidades-carreira/
Sobre o IIN-ELS
Fundado em 2006, o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), localizado em Macaíba (RN), desenvolve pesquisas inovadoras em duas linhas temáticas principais: Interface Cérebro-Máquina e Neuromodulação. O IIN-ELS é pioneiro em oferecer, desde 2013, o primeiro Mestrado em Neuroengenharia do Brasil, certificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que vem despertando cada vez mais atenção de profissionais de áreas diversas do conhecimento e de todas as regiões do Brasil.
Desta forma, o IIN-ELS investe na educação e formação científica em área do conhecimento estratégica para o Brasil, desenvolvendo pesquisas inovadoras no Nordeste brasileiro e, assim, descentralizando o fazer científico no país.
O Instituto concebe e executa pesquisas pioneiras mundiais, com foco na melhoria da qualidade de vida de pessoas com distúrbios neurológicos, tais como lesão medular, doença de Parkinson, microcefalia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outros. A ideia central do trabalho desenvolvido no IIN-ELS é a pesquisa translacional, ou seja, aquela que vai da bancada até a aplicação prática.
Mais informações:
http://www.institutosantosdumont.org.br/instituto-neurociencias/
Assessoria de Comunicação do Instituto Santos Dumont
comunicacao@isd.org.br | (84) 99416-1880

A Pró-reitora de Recursos Humanos da UEL abre hoje (16) as inscrições para servidores interessados em participar do curso Ambiência e humanização: a importância no atendimento aos usuários, que será realizado entre os dias 23 e 25 de abril<<clique para acessar>> 

O Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores temporários está com inscrições abertas. São ofertadas 125 vagas para 92 áreas de atuação dos nove Centros de Estudos da Universidade. <<clique para acessar>> 

 

A secção de Genética de Microorganismos do Instituto de Medicina Tropical procura por pós-doutorando que seja altamente motivado e

cientificamente produtivo para trabalhar no Projeto CADDE¿  Brazil- UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics & Epidemiology FAPESP (processo 2018/14389-0), com pesquisa sobre sequenciamento e analise filogenética de arbovírus em áreas do Estado de São Paulo, Brasil.

Os interessados devem ter doutorado e experiência comprovada em sequenciamento de nova geração e analise filogenética. O pos doc

deverá ter disponibilidade para viagens no Brasil.

A bolsa é para o período de pelo menos um ano e poderá ser renovada, dependendo do desempenho do candidato, acordo do coordenador do projeto e aprovação da FAPESP.

A data de início é flexível e a posição permanecerá aberta até que seja selecionado candidato com o perfil necessário. Inicialmente, os

candidatos deverão aplicar no período que compreende de 22 de abril de 2019 a 08 de maio de 2019. Incentiva-se que os interessados façam perguntas e solicitem esclarecimentos sobre o pós-doutorado antes de enviarem os documentos. A posição está aberta para brasileiros e estrangeiros, mesmo aqueles que não tenham conhecimentos da língua portuguesa. Os documentos solicitados para a inscrição são:

1. Curriculum vitae,

2. Nomes de três pessoas que possam dar referências,

3. Resumo enfatizando como os seus interesses de pesquisa se inter-relacionam com a necessidade de ampliação de estudos sobre os ciclos silvestres, rurais e peri-urbanos de arboviroses,

4. Resumo sobre seus interesses, ideias e qualificações para solicitar financiamento junto às agências de fomento à pesquisa nacionais e internacionais.

Solicita-se que os contatos sejam por meio eletrônico, e-mail: sabinoec@usp.br; nuno.faria@zoo.ox.ac.uk Pesquisadores: Dra. Ester Sabino, IMT, USP Dr. Nuno Faria, Oxford, UK

 

POSTDOCTORAL POSITION - INSTITUTE OF TROPICAL MEDICINE, UNIVERSIDADE

DE SÃO PAULO

The laboratory of Genetic of Microorganisms of the Institute of

Tropical Medicine of the University of São Paulo, Brazil, looks for

a postdoctoral researcher who is highly motivated and scientifically

productive to work on Project CADDE

¿

Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery,

Diagnosis, Genomics & Epidemiology FAPESP (#2018/14389-0), with

research on mosquito vectors of arbovirus in areas of the State of São Paulo, Brazil.

Those interested should have a doctorate and proven experience in

performing NGS and phylogenetic analysis. They should also be

available for trips in Brazil.

The scholarship is for a period of at least one year and may be

renewed, depending on the performance of the candidate, agreement of

the project coordinator and approval of FAPESP.

The start date is flexible and the position will remain open until a

candidate with the required profile is selected. Initially,

candidates must apply from April 22nd 2019 until May 08th, 2019. It

is encouraged that interested parties ask questions and request

clarifications about the postdoctoral degree before sending the

documents. The position is open to Brazilians and foreigners, even

those who do not have knowledge of the Portuguese language. The

documents requested for registration are:

1. Curriculum vitae,

2. Names of three persons who can provide references, if necessary,

3. Summary emphasizing how their research interests are interrelated with the need to expand studies on arboviruses and wild cycles,

4. Summary of your interests, ideas and qualifications to request funding from national and international research funding agencies.

It is requested that the contacts be by electronic means, e-mail: sabinoec@usp.br; Professors: Dr. Ester Sabino, IMT, USP, Principal Investigator Dr Nuno Faria, Oxford/UK nuno.faria@zoo.ox.ac.uk

 

 


 O laboratório de Entomologia de Saúde Pública - Sistemática de Culicidae da Universidade de São Paulo, Brasil, procura por pós-doutorando que seja altamente motivado e cientificamente produtivo para trabalhar no Projeto CADDE ¿ Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics & Epidemiology, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil (FAPESP processo 2018/14389-0), com pesquisa sobre mosquitos vetores de arbovírus em áreas do Estado de São Paulo, Brasil.
 
Os interessados devem ter doutorado e experiência comprovada na realização de coletas de mosquitos vetores em múltiplas situações de campo; conhecimentos sobre técnicas moleculares empregadas para a identificação de espécies e de agentes virais que possam estar circulando em populações de insetos vetores; disponibilidade para realizar coletas em diversas áreas do Estado de São Paulo e, sempre que for necessário, em outras regiões do Brasil; habilidades computacionais, estatísticas e conhecimentos robustos sobre a utilização de bases de dados dos sistemas brasileiros de notificação de arboviroses, dados populacionais (IBGE), entre outros sistemas, serão de grande importância. O candidato deverá conduzir os trabalhos de campo, as atividades necessárias para a identificação de espécies com potencial para propagar arbovirus silvestres, em geral e febre amarela, em particular.
 
A bolsa é para o período de pelo menos um ano e poderá ser renovada, dependendo do desempenho do candidato, acordo do coordenador do projeto e aprovação da FAPESP. Será dada preferência aos candidatos com alta probabilidade de solicitar e obter financiamentos junto às agências de fomento à pesquisa, por exemplo TDR/WHO entre outras.
 
A data de início é flexível e a posição permanecerá aberta até que seja selecionado candidato com o perfil necessário. Inicialmente, os candidatos deverão aplicar no período que compreende de 22 de abril de 2019 a 08 de maio de 2019. Incentiva-se que os interessados façam perguntas e solicitem esclarecimentos sobre o pós-doutorado antes de enviarem os documentos. A posição está aberta para brasileiros e estrangeiros, mesmo aqueles que não tenham conhecimentos da língua portuguesa. Os documentos solicitados para a inscrição são:
1. Curriculum vitae,
2. Nomes de três pessoas que possam dar referências,
3. Resumo enfatizando como os seus interesses de pesquisa se inter-relacionam com a necessidade de ampliação de estudos sobre os ciclos silvestres, rurais e peri-urbanos de arboviroses,
4. Resumo sobre seus interesses, ideias e qualificações para solicitar financiamento junto às agências de fomento à pesquisa nacionais e internacionais.
 
Solicita-se que os contatos sejam por meio eletrônico, e-mail: sabinoec@gmail.com; masallum@usp.br Pesquisadores: Dra. Ester Sabino, IMT, USP, Coordenadora do Projeto Dra. Maria Anice Sallum, FSP, USP, Pesquisador associado
 
 
POSTDOCTORAL POSITION - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
 
The laboratory of Entomology of Public Health - Culicidae Ecology and Systematics of the University of São Paulo, Brazil, looks for a postdoctoral researcher who is highly motivated and scientifically productive to work on Project CADDE ¿ Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics & Epidemiology, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil (FAPESP Grant number 2018/14389-0), with research on mosquito vectors of arbovirus in areas of the State of São Paulo, Brazil. Those interested should have a doctorate and proven experience in performing vector mosquito collections in multiple field situations; knowledge of molecular techniques used to identify species and viral agents that may be circulating in vector insect populations; availability to make collections in several areas of the State of São Paulo and, if necessary, in other regions of Brazil; computational skills, robust statistics and knowledge on the use of databases of Brazilian arbovirus notification systems and population data (IBGE) and others, will be of great importance. The candidate should conduct both the fieldwork and activities necessary to identify species with the potential to propagate wild arboviruses in general and yellow fever in particular. The scholarship is for a period of at least one year and may be renewed, depending on the performance of the candidate, agreement of the project coordinator and approval of FAPESP. Preference will be given to candidates with a high probability of requesting and obtaining funding from research funding agencies, for example TDR / WHO, among others. The start date is flexible and the position will remain open until a candidate with the required profile is selected. Initially, candidates must apply from April 22nd 2019 until May 08th, 2019. It is encouraged that interested parties ask questions and request clarifications about the postdoctoral degree before sending the documents. The position is open to Brazilians and foreigners, even those who do not have knowledge of the Portuguese language. The documents requested for registration are:
1. Curriculum vitae,
2. Names of three persons who can provide references, if necessary,
3. Summary emphasizing how their research interests are interrelated with the need to expand studies on arboviruses and wild cycles,
4. Summary of your interests, ideas and qualifications to request funding from national and international research funding agencies.
 
It is requested that the contacts be by electronic means, e-mail: sabinoec@gmail.com; masallum@usp.br Professor: Dr. Ester Sabino, IMT, USP, Principal Investigator Dr. Maria Anice Sallum, FSP, USP, Associate Researcher

Com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), a Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizarão o XIII Seminário Nacional de História da Matemática (XIII SNHM),nos dias 14 e 17 de abril de 2019.
 
O SNHM conta, ainda, com o apoio dos dirigentes e do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), sob coordenação da Prof. Dra. Ana Carolina Costa Pereira (UECE) e a coordenação científica do Prof. Dr. Miguel Chaquiam (UEPA).
 
O evento prioriza a divulgação de estudos e pesquisas sobre História da Matemática a professores dos vários níveis educacionais, alunos de graduação e pós-graduação e todos os interessados nessa temática. Os seminários Nacionais têm uma vasta programação de cunho científico e pedagógico onde são apresentadas às novas produções do conhecimento na área. Debatem-se grandes temas, são expostos problemas em busca de soluções, divulgam-se experiências, bibliografias e materiais instrucionais, com o objetivo de promover o desenvolvimento e a difusão das experiências, estudos e reflexões na área da História da Matemática.
 
O XIII SNHM acontecerá nas dependências do campus Itaperi da UECE. Serão comemorados os 20 anos de fundação da SBHMat. Além disso, também serão comemorados os 24 anos de realização dos SNHM que, pelo número de participantes presentes nas edições anteriores do evento e o número esperado para o evento de 2019, o evento se encaixa, conforme "natureza da proposta do CNPq" na classe dos eventos regulares de médio porte com histórico superior a 20 (vinte) anos.

 

As inscrições para participação no evento estão abertas até o dia 12 de abril. Para maiores informações acesse o site

 


As inscrições se encerram em 26 de abril. Segue abaixo algumas informações adicionais.

 

O QUE É O PRÊMIO?

Reconhecimento estadual, regional e nacional aos profissionais que desenvolveram boas práticas em educação empreendedora no Brasil.

O Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas ¿ SEBRAE -, que vai identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil.

As instituições de ensino, públicas ou privadas que se inscreverem devem ser formais e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), e os produtos ou soluções adotadas devem contribuir para que seus alunos adquiram ou aprimorem atitudes, comportamentos e características que os levem a lidar melhor com situações do contexto dos negócios ou da vida, a refletirem sobre si mesmos, suas experiências e saberes, ou para empreenderem e conduzirem negócios.

As iniciativas devem ser apresentadas na forma de caso (relato), descrevendo as atividades realizadas e os resultados alcançados, que possa servir de exemplo e estímulo para outras instituições de ensino promoverem uma educação voltada ao empreendedorismo em seus alunos.

Os casos inscritos serão avaliados por técnicos voluntários e serão levados em consideração os itens de verificação relacionados abaixo:

  • Busca de oportunidades e iniciativa inovadora;
  • Persistência em colocar em prática a ideia;
  • Comprometimento da equipe;
  • Exigência de qualidade e eficiência;
  • Quais cuidados ou precauções foram tomados pela equipe;
  • Quais foram as metas estabelecidas;
  • Quais informações foram buscadas para iniciar os trabalhos;
  • Se realizou um planejamento e fez monitoramento sistemáticos;
  • Se utilizou de parcerias para desenvolver essa ação;
  • Se a instituição serve de exemplo ou inspiração à outras instituições de ensino.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas pelo site do Prêmio: educacaoempreendedora.sebrae.com.br

O regulamento do prêmio está disponível no link abaixo:

http://educacaoempreendedora.sebrae.com.br/files/2018/Regulamento%20PSEE.pdf


O Laboratório de Modelagem em Engenharia de Petróleo (LaMEP) da Universidade Federal da Paraíba está com uma chamada aberta para candidatos a uma bolsa de pós-doutorado. Os detalhes poderão ser obtidos através do link lamep.ci.ufpb.br.



Semana técnico-científica será realizada de 1 a 3 de outubro em São Paulo.

Está aberta a submissão de trabalhos para dez eventos da ABM WEEK 2019. O 74° Congresso Anual da ABM, 50° Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-Ferrosos, 49° Seminário de Redução, 20° Simpósio de Mineração; 7° Simpósio de Aglomeração; 38° Seminário de Logística; 40° Seminário de Balanços Energéticos; 34° Encontro de Produtores de Gases Industriais; 23° Seminário de Automação e TI e 19° Enemet ¿ Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas encerrarão a submissão de trabalhos no dia 3 de junho.

Interessados em participar de um desses eventos devem enviar os trabalhos na íntegra pelo www.abmbrasil.com.br/eventos , onde as informações sobre as regras para envio estão disponíveis.
 
Evento internacional

Único evento técnico-científico da América Latina que reúne as áreas de metalurgia, materiais e mineração, a ABM WEEK 2019 sediará o 11th International Rolling Conference ¿ IRC 2019, que será realizado conjuntamente com o 56º Seminário de Laminação e Conformação. Os dois eventos receberam trabalhos de autores de 23 países.

O IRC é uma conferência internacional promovida pela International Society of Steel Institutes ¿ ISSI.  A primeira edição do evento foi realizada em 1985, no Japão, e as mais recentes ocorreram na Áustria (2016), Itália (2013) e China (2010).

A conferência é considerada o principal evento internacional da área de laminação. Organizado pela ABM, o IRC 2019 reunirá produtores de aço e pesquisadores, proporcionando um fórum de melhores práticas e tecnologia de ponta em equipamentos, processos, produtos e aplicações.

No total, a 5ª edição da semana técnico cientifica será composta por 13 eventos. Com a missão de promover o intercâmbio tecnológico, o desenvolvimento industrial e melhorar a competitividade das empresas do setor, a ABM WEEK será realizada 1 a 3 de outubro, em São Paulo, no Pro Magno Centro de Eventos.

Serviço:
ABM WEEK 2019

Realização: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração ¿ ABM
Data : de 1 a 3 de outubro de 2019
Local: Pro Magno Centro de Eventos - Av. Profa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP, 02518-000
Informações e inscrições: www.abmbrasil.com.br/eventos
 
Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração ¿ ABM:

Paula Gomes ¿ -Tel (11) 5534-4333 | ramal 137
Hildeberto Alves Jr. ¿  Tel (11) 5534-4333 | ramal 178

www.abmbrasil.com.br.


Voltado a profissionais com formação em matemática, estatística ou computação, programa está com inscrições abertas até 30 de abril 

Aplicar o conhecimento gerado na Universidade para criar soluções inovadoras em empresas e indústrias. Esse é um dos objetivos do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), que está com inscrições abertas para ingresso no segundo semestre de 2019.

O programa oferece 20 vagas e a ênfase em ciência de dados pode ser voltada a aplicações em agricultura, saúde, finanças e infraestrutura. ¿O MECAI tem um perfil diferente de um mestrado acadêmico, porque é voltado para profissionais da indústria com formação em estatística, matemática ou computação. A intenção é utilizar a ciência de dados para gerar inovação nas empresas¿, afirma o coordenador do mestrado, Antônio Castelo, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

De acordo com Ellen Francine, professora do ICMC e ex-coordenadora do MECAI, um dos principais diferenciais dos mestrados profissionais é possibilitar que quem já está inserido no mercado de trabalho possa voltar para o contexto da universidade e da pesquisa. Dessa forma, surgem oportunidades para o desenvolvimento de projetos destinados a resolver problemas existentes dentro das empresas. ¿Por isso, um dos requisitos para inscrição no mestrado é escrever um projeto para ser aplicado na indústria, que deve ser compatível com a atividade profissional do candidato¿, complementa Castelo.

Oferecido pelo ICMC, o MECAI é vinculado ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP. ¿O objetivo é que o aluno melhore a qualidade do setor produtivo da empresa em que atua, seja gerando produtos, patentes ou novos processos, por exemplo¿, explica Castelo.

Lançado em 2014, o MECAI formou o primeiro aluno em setembro de 2017. Analista de risco no Itaú-Unibanco, Daniel Rodrigues desenvolveu uma metodologia estatística voltada para cálculos de risco no setor financeiro. No início do programa, a ênfase era oferecida apenas para a área de finanças. Com a expansão da iniciativa, o MECAI passou a incluir na ênfase aplicações nos campos da saúde, agricultura e infraestrutura. Atualmente, o programa já contabiliza 19 mestres formados.

As inscrições para o MECAI podem ser realizadas até dia 30 de abril por meio deste link:icmc.usp.br/e/5b617. A divulgação do resultado final está programada para o dia 30 de maio, na página do programa. Para obter mais informações sobre processo seletivo e critérios de avaliação, acesse o edital:icmc.usp.br/e/ed846.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC 
 

Mais informações
Edital: icmc.usp.br/e/ed846
Sistema de inscrição para pós-graduação do ICMC: icmc.usp.br/e/5b617
Conheça os outros programas de pós-graduação do ICMC: icmc.usp.br/e/66a4d
Serviço de pós-graduação do ICMC: (16) 3373.9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br


 

Com jornada semanal de 20 horas, estagiário receberá bolsa no valor de R$ 682,49, além de auxílio transporte diário

Os alunos matriculados em cursos de graduação de administração de empresas e administração pública podem se candidatar a uma vaga de estágio no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O estagiário vai atuar junto ao Serviço de Pós-Graduação do Instituto e realizará atividades que vão complementar sua formação.

Para se inscrever, o candidato deve ter completado o 3º semestre do curso. As inscrições podem ser realizadas até dia 5 de abril por meio do envio do currículo e histórico escolar do candidato para este e-mail: sacadem@icmc.usp.br. A remuneração é de R$ 682,49, além de auxílio transporte diário. Já a jornada semanal de atividades é de 20 horas.

O processo seletivo será composto por duas fases. Primeiro, ocorrerá a análise do histórico escolar do candidato (etapa eliminatória), por meio da avaliação do rendimento acadêmico. A seguir, vem a entrevista e a avaliação da trajetória profissional (etapa eliminatória e classificatória). As entrevistas serão agendadas a partir do dia 10 de abril, por e-mail ou telefone.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
E-mail: sacadem@icmc.usp.br
Assistência Técnica Acadêmica do ICMC: (16) 3373.8877


Inovação em vacinas é tema de oportunidade de financiamento lançada pela Gavi - Aliança para Vacinas e Imunização. Trata-se de uma ação iniciada em 2016 com o objetivo de financiar projetos focados em usar tecnologia para aumentar cobertura vacinal em países de baixa renda, a INFUSE - Innovation for Uptake, Scale and Equity in Immunisation: https://www.gavi.org/investing/infuse/about/.

Anualmente, a Gavi lança desafios temáticos e aceita propostas do mundo inteiro de pesquisadores, startups, organizações da sociedade civil e mais.
Este ano, o desafio foca em iniciativas que tenham como objetivo: auxiliar (1) na identificação e monitoramento com precisão de populações itinerantes sub-imunizadas; (2) no planejamento, de forma inclusiva, de serviços que sejam responsivos e que visem populações sub-atendidas em ambientes urbanos; e, (3) no monitoramento continuo do progresso de programas urbanos, garantindo serviços de imunização direcionados e de alta qualidade.

Aplicações serão aceitas até dia 21 de março por meio do site da plataforma OpenIDEO, onde podem ser obtidas mais informações: https://challenges.openideo.com/challenge/infuse-urban-immunization-challenge/innovations/.


 

Iniciativa dedica um dia inteiro para inserir garotas e mulheres em atividades para discutir a presença feminina nas ciências

 

Ao longo dos anos, as mulheres foram protagonistas na construção do pensamento científico e importantes para o desenvolvimento e o avanço da ciência e da sociedade. Porém, hoje em dia ainda é preciso quebrar paradigmas para ampliar a pouca participação das mulheres nas áreas de exatas. Com esse pensamento, a Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins criou o Dia das Meninas, idealizado para incentivar as jovens a se interessar pelas ciências.

 

O evento, que está em sua quinta edição, acontece no dia 13 de março e conta com uma programação repleta de atrações que contemplam debates com pesquisadoras e atividades práticas de divulgação da ciência. Com o tema ¿Passado, Presente e Futuro: Pesquisadoras em Ação¿, a iniciativa objetiva sensibilizar participantes sobre a presença feminina nas ciências e suas conquistas. Uma das abordagens propostas foi convidar pesquisadoras de diversas áreas para rodas de conversa, onde elas compartilharão um pouco da sua história e conversarão com o público. Para maior imersão na temática também faz parte da programação oficinas de divulgação da ciência de temáticas diversas. Destaca-se ainda, a presença de estudantes do Colégio Estadual Olavo Bilac como participantes e convidados especiais, representando as sementes de possíveis futuros frutos.

 

A iniciativa é balizada pela agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento também tem o apoio do Observatório Nacional e da L¿Oréal Brasil.

 

A programação é aberta aos visitantes do MAST. Para participar deste dia tão especial, basta ligar para (21) 3514-5233 e realizar a sua inscrição. São 80 vagas disponíveis para o público.

 

 

V Dia das Meninas no MAST
Passado, Presente e Futuro: Pesquisadoras em Ação

 

Atividades para a edição 2019

 


1. Abertura e Mesa-redonda 'Passado, Presente e Futuro: Pesquisadoras em Ação'

Local: Auditório do prédio anexo do MAST

Na pauta de debates estarão a trajetória profissional das convidadas bem como seus campos de atuação.

 

Mesa-redonda da Manhã

 
Katia Jasbinschek dos Reis Pinheiro (Observatório Nacional)
Conceição Firmina Seixas Silva (UERJ)
Flávia Pedroza Lima (Planetário da Gávea)


Mesa-redonda da Tarde:

 

Simone Daflon dos Santos (Observatório Nacional)

Bianca Ferrazzo Naspolini (Instituto Nacional de Tecnologia) 

Pesquisadora L'Oréal Brasil


Bate-papo da noite:

 

Taysa Bassallo da Silva (MAST)

Cláudia Sá Matos (MAST)

Patrícia Spinelli (MAST)

 

Atividade - Observação do Sol

Local: Pátio externo do MAST

O Sol é a estrela mais próxima da Terra e um dos astros mais presentes em nossas vidas. Possui um papel importante em todas as culturas. Há registros chineses de observações solares que remontam desde a antiguidade. A partir do século XVI, com a invenção da luneta, Galileu projetou e ampliou a imagem do Sol, o que permitiu um registro periódico e seguro das manchas escuras que apareciam na frente do disco solar. Durante o V Dia das Meninas, as mediadoras do MAST promoverão as atividades de observação do Sol.


O público poderá ver o Sol através do aparato científico e visualizar as manchas solares, observadas pela primeira vez com uma luneta por Galileu Galilei, no século XVI. Estas manchas são regiões do Sol mais frias do que aquelas de seu entorno.


           

Oficina 'As Cores do Sol'

Local: Pavilhão da Luneta Equatorial 46 cm

O que são as estrelas e do que as estrelas são compostas? Nesta atividade iremos descobrir como a luz das estrelas pode nos revelar sua composição e natureza. Também iremos falar sobre a tese de doutorado mais importante da história da astronomia, escrita pela cientista Cecilia Payne, que estou a composição das estrelas.


Oficina 'Mistério das Caixinhas'

Local: Auditório Prédio Anexo

A proposta desta atividade é abordar as descobertas de diferentes cientistas ao longo da história, tendo como objetivo debater os estereótipos dos personagens da ciência. Para explorar essas personas serão fornecidas informações específicas sobre elas para que seja traçado um perfil. A partir das respostas, provocaremos uma discussão sobre o viés inconsciente.

 

Oficina 'Entre Histórias e Barbantes'

Local: Sala de Atividades

A atividade terá inicio com a contextualização das diferenças de gênero na ciência, por meio da narração de histórias sobre três mulheres/meninas cientistas, de áreas e perfis diferentes, mostrando as suas trajetórias pessoais e profissionais. Na sequência, parte-se para a confecção de bonecas com materiais de baixo custo e de fácil acesso. O público poderá soltar a sua imaginação e, ao final da ação, levar a sua boneca cientista para casa. Com os textos sobre essas três cientistas, pretendemos produzir um livreto com as ilustrações dessas mulheres/meninas e com as instruções do passo a passo para a montagem das bonecas. O livreto também seria distribuído aos participantes da oficina, como forma de recordação e divulgação da história dessas mulheres.