Oportunidades externas
Edital do Curso de Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da UFMG; com duas áreas de concentração: Inovação Biofarmacêutica e Biotecnológica; e Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual e Empreendedorismo.
Período de inscrição será a partir do dia no período de 16/05/2016 a 17/06/2016 e a seleção no período de 29 de junho a 01 de julho de 2016.
Mais informações sobre:
Pós-Graduação em Química: http://www.ppg.qui.ufmg.br
Curso de Mestrado Profissional de Inovação Biofarmacêutica, PI e Empreededorismo: http://www.pginovacao.icb.ufmg.br/estrcurr.php
Contatos: e-mail: dout-inovacao@qui.ufmg.br
A reflexão metodológica plural, que oferece subsídio a pesquisas multimétodos é uma das características centrais da produção do CEM. Em 2016, o CEM seguirá compartilhando seus avanços metodológicos em Cursos, Seminários e Oficinas sobre Metodologia com pesquisadores e estudantes interessados. A proposta geral é a difusão de metodologia e técnicas de pesquisa em Ciências Sociais.
A oficina Etnografia de Documentos: técnicas e experiência, a ser realizada pela pesquisadora Natália Bermudez (Museo de Antropología de Córdoba, Argentina) acontecerá no dia 15 de junho (quarta-feira), das 14 às 17h, sala 8 do Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais, FFLCH-USP. A carga horária total é de 3 horas.
Aberta a todos os interessados, entretanto requer inscrição prévia on line: http://goo.gl/forms/WILBXs3o3i
Ementa: Esta exposição será voltada a um objetivo metodológico: desemaranhar as formas nas quais articulamos os contextos e processos mais gerais e as perguntas de investigação com os modos de fazer trabalho de campo. Recorrendo aos percursos das investigações que a pesquisadora vem desenvolvendo desde 2007 em setores populares de Córdoba (Argentina), ela buscará mostrar como foi necessário colocar alguns questionamentos sobre o olhar acadêmico e especialista que costuma dividir com as perguntas, objetos e interesses parciais a um conjunto de mortes violentas. Sobre este exercício e, a partir das próprias vivências dos seus interlocutores, a pesquisadora vem problematizando como aquelas classificações mais legítimas nos últimos anos em Argentina, produto do reconhecimento da luta das associações e movimentos de direitos humanos que denunciaram o acionar o terrorismo de Estado, acabaram por tornar invisíveis outras mortes produzidas nos setores empobrecidos economicamente.
Atribuído anualmente pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), a distinção, no valor de 8 mil euros, tem como objetivo premiar uma dissertação de mestrado ou doutorado que contribua para a aproximação entre comunidades de língua portuguesa.
As dissertações devem ser redigidas em português e devem ter sido defendidas durante o ano civil imediatamente anterior ao da candidatura com o encaminhamento feito até 31 de julho. A instituição onde a dissertação foi defendida deve ser membro da AULP.
Mais informações e regulamento acesse http://www.aulp.org
O 1º Conclave de Jovens Cientistas dos BRICS, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos Avançados da Índia (National Intitute os Advances Studies), será realizado em Bengaluru de 26 a 30 de setembro de 2016, e as inscrições vão até 31 de maio.
Cada país membro do BRICS participará com 10 nomes, as despesas locais serão cobertas pelos organizadores (hospedagem, transporte local entre outros).
Mais informações pelo site http://www.nias.res.in/
A Fundação Espanhola para a Ciência e a Tecnologia (FECYT) promoverá a Conferência Linking researchers worldwide, a realizar-se no Rio de Janeiro, em 11 de maio próximo. Organizado pela Euraxess Links Brazil e pela Delegação da União Européia no Brasil, o evento seria considerado o mais importante no âmbito da European Week 2016.
Entre os temas a serem abordados por especialistas de alto nível no evento, cumpre destacar: o aprofundamento da cooperação e da mobilidade científicas entre o Brasil e a Europa; requisitos e instrumentos da Comissão Européia para a concessão e o financiamento de bolsas; o potencial da Ciência como motor do desenvolvimento econômico; e o estabelecimento de condições propícias para a atração de pesquisadores internacionais.
Para mais informações acesse http://www.euraxess.es/eng/services/foreign-researchers-in-spain
Estão abertas, até 12 de maio, as inscrições para o Seminário de Estratégias Locais para o Desenvolvimento da Bioeconomia, promovido pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
O evento acontecerá entre os dias 7 e 10 de junho, em Cartagena de Ìndias, na Colômbia.
O seminário é voltado a pesquisadores da Península Ibérica e da América Latina que desenvolvam trabalhos relacionados às energias renováveis e pertencentes ao setor público nas áreas de energia, indústria, economia ou meio ambiente.
Mais informações: http://www.aecidcf.org.co/
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) com apoio da FAPESP. Trata-se de uma instituição de pesquisa avançada em ciências sociais, que investiga temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. É constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos e antropólogos, cuja agenda de pesquisa está voltada basicamente ao estudo de dimensões relacionadas ao acesso dos cidadãos ao bem-estar. Os pesquisadores do Centro atuam em diversos campos do conhecimento e aplicam distintas metodologias em suas investigações.
Os bolsistas de pós-doutorado (PD) deverão conduzir pesquisa teórica e/ou empírica no programa, além de outras atividades regulares, como a apresentação de seminários, elaboração de papers e a disseminação dos resultados da pesquisa. Como resultado de sua pesquisa de pós-doutorado, deverão ainda produzir pelo menos um artigo a ser submetido em revista de alto impacto acadêmico bem como apresentá-lo em um seminário de trabalho.
As bolsas de PD são para desenvolver projetos específicos, em um dos seguintes temas:
|
http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/1120
|
CONDIÇÕES DA BOLSA
A oportunidade está aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros. É recomendável que o candidato possua Doutorado em Ciências Sociais ou áreas afins, com forte histórico de publicação, bom desempenho em inglês falado e escrito.
O selecionado receberá bolsa, no valor de R$ 6.819,30 mensais e reserva técnica, que equivale a 15% do valor anual da bolsa, destinada a realizar despesas diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
A bolsa contempla um auxílio instalação para pesquisadores que precisem mudar-se para a cidade de São Paulo, Brasil, sede da instituição. Detalhes sobre o Auxílio Instalação e mais informações sobre a bolsa: www.fapesp.br/bolsas/pd.
Serão selecionados até o máximo de 3 (três) bolsistas.
DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO
- CV Lattes completo (www.lattes.cnpq.br) ou Curriculum Vitae, se estrangeiro;
- MyResearcherID e/ou MyCitation (Google Scholar);
- Lista de publicações;
- Projeto de pesquisa, que não deve conter a identificação do candidato em nenhum local, já que sua avaliação será feita sob sigilo de autoria.
- Cópia de 2 publicações. Nesta categoria, estão incluídos apenas artigos, livros ou capítulos de livros.
CONTATO E PRAZO DAS INSCRIÇÕES
O candidato deverá enviar a documentação via e-mail para: centrodametropole@usp.br com o título: ¿Bolsa - PD CEPID-CEM¿.
O prazo para envio das inscrições se encerra em 13/06/2016.
Para dúvidas e informações adicionais sobre o Programa de Pesquisa, entre em contato através do e-mail centrodametropole@usp.brcom o título: ¿Dúvida¿.
PROCESSO SELETIVO
A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas. Na primeira, serão avaliados o currículo, as publicações, o perfil e a trajetória do candidato, assim como a qualidade científica da proposta e sua aderência às linhas de pesquisa do CEM. A segunda consistirá em entrevista com a comissão de seleção, que avaliará o mérito das propostas e o desempenho nesta entrevista.
Os candidatos selecionados para a segunda fase serão contatados via e-mail até 18/07/2016.
As entrevistas serão realizadas pessoalmente ou via Skype em 25/07/2016.
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
O resultado final será divulgado no site do CEM no dia 28/07/2016.
Mais informações em: http://www.fapesp.br/oportunidades
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas, até o dia 11 de maio, para mestrado no programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC). São oferecidas até 35 vagas e o processo seletivo será feito em apenas um etapa, que está detalhada no edital disponível no site do ICMC (icmc.usp.br/e/d5327).
Podem participar da seleção alunos que completaram cursos de graduação e tiverem colação de grau feita até a data de matrícula. Os candidatos deverão se inscrever no seguinte endereço http://pgweb.icmc.usp.br. Confira, abaixo, as linhas de pesquisa disponíveis no programa e suas respectivas vagas.
Linhas de Ciências de Computação:
- Banco de Dados: 5 vagas
- Computação Gráfica, Imagens e Visualização: 5 vagas
- Inteligência Artificial: 3 vagas
- Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente: 5 vagas
- Sistemas Embarcados e Evolutivos: 1 vaga
- Sistemas Web e Multimídia Interativos: 4 vagas
Linhas de Matemática Computacional:
- Mecânica dos Fluidos Computacional: 3 vagas
- Otimização: 6 vagas
- Processamento Visual e Geométrico: 2 vagas
- Sistemas Complexos, de Partículas e Teoria de Controle: 1 vaga
Qualidade reconhecida - A qualidade do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Computação e Matemática Computacional foi reconhecida com nota 6 na última avaliação trienal realizada pela CAPES (2013), expressando sua excelência. A nota máxima dada pela Instituição é 7. O corpo de orientadores possui pesquisadores renomados, tanto nacional quanto internacionalmente nas diversas áreas de atuação. Além disso, os grupos de pesquisa contam com toda infraestrutura para o desenvolvimento de pesquisa de ponta e o programa dispõe de várias bolsas de estudo, que são atribuídas aos melhores alunos selecionados.
O ICMC possui também o Programa de Pós-Graduação em Matemática, o Programa de Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), o Programa de Pós-Graduação em Estatística, que é oferecido em parceria com a UFSCar, e o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).O Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DECIT/SCTIE/MS), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES) abriram no dia 14 de abril de 2016 a Chamada Pública FAPDF/MS-DECIT/CNPQ/SESDF Nº 001/2016 ¿ Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde.
O objetivo da Chamada é apoiar com recursos financeiros projetos de pesquisa que promovam o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na área da saúde, visando ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal.
50 linhas de pesquisa estão contempladas no edital, divididas em 6 eixos temáticos: Tecnologias e Inovação em Saúde; Direito Sanitário e Democracia em Saúde; Política, Gestão, Planejamento e Avaliação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde; e Vigilância em Saúde. O valor global do financiamento é de três milhões e cento e vinte mil reais. Haverá duas faixas de financiamento para os projetos: Faixa A - de R$ 50.000,00 a R$ 100.000,00 (para pesquisadores mestres); Faixa B - de R$ 100.000,01 a R$ 200.000,00 (para pesquisadores doutores). As propostas podem ser apresentadas por pesquisadores com título de mestre ou doutor e vínculo formal com instituições de ensino superior, públicas ou privadas, institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, sem fins lucrativos e empresas públicas, que executem atividades de pesquisa em Ciência, Tecnologia ou Inovação no Distrito Federal.
As propostas deverão ser submetidas online no Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia em Saúde (SISC&T ¿ http://portal2.saude.gov.br/sisct/ ) até o dia 06 de junho de 2016.
Serviço
Chamada FAPDF/MS-DECIT/CNPQ/SESDF Nº 001/2016 ¿ PPSUS
Edital: no site da FAPDF
Inscrições: http://portal2.saude.gov.br/sisct/
Data: até 06/06/2016
Mais informações: publicappsus2016@fap.df.gov.br ou ppsus@saude.gov.brO Governo Chinês está oferecendo 75 bolsas, de até um ano de duração, para o ano acadêmico 2016-2017, para estudos avançados em áreas como educação, cultura, comunicação e C&T, no âmbito do Programa de Bolsa de Estudo UNESCO/República Popular da China ¿ A Grande Muralha.
Até o dia 06 de maio de 2016 os documentos, redigidos em língua inglesa, deverão ser encaminhados em duas vias originais para: Ministério das Relações Exteriores ¿ Divisai de Acordos e Assuntos Multilaterais Culturais ¿ DAMC ¿ Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo I, sala 408 ¿ Brasília/DF ¿ CEP: 70.170-900.
Uma cópia digitalizada deverá ser enviada, também até o dia 06 de maio de 2016, para damc.Itamaraty@gmail.com
Os nomes dos pré-selecionados serão divulgados no dia 13 de maio no sitio do MRE http://dc.itamaraty.gov.br/
Dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail: damc@itamaraty.gov.br
A documentação completa referente ao Programa de Bolsas de Estudo UNESCO/República Popular da China (A Grande Muralha) ¿ 2016/2017 pode ser encontrada em http://www.unesco.org/new/en/fellowships/programmes/unescopeoples-republic-of-china-the-great-wall-co-sponsored-fellowships-programme/
As diretrizes para financiamentos CLIENT II - Parcerias Internacionais para Inovações Sustentáveis, apontam para a promoção de parcerias internacionais nos setores climático, ambiental e energético e contribuem substancialmente para a implementação do programa-quadro Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável.
A medida de financiamento CLIENT II está voltado para a promoção de cooperações de pesquisa e desenvolvimento centradas na demanda com selecionados países emergentes e em desenvolvimento que constituem mercados de interesse para os fornecedores alemães de tecnologia e abrange tecnologias e serviços sustentáveis em áreas temáticas como gestão de recursos hídricos, gestão de terras, riscos naturais, sistemas energéticos sustentáveis entre outros.
Propostas de projetos internacionais de P&D deverão ser apresentadas sob forma de esboços à entidade executora do BMBF pelo coordenador alemão da cooperação. As datas estabelecidas para a apresentação das propostas serão: 30 de junho de 2016, 29 de setembro de 2017 e 31 de janeiro de 2019.
Para mais informações sobre a medida de financiamento acesse www.fona.de/client_II
O programa dá oportunidade para jovens do Brasil, da China, da Índia, da Rússia e dos EUA desenvolverem sua liderança em projetos em diversos campos do conhecimento como cultura, sociedade, política e mídia, de passar um ano na Alemanha.
Para mais informações acesse o sítio www.humboldt-foundation.de/youngleaders ou ainda faça o download do kit de ferramentas de marketing em https://www.humboldt-foundation.de/web/gcf-marketing.html
Os interessados dispõe, ainda, de um video explicativo em https://youtu.be/6O7ZRyJfHSo
Já estão abertas as inscrições para o Curso CBAB/CABBIO/LNCC 2016 - FERRAMENTAS DE BIOINFORMÁTICA APLICADAS ÀS ANÁLISES DE SEQUÊNCIAS DE RNA-SEQ.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: DE 21 DE MARÇO À 19 DE MAIO DE 2016.
CARGA HORÁRIA: 80 h
TOTAL DE VAGAS: 30
As novas estratégias de sequenciamento de DNA de alto desempenho permitem o sequenciamento e análise de milhares de fragmentos de nucleotídeos em paralelo, gerando cada vez mais dados em menor tempo e custo. Com estas tecnologias de sequenciamento de alto desempenho, os projetos de genômica têm se tornado um grande desafio para as análises de bioinformática. Para isso, novas ferramentas foram desenvolvidas e bancos específicos foram criados para tratar especificamente das características intrínsecas desses projetos. Dessa forma, com a mudança de paradigma nas análises dos dados, novos algoritmos foram desenvolvidos para tratar, analisar e classificar as sequências geradas pelas novas plataformas de sequenciamento. A transcriptômica tem sido a abordagem que mais cresceu com o advento das estratégias de sequenciamento de DNA de alto desempenho. Atualmente, todas as plataformas comerciais de sequenciamento de alto desempenho podem sequenciar DNA complementar (cDNA) ao RNA mensageiro em larga escala. Essa abordagem, conhecida como RNA-seq, tem sido aplicada para o sequenciamento de transcritos, tanto de organismos procariotos quanto de eucariotos.
A presente proposta de curso CBAB 2016 consistirá no ensino das principais ferramentas de biooinformática para uso na análise de dados de RNA-seq. Serão ministradas aulas teóricas e aulas práticas em computadores.
REQUISITOS BÁSICOS PARA PARTICIPAR DO CURSO:
Nível de instrução acadêmica: pós-graduandos (mestrando e doutorando), pós-doutorandos ou pesquisadores;
Atuação profissional do candidato: Genética, Genômica, Biotecnologia, Bioinformática ou ares afins.
INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS BRASILEIROS:
A admissão de interessados em participar do curso é limitada e sujeita à seleção. Para que a inscrição seja aceita, é necessário:
* que o candidato preencha e submeta o formulário de inscrição (FORM A), juntamente com o link para o currículo da Plataforma Lattes;
* quando for o caso, que o candidato apresente o comprovante de matrícula no curso de pós-graduação, resumo do projeto de dissertação ou tese;
* QUE O ORIENTADOR OU CHEFE DO GRUPO DE PESQUISA OU CHEFE IMEDIATO NA INSTITUIÇÃO DE VÍNCULO PREENCHA E ENVIE o formulário para recomendação (FORM B) DE SEU ENDEREÇO ELETRÔNICO INSTITUCIONAL OU DO CNPq (nomedopesquisador@pq.cnpq.br).
As inscrições devem ser encaminhadas para: marisa@lncc.br
LINK PARA FORMULÁRIOS A E B:
http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/328350/Instrucoes_para_candidatos_brasileiros.html
INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS:
http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/328347/Candidatos_argentinos_uruguaios_paraguaios_e_colombianos.html
A admissão de interessados em participar dos cursos CBAB/CABBIO é limitada e sujeita à seleção. Para que a inscrição seja aceita, é necessário:
* que o candidato preencha e submeta o formulário de inscrição (FORM A), juntamente com uma cópia atualizada do currículo;
* que o orientador ou o chefe de grupo de pesquisa preencha e envie o formulário para recomendação (FORM B) de seu endereço eletrônico institucional.
* Quando for o caso, que o candidato apresente o comprovante de matrícula no curso de pós-graduação, resumo do projeto de dissertação ou tese.
As inscrições devem ser encaminhadas ao ponto focal do país de origem do candidato:
Argentina: MINCyT - cabbio@mincyt.gov.ar
Uruguai: DICyT / MEC - secretaria@cabbio.uy
Paraguai: CONACyT - ciencia@conacyt.org.py
Colômbia: COLCIENCIAS - contacto@colciencias.gov.co ¿ deve-se obedecer a data-limite informada no site www.colciencias.gov.co.
PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CANDIDATOS BRASILEIROS:
A seleção de candidatos será realizada pela comissão coordenadora do curso, e homologada pela diretoria do CBAB, seguindo as instruções em:
http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/328350/Instrucoes_para_candidatos_brasileiros.html
PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS: seguindo as instruções em:
http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/328347/Candidatos_argentinos_uruguaios_paraguaios_e_colombianos.html
APÓS A HOMOLOGAÇÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO, OS CANDIDATOS SERÃO CLASSIFICADOS EM:
ALUNOS COM CUSTEIO: 16 ( 7 alunos brasileiros, 4 alunos argentinos, 3 alunos do Uruguai, 1 aluno paraguaio e 1 aluno da Colômbia)
ALUNOS SEM CUSTEIO SOMENTE PARA BRASILEIROS: 14. (TAXA DE MATRÍCULA: R$150,00, NÃO INCLUINDO ALIMENTAÇÃO NEM HOSPEDAGEM)
Para mais informações acesse:
http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/328332/CURSOS_CBABCABBIO_2016.html,
Estão ABERTAS, ATÉ 29 DE ABRIL OU ENQUANTO HOUVER VAGAS DISPONÍVEIS, AS INSCRIÇÕES para a segunda edição de 2016 do Curso Geral de Propriedade Intelectual a Distância - DL 101P BR, oferecido pelo INPI em parceria com a OMPI (Organização Mundial de Propriedade Intelectual). O curso é online, gratuito, possui carga horária de 75 horas e apresenta uma visão geral sobre diversos temas relativos à propriedade intelectual, com enfoque na legislação brasileira, como: Direitos Autorais, Patentes, Marcas, Indicações Geográficas, Desenhos Industriais, Proteção de Novas Variedades Vegetais/Cultivares, Concorrência Desleal, Informação Tecnológica, Contratos de Tecnologia e Tratados Internacionais. O DL 101 P BR conta com tutoria de especialistas nacionais nos temas abordados.
As inscrições são realizadas diretamente no Centro de Ensino à distância da OMPI, em: https://welc.wipo.int/cas/login?service=https%3A%2F%2Fwelc.wipo.int%2Flms%2Flogin%2Findex.php
A seguir, mais informações sobre o processo de inscrição:
INFORMAÇÕES SOBRE O CADASTRO NO CENTRO DE USUÁRIO DA OMPI E INSCRIÇÃO NO CURSO GERAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL A DISTÂNCIA ¿ DL 101P BR
Cadastro no Centro de Usuário da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual)
Antes de fazer a inscrição em qualquer curso a distância da OMPI, é necessário que o interessado se cadastre, inicialmente, no Centro de Usuário da OMPI, no site abaixo:
https://www3.wipo.int/accounts/en/usercenter/public/register.jsf
Se a página estiver em inglês ou em outro idioma, selecione ¿Português¿ na parte superior da página.
O cadastro no Centro de Usuário da OMPI pode ser feito a qualquer momento, não há prazo determinado para isso. No entanto, o usuário deve seguir todos os passos até o final. Se interromper o registro em algum momento ou se não seguir corretamente as instruções, o cadastro não será finalizado.
IMPORTANTE: O username/login e a senha criados para acessar o Centro de Usuário da OMPI devem ser guardados em local de fácil recuperação, pois serão necessários para efetuar a inscrição nos cursos à distância da OMPI. Não é possível efetuar a inscrição nos cursos à distância da OMPI sem antes possuir uma conta no Centro de Usuário da OMPI.
Inscrição no Curso Geral de Propriedade Intelectual à Distância ¿ DL 101P BR
O curso é oferecido por meio de uma Plataforma Eletrônica, cuja administração técnica e hospedagem estão localizadas em Genebra/Suíça. Para matricular-se no curso, o interessado, de posse de seu login e senha do Centro de Usuário da OMPI, deve proceder à matrícula na edição do curso de seu interesse. Note que há dois cursos diferentes, o DL 101 P e o DL 101 P BR.No momento, as inscrições estão abertas exclusivamente para o DL 101 P BR.
Os cursos à distância da OMPI estão relacionados na página da Academia da OMPI: http://wipo.int/academy/pt/courses/rp_catalog/index.jsp
Apenas o candidato à vaga pode efetuar sua inscrição Curso Geral de Propriedade Intelectual à Distância ¿ DL 101P BR, pois é necessário preencher dados pessoais, informar email, e atualizar informações, quando solicitado. A comunicação com o usuário é feita por meio do email informado por ele. Nesse sentido, certifique-se de que o email cadastrado está apto a receber mensagens. Também sugerimos que consultem periodicamente a pasta de Spam, pois pode ocorrer de emails enviados caírem na pasta de spam e, consequentemente, não serem conferidos pelo usuário.
O INPI e a OMPI não se responsabilizam pela inscrição em seus cursos à distância. A inscrição é de responsabilidade exclusiva do interessado.
As vagas para o curso são limitadas e o prazo de inscrição está condicionado ao preenchimento das vagas. Caso as vagas sejam preenchidas antes do término previsto para o final das inscrições, o INPI e a OMPI se reservam o direito de encerrar imediatamente as inscrições. Essa medida visa a manter a capacidade de operacionalização e a viabilidade do curso, já que é de interesse de todos que a formação por meio do Ensino à Distância seja efetiva e esteja de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos por ambas as instituições.
Não há, de forma alguma, a possibilidade de reserva de vagas.
Reiteramos que o INPI e a OMPI não se responsabilizam por problemas de ordem técnica e/ou de qualquer outra natureza que inviabilizem a inscrição no candidato nas edições do DL 101P BR.
Para mais esclarecimentos sobre os Cursos à Distância do INPI, favor enviar e-mail para: ead@inpi.gov.br
A chamada Model2Market promovida pelo Serviço Espanhol para Internacionalização da Educação (SEPIE) vai premiar os melhores projetos empreendedores elaborados por estudantes da América Latina, Portugal e Espanha. São 100 mil euros em prêmios no maior evento sobre empreendedorismo universitário do mundo.
A chamada termina no dia 15 de Abril e os vencedores terão de permanecer na Espanha (para receber, entre outros prêmios, um curso de formação em empreendedorismo inovador) até o início de outubro deste ano.
Para mais informações acesse http://www.spin2016.org/m2m
A Fundação Bill e Melinda Gates e parceiros do Grand Challenges estão recebendo propostas para seus programas de bolsas até 11 de maio de 2016. Para mais informações, visite a página de oportunidades de bolsas.
O "Grand Challenges Explorations" é uma iniciativa para encorajar soluções inovadoras e não convencionais em saúde global. Serão aceitos candidatos com qualquer nível de experiência; em qualquer área, e de qualquer organização, incluindo faculdades e universidades, laboratórios governamentais, instituições de pesquisa, organizações sem fins lucrativos e companhias.Coordenação de Comunicação Social do CNPq
1 (uma) vaga Professor Pesquisador na área de Imuno/Microscopia
Pré-requisitos: O candidato deve possuir título de Doutor em Ciências Biológicas ou áreas afins, ter interesse para desenvolver pesquisa em tópicos relacionados à interface cérebro-máquina, neuromodulação e neuroreabilitação, além de lecionar na pós-graduação em Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS/ISD).
Habilidades exigidas: neurobiologia celular e molecular; microscopia de fluorescência e confocal; processamento de imagens. Publicações em periódicos de relevância internacional; orientações concluídas; participações em projetos de pesquisa e disciplinas lecionadas em programas de graduação ou pós-graduação serão considerados como diferenciais.
Documentos necessários e informações adicionais: O IIN-ELS localiza-se em Macaíba (RN), a 14 km de Natal. O regime de contratação é CLT 40 horas e a faixa salarial é compatível com professor doutor adjunto, incluindo benefícios. Os interessados deverão enviar e-mail para rh@isd.org.br, com o título Seleção Pesquisador Imuno/Microscopia 2016, contendo obrigatoriamente: (i) CV (ou link do Lattes); (ii) Carta de Intenção contendo descrição das habilidades científicas e a pretensão científica atual e futura; (iii) três cartas de referência enviadas diretamente por e-mail. O processo seletivo será composto pelas seguintes etapas: 1) seleção de candidatos por análise de currículos, carta de intenção e cartas de referência; 2) convocação para entrevista somente os candidatos selecionados na etapa 1; 3) entrevista; 4) aula expositiva; 5) divulgação do candidato selecionado.
Prazo para envio de currículos: 30/04/2016.
http://www.institutosantosdumont.org.br/oportunidades/
1 (uma) vaga Professor Pesquisador na área de Processamento de Sinais
Pré-requisitos: O candidato deve possuir título de Doutor em Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação ou áreas afins; ter experiência em tópicos relacionados à interface cérebro-máquina, neuromodulação e neuroreabilitação, assim como em orientação de alunos de pós-graduação, além de lecionar disciplinas de processamento de sinais. As atribuições do cargo incluem, mas não se limitam, a exercer atividade de ensino, pesquisa e extensão no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS/ISD).
Habilidades exigidas: Análise e processamento de sinais eletrofisiológicos (spike, LFP ou EEG) ¿ observação: não serão considerados candidatos que não atendam a esta habilidade. É desejável experiência em: programação (C++, Matlab, Python, etc.); processamento em clusters ou GPUs; análise de sistemas dinâmicos lineares e não-lineares; simuladores neurais (Brian, Neuron, etc.); inteligência artificial e algoritmos bio-inspirados; aprendizado de máquina e robótica. Publicações na área em periódicos de relevância internacional e participações em projetos de pesquisa serão considerados como diferenciais.
Documentos necessários e informações adicionais: O IIN-ELS localiza-se em Macaíba (RN), a 14 km de Natal. O regime de contratação é CLT 40 horas e a faixa salarial é compatível com professor doutor adjunto. Os interessados deverão enviar e-mail para rh@isd.org.br, com o título Seleção Pesquisador Processamento de Sinais 2016, contendo obrigatoriamente: (i) CV (ou link do Lattes); (ii) Carta de Intenção contendo descrição das habilidades científicas e a pretensão científica atual e futura; (iii) três cartas de referência enviadas diretamente por e-mail. O processo seletivo será composto pelas seguintes etapas: 1) seleção de candidatos por análise de currículos, carta de intenção e cartas de referência; 2) convocação para entrevista somente os candidatos selecionados na etapa 1; 3) entrevista; 4) aula expositiva; 5) divulgação do candidato selecionado.
Prazo para envio de currículos: 30/04/2016.
http://www.institutosantosdumont.org.br/oportunidades/
Mais sobre o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra
(IIN-ELS):
http://www.institutosantosdumont.org.br/instituto-internacional-de-neurocienciasedmond-e-lily-safra/
Mais sobre o Instituto Santos Dumont (ISD): http://www.institutosantosdumont.org.br/institucional/
Informações para a imprensa:
Ariane Mondo ¿ Assessora de Comunicação ISD ariane@isd.org.br | (84) 3271-3311
O Instituto Canadense para Pesquisas Avançadas (CIFAR) convida pesquisadores em início de carreira para participar de um dos programas de pesquisas que abordam alguns dos mais complexos desafios que o mundo enfrenta hoje tais como arquitetura molecular, aprendizagem em máquinas e cérebros, ciência quântica da informação, material quântico entre outros. O programa CIFAR Azrieli Global Scholars fornece 100 mil dólares canadenses para financiamento e apoio para construir redes de investigação e desenvolver habilidades essenciais.
Os candidatos podem ser de qualquer lugar do mundo, mas você deve possuir um diploma de doutor ou equivalente e estar dentro de seus primeiros cinco anos de pesquisa e ensino acadêmico nomeação a tempo inteiro. Sua pesquisa deve alinhar com os temas de um programa de pesquisa CIFAR.
O prazo pra submissão de trabalhos vai até o dia 02 de maio de 2016.
Os pedidos são feitos on-line através do sistema de formulários CIFAR.
Mais informações acesse http://www.cifar.ca/global-scholars
O programa teve inicio em junho de 2015 quando foi lançada uma chamada para apresentação de propostas de pesquisa em cooperação com pesquisadores suíços, como parte das atividades implementadas pela Escola Politécnica de Lausanne (EPFL Leading House), no âmbito do Programa de Pesquisa Conjunta Brasil Suíça (Brazilian - Swiss Joint Research Programme (BSJRP).
O objetivo do programa é promover a produção de resultados científicos originais ligados a um evento excepcional, seja de um ambiental, política ou social na natureza.
Os projetos, no valor máximo de 100 mil francos suíços, podem ter duração de 6 a 18 meses, com encerramento em dezembro de 2016. Podem ser apresentados, a partir de atividades em andamento, desde o dia 22 de junho de 2015, com avaliação por um comitê de seleção de 4 a 6 semanas após apresentação das propostas e com execução prevista para 3 a 5 semanas após a aprovação do financiamento.
Para maiores esclarecimentos sobre o programa e orientação sobre o processo de inscrição, acesse: http://cooperation.epfl.ch/FLASH
Estão abertas as inscrições para o programa "CLIENT II: Parcerias internacionais para inovações sustentáveis", do Ministério Federal da Educação e Pesquisa (BMBF) da Alemanha.
O Brasil está na lista dos países prioritários selecionados para a medida de financiamento CLIENT II do BMBF na área de "Eficiência de matérias-primas e tecnologias sustentáveis de matérias-primas".
As Propostas de projetos internacionais de P&D deverão ser apresentadas sob a forma de esboços à entidade executora do BMBF pelo coordenador alemão da cooperação. As datas estabelecidas para a apresentação das propostas serão as seguintes: 30.06.2016, 29.09.2017, 31.01.2019.
O programa possibilita o financiamento de projetos internacionais nos setores climático, ambiental e energético. São elegíveis projetos e programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) realizados conjuntamente por instituições científicas, do setor privado e de outras áreas práticas.
Para mais informações acesse www.fona.de/client_II. Para ler o edital completo clique aqui.
Pessoa de contato na entidade executora do BMBF para os interessados em obter financiamento:
Sra. Anke KrügerProjektträger Jülich
Tel.: +49 30 20199-3455
E-Mail: an.krueger@fz-juelich.de