Projetos de Pesquisa

Buscar Limpar
Mostrando 1 - 20 de 19.332 resultados.
de 967

Abdelhak Razky

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
Currículo
Título do Projeto:

mapeamento geossociolinguístico do português falado em áreas indígenas nos estados do pará e maranhão

Resumo:

A proposta de um projeto sobre o português falado em áreas indígenas é uma problemática pouco investigada pelos especialistas em línguas indígenas no Brasil devido ao grande volume de dados a serem coletados sobre as línguas indígenas a serem documentadas e as teorias linguísticas a serem aplicadas para descrever os sistemas linguísticos envolvidos. O português falado em áreas indígenas até o presente momento não foi objeto de estudo da Geografia Linguística e da Sociolinguística no Brasil. Os atlas linguísticos regionais publicados e em andamento junto com o projeto Atlas Linguístico do Brasil não incluíram o português falado em áreas indígenas dentro do espaço geográfico brasileiro por restrições metodológicas previamente estabelecidas nesses projetos. Essa lacuna deve ser preenchida com a presente proposta para identificar, analisar e mapear o português em espaços geográficos de seis comunidades indígenas dos estados do Pará e Maranhão, levando em consideração as propostas teórico-metodológicas da Geografia Linguística Pluridimensional aliada ao levantamento do perfil sociolinguístico do português falado como língua primeira ou segunda língua.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal do Pará - PA - Brasil

Vigência:

20/11/2014-19/11/2017

Abel Guilhermino da Silva Filho

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
Currículo
Título do Projeto:

petropower: impacto no consumo de energia em arquiteturas não convencionais (fpga e gpu) para modelagem sísmica de alto desempenho

Resumo:

O Brasil tem como uma de suas principais fontes a extração e refinamento do petróleo, que encontra-se concentrado em vários pontos do continente e costa brasileira, em poços subterrâneos, com diferentes profundidades, desde centenas a milhares de metros abaixo do nível do mar. Empresas brasileiras como a Petrobrás, exploram hoje com sucesso poços a quilômetros de profundidade, como o projeto pré-sal, um desafio de bilhões de dólares em investimento. A maioria das companhias de petróleo apóiam-se na interpretação sísmica para definir os lugares de exploração dos poços. Apesar dos métodos sísmicos serem indiretos, já que eles não indicam onde está o petróleo, mas sim, como é a estrutura geológica do terreno, a probabilidade de localização de um poço com sucesso é bem maior quando tais métodos são utilizados. Por isso, a utilização destes métodos é de grande importância para essas empresas. Em geral, a utilização destes métodos, como o método de Kirchhoff e RTM, nessas áreas complexas, torna-se necessário a introdução de várias restrições e compromissos para a melhora da qualidade das imagens geradas. Os principais problemas que tornam o RTM extremamente custoso são a grande quantidade de dados necessários para a computação de um único ponto e a computação para tratamento de bordas do modelo, já que a modelagem, diferentemente da propagação das ondas no terreno físico, possui reflexões artificiais na borda do modelo. No entanto, soluções atuais depositadas em grandes clusters fazem com que o consumo de energia seja bastante elevado, fazendo com que grandes centrais de abastecimento sejam necessárias para alimentar o processamento. A proposta deste trab ... alho visa avaliar o consumo de energia de soluções alternativas tais como FPGA e GPU e fazer comparações em termos da energia consumida nos vários cenários. Além de acelerar o tempo de computação dos resultados, tais soluções alternativas de processamento, permitem economizar o consumo de energia, especificamente no que diz respeito ao FPGA.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil

Vigência:

12/11/2013-11/11/2016

Abelardo Antônio de Assunção Montenegro

Engenharias

Engenharia Sanitária
Currículo
Título do Projeto:

análise de diferentes padrões de precipitação em estudos hidrológicos e conservacionistas em parcelas no semiárido

Resumo:

Os padrões hidrológicos de chuva têm forte influência no escoamento superficial, transporte de sedimentos, e umedecimento do solo em encostas. Na região semiárida é comum o emprego da agricultura de sequeiro durante o período chuvoso. Nessa região, devido à irregularidade na distribuição das chuvas, a adoção de práticas de conservação da umidade do solo, é particularmente importante uma vez que o plantio de sequeiro ocorre logo após as primeiras chuvas do ano. Dentre as alternativas de conservação de água e solo, a adoção de cobertura morta tem sido amplamente investigada. Em regiões semiáridas ocorre pronunciada sazonalidade do conteúdo de umidade do solo, com forte impacto no comportamento hidrológico das bacias hidrográficas, e na geração de escoamento superficial. Características regionais propiciam elevada susceptibilidade desses ambientes para processos erosivos e degradação ambiental. Neste projeto objetiva-se ampliar os conhecimentos relativos a padrões de chuva no semiárido de Pernambuco, caracterizar estatisticamente as chuvas, e avaliar o desempenho de técnicas conservacionistas. Simulador de chuva, possibilitando adoção de intensidade variável no tempo, será aplicado, para reprodução de padrões predominantes.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil

Vigência:

06/11/2012-05/11/2015

Abelardo Antônio de Assunção Montenegro

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
Currículo
Título do Projeto:

estudo do desempenho de tecnologias para a conservação de água e solo no semiárido

Resumo:

A precipitação e o escoamento superficial são as duas componentes do ciclo hidrológico com maior importância no semiárido. A identificação e compreensão dos fenómenos e processos que condicionam o escoamento superficial e a infiltração da água no solo são cruciais para a conservação do solo e da água e para o planejamento de medidas de mitigação da degradação ambiental de áreas semiáridas, notadamente por erosão. O escoamento superficial em zonas agrícolas contribui também significativamente para o problema da qualidade da água em bacias hidrográficas. Sendo a maioria de fertilizantes, pesticidas e outros agroquímicos aplicados superficialmente, no solo, é importante conhecer a dinâmica do transporte destas substâncias no escoamento superficial. Esse transporte afeta a qualidade das águas a jusante, podendo constituir uma fonte de poluição e afetar os ecossistemas em áreas a jusante das da aplicação dos agroquímicos. A avaliação do desempenho de técnicas conservacionistas, tais como as baseadas na adoção de cobertura morta, requer a aplicação de metodologias que identifiquem a dinâmica de umidade do solo, assim como caracterizem a micro-drenagem, particularmente em encostas que sejam utilizadas para a prática agrícola. Este estudo propõe o desenvolvimento e a aplicação de técnicas avançadas de quantificação de fluxo e transporte sólido em áreas sob declive, tanto em laboratório quanto em campo, e o detalhamento de processos hidrológicos associados a diferentes condições de cobertura do solo.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil

Vigência:

12/08/2013-11/08/2016

Abelardo Silva Júnior

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
Currículo
Título do Projeto:

inibição seletiva da replicação do vírus da cinomose canina via silenciamento gênico mediada por vetor viral

Resumo:

Devido às características da doença e também à grande importância para a saúde Animal e o impacto econômico de sua infecção na população canina, o vírus da cinomose canina (CDV) é alvo potencial de estudo sobre terapia antiviral. Adicionalmente, apesar de existir vacinas comerciais, a cinomose persiste como uma das doenças canina de maior incidência e mortalidade tendo seu índice de letalidade inferior somente à raiva. Neste sentido o grupo de pesquisadores vem realizando estudos na busca de estratégias antivirais contra o vírus da cinomose canina. Dentro deste estudo, foram testados compostos polifenólicos com ação antiviral moderada contra o CDV. Buscando novas estratégias no controle da replicação do CDV, como candidatos na terapia antiviral, o silenciamento gênico por RNA de interferência vem mostrando resultados promissores contra replicação de vírus de importância veterinária. Também o grupo de pesquisadores vem trabalhando na construção de vetores para a terapia gênica vacinal. Plasmídeos contendo a seqüência que codifica a proteína capsidial do circovirus suíno 2 já foram produzidos e testados em modelos murinos. A associação de conhecimentos na área da pesquisa de substâncias com potencial antiviral contra vírus de interesse veterinário e na construção de vetores para terapia gênica permite o desenvolvimento desta proposta, na qual serão criados vetores virais contendo sequências inibitórias da expressão gênica de proteínas do vírus da cinomose canina. Numa primeira fase desta proposta serão realizados estudos para o isolamento sequências inibitórias da expressão da nucleoproteína (NP). Posteriormente, a seqüência com maior potencial inibitór ... io do ciclo de replicação viral será transferida ao vetor Adenovírus humano 5 (Ad5) e novos testes “in vitro” de inibição da replicação do CDV com o vetor modificado serão realizados. Espera-se que as seqüências selecionadas apresentem ação sobre a replicação do CDV. Espera-se também, que o vetor de adenovirus contendo o cassete de inibição replicativa possua a capacidade de bloquear o ciclo de infecção do CDV nas células por meio de uma ação antiviral. A longo prazo, espera-se que ao se verificar a ação antiviral “in vitro” deste vetor recombinante, possam ser realizados estudos experimentais “in vivo” sobre condições controladas e ensaios experimentais em animais naturalmente infectados.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil

Vigência:

05/11/2012-20/12/2014

Abelmon da Silva Gesteira

Ciências Biológicas

Genética
Currículo
Título do Projeto:

omic insights on genotype/environment interaction to improve small citrus fruit quality

Resumo:

The Nordeste citrus industry is mainly dedicated to the fresh-fruit market and there is a tendency for small citrus fruit production increment (Neves et al., 2010), particularly for high quality and easy-peeler mandarin and clementine fruits. Moreover, even if a large range of diversity exists among mandarins and clementines (Barkley et al., 2006; Ollitrault et al., 2012), the commercial varietal range of these small fruits is still very limited in Brazil. One of the difficulties is that the mandarin and clementine quality is highly dependent from genotype and environmental conditions; in tropical conditions, fruits will be less colored and more acidic. On the other hand, most of the breeding programs to improve citrus quality are developed in the Mediterranean (Italy, Spain, France and Morocco); little work is done on citrus breeding in the tropical and subtropical regions. This project proposes to develop an interactive international network to analyse the small citrus fruit quality, using OMICs (e.g. transcriptomics, proteomics) and biotechnological approaches, focusing on the interaction genotype-environment. For this purpose, we plan to analyse mandarin and clementine genotypes common on germplams of two countries presenting climatic contrasts: Nordeste of Brazil (tropical) and Spain (temperate Mediterranean). Different strategies to analyse the quality will be used: i) analysis of fruit and juice colour, fruit and skin size, juice percent; ii) determination of total soluble solids and titrable acidity, carotenoid contents, etc.; iii) analysis of the biosynthetic pathway of the metabolites involved in quality at transcriptional and translational l ... evels. In conclusion, this proposal has the final objective to develop strong OMIC insights in the elaboration of quality under tropical area to optimize breeding programs to obtain colored fruits with high sugar and low acid contents, which enjoy the consumer demand and encourage sustainable economic and social development in tropical areas. To complete this objective, we count on the support of the competences, expertise, known-how and international relationships of the Dr. Patrick Ollitrault, from Cirad (Centre de Cooperation Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement, France). The Dr. Ollitrault is internationally known for his work on citrus (more than 40 articles and book chapters published in the last 5 years, all in high impact factors journals) and has a large interaction network with other citrus research groups, in particular with the Instituto Valenciano de Investigaciones Agrarias (IVIA, Spain) where the Dr. Ollitrault is located (agreement Cirad ? IVIA), the INRA (France) and its station located in Corsica, the CNR (Italy), and the Domaines Abbes Kabbages (private partner from Morocco). This project will be developed between Brazil, France and Spain, for plant material supply, physiological and biochemical analyses and for OMICs experiments. The co-advised Ph.D. student will actuate mainly in the Brazilian and Spanish institutions.

Instituição/UF/País:

Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura Tropical - BA - Brasil

Vigência:

21/12/2012-20/12/2015

Abelmon da Silva Gesteira

Ciências Biológicas

Genética
Currículo
Título do Projeto:

híbridos triploides de tangerinas sem sementes: uma alternativa à citricultura brasileira para mercado de frutas frescas

Resumo:

O Brasil é líder mundial na produção frutos e de suco concentrado de laranja. Entretanto, a opção pelo mercado de laranjas e tangerinas in natura pode render maiores lucros aos produtores, como ocorre em diversas regiões da Espanha e na Califórnia, EUA. Atualmente, a cadeia citrícola espanhola, mesmo com uma área planta consideravelmente inferior à do Brasil, consegue melhores resultados ao focar-se no agronegócio de frutas frescas, ao invés do suco concentrado. Parte desse sucesso é devido à estratégia mercadológica de trabalhar com frutas sem sementes, de maior valor agregado, sendo esta uma tendência mundial. O Brasil não pode ficar à margem dessa realidade e nem refém do pagamento de dividendos (royalties) vultosos, necessários à permissão de exploração comercial de variedades desenvolvidas por programas internacionais de melhoramento genético; variedades estas que, hoje, estão presentes em diversos mercados consumidores em nível mundial. Considerando as regiões ecofisiográficas no nordeste brasileiro em que se têm potencial para expansão dos cultivos de variedades de laranjeiras doces e de tangerineiras, destaca-se a Chapada Diamantina, a exemplo dos municípios de Ibicoara, Barra da Estiva etc. Nesta linha, a criação de híbridos triploides é uma importante via de desenvolvimento de novas variedades cítricas com frutos sem sementes. A obtenção de híbridos triploides a partir de cruzamentos entre parentais diploides e subsequente resgate de embriões in vitro e validação do nível de ploidia por citometria de fluxo, constitui-se em uma metodologia eficaz na geração de variedades para consumo in natura sem sementes. Os programas de melhoramento de tang ... erineiras triploides são essencialmente desenvolvidos na bacia do mediterrâneo (Itália, Espanha, França e Marrocos) e nos Estados Unidos e a eficiência destes programas é determinada pela localização geográfica destes países, que apresentam temperaturas baixas favorecendo a obtenção de triploides. Sabe-se que fatores ambientais (ex. luz, temperatura, água, dentre outros), podem influenciar a poliploidização. Isto posto, o objetivo da presente proposta é induzir a formação de genótipos triploides, a partir de estresse por deficiência hídrica, com finalidade de uso de variedades copas e introduzir 300 novos híbridos triploides/ano, criados especificamente para o Brasil pelo Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement – CIRAD, Montpellier, França. Cabe ressaltar que a introdução destes 300 híbridos/ano está fundamentada no acordo de cooperação técnica firmado entre a Embrapa e a instituição supracitada. Portanto, a execução da presente proposta contribuirá para obtenção de variedades triploides de citros, laranjeiras doces e tangerineiras, com frutos sem sementes e alto valor agregado como frutas de mesa.

Instituição/UF/País:

Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura Tropical - BA - Brasil

Vigência:

09/11/2013-08/11/2016

Abilio Pereira de Lucena Filho

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
Currículo
Título do Projeto:

otimização combinatória e aplicações

Resumo:

Neste projeto vamos investigar modelos de otimização associados a problemas de desenho de redes de telecomunicações, ao Problema de Roteamento de Veículos Capacitados e ao Problema Euclidiano de Steiner em dimensão igual ou superior a 3. Para tanto, necessitamos de uma plataforma de Programação Inteira Mista. Para a construção dessa plataforma trabalharemos em dois temas específicos de pesquisa. A saber, Programação Não Linear Inteira Mista, onde a solução numérica de problemas de Programação Não Linear Contínua é essencial, e novos algoritmos de Otimização Combinatória.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Vigência:

25/11/2014-24/11/2017

Abimael Fernando Dourado Loula

Engenharias

Engenharia Mecânica
Currículo
Título do Projeto:

métodos de galerkin descontínuos: formulação, análise numérica e aplicações

Resumo:

O presente projeto objetiva fortalezar a cooperação Brasil-China em computação científica, proporcionando a atração e fixação do pesquisador Rongpei Zhang no âmbito da Bolsa de Atração de Jovens Talentos do Programa Ciência Sem Fronteiras, de maneira a propiciar a expansão dos grupos de pesquisa do LNCC/MCTI nos domínios da modelagem computacional e análise numérica com aplicações em problemas de grande interesse nas áreas de meio ambiente, reservatório de petróleo, águas subterrâneas, aeronáutica e fluxos biológicos. Mais especificamente este projeto visa ao desenvolvomento e análise de métodos de elementos finitos apoiados em formulações de Galerkin Descontínuo associados a métodos de elementos finitos híbridos, objetivando eficiêcia computacional aliada a estabilidade e precisão.

Instituição/UF/País:

Laboratório Nacional de Computação Científica - RJ - Brasil

Vigência:

25/09/2012-24/09/2015

Abner de Siervo

Ciências Exatas e da Terra

Física
Currículo
Título do Projeto:

produção e caracterização de monocamadas de materiais híbridos de dirac: grafeno e dicalcogenados

Resumo:

A maior parte dos materiais formados por camadas bidimensionais, entre eles o grafeno, os dicalcogenados e outros materiais que apresentam propriedades similares ao grafeno, são conhecidos como materiais de Dirac. Tais materiais apresentam um grande potencial para aplicações em diversas áreas de alta-tecnologia, além de representarem um playground para o desenvolvimento e o entendimento de novos fenômenos físicos proporcionados pelo confinamento quântico da geometria 2D do sistema, quando estes são “forjados” na forma de uma monocamada. Apesar das propriedades fascinantes que tais materiais apresentam alguns obstáculos inerentes ao material ou às técnicas de fabricação, impedem sua utilização em aplicações de alta-tecnologia como dispositivos e sensores. Por exemplo, o grafeno é um semicondutor de gap zero, enquanto alguns dicalcogenados apresentam abertura de gap. Tanto o grafeno, quanto os dicalcogenados esfoliados não permitem escalonamento de produção de dispositivos eletrônicos. Já o crescimento de monocamada de dicalcogenados por MBE (Molecular Beam Epitaxy) ou CVD (Chemical Vapor Deposition) ainda é um desafio. É possível crescer grafeno em grandes áreas por diferentes métodos; por outro lado, ainda não foi possível atingir um controle necessário do número de camadas e na qualidade do grafeno epitaxial crescido sobre o isolante SiC. Finalmente, sem abrir o gap ou poder isolar o grafeno crescido epítaxialmente em metais de transição, sua utilização é meramente para fins acadêmicos e provas de conceito. Desta forma, inúmeros esforços e esquemas de funcionalização destes materiais têm sido utilizados na literatura visando o maior controle no proces ... so de produção e das características do material. Um caso emblemático é o grafeno crescido sobre Ir(111). Ir(111) é o único metal de transição onde o grafeno cresce epitaxialmente por método CVD, com folha única, única orientação e quase free-standing. Neste projeto propomos estudar a funcionalização de grafeno epitaxial crescido sobre metal de transição, particularmente Ir(111) com dois objetivos principais: 1- criar um método eficiente para isolar o grafeno de altíssima qualidade crescido sobre Ir(111); 2- combinar híbridos de grafeno e outros materiais como óxido ou isolantes e outros materiais de Dirac que poderão ter impacto na fabricação de dispositivos.

Instituição/UF/País:

Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil

Vigência:

17/11/2014-16/11/2017

Abraão David Costa do Nascimento

Ciências Exatas e da Terra

Probabilidade e Estatística
Currículo
Título do Projeto:

análise de dados polsar via teoria estatística da informação e processamento de sinais

Resumo:

Um grande desafio da atualidade é o sensoriamento remoto de fenômenos ambientais e meteorológicos sobre a superfície da terra. Sistemas de Radar de Abertura Sintética Polarimétrico (PolSAR) têm se mostrado ferramentas eficientes na solução de problemas de sensoriamento remoto. Neste projeto, objetivamos gerar contribuições de natureza teórica, prática e computacional para analisar imagens PolSAR.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil

Vigência:

18/11/2014-17/11/2017

Abraham Hirsz Zimerman

Ciências Exatas e da Terra

Física
Currículo
Título do Projeto:

hierarquias integraveis e suas simetrias

Resumo:

Este projeto visa dar continuidade ao trabalho do grupo desenvolvido nos ultimos anos sobre modelos integraveis, algebras infinitas e a teoria dos solitons. Um dos principais objetivos deste projeto e baseado no estudo da estrutura algebrica de hierarquias integraveis em 1+1 dimensoes, a construcao sistematica de solucoes soliton em termos da teoria de representacoes de algebras de Kac-Moody, suas simetrias e a generalizacao para hierarquias supersimetricas.

Instituição/UF/País:

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil

Vigência:

29/05/2014-28/05/2017

Abrahão Fontes Baptista

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Currículo
Título do Projeto:

osteoartrite de joelho: efeito da eletroestimulação transcraniana associada a exercícios na dor, função e representação cortical

Resumo:

A osteoartrite (OA) de joelho é uma doença com grande impacto na função e qualidade de vida dos indivíduos. Exercícios terapêuticos têm sido usados para tratar a dor e função, porém seus resultados são apenas a curto prazo. É possível que este resultados insatisfatório seja devido às mudanças plásticas que ocorrem no cérebro na presença de dor crônica. Isto faria com que a correção dos padrões de movimentos e aquisições de valências como força e resistência muscular que podem ser atingidos pelos exercícios sejam parcialmente impedidos por um cérebro com baixa capacidade plástica. Atualmente são desconhecidas tanto as consequências da OE de joelho na excitabilidade e mapeamento cortical do quadríceps, um músculo que apresenta-se em disfunção nesta doença, quanto os resultados da combinação dos exercícios com estratégias eletroterapêuticas que possam aumentar a plasticidade cerebral cortical nesta condição. Este trabalho visa investigar o efeito da Eletroestimulação Transcraniana com Corrente Constante (ETCC) associada a exercícios na dor e função de indivíduos com osteoartrite de joelho, correlacionando seus possíveis achados com mudanças na excitabilidade e representação cortical dos músculos reto femoral, vasto lateral e vasto medial.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil

Vigência:

19/11/2014-18/11/2017

Abramo Hefez

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
Currículo
Título do Projeto:

singularidades em geometria algébrica e folheações holomorfas

Resumo:

A Geometria Algébrica é uma área de destaque em Matemmática, sendo um ponto de confluência de outros ramos tais como teoria de folheações complexas, teoria de números, topologia, teoria de códigos, entre outros. O foco desse projeto é o estudo das singularidades sob os pontos de vista local e global. O estudo local compreende a análise das singularidades através da atribuição de certos invariantes para facilitar a sua classificação. Isto envolve na maioria das vezes o desenvolvimento de algoritmos e técnica computacionais sofisticadas. No aspecto global, grande parte da Geometria Algébrica contemporânea dedica-se ao estudo da degeneração de estruturas geométricas visando também problemas de classificação. O projeto possui duas linhas principais: Singularidades em Geometria Algébrica e Singularidades em Folheações Holomorfas, que se entrelaçam, uma oferecendo métodos à outra. A equipe técnica do projeto é constituída por 7 membros, a grande maioria de jovens pesquisadores da UFF muito bem qualificados. O projeto conta ainda com a colaboração de 9 pesquisadores da UFF, a maioria jovens promissores e muito motivados, além de uma rede ampla de colaboradores externos.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil

Vigência:

07/11/2012-06/11/2015

Abramo Hefez

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
Currículo
Título do Projeto:

conexões em singularidades brasil/eua

Resumo:

Nesses últimos anos, seguindo a tendência da Matemática brasileira, a Teoria de Singularidades floresceu no país, com vários grupos com pesquisa consolidada na área e outros em desenvolvimento ou em formação. Este projeto envolve além da UFF, instituição sede do proponente, as seguintes instituições associadas onde as singularidades são estudadas: ICMC-USP, UEM, UFC, UFPB, UFSCar e IBILCE-UNESP. Esses grupos vêm trabalhando em diversos problemas que varrem um amplo espectro de assuntos centrais e atuais dentro da Matemática e que, em alguns casos, possuem pontos de vista complementares, explorando desde os aspectos topológicos até os geométricos e algébricos que salutarmente têm se mesclado. Em recentes anos, a UFF, instituição do proponente, vem agregando aos seus quadros jovens pesquisadores de várias partes do mundo, formando um numeroso grupo de Geometria Algébrica com vários integrantes interessados em Teoria de Singularidades e que tem atraído um número crescente de bons alunos de pós-graduação. É nesse cenário, buscando uma maior integração e colaboração com outros grupos no país e no exterior, é que estamos propondo trazer como Pesquisador Visitante Especial o Professor Titular Terence Gaffney da Northeastern University, em Boston, consagrado pesquisador na área e que possui sólidos laços científicos com os vários grupos associados a essa proposta. O Professor Gaffney é um dos principais pesquisadores na área de singularidades. Sua atuação em pesquisa inclui resultados fundamentais sobre singularidades finitamente determinadas, nas categorias reais e complexas, e a utilização de invariantes algébricos para o estudo de equisingularidade ... de famílias de aplicações. Em anos recentes, tem liderado novas descobertas sobre extensões da multiplicidade de Buchsbaum-Rim e suas aplicações à teoria de singularidades. Prof. Gaffney mantém há muitos anos uma estreita colaboração com os singularistas brasileiros, especialmente os de São Carlos. Sua primeira visita ao Brasil foi em 1990 ao ICMC-USP e, desde então, outras visitas ocorreram por ocasião dos Workshops on Real and Complex Singularities, organizados a cada dois anos por aquele grupo. Nessas ocasiões, manteve contatos científicos com pesquisadores de outras instituições, como Abramo Hefez (UFF), Roberto Bedregal (UFPB), Alexandre Fernandes (UFC), Marcelo Escudeiro Hernandes (UEM), entre outros. Algumas visitas do Prof. Gaffney se estenderam por períodos longos, ocasiões em que muito se beneficiaram alunos de doutorado que puderam usufruir de sua competência científica e de sua disponibilidade. A extensão desta colaboração a outros centros de pesquisa em singularidades no Brasil vai proporcionar novas alternativas de pesquisa sobre métodos algébricos na teoria de singularidades nos diversos centros participantes. A formação dos jovens pesquisadores é um dos principais benefícios esperados. Os grupos associados a essa proposta com os seus respectivos principais membros são: UFF, com Abramo Hefez, Thiago Fassarella, Nivaldo Medeiros, Rodrigo Salomão, e colaboradores e alunos. ICMC-USP, com Maria Aparecida Ruas, Raimundo Nonato dos Santos, Marcelo Saia, Farid Tari, Victor Hugo Perez, Nivaldo Grulha e colaboradores e alunos. UEM, com Marcelo Hernandes, Maria Elenice Hernandes, Rodrigo Martins, Patricia Baptistelli, Marcela Silva, Mauro Fernando Iglesias e alunos. UFC, com Alexandre Fernandes, Lev Birbrair, Vincent Grandjean e alunos. UFPb, com Roberto Bedregal, Aurélio Menegon Neto, Lizandro Sanches Challapa, Miriam da Silva Pereira e alunos. UFSCAR, com João Tomazella, Grazielle Barbosa, Bruna Oréfice e alunos. IBILCE-UNESP, com João Carlos Costa, Michelle Zanchetta, Luciana Martins, Sergey Agafonov e alunos.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil

Vigência:

28/11/2014-27/11/2017

Acacia Aparecida Angeli dos Santos

Ciências Humanas

Psicologia
Currículo
Título do Projeto:

validade, precisão e normatização de instrumentos de avaliação de habilidades linguísticas com crianças do ensino fundamental

Resumo:

Não Informado

Instituição/UF/País:

Universidade São Francisco - SP - Brasil

Vigência:

13/11/2012-12/11/2015

Acacia Fernandes Lacerda de Carvalho

Ciências Biológicas

Genética
Currículo
Título do Projeto:

estudo de aneuploidias em espermatozóides e infertilidade masculina

Resumo:

A infertilidade conjugal está relacionada a etiologias variadas, incluindo fatores masculinos, femininos e Esterilidade de Origem Desconhecida (EOD). As alterações genéticas somáticas, incluindo as anormalidades cromossômicas, são responsáveis por uma parcela significativa dos casos. A freqüência aumentada de aneuplodias em espermatozóides diminui as chances de fertilidade humana e aumenta o risco de nascimentos com malformações congênitas. O objetivo geral deste trabalho é detectar e avaliar a presença de aneuploidias em espermatozóides de homens cujo casal está se submetendo ao tratamento de reprodução assistida pela técnica de injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI).Todos os pacientes submetidos a ICSI na clínica IVI em um período de aproximadamente 30 meses, com parâmetros seminais e cariótipo do casal normais que concordarem em participar do estudo irão compor a amostra a ser estudada. As análises das aneuploidias serão realizadas através da técnica de Hibridação in situ por Fluorescência (FISH), utilizando sondas para os cromossomos 13, 18, 21, X e Y. Após os procedimentos de fertilização serão avaliados: o perfil embriológico obtido e o resultado reprodutivo. Espera-se com este estudo realizar uma correlação entre o genótipo seminal e o resultado reprodutivo pós ICSI para melhor compreensão dos fatores genéticos envolvidos na etiologia da infertilidade conjugal e na falha de implantação após procedimento de reprodução assistida.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil

Vigência:

19/11/2012-18/11/2015

Acácio Aparecido de Castro Andrade

Ciências Exatas e da Terra

Física
Currículo
Título do Projeto:

determinação do índice de refração não-linear n2 em diferentes materiais

Resumo:

Este projeto visa a implementação da técnica de Varredura-Z (Z-scan) no Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia e a sua utilização na caracterização de diversos tipos de sólidos dopados com íons terras-raras ou pontos quânticos, com ênfase na determinar do índice refração não-linear n2 e na discriminação dos efeitos de Lente Térmica e Lente de População. Os resultados obtidos com esta técnica irão complementar os estudos de caracterização térmica e ótica de diferentes materiais dopados com terras-raras que o Grupo de Propriedades Térmicas e Ópticas de Materiais do Instituto de Física vem realizando.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil

Vigência:

19/11/2014-18/11/2017

Acary Souza Bulle Oliveira

Ciências da Saúde

Medicina
Currículo
Título do Projeto:

antroposofia aplicada à saúde:
 tratamento da dor em síndrome pós poliomielite (spp) com medicamentos e terapias antroposóficas

Resumo:

Resumo do Projeto: ANTROPOSOFIA APLICADA À SAÚDE:
 TRATAMENTO DA DOR EM SÍNDROME PÓS POLIOMIELITE (SPP) COM MEDICAMENTOS E TERAPIAS ANTROPOSÓFICAS O objetivo do projeto é testar a eficácia do tratamento antroposófico na dor em pacientes com Síndrome Pós Poliomielite. Para tal iremos distribuir 32 pacientes em quarto grupos: A) grupo controle que receberá tratamento convencional, B)grupo que receberá terapias não-medicamentosas e medicação tópica em forma de gel contendo insumos antroposóficos, C) grupo que receberá apenas as terapias não-medicamentosas e D) grupo que receberá apenas a medicação tópica. As terapias não-medicamentosas serão Terapia Artistica antroposófica, Reorganização Neurofuncional e Terapia Externa Antroposófica, aplicadas semanalmemte e o gel compost sera aplicado diariamente nos locais de dor. O estudo avaliará como desfecho a evolução do quadro álgico e a qualidade de vida dos pacientes após 3 meses de intervenção. A dor sera avaliada pelos instrumento EVA e McGill e a qualidade de vida pelo WHOQoL-Bref e SOC. Será ainda realizada termometria para avaliação da evolução da dor. O estudo será conduzido no Ambulatório de Doenças Neuromusculares do Departamento de Neurologia da Unifesp.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil

Vigência:

09/12/2013-08/12/2015

Acelino Couto Alfenas

Ciências Agrárias

Agronomia
Currículo
Título do Projeto:

dispersão de haplótipos de ceratocystis fimbriata em diferentes hospedeiros no brasil e no mundo

Resumo:

A murcha-de-ceratocystis causada por Ceratocystis fimbriata é, atualmente, uma das mais importantes doenças de plantas arbóreas considerando condições de campo, devido à natureza vascular das infecções, os danos causados e das características do patógeno que dificultam o controle. A doença tem se alastrado por diversas regiões brasileiras atingindo vários hospedeiros de importância agronômica e florestal. Recentemente foi comprovado que o fungo possui alta variabilidade genética e sua dispersão no Brasil provavelmente vem ocorrendo a partir de mudas contaminadas. Diante da crescente importância da doença no Brasil e no mundo, o presente projeto tem por principais objetivos: (i) investigar as plantas árboreas dos diferentes tipos de vegetação brasileiras, de modo a confirmar se o patógeno pode ser nativo das regiões que possuem vegetação do tipo Cerrado; (ii) verificar a sobrevivência do fungo no solo, em restos vegetais e a disseminação por insetos em condições de campo; (iii) comparar os haplótipos do fungo no Brasil, originários de diferentes hospedeiros, por meio de sequenciamento de regiões genômicas e por microssatélites; (iv) comparar os haplótipos do fungo no Brasil com os haplótipos encontrados mundialmente, especialmente China, África do Sul, Sultanato de Omã, India e Paquistão; e (v) verificar a patogenicidade dos isolados de plantas nativas e exóticas do Brasil para dar suporte aos resultados de filogenia e genotipagem.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil

Vigência:

08/11/2013-07/11/2016

Mostrando 1 - 20 de 19.332 resultados.
de 967

Navegue pelo mapa do Portal Navegue pelo mapa do Portal

Outros Sites
 
De segunda a sexta das 8h30 às 18h30
0800 61 96 97
 
 
SHIS QI 1 Conjunto B - Blocos A, B, C e D
 
 Lago Sul - Brasília.DF - Cep: 71605-001
 
 Horário de funcionamento do CNPq
Segunda a sexta - 8h30 às 12h00 e 14h00 às 18h30