Projetos de Pesquisa

Buscar Limpar
Mostrando 1 - 20 de 14.222 resultados.
de 712

Abdelfettah Sifeddine

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
Currículo
Título do Projeto:

paleohidrologia do nordeste brasileiro durante o último milênio com base em biomarcadores orgânicos em sedimentos lacustres e guanos em cavernas do rio grande do norte, brasil “paleonordeste”

Resumo:

O projeto PALEONORDESTE, visa aprofundar os conhecimentos relacionados as mudanças climáticas e impactos sobre os ciclos hidrológicos e os ecossistemas continentais do Nordeste Brasileiro, com enfoque para os últimos 1000 anos. Este projeto visa uma abordagem da geoquímica orgânica com uma resolução temporal muito alta a partir de sedimentos lacustres do lago Boqueirão (RN) e depósito de guano coletado na Caverna do Urubu, Felipe Guerra-RN. O projeto PALEONORDESTE, baseado no pedido de Bolsa Jovem Talento (BJT), se dedicará a coleta de uma grande quantidade de marcadores (variáveis geoquímicas, orgânicas, isotópicas, biomarcadores) que servirão para reconstruir as temperaturas e/ou as precipitações do Nordeste Brasileiro. A validação dos marcadores durante o último século será realizada graças aos dados instrumentais prévios. Procurar-se-á responder às seguintes perguntas: 1. Como evoluiu o clima e a hidrologia do Nordeste durante o último milênio? 2. Quais são as variabilidades oceânicas do Atlântico que controlaram estas mudanças? 3. As variações climáticas observadas no Nordeste evoluem na mesma direção a longo prazo com outras regiões do Brasil? 3. Qual é a relação entre as variabilidades, os extremos climáticos e as tendências registradas durante os últimos 1000 anos? Do ponto de vista estrutural, o projeto PALEONORDESTE é um projeto específico, que permitirá ao departamento de geoquímica da Universidade Federal Fluminense reforçar e estabelecer uma estreita colaboração com o IRD-França através de projetos de cooperação bilateral (Projeto PRIMO), do laboratório de estudos de matéria orgânica contribuindo para o desenvolvimento do domínio das muda ... nças climáticas. Tais atividades permitirão ainda planejar a continuidade da qualificação de recursos humanos no Brasil. Os resultados obtidos servirão de base para o melhor entendimento dos desastres naturais no passado os quais representam uma ferramenta extremamente importante para o governo brasileiro e especificamente para a região do Nordete para que ocorra uma melhor gestão dos desastres naturais no futuro. Dentro deste projeto um esforço de valorização dos dados, em conjunto entre pesquisadores brasileiros e franceses será realizado.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil

Vigência:

23/01/2014-22/01/2016

Abel Guilhermino da Silva Filho

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
Currículo
Título do Projeto:

petropower: impacto no consumo de energia em arquiteturas não convencionais (fpga e gpu) para modelagem sísmica de alto desempenho

Resumo:

O Brasil tem como uma de suas principais fontes a extração e refinamento do petróleo, que encontra-se concentrado em vários pontos do continente e costa brasileira, em poços subterrâneos, com diferentes profundidades, desde centenas a milhares de metros abaixo do nível do mar. Empresas brasileiras como a Petrobrás, exploram hoje com sucesso poços a quilômetros de profundidade, como o projeto pré-sal, um desafio de bilhões de dólares em investimento. A maioria das companhias de petróleo apóiam-se na interpretação sísmica para definir os lugares de exploração dos poços. Apesar dos métodos sísmicos serem indiretos, já que eles não indicam onde está o petróleo, mas sim, como é a estrutura geológica do terreno, a probabilidade de localização de um poço com sucesso é bem maior quando tais métodos são utilizados. Por isso, a utilização destes métodos é de grande importância para essas empresas. Em geral, a utilização destes métodos, como o método de Kirchhoff e RTM, nessas áreas complexas, torna-se necessário a introdução de várias restrições e compromissos para a melhora da qualidade das imagens geradas. Os principais problemas que tornam o RTM extremamente custoso são a grande quantidade de dados necessários para a computação de um único ponto e a computação para tratamento de bordas do modelo, já que a modelagem, diferentemente da propagação das ondas no terreno físico, possui reflexões artificiais na borda do modelo. No entanto, soluções atuais depositadas em grandes clusters fazem com que o consumo de energia seja bastante elevado, fazendo com que grandes centrais de abastecimento sejam necessárias para alimentar o processamento. A proposta deste trab ... alho visa avaliar o consumo de energia de soluções alternativas tais como FPGA e GPU e fazer comparações em termos da energia consumida nos vários cenários. Além de acelerar o tempo de computação dos resultados, tais soluções alternativas de processamento, permitem economizar o consumo de energia, especificamente no que diz respeito ao FPGA.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil

Vigência:

12/11/2013-11/11/2016

Abelardo Antônio de Assunção Montenegro

Engenharias

Engenharia Sanitária
Currículo
Título do Projeto:

análise de diferentes padrões de precipitação em estudos hidrológicos e conservacionistas em parcelas no semiárido

Resumo:

Os padrões hidrológicos de chuva têm forte influência no escoamento superficial, transporte de sedimentos, e umedecimento do solo em encostas. Na região semiárida é comum o emprego da agricultura de sequeiro durante o período chuvoso. Nessa região, devido à irregularidade na distribuição das chuvas, a adoção de práticas de conservação da umidade do solo, é particularmente importante uma vez que o plantio de sequeiro ocorre logo após as primeiras chuvas do ano. Dentre as alternativas de conservação de água e solo, a adoção de cobertura morta tem sido amplamente investigada. Em regiões semiáridas ocorre pronunciada sazonalidade do conteúdo de umidade do solo, com forte impacto no comportamento hidrológico das bacias hidrográficas, e na geração de escoamento superficial. Características regionais propiciam elevada susceptibilidade desses ambientes para processos erosivos e degradação ambiental. Neste projeto objetiva-se ampliar os conhecimentos relativos a padrões de chuva no semiárido de Pernambuco, caracterizar estatisticamente as chuvas, e avaliar o desempenho de técnicas conservacionistas. Simulador de chuva, possibilitando adoção de intensidade variável no tempo, será aplicado, para reprodução de padrões predominantes.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil

Vigência:

06/11/2012-05/11/2015

Abelardo Antônio de Assunção Montenegro

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
Currículo
Título do Projeto:

estudo do desempenho de tecnologias para a conservação de água e solo no semiárido

Resumo:

A precipitação e o escoamento superficial são as duas componentes do ciclo hidrológico com maior importância no semiárido. A identificação e compreensão dos fenómenos e processos que condicionam o escoamento superficial e a infiltração da água no solo são cruciais para a conservação do solo e da água e para o planejamento de medidas de mitigação da degradação ambiental de áreas semiáridas, notadamente por erosão. O escoamento superficial em zonas agrícolas contribui também significativamente para o problema da qualidade da água em bacias hidrográficas. Sendo a maioria de fertilizantes, pesticidas e outros agroquímicos aplicados superficialmente, no solo, é importante conhecer a dinâmica do transporte destas substâncias no escoamento superficial. Esse transporte afeta a qualidade das águas a jusante, podendo constituir uma fonte de poluição e afetar os ecossistemas em áreas a jusante das da aplicação dos agroquímicos. A avaliação do desempenho de técnicas conservacionistas, tais como as baseadas na adoção de cobertura morta, requer a aplicação de metodologias que identifiquem a dinâmica de umidade do solo, assim como caracterizem a micro-drenagem, particularmente em encostas que sejam utilizadas para a prática agrícola. Este estudo propõe o desenvolvimento e a aplicação de técnicas avançadas de quantificação de fluxo e transporte sólido em áreas sob declive, tanto em laboratório quanto em campo, e o detalhamento de processos hidrológicos associados a diferentes condições de cobertura do solo.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil

Vigência:

12/08/2013-11/08/2016

Abelardo Silva Júnior

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
Currículo
Título do Projeto:

inibição seletiva da replicação do vírus da cinomose canina via silenciamento gênico mediada por vetor viral

Resumo:

Devido às características da doença e também à grande importância para a saúde Animal e o impacto econômico de sua infecção na população canina, o vírus da cinomose canina (CDV) é alvo potencial de estudo sobre terapia antiviral. Adicionalmente, apesar de existir vacinas comerciais, a cinomose persiste como uma das doenças canina de maior incidência e mortalidade tendo seu índice de letalidade inferior somente à raiva. Neste sentido o grupo de pesquisadores vem realizando estudos na busca de estratégias antivirais contra o vírus da cinomose canina. Dentro deste estudo, foram testados compostos polifenólicos com ação antiviral moderada contra o CDV. Buscando novas estratégias no controle da replicação do CDV, como candidatos na terapia antiviral, o silenciamento gênico por RNA de interferência vem mostrando resultados promissores contra replicação de vírus de importância veterinária. Também o grupo de pesquisadores vem trabalhando na construção de vetores para a terapia gênica vacinal. Plasmídeos contendo a seqüência que codifica a proteína capsidial do circovirus suíno 2 já foram produzidos e testados em modelos murinos. A associação de conhecimentos na área da pesquisa de substâncias com potencial antiviral contra vírus de interesse veterinário e na construção de vetores para terapia gênica permite o desenvolvimento desta proposta, na qual serão criados vetores virais contendo sequências inibitórias da expressão gênica de proteínas do vírus da cinomose canina. Numa primeira fase desta proposta serão realizados estudos para o isolamento sequências inibitórias da expressão da nucleoproteína (NP). Posteriormente, a seqüência com maior potencial inibitór ... io do ciclo de replicação viral será transferida ao vetor Adenovírus humano 5 (Ad5) e novos testes “in vitro” de inibição da replicação do CDV com o vetor modificado serão realizados. Espera-se que as seqüências selecionadas apresentem ação sobre a replicação do CDV. Espera-se também, que o vetor de adenovirus contendo o cassete de inibição replicativa possua a capacidade de bloquear o ciclo de infecção do CDV nas células por meio de uma ação antiviral. A longo prazo, espera-se que ao se verificar a ação antiviral “in vitro” deste vetor recombinante, possam ser realizados estudos experimentais “in vivo” sobre condições controladas e ensaios experimentais em animais naturalmente infectados.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil

Vigência:

05/11/2012-04/11/2015

Abelmon da Silva Gesteira

Ciências Biológicas

Genética
Currículo
Título do Projeto:

omic insights on genotype/environment interaction to improve small citrus fruit quality

Resumo:

The Nordeste citrus industry is mainly dedicated to the fresh-fruit market and there is a tendency for small citrus fruit production increment (Neves et al., 2010), particularly for high quality and easy-peeler mandarin and clementine fruits. Moreover, even if a large range of diversity exists among mandarins and clementines (Barkley et al., 2006; Ollitrault et al., 2012), the commercial varietal range of these small fruits is still very limited in Brazil. One of the difficulties is that the mandarin and clementine quality is highly dependent from genotype and environmental conditions; in tropical conditions, fruits will be less colored and more acidic. On the other hand, most of the breeding programs to improve citrus quality are developed in the Mediterranean (Italy, Spain, France and Morocco); little work is done on citrus breeding in the tropical and subtropical regions. This project proposes to develop an interactive international network to analyse the small citrus fruit quality, using OMICs (e.g. transcriptomics, proteomics) and biotechnological approaches, focusing on the interaction genotype-environment. For this purpose, we plan to analyse mandarin and clementine genotypes common on germplams of two countries presenting climatic contrasts: Nordeste of Brazil (tropical) and Spain (temperate Mediterranean). Different strategies to analyse the quality will be used: i) analysis of fruit and juice colour, fruit and skin size, juice percent; ii) determination of total soluble solids and titrable acidity, carotenoid contents, etc.; iii) analysis of the biosynthetic pathway of the metabolites involved in quality at transcriptional and translational l ... evels. In conclusion, this proposal has the final objective to develop strong OMIC insights in the elaboration of quality under tropical area to optimize breeding programs to obtain colored fruits with high sugar and low acid contents, which enjoy the consumer demand and encourage sustainable economic and social development in tropical areas. To complete this objective, we count on the support of the competences, expertise, known-how and international relationships of the Dr. Patrick Ollitrault, from Cirad (Centre de Cooperation Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement, France). The Dr. Ollitrault is internationally known for his work on citrus (more than 40 articles and book chapters published in the last 5 years, all in high impact factors journals) and has a large interaction network with other citrus research groups, in particular with the Instituto Valenciano de Investigaciones Agrarias (IVIA, Spain) where the Dr. Ollitrault is located (agreement Cirad ? IVIA), the INRA (France) and its station located in Corsica, the CNR (Italy), and the Domaines Abbes Kabbages (private partner from Morocco). This project will be developed between Brazil, France and Spain, for plant material supply, physiological and biochemical analyses and for OMICs experiments. The co-advised Ph.D. student will actuate mainly in the Brazilian and Spanish institutions.

Instituição/UF/País:

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - BA - Brasil

Vigência:

21/12/2012-20/12/2015

Abelmon da Silva Gesteira

Ciências Biológicas

Genética
Currículo
Título do Projeto:

híbridos triploides de tangerinas sem sementes: uma alternativa à citricultura brasileira para mercado de frutas frescas

Resumo:

O Brasil é líder mundial na produção frutos e de suco concentrado de laranja. Entretanto, a opção pelo mercado de laranjas e tangerinas in natura pode render maiores lucros aos produtores, como ocorre em diversas regiões da Espanha e na Califórnia, EUA. Atualmente, a cadeia citrícola espanhola, mesmo com uma área planta consideravelmente inferior à do Brasil, consegue melhores resultados ao focar-se no agronegócio de frutas frescas, ao invés do suco concentrado. Parte desse sucesso é devido à estratégia mercadológica de trabalhar com frutas sem sementes, de maior valor agregado, sendo esta uma tendência mundial. O Brasil não pode ficar à margem dessa realidade e nem refém do pagamento de dividendos (royalties) vultosos, necessários à permissão de exploração comercial de variedades desenvolvidas por programas internacionais de melhoramento genético; variedades estas que, hoje, estão presentes em diversos mercados consumidores em nível mundial. Considerando as regiões ecofisiográficas no nordeste brasileiro em que se têm potencial para expansão dos cultivos de variedades de laranjeiras doces e de tangerineiras, destaca-se a Chapada Diamantina, a exemplo dos municípios de Ibicoara, Barra da Estiva etc. Nesta linha, a criação de híbridos triploides é uma importante via de desenvolvimento de novas variedades cítricas com frutos sem sementes. A obtenção de híbridos triploides a partir de cruzamentos entre parentais diploides e subsequente resgate de embriões in vitro e validação do nível de ploidia por citometria de fluxo, constitui-se em uma metodologia eficaz na geração de variedades para consumo in natura sem sementes. Os programas de melhoramento de tang ... erineiras triploides são essencialmente desenvolvidos na bacia do mediterrâneo (Itália, Espanha, França e Marrocos) e nos Estados Unidos e a eficiência destes programas é determinada pela localização geográfica destes países, que apresentam temperaturas baixas favorecendo a obtenção de triploides. Sabe-se que fatores ambientais (ex. luz, temperatura, água, dentre outros), podem influenciar a poliploidização. Isto posto, o objetivo da presente proposta é induzir a formação de genótipos triploides, a partir de estresse por deficiência hídrica, com finalidade de uso de variedades copas e introduzir 300 novos híbridos triploides/ano, criados especificamente para o Brasil pelo Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement – CIRAD, Montpellier, França. Cabe ressaltar que a introdução destes 300 híbridos/ano está fundamentada no acordo de cooperação técnica firmado entre a Embrapa e a instituição supracitada. Portanto, a execução da presente proposta contribuirá para obtenção de variedades triploides de citros, laranjeiras doces e tangerineiras, com frutos sem sementes e alto valor agregado como frutas de mesa.

Instituição/UF/País:

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - BA - Brasil

Vigência:

09/11/2013-08/11/2016

Abimael Fernando Dourado Loula

Engenharias

Engenharia Mecânica
Currículo
Título do Projeto:

métodos de galerkin descontínuos: formulação, análise numérica e aplicações

Resumo:

O presente projeto objetiva fortalezar a cooperação Brasil-China em computação científica, proporcionando a atração e fixação do pesquisador Rongpei Zhang no âmbito da Bolsa de Atração de Jovens Talentos do Programa Ciência Sem Fronteiras, de maneira a propiciar a expansão dos grupos de pesquisa do LNCC/MCTI nos domínios da modelagem computacional e análise numérica com aplicações em problemas de grande interesse nas áreas de meio ambiente, reservatório de petróleo, águas subterrâneas, aeronáutica e fluxos biológicos. Mais especificamente este projeto visa ao desenvolvomento e análise de métodos de elementos finitos apoiados em formulações de Galerkin Descontínuo associados a métodos de elementos finitos híbridos, objetivando eficiêcia computacional aliada a estabilidade e precisão.

Instituição/UF/País:

Laboratório Nacional de Computação Científica - RJ - Brasil

Vigência:

25/09/2012-24/09/2015

Abraham Hirsz Zimerman

Ciências Exatas e da Terra

Física
Currículo
Título do Projeto:

hierarquias integraveis e suas simetrias

Resumo:

Este projeto visa dar continuidade ao trabalho do grupo desenvolvido nos ultimos anos sobre modelos integraveis, algebras infinitas e a teoria dos solitons. Um dos principais objetivos deste projeto e baseado no estudo da estrutura algebrica de hierarquias integraveis em 1+1 dimensoes, a construcao sistematica de solucoes soliton em termos da teoria de representacoes de algebras de Kac-Moody, suas simetrias e a generalizacao para hierarquias supersimetricas.

Instituição/UF/País:

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil

Vigência:

29/05/2014-28/05/2017

Abramo Hefez

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
Currículo
Título do Projeto:

singularidades em geometria algébrica e folheações holomorfas

Resumo:

A Geometria Algébrica é uma área de destaque em Matemmática, sendo um ponto de confluência de outros ramos tais como teoria de folheações complexas, teoria de números, topologia, teoria de códigos, entre outros. O foco desse projeto é o estudo das singularidades sob os pontos de vista local e global. O estudo local compreende a análise das singularidades através da atribuição de certos invariantes para facilitar a sua classificação. Isto envolve na maioria das vezes o desenvolvimento de algoritmos e técnica computacionais sofisticadas. No aspecto global, grande parte da Geometria Algébrica contemporânea dedica-se ao estudo da degeneração de estruturas geométricas visando também problemas de classificação. O projeto possui duas linhas principais: Singularidades em Geometria Algébrica e Singularidades em Folheações Holomorfas, que se entrelaçam, uma oferecendo métodos à outra. A equipe técnica do projeto é constituída por 7 membros, a grande maioria de jovens pesquisadores da UFF muito bem qualificados. O projeto conta ainda com a colaboração de 9 pesquisadores da UFF, a maioria jovens promissores e muito motivados, além de uma rede ampla de colaboradores externos.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil

Vigência:

07/11/2012-06/11/2015

Acacia Aparecida Angeli dos Santos

Ciências Humanas

Psicologia
Currículo
Título do Projeto:

validade, precisão e normatização de instrumentos de avaliação de habilidades linguísticas com crianças do ensino fundamental

Resumo:

Não Informado

Instituição/UF/País:

Universidade São Francisco - SP - Brasil

Vigência:

13/11/2012-12/11/2015

Acacia Fernandes Lacerda de Carvalho

Ciências Biológicas

Genética
Currículo
Título do Projeto:

estudo de aneuploidias em espermatozóides e infertilidade masculina

Resumo:

A infertilidade conjugal está relacionada a etiologias variadas, incluindo fatores masculinos, femininos e Esterilidade de Origem Desconhecida (EOD). As alterações genéticas somáticas, incluindo as anormalidades cromossômicas, são responsáveis por uma parcela significativa dos casos. A freqüência aumentada de aneuplodias em espermatozóides diminui as chances de fertilidade humana e aumenta o risco de nascimentos com malformações congênitas. O objetivo geral deste trabalho é detectar e avaliar a presença de aneuploidias em espermatozóides de homens cujo casal está se submetendo ao tratamento de reprodução assistida pela técnica de injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI).Todos os pacientes submetidos a ICSI na clínica IVI em um período de aproximadamente 30 meses, com parâmetros seminais e cariótipo do casal normais que concordarem em participar do estudo irão compor a amostra a ser estudada. As análises das aneuploidias serão realizadas através da técnica de Hibridação in situ por Fluorescência (FISH), utilizando sondas para os cromossomos 13, 18, 21, X e Y. Após os procedimentos de fertilização serão avaliados: o perfil embriológico obtido e o resultado reprodutivo. Espera-se com este estudo realizar uma correlação entre o genótipo seminal e o resultado reprodutivo pós ICSI para melhor compreensão dos fatores genéticos envolvidos na etiologia da infertilidade conjugal e na falha de implantação após procedimento de reprodução assistida.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil

Vigência:

19/11/2012-18/11/2015

Acary Souza Bulle Oliveira

Ciências da Saúde

Medicina
Currículo
Título do Projeto:

antroposofia aplicada à saúde:
 tratamento da dor em síndrome pós poliomielite (spp) com medicamentos e terapias antroposóficas

Resumo:

Resumo do Projeto: ANTROPOSOFIA APLICADA À SAÚDE:
 TRATAMENTO DA DOR EM SÍNDROME PÓS POLIOMIELITE (SPP) COM MEDICAMENTOS E TERAPIAS ANTROPOSÓFICAS O objetivo do projeto é testar a eficácia do tratamento antroposófico na dor em pacientes com Síndrome Pós Poliomielite. Para tal iremos distribuir 32 pacientes em quarto grupos: A) grupo controle que receberá tratamento convencional, B)grupo que receberá terapias não-medicamentosas e medicação tópica em forma de gel contendo insumos antroposóficos, C) grupo que receberá apenas as terapias não-medicamentosas e D) grupo que receberá apenas a medicação tópica. As terapias não-medicamentosas serão Terapia Artistica antroposófica, Reorganização Neurofuncional e Terapia Externa Antroposófica, aplicadas semanalmemte e o gel compost sera aplicado diariamente nos locais de dor. O estudo avaliará como desfecho a evolução do quadro álgico e a qualidade de vida dos pacientes após 3 meses de intervenção. A dor sera avaliada pelos instrumento EVA e McGill e a qualidade de vida pelo WHOQoL-Bref e SOC. Será ainda realizada termometria para avaliação da evolução da dor. O estudo será conduzido no Ambulatório de Doenças Neuromusculares do Departamento de Neurologia da Unifesp.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil

Vigência:

09/12/2013-08/12/2015

Acelino Couto Alfenas

Ciências Agrárias

Agronomia
Currículo
Título do Projeto:

dispersão de haplótipos de ceratocystis fimbriata em diferentes hospedeiros no brasil e no mundo

Resumo:

A murcha-de-ceratocystis causada por Ceratocystis fimbriata é, atualmente, uma das mais importantes doenças de plantas arbóreas considerando condições de campo, devido à natureza vascular das infecções, os danos causados e das características do patógeno que dificultam o controle. A doença tem se alastrado por diversas regiões brasileiras atingindo vários hospedeiros de importância agronômica e florestal. Recentemente foi comprovado que o fungo possui alta variabilidade genética e sua dispersão no Brasil provavelmente vem ocorrendo a partir de mudas contaminadas. Diante da crescente importância da doença no Brasil e no mundo, o presente projeto tem por principais objetivos: (i) investigar as plantas árboreas dos diferentes tipos de vegetação brasileiras, de modo a confirmar se o patógeno pode ser nativo das regiões que possuem vegetação do tipo Cerrado; (ii) verificar a sobrevivência do fungo no solo, em restos vegetais e a disseminação por insetos em condições de campo; (iii) comparar os haplótipos do fungo no Brasil, originários de diferentes hospedeiros, por meio de sequenciamento de regiões genômicas e por microssatélites; (iv) comparar os haplótipos do fungo no Brasil com os haplótipos encontrados mundialmente, especialmente China, África do Sul, Sultanato de Omã, India e Paquistão; e (v) verificar a patogenicidade dos isolados de plantas nativas e exóticas do Brasil para dar suporte aos resultados de filogenia e genotipagem.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil

Vigência:

08/11/2013-07/11/2016

Achilea Candida Lisboa Bittencourt

Ciências da Saúde

Medicina
Currículo
Título do Projeto:

avaliação molecular da leucemia/linfoma de células t do adulto (atl) e dos estados pre-linfomatosos

Resumo:

Esta proposta visa investigar marcadores fenotípicos e moleculares da leucemia/linfoma das células T do adulto (ATL) relacionados com seu desenvolvimento e evolução. Pretendemos avaliar os marcadores de fenotipagem e morfologia linfocitária das células tumorais circulantes e nas lesões cutâneas, o tipo de clonalidade de células T, de integração proviral e carga proviral do vírus linfotrópico para células T humanas tipo-1 (HTLV-1) nas diferentes formas da doença e nas posiveis formas prelinfomatosas. A avaliação de integração proviral será feita através das técnicas de southern blot e de PCR invertido e longo (ILPCR) em sangue periférico e lesões de pacientes com as diferentes formas de ATL: aguda, linfomatosa, crônica, smoldering e tumoral primária de pele. Estas mesmas técnicas serão feitas também em sangue periférico de portadores assintomáticos com lesões cutâneas suspeitas de ATL e em pacientes com dermatite infecciosa associada ao HTLV-1 (DIH) com células atípicas no sangue periférico, portanto, suspeitos de estarem em evolução para ATL. Nosso alvo é contribuir para o entendimento dos mecanismos de oncogênese do HTLV-1 e da evolução das formas pré-linfomatosas e iniciais de ATL para as formas mais graves. Serão determinados, quando da realização da técnica do ILPCR, os locais de integração proviral no genoma da célula infectada nos pacientes de ATL e nos pacientes com possíveis formas pré-linfomatosas. Estes resultados serão correlacionados com a morfologia tumoral, fenotipagem no sangue e no tecido e o prognóstico. Procederemos à determinação da carga proviral considerando a região tax do provirus nas 5 diferentes formas de ATL e em pacientes ... de DIH, com ou sem células atípicas. Nosso intuito é determinar se há variações de carga proviral nas diferentes formas de ATL e qual a sua importância na classificação clínica da doença. Será feita também associação entre esses resultados e os dados clínicos, hematológicos e de evolução dos pacientes de ATL. Este projeto será desenvolvido em colaboração com o Laboratório de Patologia Experimental (LAPEX) do Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz – FIOCRUZ –Bahia e com a Clínica Dermatológica da UFBA. Pretende-se desenvolver uma tese de doutorado e uma de mestrado e treinamento em alunos de iniciação científica. Espera-se também realizar 2 publicações científicas em revistas indexadas e internacionais e apresentações em congressos de Dermatologia e de Oncovirologia. Neste projeto serão desenvolvidas técnicas moleculares para integração viral ainda não disponíveis no Brasil, o que representa um avanço tecnológico.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil

Vigência:

29/11/2012-28/11/2015

Acilon Himercírio Baptista Cavalcante

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
Currículo
Título do Projeto:

incubadora de linguagens digitais de empreendimentos de economia solidária.

Resumo:

A Incubadora de Linguagens Digitais de Empreendimentos de Economia Solidária, é um projeto de extensão e pesquisa da Faculdade de Artes Visuais através do Curso de Tecnologia em Produção Multimídia da Universidade Federal do Pará, que visa promover projetos dentro das linguagens digitais voltados à economia solidária que tencionem a geração de renda e inclusão digital, ora voltada para comunidades tradicionais da Amazônia e pessoas em situação ou área de risco, ora para o desenvolvimento de projetos dentro da área educacional que visem a inclusão social, a valorização do patrimônio histórico-cultural e a inovação tecnológica.Os princípios que norteiam o desenvolvimento de projetos pela incubadora serão o da gestão colaborativa, do incentivo à economia criativa e a relevância de suas ações para o desenvolvimento da Amazônia. Entendem-se por linguagens digitais produtos desenvolvidos a partir da tecnologia digital tanto on-line quanto off-line, tais como games, aplicativos, revistas digitais, sites, blogs, webtv, quadrinhos digitais, mídias sociais e softwares que funcionem através de computadores, celulares, gadgets e dispositivos móveis variados. Espera-se com este projeto, promover tanto a economia solidária quanto a economia criativa, incorporar na juventude estudantil paraense princípios de desenvolvimento econômico junto com o desenvolvimento sustentável e quem sabe, garantir aos jovens que tiverem trabalhos contemplados pelo edital, uma forma de sobrevivência que aproveite todo o capital criativo e cultural que as pessoas da Amazônia possuem e podem transformá-los em negócio, ou mais que isso, em riqueza. Assim, este projeto irá primeiramente enu ... merar os objetivos da Incubadora, seguido de dados que mostram a necessidade de expansão do capital criativo na geração de conteúdo digital na Amazônia e como isso pode se tornar uma ferramenta para ajudar a prover a sustentabilidade na Região. Fechará com a metodologia de incubação que achamos mais adequada para nossa realidade, com orçamento, cronograma e metas a serem cumpridas.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal do Pará - PA - Brasil

Vigência:

13/12/2013-12/12/2015

Ada Maria de Barcelos Alves

Ciências Biológicas

Microbiologia
Currículo
Título do Projeto:

desenvolvimento de vacinas contra dengue e o estudo da patogênese da doença

Resumo:

A dengue é uma importante doença, com sintomas que variam desde a febre do dengue até a febre hemorrágica e síndrome do choque (DHF/DSS). Seu agente etiológico é o vírus da dengue, que compreende quatro sorotipos antigenicamente distintos (DENV1-4). Devido à grande importância dessa doença, a OMS elegeu o desenvolvimento de uma vacina contra a dengue como uma de suas prioridades. Entretanto, uma das maiores dificuldades neste campo é a necessidade de obtenção de uma vacina eficaz contra os quatro sorotipos virais e a falta de um modelo experimental que reproduza a doença em todas as suas variáveis. Algumas evidências apontam a proteína do envelope (E) e as proteínas não-estruturais 1 e 3 (NS1 e NS3) como antígenos com capacidade de gerar respostas imunes protetoras contra DENV. Contudo, outros relatos mostram que respostas imunes contra estas mesmas proteínas podem estar relacionadas aos casos mais graves da doença. A vacina de DNA parece simular uma infecção viral natural e induz respostas imunes, celular e humoral, de longa duração contra diferentes patógenos. Neste sentido, o grupo coordenado por mim vem trabalhando com vacinas de DNA contra dengue desde 2002, construindo plasmídeos específicos para esta abordagem e testando sua eficiência em cultura de células e em modelos animais. Sendo assim, o presente projeto visa estender estes estudos com o desenvolvimento de vacinas de DNA contendo as sequências que codificam as proteínas virais E, NS1 e NS3, avaliando o efeito de sua expressão na proteção e/ou patogênese da dengue e o mapeamento das respostas imunes envolvidas nestes processos. Além disso, pretendemos continuar estudos em andamento no labor ... atório para o estabelecimento de modelos experimentais da infecção com DENV, correlacionando-os com estudos com amostras de casos fatais da doença.

Instituição/UF/País:

Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil

Vigência:

28/06/2012-27/06/2016

Adaildo Gomes D Assuncao

Engenharias

Engenharia Elétrica
Currículo
Título do Projeto:

desenvolvimento de ferramentas de eletrônica de potência e técnicas de comunicação sem fio para o modelo do "smart grid" brasileiro

Resumo:

O conceito de Redes Elétricas inteligentes (“Smart Grid”) é um termo guarda-chuva, empregado para abrigar, uma série de tecnologias que têm sido desenvolvidas como alternativa para os métodos tradicionais de operação. Este conceito pode garantir uma intensa competição entre fornecedores de energia e habilitar o uso de fontes de energia intermitentes, estabelecendo uma grande e nova área de monitoramento e automação de sistemas. Estas técnicas, metodologias e instrumentos permitem a forte integração entre grandes sistemas de transmissão e de geração distribuída, habilitando um eficiente sistema de tolerância a faltas. Além disso, este novo modelo permite a utilização das forças de mercado para controlar a demanda e promover a conservação de energia. A adoção do conceito Smart Grid introduz os seguintes benefícios ao sistema: confiabilidade, flexibilidade, eficiência, e equilíbrio ambiental. O Estado da Arte do sistema de Redes Elétricas Inteligentes (“Smart Grid”) aponta para uma necessidade premente de adequação da pesquisa brasileira e assimilação destes novos conceitos. Em geral, a produção de conhecimento é suscitada pelos programas de graduação (PG). Dentre as PGs brasileiras não há nenhum programa que estude em conjunto todos os aspectos que envolvam os conceitos, ferramentas e dispositivos requeridos para implementação de uma rede elétrica inteligente no Brasil. Na região nordeste do Brasil há duas PGs referente às IES: UFCG, e UFRN que por questões de proximidades e de vocação possuem forte integração de pesquisa oriunda de projetos de cooperação. Por conta disso, é bastante oportuna a proposição de um projeto neste edital para estudar dois tópi ... cos essências do modelo “Smart Grid”; Eletrônica de Potência e Sistemas de Comunicação. Neste intuito, este projeto se proporia a desenvolver estudos para desenvolvimento de ferramentas, meios e dispositivos, dentro das linhas supracitadas para utilização em Redes Elétricas Inteligentes. A chave para o sucesso da implantação do sistema reside no projeto de uma arquitetura de sistema de comunicação que atenda às necessidades distintas de largura de banda, throughput e latência, visando recuperar, gerenciar, armazenar e integrar as grandes quantidades de dados que os dispositivos inteligentes irão produzir na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, visando atender de maneira inteligente às demandas distribuídas dos usuários finais. Considerando-se que há uma falta de padrões de comunicação que atendam às exigências largura de banda, throughput e latência no ambiente de computação distribuída aplicado ao modelo do “Smart Grid” brasileiro, que será implantado no extenso território nacional, esta proposta de projeto de pesquisa visa analisar, conceber e avaliar uma arquitetura de sistema de comunicação que atenda aos requisitos operacionais exigidos neste cenário.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil

Vigência:

30/12/2011-29/12/2015

Adailton João Bortoluzzi

Ciências Exatas e da Terra

Química
Currículo
Título do Projeto:

síntese e caracterização de novos complexos metálicos como modelos funcionais para hidrolases e intercaladores no dna

Resumo:

O presente projeto tem por objetivos preparar e caracterizar uma série de complexos mono e binucleares com ligante aminifenólicos, envolvendo metais de transição d e f, como modelos funcionais para metalohidrolases e com possível atividade biológica. As hidrolases são enzimas que clivam hidroliticamente biomoléculas. As nucleases são as enzimas responsáveis pela clivagem das cadeias fosfídicas dos ácidos nucléicos (DNA e RNA), enquanto que as peptidases clivam as ligações peptídicas das cadeias protéicas. Sabe-se muito pouco a respeito da função específica destas enzimas e de que forma as mesmas atuam. O crescente interesse na modelagem destas enzimas está relacionado ao estudo do mecanismo de ação das metalonucleases e ao grande potencial de aplicação desses modelos na indústria farmacêutica e na biotecnologia, envolvendo a formulação de novos medicamentos e modificação genética de plantas e animais, respectivamente. Modelos miméticos capazes de clivar os ácidos nucléicos em sítios específicos e por via hidrolítica são de grande interesse para a manipulação genética. Complexos metálicos que apresentem a capacidade de interagir com cadeias protéicas e/ou ácidos nucléicos podem ser utilizados no campo da medicina como agentes de contraste, quimioterápicos ou biomarcadores. Um campo de pesquisa desafiador e muito promissor é o desenvolvimento de compostos ativados por luz, os quais fazem parte do recente conceito de aplicação que é a terapia fotodinâmica. Os complexos modelos para hidrolases, contendo metais de transição d, devem possuir na esfera de coordenação e em posições vizinhas um ligante lábil para ser substituído pelo substrato e uma espécie nuc ... leofílica (-OH) para atacar o substrato ativado. Devido a expansão da esfera de coordenação, o mecanismo de ação de hidrolases artificiais contento lantanídeos ainda não foi elucidado, mas mostraram-se altamente eficientes na promoção da clivagem hidrolítica de cadeias fosfídicas. Neste sentido, são objetivos do grupo a preparação de novos complexos mononucleares e binucleares de metais de transição d e f, com diferentes ligantes aminofenólicos, visando o estudo da estabilidade e atividade dos novos modelos nos processos hidrolíticos das ligações fosfodiéster e peptídicas. A completa caracterização dos novos complexos e a determinação do modo de ação destes certamente contribuirão para o estabelecimento do mecanismo de clivagem de biomoléculas pelas metalohidrolases e pelos modelos latanídicos. Também é nosso interesse avaliar o potencial dos novos complexos como fármacos inorgânicos e possível aproveitamento como agentes de contraste, biomarcadores ou quimioterápicos.

Instituição/UF/País:

Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil

Vigência:

27/11/2012-26/11/2015

Adair de Aguiar Neitzel

Ciências Humanas

Educação
Currículo
Título do Projeto:

estratégias de ensino inovadoras: o pibid de letras

Resumo:

Essa pesquisa visa analisar quais as estratégias de ensino no campo da leitura literária que os licenciandos de Letras promovem por meio do Programa Docência na Educação Básica/PIBID/UNIVALI, quais as concepções que as subjazem e como essas estratégias colaboram para a formação de leitores no ensino médio. O PIBID é um programa federal que visa incentivar a formação de professores para a educação básica, contribuindo para a elevação da qualidade da escola pública. Na UNIVALI, o curso de Letras participa deste programa cuja atividade principal a ser desenvolvida numa escola pública é a promoção de projetos na área da leitura literária. Essa é uma pesquisa de análise documental, de abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados será os portfólios produzidos pelos licenciandos durante o desenvolvimento do projeto, a partir do primeiro e segundo semestres de 2011, postados no ambiente Sophia da instituição. Os dados coletados serão categorizados a luz das concepções de literatura de Lajolo (1993; 2009), Paz (1993) e Eco (2003) e a análise de conteúdo será efetuada conforme orientações de Bardin (2007). O problema de pesquisa proposto é: Quais as estratégias de ensino no campo da leitura literária que o PIBID de Letras promoveu no decorrer deste programa, quais as concepções que as subjazem e como essas estratégias colaboram para a formação de leitores no ensino médio.

Instituição/UF/País:

Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil

Vigência:

05/12/2012-04/12/2015

Mostrando 1 - 20 de 14.222 resultados.
de 712

Navegue pelo mapa do Portal Navegue pelo mapa do Portal

Outros Sites
 
De segunda a sexta das 8h30 às 18h30
0800 61 96 97
 
 
SHIS QI 1 Conjunto B - Blocos A, B, C e D
 
 Lago Sul - Brasília.DF - Cep: 71605-001
 
 Horário de funcionamento do CNPq
Segunda a sexta - 8h30 às 12h00 e 14h00 às 18h30