Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alcides Nóbrega Sial

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • a transição permiano–triássico (ptb) e o vulcanismo contemporâneo a ela: quimioestratigrafia de hg e isótopos de hg
  • Quimioestratigrafia de Hg, Corg, Ccarb e COT será plicada à algumas sucessões sedimentares contínuas (ou quase) que marquem a transição Permiano–Triássico (PTB), cuja bioes-tratigrafia seja conhecida (Brasil e outras localidades, incluindo a seção GSSP em Meishan, China), além de isó-topos de Hg em picos de Hg/TOC para confirm-ação da ori-gem vulcanogênica do Hg e seu papel na extinção em massa nesta transição. Os métodos a serem utilizados incluem: (a) seleção de seções geológicas onde existam amostragem de alta resolução (escala centimétrica) ou onde serão feitas amostragem neste projeto, (b) análise de Hg e de isótopos de Hg; (c) obtenção de amostras de vulcânicas dos Traps Siberianos (Russia) para determinação de Hg e isótopos de Hg para contrastá-los com Hg das seções do PTB em questão (d) análise de isótopos de C (orgânico e inorgânico), (e) análises químicas de Si, Mg, Fe, Sr, Ca, Mn, Si, Rb, Ba, (g) Eu, Ce, Mo/Al e isótopos de Cr como “proxy” para investigação do estado de oxidação no PTB. Espera-se contribuir para o estudo de flutuações de d13Ccarb e d13Corg na transição Permiano–Triássico e a confirmação do papel do vulcanismo na extinção em massa, utilizando Hg como “proxy” e isótopos de Hg (δ202Hg e Δ201Hg). O mérito e originalidade desta proposta são: (a) contribuir para a investigação da PTB globalmente, utilizando Hg como ferramenta alternativa na investigação do papel do vulcanismo (Traps Siberianos) na extinção em massa no PTB, (b) utilização de isótopos de Hg para investigar se houve fracionamento isotópico durante o transporte desde o centro vulcânico até os pontos de deposição analisados e se foram os voláteis ligados às lavas ou às freatomagmáticas explosivas ricas em voláteis que desempenharam papel prepon-derante na extinção em massa que marcou o PTB.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alcimar Barbosa Soares

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • integração sensório-motora como estratégia para potencialização do reaprendizado motor de pacientes paréticos pós-ave
  • Esta pesquisa tem por objetivo testar a hipótese de que a reabilitação de pacientes hemiparéticos pós-AVE pode ser potencializada por estratégias de reaprendizado motor, que, por sua vez, estaria fortemente associado à possível recuperação de programas motores desorganizados ou perdidos em razão da lesão, por meio de protocolos que associem treinamentos motores e sensoriais. Como elemento para compor a execução combinada de treinamentos motores e sensoriais, propõe-se o uso da técnica de biofeedback associada a elementos de realidade virtual (RV) e aumentada (RA). Os ambientes RA e RV tem por função permitir o controle da retroalimentação sensorial durante a execução de tarefas motoras, enquanto o biofeedback atuará como elemento de apoio ao processo de aprendizagem e que privilegia o enfoque neuro-cognitivo do treinamento. Para validação da proposta será realizado um estudo controlado do tipo analítico experimental na qual serão selecionados, por amostra de conveniência, voluntários que sofreram Acidente Vascular Encefálico (AVE), de ambos os sexos. É esperado que os resultados dessa pesquisa forneçam subsídios para soluções alternativas e eficientes, quando comparado aos protocolos tradicionais de tratamento.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alcina Maria Testa Braz da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • cultura científico-tecnológica nos contextos formativos contemporâneos
  • O projeto proposto visa investigar, a partir de um diagnóstico psicossocial, elementos simbólicos relacionados à utilização das denominadas “tecnologias educacionais” e se as relações entre eles caracterizariam a emergência de uma cultura científico-tecnológica nos espaços formativos, definidos como campo de investigação. Em particular, a pesquisa busca identificar e analisar as representações, social e culturalmente construídas e difundidas, acerca das tecnologias digitais, e as relações dessas representações com o ensino do conhecimento científico. Essas tecnologias surgem com a promessa da inovação, sendo naturalizadas como tal nos espaços formativos. A partir do ponto de vista histórico e sociocultural, esse projeto problematiza tal concepção, resgatando os pensamentos e significações elaborados e partilhados por professores da área científica, em seus espaços de formação e de exercício da prática profissional, e por alunos em seus contextos escolares. Nesta perspectiva, busca relações entre significações atribuídas ao uso das tecnologias digitais, aos conceitos de tecnologia e de ciência por esses grupos. O marco teórico-metodológico consiste na Teoria das Representações Sociais, segundo a abordagem moscoviciana (1961/1976, 2003, 2012), estabelecendo um diálogo com autores como Jodelet (2001), Gilly (2001), Abric (2016) e Jovchelovitch (2004). O desenho de pesquisa envolve os grupos de professores em formação, em seus respectivos cursos de Licenciaturas nas áreas científicas (Física, Química e Biologia), de professores que atuam com as disciplinas científicas na Educação Básica, considerando o Ensino Médio, e de alunos deste segmento de ensino. O contexto de coleta de dados envolve: (i) Brasil - Estado do Rio de Janeiro (Cidades: Rio de Janeiro e Nilópolis) e o Estado de São Paulo (Cidade de Diadema e São Paulo) e (ii) Portugal (Cidades: Aveiro e Vila Real). Os instrumentos de coleta de dados são os documentos oficiais, entrevistas narrativas, grupos focais, questionários semiestruturados. O quadro de tratamento dos dados tem em sua configuração, abordagens qualitativas e quantitativas: análise discursiva, a partir da construção de redes semânticas, com suporte do software ATLAS.ti, análise de figuras e esquemas argumentativos, com base nas técnicas da retórica e da lógica e a análise textual de similitude, com o apoio do software IraMuTeQ.
  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alcindo Cipriano Argolo Mendes

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • ignorância pluralística nos processos deliberativos do conselho de administração das organizações cooperativas: em análise a destinação das sobras operacionais.
  • Nas organizações cooperativas, a boa governança visa maximizar a confiança e minimizar os conflitos e tem-se nas deliberações coletivas a possibilidade de alinhar a estratégia de gestão aos interesses individuais dos cooperados. Entretanto, estudos sinalizam para a incidência de dissonância no comportamento dos cooperados quando participam de processos decisórios abertos, em assembleias, em que se encontram expostos à avaliação do seu grupo social. Essa dissonância ocorre em função do erro de avaliação da norma social, intitulado na psicologia social de Ignorância Pluralística, que pode resultar em decisões errôneas e não atreladas aos princípios cooperativistas. Para compreender o que gera essa dissonância no comportamento dos cooperados, com esta pesquisa busca-se responder à seguinte pergunta: Por que os cooperados mudam de opinião quando estão expostos à deliberação coletiva e contribuem para gerar resultados dissociados dos seus objetivos pessoais/individuais? Para tanto, sob a perspectiva da teoria da Ignorância Pluralística, buscar-se-á por meio do método documental e levantamento de dados (survey) trazer novas explicações para um melhor entendimento sobre o comportamento dos cooperados em processos decisórios democráticos, especificamente em relação à destinação as sobras operacionais. A análise recai sobre as decisões do conselho de administração, mecanismo de governança cooperativa, para esclarecer os processos de interação dos cooperados na condução da cooperativa, o que pode contribuir para que se cumpra o papel de garantir os interesses igualitários nessas organizações. A proposta em curso sinaliza para o potencial de melhor compreender a atuação dos cooperados em diferentes realidades e ramos de atividade, criando condições para repensar os processos decisórios das cooperativas ou melhorá-los, podendo resultar em contribuições tanto teoricamente quanto empiricamente para o desenvolvimento de novas metodologias e novas frentes de agendas de pesquisas sobre o desempenho de associações cooperativas e para melhorar as condições materiais que visem amenizar a incidência do viés da ignorância pluralística nos processos decisórios deste tipo de organização. A originalidade do trabalho está na importância dada aos aspectos comportamentais das deliberações coletivas, cujo estudo se mostra relevante para o desenvolvimento e a consolidação deste tipo de organização.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 08/09/2018-30/09/2021
Foto de perfil

Alcindo Neckel

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • atual situação ambiental dos cemitérios da cidade de passo fundo/rs - brasil
  • Os cemitérios provocam impactos significativos sobre o meio ambiente. Alguns cemitérios no Brasil, estão em sua quinta camada de sepultamentos. Isso pode cada vez mais se tornar um fator contaminante, sendo que, após o falecimento de um indivíduo da espécie humana, a matéria passa a sofrer ações de bactérias e enzimas, destruindo gradualmente os tecidos que se transformam em gases, sais e líquidos. A caracterização da atual situação de contaminação, para possível adequação ambiental será de extrema importância para o município de Passo Fundo (RS) e outras principais cidades do Rio Grande do Sul, é até mesmo para todo o Brasil. Sendo assim, o objetivo geral desta proposta de pesquisa é avaliar a posição geográfica dos cemitérios estudados em relação a sobreposição geográfica dos recursos hídricos, considerando, a degradação arquitetônica sobre o quantitativo dos túmulos, e a possível contaminação do solo por metal pesado nos cemitérios urbanos da cidade de Passo Fundo/RS - Brasil. O Grupo de Pesquisa Sociedade, ambiente e impactos ambientais urbanos, sobre a linha de pesquisa: Impactos Ambientais Urbanos, desenvolverá o diagnóstico da atual situação ambiental de quatro cemitérios urbanos da cidade de Passo Fundo, por meio do mapeamento dos cemitérios urbanos, com a aplicabilidade do Geoprocessamento contemplando o perímetro geral dos cemitérios e verificando as características de conservação dos túmulos para a elaboração de um banco de dados que contenha informações sobre metais pesados, aliada às seguintes variáveis: tempo e tipo de sepultamento, nível de permeabilidade do solo, nível de contaminação por metais pesados e aplicabilidade da geoestatística para análise dos resultados. Os resultados do estudo proporcionarão o uso de novas tecnologias aplicadas ao geoprocessamento e análise de dados geoestatísticos para à avaliação do ambiente; estabelecimento de parcerias com a Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Passo Fundo (RS) para consolidação e divulgação do estudo desenvolvido dentro deste projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); desenvolvimento, junto aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED, percepções e capacitações para a compreensão da problemática e desenvolvimento do projeto (Atual situação ambiental dos cemitérios da cidade de Passo Fundo/RS - Brasil), criando um diferencial na sua formação acadêmica, guiando este profissional para um mercado de trabalho competitivo, que exige cada vez mais formações multidisciplinares, assim como a proposta deste projeto, que envolve questões ambientais e sociais, dentro do contexto urbano; desenvolvimento de argumentos poderá orientar o desenvolvimento de políticas públicas, reforçando assim, a oportunidade da adequação local baseada no controle ambiental dos cemitérios. A participação em eventos científicos ao longo do projeto, bem como a concepção de trabalhos acadêmico-científicos possibilitará aos discentes e pesquisadores envolvidos o aperfeiçoamento e a estruturação das ideias para concepção de um projeto, preparando o aluno para uma futura carreira acadêmico-científica.
  • Fundação Meridional - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alcineia Conceição Oliveira

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • óxidos ternários nanoestruturados a base d e ce e fe aplicados a oxidação seletiva de hidrocarboneto
  • O projeto propõe a busca de catalisadores para a geração de valiosos produtos usados em química fina, via reações oxidação seletiva dos hidrocarbonetos. Tal proposta insere-se no contexto de síntese, caracterização e avaliação de catalisadores para conversão de hidrocarbonetos de baixo valor agregado (etilbenzeno, estireno, benzil álcool), em intermediários químicos valiosos para a indústria, através do estudo das reações de oxidação catalítica dos referidos hidrocarbonetos. De acordo com a proposta, pretende-se aumentar a seletividade de catalisadores contendo ferro e cério a benzaldeído, epóxido de estireno e ácido benzóico, bem como melhorar a resistência dos catalisadores à desativação, através de estratégias de síntese. Esta proposta insere-se no contexto do desenvolvimento científico e tecnológico do país, por possibilitar a produção de um material com perspectivas de uso em plantas industriais e fortalecer a cooperação entre pesquisadores e formar recursos humanos na área de química e engenharia química Este fato, associado àquele da equipe já ter realizado testes preliminares com a reação e, portanto, já possuir experiência no tema, permite se esperar a apropriação competitiva dos resultados num prazo de 3 anos. Há poucos trabalhos na literatura aberta que investigaram a aplicação de sólidos nanoestruturados à produção de benzaldeído, epóxido de estireno e ácido benzóico, via transformação catalítica de hidrocarbonetos (etilbenzeno, estireno, benzil álcool), dado ao desenvolvimento recente do processo. A proposta do projeto é viável e a sua execução está assegurada pela necessidade das indústrias petroquímicas em agregar valor aos hidrocarbonetos de baixo valor comercial, bem como a infra-estrutura a ser melhorada na Universidade Federal do Ceará (UFC), com a aquisição dos materiais solicitados no projeto. Adicionalmente, ressalta-se a experiência da equipe no tema do projeto e a participação de pesquisadores externos à UFC.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alcione Aparecida de Almeida Alves

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • reator de leito fixo com energia solar fotovoltaica empregado na remoção de agrotóxicos da água de abastecimento público em área rural
  • Em virtude da detecção de agrotóxicos nas águas utilizadas para o consumo humano e considerando os seus efeitos deletérios à saúde humana, o emprego de tecnologia avançada, como a adsorção em reator de leito fixo (RLF) tem contribuído para a potabilização de água no país. Na atualidade, o RLF tem sido - em alguns raros casos no país - instalado em Estação de Tratamento de Água (ETA), a qual contempla o abastecimento público área urbana, ou seja, a população e os áreas rurais que possuem contato direto com a exposição de agrotóxicos não são contemplados por esta, ou por quaisquer tecnologias capazes de remover agrotóxicos das águas de consumo. Como forma de possibilitar a aplicação da referida tecnologia e maximizar a eficiência energética durante a potabilização de água, a energia solar fotovoltaica torna-se uma alternativa promissora, quando acoplada ao RLF. Nesse contexto, o objetivo deste projeto de pesquisa consiste em construir e avaliar a potencialidade de um RLF com energia solar fotovoltaica (ESF) empregado para a remoção de agrotóxicos da água de abastecimento público em área rural. Assim, essa pesquisa será conduzida em cinco etapas distintas, correspondentes a: (i) analisar águas utilizadas para o abastecimento público rural em municípios (26 ao total) da Região das Missões no Estado do RS, para identificar a contaminação por agrotóxicos e elencar uma propriedade rural cuja a contaminação tenha sido confirmada para a instalação do RLF-ESF; (ii) validar o procedimento analítico de detecção de agrotóxicos em água de abastecimento público, por meio da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência acoplada a Espectrofotômetro de Massa, de acordo com as exigências das aplicações analíticas de seletividade, linearidade, intervalo, precisão, exatidão, limite de detecção e limite de quantificação (iii) realizar a caracterização física, química e estrutural de um adsorvente comercial proveniente do epicarpo de babaçu (Orbignya phalerata) em comparação a um adsorvente de baixo custo e de aquisição na propriedade rural (Luffa Cylindrica), para fins de determinação do melhor custo benefício e por fim; (iv) confeccionar e avaliar a performance de um RLF com painel solar fotovoltaico acoplado a controlador e bomba e com capacidade de potabilização de até 2.000 L de água por dia. Com a associação desses resultados, pretende-se indicar parâmetros de dimensionamento de RLF para remoção de agrotóxicos de águas de consumo humano e passível de ser implantado em área rural.
  • Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alcyr Alves de Oliveira

Ciências Humanas

Psicologia
  • realidade virtual para reabilitação neurocognitva e motora na sarcopenia e na doença de parkinson
  • Nos últimos anos a população de idosos tem crescido em todas as partes do mundo. Com a melhoria das condições de saúde oferecidas mesmo em condições mínimas, os índices de mortalidade caem e com isso a sobrevivência até uma faixa etária superior aumenta. Os estudos na área da saúde de maneira geral têm focado nos prejuízos possíveis do envelhecimento, tanto cognitivos e sociais quanto físicos. Descrevendo melhor o envelhecimento é possível criar melhores condições de tratamento e intervenções mais apropriadas para suas necessidades. Com este foco, o estudo de programas de atividade física, dietária, e cognitiva para a, assim chamada, "terceira idade" têm sido traduzidas como aplicações de novas tecnologias para a manutenção da saúde física e mental. O emprego de realidade virtual imersiva tem sido um dos avanços recentes mais óbvios para a reabilitação de pacientes com dificuldades motoras e, principalmente, psicológicas. Sendo um tipo de tecnologia que explora o efeito perceptual de imersão visual, a realidade virtual permite a construção de ambientes para o desenvolvimento de tarefas, treinamento e aprendizagem de atividades específicas para diferentes tipos de condições. Neste estudo serão disponibilizados ambientes virtuais criados especificamente para pacientes com dois tipos de dificuldade motoras: sarcopenia e doença de Parkinson. O foco do estudo será observar as possíveis alterações cognitivas e motoras produzidas por treinamentos nestes ambientes virtuais.
  • Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alda Cristina Silva da Costa

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • mídia e violência: percepções e representações na amazônia
  • O projeto “Mídia e Violência: percepções e representações na Amazônia” integra um conjunto de pesquisas que tem como finalidade compreender como as pessoas percebem ou ‘consomem’ as narrativas de violência produzidas pelos jornais impressos, programas televisivos de caráter popular ou policial e pelas mídias sociais na Internet na Amazônia. Constata-se que nas narrativas midiáticas construídas há uma exposição demasiada de um discurso imagético negativo, com apelo ao sangue e à morte, esgarçamento da ética, cristalização de uma cultura do medo ou da violência, rótulos, estigmatizações e uma relação de tensão entre sujeitos e instituições. Nesse processo, as narrativas da mídia impressa misturam o factual com o ficcional e através do medo, constroem a ideia compartilhada segundo a qual “o bandido bom é o bandido morto” e que é necessária a intervenção policialesca do Estado, sem permitir a discussão ou reflexão sobre a violência que ocorre na sociedade amazônica. Do mesmo modo, nos programas televisivos é comum ouvir o enunciado “cidade de bem” ou “sociedade de bem”, repetido várias vezes pelos apresentadores dos programas de caráter popular, assim como por policiais. Esse enunciado prefigura uma construção ideal, em que tal construção enunciativa se fundamenta sobre o desejo social de proteção fossilizada no cotidiano paraense dos indivíduos que buscam a segurança por suas propriedades: bens materiais em si e a vida. Os programas utilizam com frequência a categorização idealizante de uma sociedade considerada “sociedade de bem”, em oposição a uma outra, implicitamente construída por enunciados narrativos como sociedade do mal. Assim, essa representação pode intervir de forma conflitual, ou seja, “é indício de um conflito de apreensões, impossível de ser decidido a não ser pela imposição de um ponto de vista único”, conforme escreve Michaud (1978, p.89), ao discutir a noção de violência. O referido projeto de pesquisa objetiva ouvir os sujeitos que ‘consomem’ diariamente as narrativas de violência. Para isso, pretende-se trabalhar com os seguintes atores sociais: os que sofreram diretamente atos violentos, representados pelos integrantes do Movimento pela Vida (Movida); e os receptores dessas narrativas midiáticas de violência, tanto impressas quanto televisivas em Belém (PA), Manaus (AM) e Amapá (AP). O objetivo do projeto é compreender as percepções, representações, usos e apropriações feitos pelos receptores do conteúdo das mídias, considerando que não estão no processo de produção e difusão das narrativas de violência, mas representam, no caso do receptor, a dimensão de repercussão social e simbólica dessas narrativas; no caso das vítimas, que são consideradas fontes periféricas de informação pela mídia, representam os indivíduos afetados pelo fenômeno da violência urbana, que podem dizer mais sobre a realidade do que cabe nas aspas e entrevistas da mídia na Amazônia. As percepções da violência do ponto de vista do fenômeno e da representação guiam nosso olhar para as questões que compõem tanto o cenário midiático da Amazônia quanto a ocorrência da violência na região. Analisamos cenários que se interceptam majoritariamente nos espaços urbanos, em que pesem ligações arquetípicas sobre a região Norte e a Amazônia, cujas construções conduzam a pensar a violência somente a partir dos conflitos agrários, ignorando as mazelas sofridas pela expansão urbana. Trabalhamos assim, com uma Amazônia que requer olhares diferenciados porque, mesmo do ponto de vista do local, apresenta heterogeneidades que se manifestam em contextos, nos quais se devem considerar as especificidades dos fenômenos socioculturais em intersecção com os fenômenos midiáticos. Por isso o nosso olhar vai além de Belém, capital do estado do Pará, e abarca Manaus, capital do Amazonas, e Macapá, capital do Amapá; ampliando a compreensão sobre as relações estabelecidas entre mídia e violência, e sobre as percepções das pessoas que integram esse território. Nas pesquisas que envolvem a mídia e os processos sociais é necessário conciliar metodologias, considerando que se identifica, por um lado, vários elementos na construção narrativa, entre eles, visuais, textuais e imagéticos; e por outro, do ponto de vista do receptor, uma variedade de possibilidades nas percepções e nos usos dessas narrativas, exigindo assim que o pesquisador selecione procedimentos metodológicos apropriados na análise dos produtos e recepção midiáticos. Utilizaremos como procedimentos metodológicos as seguintes técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica, análise de enquadramento, cartografia das vítimas e entrevista em profundidade. As escolhas foram feita em conformidade com o caráter da investigação. Na busca de compreender os aspectos da violência urbana de forma ampla, partimos da noção de “campo problemático” e de “problemas públicos e sociais” (QUÉRÉ. 2005; 2011), em que o crime, as falhas de segurança pública, a consolidação de um ‘industrialismo jornalístico’ de narrativas de violência, entre outros, podem ser compreendidos como “situações problemáticas”. Assim, do cenário que emerge desse campo, podemos inferir haver condicionamentos sociais, culturais e especificamente midiáticos, que devem ser levados em consideração na reflexão sobre mídia e violência na Amazônia. Além disso, essa necessidade nos impele a considerar a profusão de narrativas, bem como a pluralidade e difusão das experiências dos receptores, considerando a inserção dos sujeitos em contextos complexos da vida social. Por meio do estudo dessas práticas em contextos diferentes dentro da Amazônia, temos a possibilidade de compreender as similaridades e distanciamentos, bem como de olhar para diferentes realidades do país, que têm permanecido à margem de uma problematização sobre fenômenos de subjetividade social.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Aldair da Silva Guterres

Ciências da Saúde

Nutrição
  • enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do sus no estado do pará
  • A Atenção Básica de Saúde para a abordagem do paciente com obesidade tem como objetivo desenvolver um conjunto de ações para promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, oferecendo respostas as necessidades dos pacientes dando resolutividade aos problemas de saúde com alto conhecimento, mais baixa densidade de equipamentos, usando de todos os preceitos de funcionamento do SUS. No entanto, percebe-se a necessidade de uma rede muito mais complexa de saberes, serviço e instituições para elucidar os problemas de saúde mais prevalentes da sociedade. Esta proposta tem por objetivo construir uma rede interinstitucional de combate à obesidade no estado do Pará para subsidiar a PNAN nas três esferas do governo, nos três níveis do SUS e no tripé da Universidade de ensino, pesquisa e extensão.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 30/11/2018-31/03/2021