Projetos de Pesquisa

 

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Anelise Leal Vieira Cubas

Outra

Divulgação Científica
  • as engenharias e a computação no universo feminino
  • Esse projeto objetiva mostrar às estudantes do ensino médio de escolas públicas, que o ingresso em cursos de engenharia e computação/sistemas de informação pode ser uma possibilidade real de futuro profissional, oferecendo quatro oficinas que tem como base conhecimentos relacionados a área tecnológica aplicado ao universo feminino, sendo elas: conceitos de trigonometria por meio da fabricação de acessórios femininos com impressora a laser e 3D; aplicação de conhecimentos de química através da fabricação de sabão aromatizados com óleos essenciais; aplicação de conhecimentos de matemática e química na determinação das quantidades de calorias dos alimentos e aplicação de conhecimentos de computação com uso de realidade aumentada nas vestimentas femininas usadas no decorrer da história da mod. As oficinas serão desenvolvidas nos laboratórios de engenharia da Universidade, que por sua vez mostra suas potencialidades - estrutura física de laboratórios, equipe formada por um corpo docente altamente qualificado com experiência com a educação básica e alunos dos cursos de engenharia e computação/sistemas de informação, para atrair essas jovens de forma a cursar graduações nessas áreas.
  • Universidade do Sul de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 01/12/2018-31/05/2020
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Anelise Losangela Bertotti

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • caracterização isotópica e geocronologia dos corpos gabróico-graníticos de capela e dores, domínio macururé, cinturão sergipano
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Anelise Reis Gaya

Ciências da Saúde

Educação Física
  • os efeitos de um programa de futebol nas aulas de educação física sobre variáveis associadas à síndrome metabólica, marcadores inflamatórios e nívies de atividade física em crianças eutróficas e com excesso de peso
  • OBJETIVO: Avaliar os efeitos de um programa de futebol nas aulas de educação física sobre variáveis associadas a síndrome metabólica, marcadores inflamatórios e níveis de atividade física diário em crianças eutróficas e com excesso de peso corporal. DESENHO DO ESTUDO: Pesquisa de associação com interferência com abordagem quantitativa e estratégia quase-experimental. POPULAÇÃO: 480 estudantes dos anos inicias do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre pertencente à Rede Estadual de Ensino do Rio Grade do Sul. AMOSTRA: é aleatória por conglomerados, foram selecionados 100 estudantes em 10 turmas do 1o ao 5o ano. As turmas que constituem o grupo experimental (submetido ao programa de futebol) e o grupo controle (com aulas de educação física tradicionais) serão definidos por sorteio. Para assegurar a equivalência inicial entre os grupos a amostra será ajustada por emparelhamento. MÉTODO: Serão 4 meses de intervenção nas aulas de educação física escolar, com uma frequência semanal de duas vezes, com duração de 45-60 minutos. As aulas do grupo experimental preveem: aquecimento, parte principal com pequenos jogos e volta à calma. Na parte principal haverá o controle da intensidade do esforço por frequencimetro e escala de percepção de esforço de Borg que deverá atingir uma FC média maior do que 70% da FC máxima. As aulas tradicionais serão realizadas conforme planejamento dos professores de educação física da escola, incluindo diferentes manifestações da cultura corporal, sem o objetivo do controle de intensidade das atividades. As variáveis cardiometabólicas: glicose, insulina, HDL e triglicerídeos e os marcadores inflamatórios: leptina e adiponectina e a pressão arterial serão avaliados em laboratório, após doze horas de jejum, conforme protocolos previamente estabelecidos. O perímetro da cintura, índice massa corporal e a absorciometria com raios X de dupla energia (DEXA) serão utilizados para a avaliação da composição corporal e do perfil nutricional. Os níveis de aptidão cardiorrespiratório serão avaliados em um teste progressivo máximo, realizado em esteira rolante com a utilização de um ergoespirômetro, e os níveis de atividade física, considerando a média de atividade física (counts diários) de 5 dias consecutivos mensurado por acelerômetros. Todas as avaliações serão realizadas por um grupo de pesquisadores qualificados no Laboratório de Pesquisa do Exercício da UFRGS. Participarão do estudo crianças que concordarem em submeter-se as avaliações clínicas e cujos pais ou responsáveis assinarem termo de consentimento livre. O estudo será aprovado pelo comité de ética e pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre as PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES CIENTIFICAS pretende-se: (a) evidenciar que as práticas esportivas coletivas como conteúdo das aulas de educação física escolar, se adequadamente planejadas e com exigências de intensidade, frequência e duração constituem-se como relevantes agentes de promoção da saúde e de prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis em crianças e adolescentes; (b) evidenciar os efeitos de um programa de futebol nas aulas de educação física sobre as variáveis associadas a síndrome metabólica e marcadores inflamatórios em crianças eutróficas e com excesso de peso; (c) identificar e descrever os efeitos da prática do futebol nas aulas de educação física sobre as alterações nas categorias de risco dos componentes da síndrome metabólica e nos níveis dos marcadores inflamatórios; (d) verificar se os efeitos nas componentes da Síndrome Metabólica serão associados às alterações na aptidão cardiorrespiratória, independente das modificações na composição corporal.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Anelise Silveira Rublescki

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • comunicação e interdisciplinaridade: interfaces temáticas, metodológicas, epistemológicas e bibliográficas em artigos científicos e programas de pós-graduação
  • A origem de campos de estudos interdisciplinares como a Comunicação reside nos movimentos de convergência e sobreposição de conteúdos e metodologias e seu fortalecimento como campo científico, sendo a Comunicação um campo legitimado institucionalmente como espaço de produção acadêmica em nível de pós-graduação, reconhecido como de natureza inter, trans e multidisciplinar, pela complexidade dos fenômenos que abrange. O projeto discute e tensiona as tendências temáticas, autores nucleares, questões epistemológicas e métodos de pesquisa em Comunicação e as interfaces que caracterizam a interdisciplinaridade da área, bem como das linhas de pesquisa dos PPGs em Comunicação e em PPGs interdisciplinares.
  • Universidade Feevale - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anete Abramowicz

Ciências Humanas

Educação
  • transnacionalismo e proposta curricular para a educação das relações étnico-raciais e da diferença no ensino.
  • A proposta apresentada pretende estabelecer uma rede transnacional de investigação entre pesquisadores e pesquisadoras brasileiras em parceria com instituições internacionais: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Georgia State University (EUA), Centro de Estudos sobre América Latina- CLAS/Stanford University, Université d´Orleans e Université Paris-Nanterre (França), que há algum tempo desenvolvem pesquisas em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos, com o Grupo de Pesquisa: estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença, e com os/as pesquisadores/as que compõem a equipe desta proposta. O projeto que apresentamos objetiva, em uma primeira etapa, dar continuidade a pesquisa em curso que tem desenvolvido uma análise de contextos diferenciados de relações étnico-raciais estadunidense, colombiano, francês e brasileiro, no sentido de verificar como as universidades parceiras têm investigado a temática das relações étnico-raciais buscando identificar a maneira pela qual essas temáticas aparecem no ensino superior. Este projeto amplia a análise para verificar de que maneira estes temas aparecem na educação básica e no ensino médio. Pretende-se também, nesta primeira etapa, analisar se há confluências, entre o projeto que apresentamos com a Base curricular transnacional para os países do MERCOSUL, estudo realizado pelo Conselho Nacional de Educação/UNESCO e com outros currículos transnacionais. Desta forma, nesta primeira etapa, pretende-se identificar de que maneira a educação nos países envolvidos têm realizado mudanças e quais são elas, em sua estrutura formal, administrativa e normativa e quais pesquisas e ênfases têm sido produzidas na temática. Em uma segunda etapa, pretende-se elaborar uma proposta temática e curricular na perspectiva da diferença, particularmente, naquilo que se referem às relações étnico-raciais objetivando o combate ao racismo e às discriminações em diferentes contextos nacionais. Ao mesmo tempo, pretende-se como resultado disponibilizar materiais didáticos e paradidáticos, referências bibliográficas, documentário, repertório audiovisual e aulas no interior desta temática para que possam ser acessados em ambiente virtual, como um resultado piloto. O projeto tem como pressuposto epistemológico a construção da agência sob uma nova perspectiva e deste modo, exige outra base epistemológica e metodológica dos acontecimentos históricos, das linguagens, das artes, das ciências etc., de maneira a visibilizar os grupos que denominaremos minoritários e/ou subalternos (no decorrer da pesquisa pretendemos precisar tais conceitos), como, por exemplo, os negros, as crianças, os/as pobres, e aqueles/as que não fazem parte de grupos hegemônicos de gênero e sexualidade. Deste modo, o foco do projeto é construir referências teóricas de matrizes diversas de conhecimentos, de epistemologia e metodologia cuja centralidade seja a diferença para que se possa impactar e propor mudanças na educação das relações étnico-raciais e culturais. A metodologia da pesquisa é de natureza analítica e documental a partir dos pressupostos teóricos dos autores vinculados ao debate sobre a diferença. No interior da metodologia teremos uma pesquisa experimental ao disponibilizar como resultado uma proposta curricular transnacional, além de documentário e repertório audiovisual em um ambiente virtual de livre acesso. Procuraremos levar em conta na plataforma virtual à acessibilidade para a população surda, que terá tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anete Alberton

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • metodologias ativas e os estilos de aprendizagem e de decisão: aprendendo com jogos de empresas, casos para ensino e aprendizagem baseada em problemas
  • Os alunos aprendem quando os conteúdos são expostos junto as suas necessidades e objetivos pessoais (KOLB, RUBIN, McINTYRE, 1978); como existem objetivos pessoais, estes são inerentes ao indivíduo, no caso o aluno, o que determina a ele um estilo de aprendizagem. Conhecer os diversos estilos de aprendizagem, bem como os estilos de decisão, dos alunos tende a melhorar o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando que as técnicas e métodos de ensino sejam direcionados ao perfil dos alunos, podendo desta forma, estimular o desenvolvimento de competências. O estilo de aprendizagem refere-se a uma situação contínua e que deriva das formas de troca do indivíduo com o meio no qual está inserido (KOLB, 1984) e o estilo de decisão é o modo como o indivíduo compreende e processa as informações referentes ao processo de tomada de decisão (LEONARD; SCHOLL; KOWALSKI, 1999; PENNINNO, 2002). Esta pesquisa está vinculada a outros projetos já executados pela proponente, com ampliação do foco (três metodologias ativas, três IES e ambos, estilos de aprendizagem e de decisão). O objetivo principal é analisar os estilos de aprendizagem e de decisão e sua relação com a utilização de metodologias ativas de aprendizagem (casos para ensino – inclusive multimídia, jogos de empresas e aprendizagem baseada em problemas) em cursos de gestão. Para alcançar esse objetivo, será realizado um estudo de abordagem quantitativa e qualitativa, com a utilização do método survey e focus group. Quanto a coleta de dados, será aplicado um questionário, composto de cinco blocos: inventário de estilo de aprendizagem (KOLB, 1984), inventário de estilo de decisão (ROWE; MASON, 1987), instrumento de skill acquisiton (MILES; BIGS; SCHUBERT,1986; JENNINGS,1996; 2002; CHANG; 2003; CHANG et al, 2005; ADOBOR; DANESHFAR; 2006), instrumento de ambiente virtual de aprendizagem (adaptado de DAVIS, 1985, 1989) e as características gerais dos discentes pesquisados. A população deste estudo será composta por discentes matriculados em cursos de graduação de gestão de três universidades localizadas em Santa Catarina e que frequentam disciplinas que utilizam as metodologias ativas em análise. Com relação as análises dos dados, pretende-se realizar uma análise descritiva do perfil dos discentes, e utilizar os métodos uni e multivariados, como análise fatorial confirmatória tendo como base o sistema de aprendizagem em ação de Silva (2016). Esta pesquisa contribui para que professores saibam que ao utilizar determinado método poderão privilegiar alunos com distintos estilos de aprendizagem e decisão, bem como, estimular outros estilos a desenvolver competências a partir das metodologias ativas utilizadas.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anete Trajman

Ciências da Saúde

Medicina
  • viabilidade e efetividade do sistema genexpert®omni para o diagnóstico da tuberculose em populações de difícil alcance: um ensaio clínico comunitário randomizado
  • Introdução: O Xpert®MTB/RIF é um teste semiautomático baseado na reação em cadeia da polimerase para diagnosticar a tuberculose (TB) em menos de 2 horas, com uma sensibilidade superior a 90% em uma amostra de escarro, em comparação com o padrão de cuidados anterior, baciloscopia (SSM) de duas amostras de escarro, que tem uma sensibilidade de 50-70%. Ele também detecta prontamente resistência à rifampicina. O sistema - GeneXpert (GX) foi desenvolvido pela Fundação para Novos Diagnósticos Inovadores (FIND) e foi incorporado pelo SUS em 2014 para a detecção de TB após estudo de implementação e análise de custo-efetividade realizados por nossa equipe. Neste estudo, observamos um aumento de 60% na confirmação de casos de tuberculose nas unidades básicas de saúde no Rio de Janeiro e Manaus. Após esse estudo de implementação (DUROVNI, PLOS MED 2014), o GX foi incorporado pelo SUS e é atualmente o padrão de atendimento em 92 municípios, onde cerca de 60% dos diagnósticos de TB são feitos no Brasil. No entanto, algumas populações vulneráveis, em quem a taxa de incidência de TB é muito elevada, ficaram sem o acesso a essa tecnologia. A FIND desenvolveu recentemente uma versão portátil do sistema, o GeneXpert®Omni (GX-OMNI), alimentado por pilhas, que trabalha em condições adversas, é resistente à água, poeira e temperaturas extremas, e pode armazenar informações offline em um telefone celular e transmiti-las mais tarde, quando a conectividade com a rede é obtida. O sistema pode usar os mesmos cartuchos que o sistema GX utiliza. Objetivo: avaliar a implementação do GX-OMNI para aumentar a detecção e confirmação bacteriológica dos casos de TB através de clínicas móveis, em diferentes populações vulneráveis de difícil alcance no Brasil. Métodos: Realizaremos um estudo pragmático comparando o número de casos confirmados de TB/população /ano detectados nas populações alvo em um estudo randomizado comunitário, i.e., a intervenção será realizada em grupos selecionados randomicamente (braço intervenção) e os resultados comparados com o atual teste diagnóstico utilizado (braço observação). As populações alvo consistirão de (i) comunidades carentes ("favelas”); (ii) as populações indígenas e ribeirinhas; (iii) populações vivendo nas ruas, e (iv) população privada de liberdade. Os participantes serão indivíduos com tosse por mais de três semanas ou tosse de qualquer duração nas populações vivendo nas ruas ou aqueles com sintomas sugestivos de TB pulmonar, conforme recomendação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT). A randomização será por grupos de indivíduos (prisões, comunidades ribeirinhas, etc). Aos grupos randomizados para intervenção, será oferecido o teste GX-OMNI (em uma única amostra de escarro) no local onde se encontram por agentes comunitários de saúde em vans (populações vivendo nas ruas e população de fronteiras), barcos (população ribeirinha) ou durante as visitas domiciliares de rotina (comunidades carentes). No braço observação, o teste aplicado será a atual rotina, i.e., baciloscopia em duas amostras de escarro. Com base em nossas pesquisas anteriores com a versão anterior do aparelho (GeneXpert), um aumento de 60% no desfecho primário (confirmação de casos) pode ser esperado. O tamanho da amostra (vide detalhes adiante) será de 4472 pessoas testadas por braço (intervenção e observação), considerando tanto o erro do tipo I quanto o tipo II de 5%, e um efeito do desenho (ensaio comunitário) de 2. Os desfechos mensurados serão as taxas de TB confirmada (desfecho primário), a taxa de TB-não-confirmada, as taxas de TB independentemente do resultado do resultado do teste e o tempo para iniciar o tratamento da TB (desfechos secundários). Em um segundo tempo analisaremos os desfechos do tratamento nos dois braços. Os bancos de dados do SINAN e GAL serão “linkados” e usados para comparar as taxas de detecção de casos (bacteriologicamente confirmados ou não) ao longo de um ano. O tempo desde o resultado do teste disponibilizado no GAL e a notificação (proxi para o início do tratamento) serão calculados. Analisaremos os dados de forma agregada (para isso, dobramos o número da amostra calculada para análise individual, i.e., utilizamos um efeito do desenho de 2), e utilizaremos um escore de propensão que levará em conta tipo de população, taxas de incidência, município, haja vista a heterogeneidade das populações em estudo. Análises de custo-efetividade serão realizadas em um projeto posterior, se os dados na presente pesquisa forem favoráveis. O estudo envolverá pesquisadores do Rio, Amazonas, São Paulo e Mato Grosso do Sul para permitir a generalização dos achados. Colaboradores dos Programas Nacional, Estaduais e Municipais de controle da TB estão envolvidos na proposta e poderão solicitar a incorporação posterior do teste se os resultados forem favoráveis. Dois pesquisadores internacionais que trabalharam com a equipe nos estudos de implementação e custo-efetividade do GX também participarão. O projeto será co-financiado pela FIND, que fornecerá os sistemas Omni e os cartuchos (carta de intenções submetida) e o presente financiamento se destina às viagens, outros materiais de consumo e bolsas. Solicitaremos anuência entre as lideranças indígenas, secretarias municipais de saúde, diretores de Clínicas de Saúde da Família, e de presídios. O estudo será submetido às instâncias éticas necessárias e iniciado somente após a aprovação ética. Possíveis resultados antecipados: (i) Demonstração de facilidade de uso e adequação para ambientes difíceis; (ii) Demonstração do impacto sobre resultados relevantes para os pacientes (tempo para início do tratamento em uma primeira análise, as taxas de resultados bem sucedidos de tratamento, ou seja, cura e conclusão do tratamento em uma segunda análise nove meses após o último diagnóstico) e (iii) Adequação e impacto do uma solução de conectividade para assegurar a ligação ao tratamento.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Angel Roberto Barchuk

Ciências Biológicas

Genética
  • redes de expressão gênica responsáveis pela plasticidade do desenvolvimento cerebral em resposta a diferenciais nutricionais – o modelo apis mellifera
  • O desenvolvimento de características complexas é influenciado por sinais ambientais cujos diferentes inputs são integrados no sistema genômico através da participação de mediadores epigenéticos. Na abelha altamente social Apis mellifera, diferenciais nutricionais durante o desenvolvimento pós-embrionário conduzem ao surgimento de fêmeas adultas fenotipicamente diferentes, conhecidas como rainhas e operárias. Um dos eventos que definem este difenismo é o desenvolvimento do cérebro larval. Nosso grupo mostrou que as larvas de rainhas, que são alimentadas com grandes quantidades de geleia real, desenvolvem um cérebro maior e mais rapidamente do que as de operárias, e que este desenvolvimento diferencial acontece a partir do quarto estágio larval (L4). Estes resultados mostram que o diferencial nutricional favorável às rainhas determina o desenvolvimento diferencial do sistema nervoso. Porém, hipotetizamos que as diferenças morfológicas encontradas em L4 devem ser determinadas molecularmente em estágios larvais anteriores. Esta determinação inicial estaria representada pela interação entre os produtos de vários genes, na forma de uma rede de expressão que responde ao diferencial nutricional, responsável pela geração de diferenciações morfológicas observadas em estágios seguintes. Assim, propomos identificar no cérebro de L3 genes que respondam ao diferencial nutricional e sejam responsáveis pelo difenismo cerebral inicial destas castas. Para isso, usando RNA-Seq, obteremos os transcriptomas e genes diferencialmente expressos de cérebros L3 de rainhas e operárias. Com esses dados e os disponíveis sobre microRNAs (presentes nas geleias real e de operárias e os conhecidamente associados a processos neurogênicos) elaboraremos redes complexas conceituais de interação gênica. Estas redes serão testadas mediante duas abordagens, i. Descritiva: RT-qPCR e imunolocalização de produtos proteicos; ii. Funcional: Ensaios in vitro de interação microRNA-mRNA alvo usando construções com o gene da luciferase como repórter e ensaios in vivo utilizando antagomirs na dieta de larvas em desenvolvimento.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ângela Adriane Schmidt Bersch

Ciências Humanas

Educação
  • a corporeidade e a ludicidade nas infâncias
  • O projeto de pesquisa objetiva identificar os papéis dos educadores na mediação das infâncias em contextos ecológicos microssistêmicos; estabelecer a relação com a perspectiva sistêmica na formação de educadores ambientais; investigar a cultura corporal, o movimento lúdico e a corporeidade nas e com as infâncias em diferentes contextos formais e não formaisdo município de Rio Grande e região. Nossa aposta é que através da práxis entre e com os educadores nos momentos formativos possamos escutar as inquietações, as angústias, as certezas, as expectativas para que assim, possamos criar um questionário semi-estruturado pelos e com os apontamentos dos educadores das infâncias, seguido de entrevista reflexiva. E na sucessão será organizado uma formação com os educadores para assim, poder dar um retorno e ao mesmo tempo pela oportunidade de vivenciar as experiências com eles. Este processo é o resultado esperados com a pesquisa, ou seja, um espaço para compartilhar, escutar, identificar os papéis dos educadores, investigar a cultura corporal, o movimento corporal lúdico nas infâncias e a corporeidade.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angela Borges Masuero

Engenharias

Engenharia Civil
  • estimativa da vida útil de fachadas a partir da investigação da sua degradação
  • As fachadas dos edifícios interferem não apenas na arquitetura, mas também no entorno da edificação, valorizando ou desvalorizando os espaços, de acordo seu nível de manutenção e/ou degradação. A importância da manutenção das edificações e estudos que busquem garantir sua vida útil é inquestionável. A atividade da construção civil é bastante poluidora, assim, aumentar o tempo de uso das edificações é de extrema relevância do ponto de vista ambiental. No entanto prever esta vida útil ainda é uma questão em aberto. Assim, o objetivo desta pesquisa é colaborar com o entendimento da deterioração das fachadas dos edifícios com revestimento em argamassa - revestimento amplamente utilizado nos mais diversos padrões de edificação, tornando-se de grande interesse social- relacionadas aos materiais e agentes agressivos bioclimáticos, baseado na degradação das edificações e assim prever, ainda em fase de projeto, a vida útil destes revestimentos, períodos de a manutenção a partir do mapeamento e da mensuração de danos e simulações higrotérmicas deste componente. Com os resultados, pretende-se calcular os fatores de degradação das amostras através de métodos bastante utilizados internacionalmente, gerando gráficos que estimem a degradação ao longo do tempo, e assim, relacioná-los com ações de manutenção e vida útil dos elementos analisados. Ainda espera-se compreender quais as regiões de fachadas estão mais suscetíveis à deterioração além de soluções que possam diminuir a degradação dos materiais quando expostos aos agentes bioclimáticos locais, aumentando sua vida útil.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angela Burlamaqui Klautau

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • meninas amazônidas nas ciências exatas, engenharias e computação
  • Esta é um proposta à "Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação" que visa a inserção meninas e mulheres, incluindo alunas de cinco escolas públicas do Estado do Pará, nas atividades dos grupos de pesquisa TheoMag (Grupo de Nanomagnetismo Teórico) e Grav@zon (Gravidade na Amazônia), e dos laboratórios vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade Federal do Pará (UFPA); assim como nas dinâmicas dos seguintes Centros de Ciências da UFPA: (i) Laboratório de Demonstrações, (ii) Núcleo de Astronomia e (iii) Museu Interativo da Física. Esta proposta também tem por objetivo a inserção de meninas e mulheres, bolsistas e colaboradoras desta proposta, nas atividades do Laboratório de Nanociência e Nanotecnologia da Amazônia (Labnano-Amazon, do qual a proponente é a Coordenadora), vinculado ao Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO), com destaque para a iniciativa NanoJovem/UFPA, que promove visitas técnicas de estudantes do ensino básico a alguns laboratórios da UFPA, possibilitando a interação com equipamentos sofisticados de investigação nanoscópica.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 01/12/2018-31/05/2020
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Angela Burlamaqui Klautau

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • propriedade magnéticas e dinâmicas de nano-magnetos
  • Neste projeto, objetivamos realizar estudos teóricos de nano-sistemas magnéticos, utilizando métodos ab initio de cálculo de estrutura eletrônica e dinâmica de spin atomística. O nosso projeto tem como meta o aprimoramento de ferramentas teóricas avançadas baseadas em métodos ab initio de cálculo de estrutura eletrônica, para analisar resultados experimentais e, também, predizer as propriedades de nanoestruturas magnéticas metálicas com potencial para aplicações tecnológicas. Os tópicos e sistemas principais de interesse são: investigação de materiais com configuração magnética complexa, correlações eletrônicas, propriedades espectroscópicas e dinâmica de spin atomística. Mais especificamente, pretendemos implementar a obtenção do parâmetro de Gilbert (damping) como um pós-processamento de cálculos em métodos de primeiros princípios. Essa nova funcionalidade será, então, empregada para sistemas de interesse como as multicamadas metálicas com potencial aparecimento de estruturas magnéticas topologicamente protegidas, chamadas de skyrmions e no estudo de pequenas excitações magnéticas para executar novas operações lógicas (magnonics). Também estudaremos a origem microscópica da interação de troca de materiais clássicos e sistemas complexos. A realização deste projeto permitirá dar prosseguimento aos nossos estudos nesta área, que têm resultado em publicações recentes em periódicos como Physical Review Letters, Nature-Scientific Reports, Physics Review B e Journal of Physics – Condensed Matter. Com esta proposta pretendemos obter recursos de custeio para manutenção de estações de trabalho (workstations) de alto desempenho do grupo de Nanomagnetismo Teórico (NanomagTheor), coordenado pela pesquisadora proponente desta proposta, permitindo assim, realizar as implementações de novas funcionalidades nos métodos de primeiros e cálculos dos sistemas propostos. Além dos estudos citados, o projeto terá uma forte componente na formação de estudantes através do desenvolvimento de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, a serem orientadas pela proponente desta proposta na Universidade Federal do Pará (UFPA). Também objetivamos dar continuidade nas cooperações científicas entre o grupo de pesquisa NanomagTheor da UFPA, e grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo e da Universidade de Uppsala (Uppsala University). Note-se que estes grupos, brasileiros e estrangeiro, possuem habilidades e técnicas complementares, permitindo abordar problemas bastante complexos e de interesse em nanomagnetismo. Com esta proposta solicitamos também duas bolsas de iniciação científica, e objetivamos também oferecer aos alunos de Iniciação Científica envolvidos nesta proposta um treinamento dirigido para Física da Matéria Condensada, permitindo um embasamento sólido para que estes possam vir a desenvolver seus trabalhos de pós-graduação nesta área. Como indicador de desempenho, ao final deste projeto, deveremos ter publicado artigos em revistas internacionais de alto impacto, além de ter inserido estudantes de pós-graduação do Brasil em pesquisas que envolvam problemas que são o estado-da-arte em nanomagnetismo.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angela Cássia Biazutti

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • apaixonadas por stem
  • Despertar o interesse das meninas por matemática e áreas afins através de atividades científico-culturais lúdicas e desafiantes de forma a estimular a escolha de formação universitária nas áreas STEM.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/12/2018-31/05/2020
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Angela Cristina Salgueiro Marques

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • enquadramento e reconhecimento social no fotojornalismo: imagens de mulheres beneficiadas pelo programa bolsa-família entre 2003 e 2013
  • Neste projeto, pretendemos estudar como padrões de percepção e julgamento dos pobres, especificamente de mulheres pobres, se transformam ou são reafirmados em enquadramentos produzidos por veículos midiáticos a partir do fotojornalismo. Um de nossos intuitos é investigar se esses enquadramentos têm implicações em demandas por reconhecimento social, entendido enquanto os conflitos sociais que visam a alteração dos padrões que definem julgamentos acerca do status de indivíduos marginalizados e, no caso aqui tratado, indivíduos pobres. Ao avaliarmos qualitativamente os discursos textuais e imagéticos dispostos pelo jornalismo impresso, procuraremos observar se as representações midiáticas e as perspectivas que ali circulam aprofundam ou não a condição invisibilidade dos indivíduos pobres. Essa análise também se interessa pelos enunciados textuais de pessoas pobres que figuram nas matérias de modo a ver como as ações de adquirir “voz”, de expressar-se por si mesmo e de aparecer em um espaço de visibilidade, contribuem ou não para a construção da autonomia política de cidadãos economicamente desfavorecidos. Assim, a mudança de status, a aquisição de visibilidade e a expressão em espaços públicos ampliados pelos meios de comunicação se constituem em importantes indicadores de análise que nos auxiliarão a ver como a conquista de reconhecimento social e de autonomia política é fundamental para que os indivíduos pobres deixem de ter uma influência limitada na elaboração de políticas públicas. De modo mais específico, deseja-se identificar, nas imagens fotojornalísticas de mulheres beneficiadas pelo Programa Bolsa-Família entre os anos de 2003 e 2013 (10 anos de existência do Programa), o lugar de exposição e emergência do sujeito pobre e, ao mesmo tempo, de definição e redefinição de enquadramentos. Acreditamos que o processo de construção de enquadramentos está diretamente ligado à conquista ou não de reconhecimento por estes sujeitos. Assim, é extremamente importante conhecer os termos, as convenções e as normas gerais que atuam na produção de enquadramentos de modo a moldar um indivíduo em um sujeito reconhecível.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Angela Fabíola Alves Chagas

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • língua ikpeng: contribuições para a prática escolar e para o conhecimento científico
  • Este projeto tem como primeiro objetivo a elaboração de materiais que possuam relevância e aplicação direta na educação escolar do povo Ikpeng (Karib), na área de língua materna, contribuindo assim para melhorias no processo de escolarização diferenciada desta população indígena. Para isso, o projeto visa a elaboração de uma Gramática Descritiva Básica, de cunho pedagógico, que contenha os principais aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos da língua Ikpeng; de uma Base de Dados Lexical, em formato de glossário, a ser anexado à gramática, que futuramente poderá vir a ser um Dicionário Bilíngue Ikpeng/Português, e de uma coletânea de narrativas tradicionais, em língua Ikpeng, que permitirá o acesso igualitário entre os membros da comunidade às memórias ancestrais do povo e facilitará a aprendizagem de leitura/escrita na língua nativa. Um segundo objetivo do projeto, intrinsecamente vinculado ao primeiro, consiste em contribuir para o conhecimento científico sobre a língua Ikpeng que, como é o caso da maioria das línguas indígenas do continente, ainda carece de documentação e descrição com o grau de amplitude e o nível de profundidade desejados. O aprofundamento da descrição da língua Ikpeng é de interesse ao estudo da Tipologia Linguística, da Fonética e Fonologia, além de servir de aporte crucial para o aprofundamento de estudos histórico-comparativos da família linguística Karib.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angela Falcai

Ciências da Saúde

Medicina
  • caracterização do perfil imunológico e identificação do vírus sincicial respiratório e rinovírus em crianças e adolescentes com asma no estado do maranhão.
  • Infecções com vírus sincicial respiratório e/ou rinovírus humano tem importante causa nas doenças do trato respiratório em crianças e uma maior causa de sibilância em crianças. Bronquite induzida pelos vírus RSV e/ou HRV durante a primeira infância está fortemente ligada ao desenvolvimento posterior de alergias e asma. Evidências sugerem que ambos os fatores genéticos e ambientais determinam o tipo de resposta imune que está envolvida em infecção por RSV e/ou HRV, a qual, pode ser afetada para o desenvolvimento da asma. Sabemos que nas infecções virais, a baixa produção de citocinas do tipo Th1 estão associadas ao desencadeamento da asma. Nosso objetivo é caracterizar o perfil imunológico e investigar a incidência do Vírus Sincicial Respiratório e Rinovírus em crianças e adolescentes com asma no estado do Maranhão.
  • Universidade Ceuma - MA - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Angela Faustino Jozala

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de biomaterial formado por nanocelulose bacteriana e sua associação com uma protease
  • A nanocelulose bacteriana usada como enxerto cutâneo ou em substituição temporária da pele e como curativo no tratamento de lesões ulcerativas, pois alivia a dor, protege contra infecções bacterianas e contribuí no processo de regeneração do tecidual. Uma alternativa promissora e inovadora para otimizar os benefícios atribuídos à nanocelulose bacteriana seria a associação deste polissacarídeo com protease. O principal benefício desta associação seria o debridamento do tecido morto e a consequente redução no tempo de cicatrização de uma lesão ulcerativa. O objetivo deste estudo será desenvolver e avaliar as propriedades da associação da nanocelulose bacteriana com uma protease (bromelina). A bromelina é uma enzima proteolítica usada na indústria de alimentos e medicamentos. No entanto, a publicação de estudos sobre a incorporação de bromelina em membranas de nanocelulose bacteriana não tem sido, cientificamente, divulgado. Por esta razão, serão estudadas neste projeto as propriedades físico-químicas e biológicas da membrana de nanocelulose bacteriana com bromelina e ainda, serão avaliadas, in vitro, comparando a morfologia da membrana, o teor e perfil de liberação de bromelina e a atividade antimicrobiana de membrana de nanocelulose bacteriana com e sem a adição de bromelina. As etapas e as operações unitárias usadas no processo de incorporação da bromelina na membrana de nanocelulose serão devidamente controlados e avaliados quanto ao rendimento e grau de pureza. Como resultado desse projeto de pesquisa é esperado a obtenção de um biomaterial com alto valor agregado para tratamento de lesões ulcerativas da pele. Como resultado será esperado a obtenção de um bioproduto que o principal benefício será o debridamento do tecido morto e a consequente redução no tempo de cicatrização da lesão ulcerativa.
  • Universidade de Sorocaba - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Angela Foerster

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • integrabilidade na física contemporânea
  • Neste projeto iremos desenvolver novas técnicas para tratar sistemas integáveis na Física,bem como fazer uma conexão e aplicação destes modelos em experimentos, desde átomos ultrafrios até a Ressonância Magnética Nuclear (RMN). Especificamente, iremos investigar os seguintes tópicos: (i) Integrabilidade e átomos ultrafrios; (ii) Sistemas de poucas partículas; (iii) Quebra da integrabilidade e (iv) Integrabilidade e RMN. Observação importante: Em vista da crise atual, estamos fazendo uma solicitação bem básica e austera, procurando gastar o mínimo possvel para manter o grupo e dar continuidade na realização de pesquisa de ponta, bem como auxiliar na consolidação de pesquisa em universidades menores, como a Unipampa.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Ângela França Versiani

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • relações no desenvolvimento da capacidade absortiva: um estudo nas indústrias de minas gerais e santa catarina
  • Este projeto tem como objetivo analisar o papel da aprendizagem dos agentes sociais, das rotinas e dos mecanismos organizacionais na capacidade absortiva das empresas. Sua elaboração teórica se respalda no debate contemporâneo sobre a sequência dos processos adotados pelas empresas para absorver conhecimentos externos e aplicá-los a fins de inovação. Uma das lacunas de pesquisa suscitadas por esse debate está em revelar como as relações configuram a capacidade absortiva das empresas. Visando contribuir para dirimir tal lacuna, propõe-se uma pesquisa que contemple as empresas do setor de fabricação dos produtos químicos e farmacêutico do estado de Minas Gerais e o estado de Santa Catarina. O desenho metodológico combinará as estratégias do método qualitativo e quantitativo para permitir abrangência e profundidade, concomitantes, dos resultados de pesquisa
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ângela Gaio Graeff

Engenharias

Engenharia Civil
  • pavimento de concreto permeável com utilização de resíduo de construção e demolição
  • O acentuado crescimento dos centros urbanos tem produzido novos desafios à atividade de construção civil. Não apenas do ponto de vista ambiental, mas também por questões logísticas e econômicas, dois aspectos vêm se destacando no âmbito da construção civil nas grandes metrópoles: o manejo de águas de chuvas e a destinação de resíduos sólidos, em especial o resíduo de construção e demolição (RCD). Visando contribuir para a problemática causada por estes dois aspectos, esta pesquisa tem por finalidade unir duas áreas distintas de pesquisa com conhecimentos já acumulados para o desenvolvimento de um produto inovador e ainda não estudado: o pavimento permeável com utilização de RCD em substituição ao agregado natural, visando a sua utilização para vias públicas, incluindo as vias para pedestre e de baixo e elevado volume de tráfego. A pesquisa será primariamente voltada para a análise experimental, envolvendo duas grandes etapas: o desenvolvimento do material e a aplicação do mesmo em um trecho experimental para medição de variáveis ambientais.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020