Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Agda Lovato Teixeira

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • biotecnologia: diversidade e sustentabilidade
  • O presente Plano de trabalho tem, tem como objetivo ações a serem desenvolvidas dentro das Linhas Temáticas B. De modo geral, são atividades atinentes às preocupações globais envolvendo o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável, com destaque para a busca de soluções sustentáveis no desenvolvimento ou aperfeiçoamento de sistemas produtivos baseados no novo paradigma econômico representado pela bioeconomia. Todas as atividades desenvolvidas são de cunho interdisciplinar e transdisciplinar, envolvendo conhecimentos de biologia, matemática, química, física, agronomia, engenharia, veterinária, tecnologia e informação, nutrição, saberes populares de cultura indígena e quilombola. O Plano de Ação proposto neste documento será desenvolvido em quatro municipios (Ipameri, Pires do Rio, Orizona e Urutaí) onde grande parte da população residente na Zona Rural. Potanto uma orientação para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação de acordo bioeconomia do cerrado, bioma presente nos municipios colaboradores desta proposta como palestras, miniursos, oficinas fortalecerá o vinculo que esta população possui com a terra a medidas que possibilita superação dos desafios e o aproveitamento das oportunidades apresentadas pelo espaço geografico onde vivemos.
  • Instituto Federal Goiano - GO - Brasil
  • 05/10/2019-30/04/2020
Foto de perfil

Agemir Bavaresco

Ciências Humanas

Filosofia
  • lógica, tradução e hermenêutica
  • A Lógica hegeliana é constituída por uma rede categorial semântica que explicita as relações dialéticas imanentes ao movimento de toda a realidade. O problema que inquieta os estudos hegelianos brasileiros é a falta de acesso à Lógica de Hegel, para a comunidade filosófico-hegeliana brasileira. O projeto: Lógica, Tradução e Hermenêutica tem por objetivo a tradução da Ciência da Lógica (Wissenschaft der Logik) de G. W. F. Hegel, pois esta obra não está ainda traduzida para o idioma português. A tradução proporcionará o acesso aos estudantes e pesquisadores de língua portuguesa do texto seminal hegeliano, abrindo novas linhas hermenêuticas, garantindo a recepção e o avanço da comunidade filosófica brasileira. Para isso será criado um grupo de tradutores afim de empreender a tradução dos dois volumes que se desdobram em três livros da Ciência da Lógica de Hegel: Ser, Essência e Conceito.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Agenor De Noni Junior

Outra

Ciências Ambientais
  • desenvolvimento de produto e processo para valorização de lama vermelha, rejeito do refino de alumina, como material de construção civil
  • O alumínio é o terceiro elemento abundante na crosta terrestre, e o primeiro entre os elementos metálicos. É utilizado para as mais variadas finalidades. A cadeia produtiva do alumínio representa aproximadamente 1% do PIB nacional. No cenário mundial o Brasil está entre os 4 países mais importantes neste segmento, em especial para ocorrência de bauxita na região amazônica. Os principais problemas da indústria do alumínio são: em primeiro lugar a geração de GEE (gases do efeito estufa), 4,2 KgCO2 por tonelada de alu-mínio metálico; em segundo lugar a gestão dos resíduos sólidos, 2,5 ton de resíduo por to-nelada de alumínio. A proposta tem como base/conceito a transformação do resíduo do refino da bauxita, processo Bayer, conhecido como lama vermelha, em material de cons-trução para uso em concreto. Em especial no desenvolvimento de agregados finos e graú-dos que permitam reduzir o consumo de clinquer em aproximadamente 30%. Com isso se proporcionada alternativa para redução das emissões de CO2 oriundas da fabricação do clinquer. Creditando-se na cadeia do alumínio, estima-se que exista um potencial para re-dução em 40% das emissões de CO2. O proponente e seu grupo de pesquisa desenvolvem produto e processo de fabricação de agregados graúdos (brita) e finos (“pozolanas”/”filler”) a base de lama vermelha. Os resultados apontaram ser promissores. Esta proposta visa dar continuidade aos estudos para ampliar o nível de conhecimento referente ao desempe-nho técnico de agregados graúdos e finos obtidos a partir de lama vermelha, com aplica-ções em concreto estrutural e redução do consumo de clinquer. Ampliar o nível de conhe-cimento referente ao desempenho ambiental/toxicológico dos agregados puros ou em con-dições de mistura. Esboçar projeto conceitual de uma unidade de fabricação de agregados a partir de lama vermelha, com vistas em estimar o balanço de eco-eficiência do processo; Aprimorar o nível de conhecimento dos constituintes da lama vermelha com relação ao grau de liberação, tendo em vista eventuais rotas de separação e refino; Além disso, o pro-jeto tem por objetivo aplicar o conhecimento em ciência e engenharia de materiais e enge-nharia de química no desenvolvimento tecnológico de produtos e processos para obtenção de materiais destinados a construção civil, empregando como matéria-prima a lama ver-melha. Esta perspectiva é promissora, haja vista o grande impacto em termos de emissão de CO2 e produção de resíduos sólidos deste setor. Substituir parte do cimento Portland pela lama vermelha aumenta significativamente a sustentabilidade de ambos os setores. A instituição onde o projeto será executado possui infra-estrutura laboratorial capaz de suprir praticamente toda a demanda da pesquisa. Possui programas internos de custeio e de bol-sas de iniciação científica. Ao final espera-se ser capaz de montar projeto que possibilida-de futura implementação de uma unidade piloto para a produção em escala ampliada do material em questão.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Agma Juci Machado Traina

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • recuperação perceptual de imagens por conteúdo e mineração de imagens com suporte de radiômica para sistemas de apoio a diagnóstico
  • Fornecer subsídios para tomada de decisões que levem o especialista médico a elaborar diagnósticos mais precisos, com maior rapidez e segurança, certamente traz benefícios para o tratamento e recuperação dos pacientes. Esse projeto de pesquisa visa atuar nessa direção, com o desenvolvimento de novos algoritmos e técnicas de recuperação de imagens por conteúdo para o processamento de consultas por similaridade, que atendam à percepção de similaridade do usuário. Por meio da integração da abordagem radiômica, que integra um volume importante de dados quantitativos, que aliados a dados qualitativos do paciente, que se processados apropriadamente, podem trazer novos impulsos positivos à área de computação em sistemas médicos. Os resultados desta pesquisa trarão impactos relevantes tanto à área de ciências de computação: por meio de algoritmos de extração de características de imagens e dados complexos de exames médicos, como algoritmos de armazenagem e recuperação eficiente desses dados em bases de dados complexos; quanto à área de medicina, permitindo a construção de sistemas de apoio ao diagnóstico (CAD – Computer Aided Diagnosis) mais precisos e eficientes. O maior beneficiário será o paciente, que receberá tratamentos mais confiáveis, seguros, e mais celeremente.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Agna Rita dos Santos Rodrigues

Ciências Agrárias

Agronomia
  • suscetibilidade de euschistus heros (hemiptera: pentatomidae) a inseticidas utilizados na cultura da soja
  • A produção sustentável de alimentos enfrenta um grande desafio. Hoje, faz-se necessária a produção de alimentos com maior qualidade e segurança para a sociedade e o meio ambiente. Com o uso de novas variedades de soja Bt permitindo controle eficaz de lagartas desfolhadoras, o manejo de pragas não alvo da soja Bt como percevejo-marrom [Euschistus heros (Fabricius)] continua sendo o empecilho na manutenção de altas produtividades. Produtores de soja têm demonstrado apreensão quanto ao status de pragas de E. heros. Surtos populacionais de E. heros têm sido registrados em diversos estados brasileiros (principalmente, no Sudeste e Centro-Oeste do País), relacionados a falhas de controle após a aplicação de inseticidas, sugerindo o desenvolvimento de resistência. De fato, escassos são os dados sobre a suscetibilidade do E. heros aos produtos utilizados para controle desta espécie no Brasil (acefato, clorpirifós, fenitrotiona, imidaclorprido, lambda-cialotrina+tiametoxam, beta-ciflutrina+imidacloprido, cipermetrina e esfenvalerato+fenitrotiona). Através de bioensaios, a suscetibilidade de populações coletadas em campo aos inseticidas comumente usados no Brasil será investigada. Além disso, será avaliado preliminarmente o envolvimento do metabolismo como fator gerador de resistência a estes produtos a partir de ensaios de sinergismo e atividade enzimática. Os resultados dessa proposta são importantes visto que estudos de suscetibilidade permitem que concentrações diagnósticas para detecção de resistência sejam estimadas e validadas. Em adição, a investigação do mecanismo conferindo resistência permite que as moléculas inseticidas sejam escolhidas dentre aquelas que não produzam resistência cruzada ou múltipla. Desta forma, o produtor pode escolher o produto dentre as opções oferecidas no mercado que possibilitem controle da praga e reduza as chances de perdas de produção através da sobrevivência diferencial de percevejos.
  • Instituto Federal Goiano - GO - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020