Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aline Bernardes de Souza

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • rastreamento de sinais de alerta do transtorno do espectro autista (tea)
  • O transtorno do espectro autista é caracterizado por promover um comprometimento no neurodesenvolvimento que afeta a comunicação social e, frequentemente, desenvolve comportamentos e interesses restritivos e repetitivos nos indivíduos envolvidos. Estas alterações dificultam a interação do indivíduo com o meio em que vive e seu desenvolvimento global. A identificação precoce deste transtorno possibilita a prática de uma intervenção prévia e específica para as suas necessidades. Portanto, o objetivo deste estudo é identificar alterações no desenvolvimento infantil, no comportamento e no desempenho funcional em crianças de 2 a 3,5 anos, no município de Brusque, que indiquem sinais do transtorno do espectro autista apresentadas pelos familiares ou pelas instituições de atendimento especializado à pessoa com deficiência. Para tal, contará com a participação de 10 crianças, com idades entre 2 a 3,5 anos, que apresentam suspeita de transtorno do espectro autista e que estejam vinculadas a instituições de atendimento especializado a pessoa com deficiência. Utilizar-se-á o Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista (Protea ‑R), o SON-R 2 ½ 7, o Inventário da Avaliação Pediátrica da Incapacidade e a Escala de Desenvolvimento Infantil Bayley.
  • Centro Universitário de Brusque - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Aline Bertolosi Bombo

Ciências Biológicas

Botânica
  • depois do fogo, de onde rebrotam as plantas? banco de gemas e órgãos subterrâneos do cerrado
  • O fogo é um dos principais fatores que garante a manutenção de fisionomias abertas em ecossistemas inflamáveis, controlando as espécies dominantes e atuando na hierarquia de competição em comunidades vegetais. A vegetação do Cerrado tem sido influenciada pela presença do fogo há pelo menos 4 milhões de anos e sua flora, principalmente a do estrato herbáceo-subarbstivo, é tipicamente pirofítica e adaptada à perda frequente de biomassa aérea; além disso, as plantas possuem atributos que aumentam suas chances de sobrevivência após eventos de fogo, como a alocação da biomassa para órgãos subterrâneos juntamente com acúmulo de reservas, e a capacidade de rebrota através de gemas aéreas ou subterrâneas. A determinação do tipo de órgão subterrâneo em ecossistemas inflamáveis é importante para se entender os padrões de regeneração da vegetação pós-fogo, uma vez que tipos morfológicos diferentes podem possuir estratégias distintas. Dada à importância do Cerrado no Brasil, pois este ocupa 22% do território nacional, e a rápida degradação deste ambiente devido a pressões antrópicas, o entendimento das estratégias adaptativas relacionadas à sobrevivência e persistência das populações nesses ambientes é de suma importância, uma vez que tais estudos podem subsidiar os planos de manejo e conservação em áreas protegidas. Assim sendo, pretende-se avaliar o banco de gemas e a diversidade de órgãos subterrâneos em comunidades vegetais em áreas de Cerrado, sob diferentes regimes de fogo, com a finalidade de levantar atributos funcionais e relacioná-los com as respostas da vegetação após eventos de fogo.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Aline Capella de Oliveira

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • formação de intermetálicos à base de ti-al por deposição direta de metal a laser de alumínio sobre ti-6al-4v
  • Intermetálicos à base de Ti-Al apresentam propriedades como resistências à oxidação e à corrosão elevadas, além de dureza e resistência mecânica adequadas para aplicações que exijam bom comportamento mecânico do componente A deposição direta de metal a laser (Laser direct metal deposition – LDMD) é um processamento que desperta grande interesse industrial, uma vez que é capaz de modificar a superfície de materiais sólidos, promovendo melhorias de propriedades na região tratada, sem alteração de suas as propriedades macroscópicas. A capacidade da tecnologia laser em concentrar elevada intensidade de energia em áreas reduzidas permite a modificação seletiva das propriedades do material, a partir do controle preciso dos parâmetros de processo. Além disso, a deposição direta de metal a laser apresenta outras vantagens como: velocidade de processo elevada, modificação da superfície de componentes com geometrias complexas e a possibilidade de se obter gradientes de composição e, consequentemente, um gradiente funcional no produto. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo promover a formação de intermetálicos à base de Ti-Al por deposição direta de metal a laser de pó de alumínio sobre o substrato de liga de titânio, Ti-6Al-4V, visando melhorias na resistência à oxidação da superfície do material. Adicionalmente, e, a partir da obtenção da camada de intermetálicos sobre o substrato, nitretos serão gerados, via implantação iônica por imersão em plasma (3IP), para análise dos efeitos de proteção adicional contra oxidação da superfície metálica. Os resultados obtidos nas diferentes condições analisadas, em relação aos efeitos sobre a oxidação da superfície do material, serão comparados ao desempenho do material base.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Aline Cardoso Siqueira

Ciências Humanas

Psicologia
  • práticas educativas, direitos humanos e violência: um estudo sobre a forma como os pais educam seus filhos
  • O objetivo desse estudo é conhecer as práticas educativas de pais de crianças matriculadas no Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas e seu conhecimento sobre direitos da criança e do adolescente. Os dados relacionados à violência contra crianças e adolescentes são alarmantes no Brasil e no mundo. Apesar dos frequentes debates sobre o impacto da violência para o desenvolvimento físico, social e emocional da criança, ainda é comum pais usarem de violência com a justificativa de que estão educando seus filhos. Participarão 80 mães, pais e cuidadores de crianças matriculadas no Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. Serão utilizados o Questionário biossociodemográfico e laboral; Entrevista semiestruturada sobre práticas educativas, e o Questionário sobre os direitos da criança e do adolescente, os quais serão reaplicados após 18 meses. Os dados serão analisados quantitativa, a partir de análises descritivas e qualitativamente, com uso da análise de conteúdo. Também serão realizados testes estatísticos para verificar a estabilidade das práticas educativas entre os dois momentos da coleta de dados. Todos os aspectos éticos relacionados à pesquisa com seres humanos serão contemplados, como autorização prévia da instituição, aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSM, assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido dos participantes. Os resultados desse estudo poderão subsidiar oficinas que instrumentalizem os pais a usar práticas educativas positivas no disciplinamento de seus filhos, proporcionando desenvolvimento saudável.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Aline Carlos de Oliveira

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento de métodos eletroanalíticos para a determinação de pesticidas em água utilizando eletrodo de diamante dopado com boro (ddb) e análise por injeção em batelada (bia) com detecção amperométrica.
  • O uso indiscriminado de pesticidas nas lavouras do estado do Mato Grosso em conseqüência do aumento na produção agrícola vem acarretando em contaminação do meio ambiente, em especial as bacias hidrográficas do estado. Atualmente, o monitoramento de pesticidas em águas superficiais emprega cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) ou cromatografia gasosa (GC), acopladas ou não a espectrômetro de massa. Essas técnicas apresentam desvantagens relacionadas principalmente, ao alto custo e excessivo tempo de análise. Desta forma, é necessário desenvolver e validar métodos sensíveis, seletivos e rápidos para a determinação de pesticidas em amostras de águas. Os métodos eletroanalíticos preenchem bem todos esses requisitos, pois são métodos de baixo custo e de alta sensibilidade; que podem permitir a determinação direta, rápida, simultânea e precisa de diversos analitos em uma única varredura. A técnica de análise por injeção em batelada (BIA) pode ser facilmente associada a métodos eletroanalíticos para a detecção de pesticidas. A maior vantagem do emprego de sistemas BIA é o reduzido tempo de contato entre o analito e o eletrodo, evitando problemas de envenenamento do eletrodo de trabalho. Entre os detectores utilizados em BIA, o amperométrico é o mais frequentemente empregado, sendo normalmente usado para a determinação de uma única espécie. Contudo, o uso de Amperometria de Múltiplos Pulsos (AMP) possibilita a determinação simultânea de várias espécies. O uso do eletrodo de diamante dopado com boro (DDB) em aplicações eletroanalíticas vem despertando muita atenção nos últimos anos, devido principalmente ao aumento de janela de potencial e de sensibilidade de resposta. Deste modo, esse projeto de pesquisa visa à utilização de eletrodo DDB associado ao sistema BIA com detecção amperométrica convencional e de múltiplos pulsos para o desenvolvimento de métodos de monitoramento de pesticidas em águas superficiais.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 01/06/2017-30/06/2021
Foto de perfil

Aline Carvalho Batista

Ciências da Saúde

Odontologia
  • avaliação de moléculas e citocinas envolvidas no escape imunológico em desordens potencialmente malignas de boca
  • Justificativa do estudo: As desordens potencialmente malignas (DPMs) de boca consistem em tecidos morfologicamente alterados, os quais apresentam maior risco de transformação maligna que o tecido normal. Dentre as DPMs de boca, as mais frequentes são a leucoplasia (LE), queilite actínica (QA) e o líquen plano (LP). Atualmente, sabe-se que as imunidades inata e adaptativa desempenham papel preponderante no combate as células mutadas ou geneticamente alteradas, no entanto a maioria dos cânceres tem desenvolvido estratégias imunomodulatórias que lhes permitem a evasão ou resistência à resposta imune. Dentre os mecanismos de escape imunológico utilizados pelas células mutadas pode-se citar a expressão das moléculas HLA-G, HLA-E e PD-L1 e das citocinas IL-10 e TGF-b. HLA-G e HLA-E são genes não-clássicos do Sistema Antígeno Leucocitário Humano (HLA) que exercem importante efeito inibitório contra a citólise mediada por células Natural Killer e linfócitos T citotóxicos (CD8+), os quais são fundamentais no desenvolvimento de uma resposta imune antitumoral efetiva. O PD-L1 é uma molécula inibitória da família B7, que pode utilizar distintos mecanismos para regular negativamente a resposta imune de combate aos tumores. IL-10 e TGF-b são citocinas anti-inflamatórias e imunosupressivas que têm sido descritas nos processos de escape e imunomodulação tumoral. Objetivo: O objetivo deste estudo será avaliar a expressão tecidual e salivar das moléculas HLA-G, HLA-E e PD-L1 e das citocinas IL-10 e TGF-b em DPMs de boca e a relação desses mediadores com fatores de risco para transformação maligna. Metodologia: Amostras da lesão e/ou de saliva dos pacientes acometidos pela LE (n=70), QA (n=70) ou LP (n=70) serão obtidas e submetidas às técnicas de imunoistoquímica e ELISA para avaliação da expressão tecidual e salivar, respectivamente, das proteínas HLA-G, HLA-E, PD-L1, IL-10, TGF-b1, TGF-b2 e TGF-b3. Mucosa oral saudável será incluída como controle. As amostras teciduais imunomarcadas serão mensuradas por um método semi-quantitativo associado à intensidade de marcação. A expressão de tais moléculas e citocinas será relacionada com fatores de risco para transformação maligna tais como o grau de displasia segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Sistema Binário descrito por Kujan et al. (2006), bem como a expressão de marcadores moleculares como Ki-67, p16 e p53. Além disso, a associação com a densidade de células do infiltrado imune-inflamatório (células CD8+/Perforina+ e Granzima B+- responsáveis por uma resposta imunológica citotóxica efetiva e células FOXP3+- que favorece a imunosupressão local) será investigado. Dessa forma, a partir da análise dos fatores que mensuram o potencial de transformação maligna das lesões será possível dicotomizar as amostras em menor e maior risco de malignização e relacioná-las com as moléculas e citocinas imunossupressoras. Serão utilizados os testes estatísticos de Mann-Whitney, exato de Fisher ou Pearson χ2. O nível de significância será estabelecido em P < 0,05. Resultados esperados/Relevância do estudo: Nossos achados poderão contribuir para um melhor entendimento dos fatores que favorecem a evasão das células epiteliais alteradas do sistema imunológico os quais podem estar associados a lesões ou pacientes que apresentam maior risco de transformação maligna. Além disso, a avaliação do potencial de evasão de queratinócitos alterados nas DPMs e caracterização dos mediadores envolvidos poderá auxiliar na implementação de estratégias terapêuticas que visem prevenir a proliferação de células mutadas e consequentemente o surgimento de um carcinoma espinocelular de boca.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Aline Chaves Intorne

Outra

Ciências Ambientais
  • identificação da comunidade microbiana associada à macrófitas aquáticas e seu potencial biotecnológico na promoção do crescimento vegetal e biorremediação
  • Diversos microrganismos têm sido descritos como benéficos na associação com plantas. Essas associações podem resultar em contribuições únicas para processos biotecnológicos. Entre as interações benéficas que têm sido estudadas, estão aquelas em que as bactérias estabelecem simbiose com a planta. As interações simbióticas podem causar diversos efeitos benéficos na planta, como promoção do crescimento vegetal e resistência à compostos do ambiente. Dentro desse contexto, esse projeto tem como objetivo a identificação da comunidade microbiana associada à macrófitas aquáticas e seu potencial biotecnológico na promoção do crescimento vegetal e biorremediação. As plantas utilizadas nesse estudo serão as macrófitas aquáticas Pistia stratiotes e Salvinia auriculata. Inicialmente, a microbiota associada às plantas será identificada por metagenômica e seguido pelo isolamento em meio de cultura. Esses microrganismos serão caracterizados quanto à sua fisiologia como solubilização de nutriente, fixação de nitrogênio atmosférico, produção de compostos indólicos e utilização de substratos preferenciais. Os microrganismos também serão testados quanto à sua resistência a metais pesados (Cd e Cu) através de ensaios de concentração inibitória mínima. As bactérias isoladas serão identificadas por sequenciamento de DNA e sua diversidade analisada pela técnica de DGGE. As bactérias selecionadas serão inoculadas nas macrófitas aquáticas para avaliar seu efeito na promoção do crescimento vegetal e fitorremediação. As enzimas envolvidas no metabolismo de metais e promoção do crescimento vegetal serão quantificadas por PCR em tempo real. As bactérias selecionadas nesse estudo poderão ser utilizadas no desenvolvimento de estratégias de promoção de crescimento vegetal, biorremediação de áreas contaminadas com metais, sendo assim de grande potencial biotecnológico.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Aline Cristina Sant'Anna

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • temperamento de bovinos da raça girolando: métodos de avaliação e relações com desempenho e eficiência do manejo
  • Os objetivos gerais com este estudo são desenvolver e validar métodos para a avaliação do temperamento de bovinos da raça Girolando e entender suas relações com desempenho (produtivo e reprodutivo) e eficiência do manejo. O projeto será conduzido em fazendas leiteiras comerciais, no Centro de Performance (CPG) da Associação Brasileira de Criadores de Girolando (GIROLANDO) e no Campo Experimental da Embrapa Gado de Leite. Para esta pesquisa serão realizados três estudos: a) Estudo 1 – com o objetivo de avaliar o temperamento de touros da raça Girolando e suas relações com o desempenho reprodutivo; b) Estudo 2 – com o objetivo de validar indicadores de temperamento para vacas Girolando em lactação e avaliar as relações entre temperamento, desempenho (reprodutivo e produtivo) e fisiologia de ordenha e; Estudo 3 – a fim de desenvolver metodologias para avaliação do temperamento materno de vacas Girolando recém-paridas. Para o Estudo 1 serão realizadas avaliações de temperamento e de desempenho reprodutivo de touros submetidos ao Pré-teste de Progênie, realizado no CPG da GIROLANDO, em Uberaba-MG. Serão avaliados aproximadamente 70 touros jovens a cada ano de estudo, sendo prevista a realização de avaliações em pelo menos dois anos. A cada ano serão realizadas três avaliações da qualidade do sêmen e classificação andrológica de cada touro. As avaliações do temperamento dos touros serão realizadas durante manejos de rotina no curral, utilizando os seguintes métodos: tempo de entrada, escore de reatividade no tronco de contenção, velocidade de fuga e escore de temperamento. O Estudo 2 será realizado em uma propriedade comercial, a Fazenda São Caetano (Morrinhos-GO) e no Campo Experimental da Embrapa ‘José Henrique Bruschi’ (Coronel Pacheco-MG). No rebanho da Fazenda São Caetano serão avaliados um total de 500 animais e no rebanho do Campo Experimental ‘José Henrique Bruschi’ serão avaliadas 160 vacas em lactação. As avaliações comportamentais (indicadoras do temperamento) serão realizadas três vezes ao longo do período de lactação das vacas, com intervalo médio de 45 dias entre elas. A cada avaliação das vacas serão obtidas as seguintes medidas: escore de acomodação na linha de ordenha, escore de reatividade na ordenha, comportamentos de ruminação, defecação e micção. As medidas indicadoras de performance produtiva serão obtidas nos bancos de dados das fazendas, considerando-se as seguintes variáveis: produção média de leite nas ordenhas em que foram realizadas as observações, produção de leite no pico de lactação; intervalo entre partos e idade ao primeiro parto. Serão consideradas também as seguintes informações referentes aos dias em lactação na data da avaliação, ano e estação do parto, ordem do parto, idade da vaca e grupo racial. Para melhor compreensão da fisiologia de ordenha das vacas serão quantificados os hormônios ocitocina e cortisol em amostras individuais de leite das vacas. No Estudo 3 serão avaliadas, no mínimo, 200 vacas recém-paridas da raça Girolando (primíparas e multíparas), oriundas da Fazenda Santa Luzia (Passos-MG). Para a obtenção dos indicadores de temperamento materno serão observadas as reações da díade (vaca-bezerro) frente à presença do materneiro, durante o procedimento de cura de umbigo do bezerro, sendo avaliadas as seguintes medidas: reação da vaca, escore de atenção, escore de agressividade, frequência de vocalização, latência para aproximar-se ao bezerro. Quanto à fisiologia do estresse da vaca recém-parida serão analisados os hormônios ocitocina e cortisol, ambos quantificados em amostras de leite individual das vacas. Para medir a facilidade de manejo destas vacas será registrado o tempo para realização dos primeiros cuidados com o bezerro e cura do umbigo, a necessidade de contenção da vaca, necessidade de aplicação de ocitocina para descida do colostro e tempo necessário para o manejo de colostragem.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Aline de Figueirôa Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • jardins públicos de salvador: um estudo sobre os jardins históricos de interesse patrimonial
  • O projeto de pesquisa propõe analisar os jardins públicos construídos entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, em particular as praças ajardinadas, na cidade de Salvador. Busca-se inventariá-los reunindo levantamentos documentais e cotejamentos com sua situação atual, com vistas à sua caracterização como jardins históricos de interesse patrimonial, considerando a escassez de trabalhos sobre o paisagismo local especificamente em relação à história dos jardins e sua preservação cultural. Prevê levantamentos de fontes primárias, escritas, iconográficas e cartográficas e de fontes secundárias nos acervos locais; revisão bibliográfica; visitas de campo; verificações in loco e registros fotográficos das praças; identificação da vegetação das praças ancorada em perspectiva multidisciplinar; e a análise das praças selecionadas na amostra a partir das variáveis definidas com base nas cartas patrimoniais, em particular a Carta de Florença, e textos de especialistas. O projeto visa ressaltar a importância histórica, paisagística e recreativa das praças ajardinadas de Salvador bem como estimular a integração entre as atividades de pesquisa e de ensino em Arquitetura e Urbanismo na UFBA.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Aline de Freitas Brito

Ciências da Saúde

Educação Física
  • influência da suplementação com leucina e do treinamento resistido sobre o estresse oxidativo, vasorrelaxamento e balanço autonômico de ratos com síndrome de cushing
  • Durante a exposição crônica de um tratamento prolongado com glicocorticoides ou a presença excessiva deste hormônio, é observada a síndrome de Cushing, o qual promove acúmulo de gordura, principalmente na região central do corpo (gorduras viscerais). As características típicas de excessivos glicocorticoides observados na síndrome de Cushing são a obesidade central, resistência à insulina, intolerância a glicose, hipertrigliceridemia e aumento das doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial (REBUFFE-SCRIVE et ai. 1988). Chanson e Salenave (2010) em uma revisão de literatura demonstraram que a obesidade e o ganho de peso estavam presentes em 95% dos pacientes, enquanto hipertensão em 75%, intolerância a glicose em 60% dos pacientes, somente 20% dos pacientes apresentam concentrações elevadas de triglicérides e 36% deles baixos níveis de HDL-c. Portanto, identificar possíveis alternativas terapêuticas bem como compreender os mecanismos envolvidos na excessiva exposição aos glicocorticoides, é de particular relevância clínica, considerando a crescente utilização de glicocorticoides sintético para tratar doenças crônicas inflamatórias e autoimunes. O objetivo dessa pesquisa será Avaliar a Influência da Suplementação com Leucina associado ao treinamento resistido sobre o estresse oxidativo, o vasorrelaxamento e o balanço autonômico de ratos com Síndrome de Cushing. Para examinar os efeitos da suplementação com leucina e do treinamento resistido em ratos com síndrome de Cushing. Os animais serão tratados com dexametasona durante 8 semanas. De forma que, a partir da 4 semana os animais foram suplementados com Leucina e/ou submetidos ao Treinamento resistido, e após 48 horas da ultima intervenção recebida durante 4 semanas irá se avaliar, a tolerância à glicose, insulina e ao piruvato, a produção de malondialdeído (MDA), o percentual de inibição da oxidação do radical DPPH, a atividade das enzimas antioxidantes superóxido dismutase (SOD), Catalase (CAT), glutationa peroxidase (GPx) no hipotálamo, fígado, aorta e coração. O padrão de expressão gênica das enzimas GPx (Gpx1, Gpx8, Gpx5); SOD (Sod1, Sod2, Sod3); Catalase e NADPH (Nox1, Nox4) no hipotálamo, fígado, aorta e coração. Além da reatividade relaxante da artéria mesentérica, medida direta da pressão arterial da frequência cardíaca e o controle autonômico in vivo. Diante disso esperamos como resultado elucidar os efeitos da suplementação com Leucina e do Treinamento Resistido como alternativas terapêuticas para Síndrome de Cushing; os mecanismos envolvidos nos possíveis efeitos destes tratamentos em tecido cerebral, vascular, cardíaco e hepático; e Caracterizar os efeitos da suplementação com Leucina e do Treinamento Resistido como potenciais alternativas terapêuticas a serem avaliadas em estudos clínicos a posteriori. Nesse sentido, a principal contribuição científica do presente projeto será elucidar, por meio de técnicas refinadas de experimentação in vivo e ex vivo, os mecanismos destes promissores agentes terapêuticos, atuando tanto na periferia quanto no sistema nervoso central. Além disso, sua aplicação para o tratamento da síndrome de Cushing e outras patologias correlacionadas constituirá no desenvolvimento e consolidação de alternativas com importância terapêutica e baixo custo, os quais poderão despertar o interesse da política de saúde pública.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020