Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adiel Teixeira de Almeida

Engenharias

Engenharia de Produção
  • construção de modelos de decisão em grupo e multicritério para sistemas de produção
  • O estudo envolve a construção de modelos de decisão em grupo e multicritério para resolver problemas em sistemas de produção com foco em algumas questões mais específicas. Serão consideradas as problemáticas de seleção, ordenação e classificação de alternativas e de portfólio de projetos. Para a problemática de seleção e ordenação de alternativas será dada ênfase no processo de elicitação de constantes de escala no modelo aditivo, com o método FITradeoff, desenvolvido em projetos anteriores. A questão de decisão em grupo será também analisada neste estudo. Para a problemática de classificação será considerado o modelo aditivo-veto. Para a problemática de portfólio de projetos serão estudados outros detalhes em relação ao problema de incompatibilidade de algumas escalas nos múltiplos critérios. Os estudos envolvem uma continuidade e evolução de estudos anteriores nesta linha de atuação. Estes tópicos poderão ser contextualizados em Empresas de Petróleo e Gás ou de Energia Elétrica (EEE). Em função do contexto destas Empresas estudadas serão considerados também procedimentos de decisão em grupo. Como parte deste estudo estão previstas aplicações, com o desenvolvimento de protótipos de Sistemas de Apoio a Decisão a serem desenvolvido como parte deste trabalho.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Adiel Teixeira de Almeida Filho

Engenharias

Engenharia de Produção
  • modelos de elicitação e agregação de conhecimento a priori: aplicações para representação de incerteza e análise de risco
  • As abordagens Bayesianas, Dempster-Shafer ou Fuzzy para representação de conhecimento a priori ou corpos de evidência necessitam de procedimentos para elicitação e posteriormente a agregação da informação obtida proveniente de diversas fontes. A depender do grau de conflito entre as fontes de informação (corpos de evidência), é necessário o uso de uma regra de combinação adequada, o que motivou uma vasta literatura relacionada à metodologias de combinação, seja no âmbito da Teoria Dempster-Shafer (Yager, 1987; Dubois & Prade, 1988; Chin & Fu, 2015), seja no âmbito de abordagens Fuzzy (Parreiras et al., 2010; Herrera-Viedma et al., 2014; Mata et al., 2014), justificando o desenvolvimento de abordagens para combinar fontes de informação. Portanto, esta proposta busca o desenvolver o estado da arte em relação à modelos de elicitação e agregação de conhecimento a priori bem como suas aplicações para representação de incerteza e análise de risco.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020