Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Terceiras Jornadas em Escoamentos Multifásicos - JEM2015

    Coordenador: Erick de Moraes Franklin
    Currículo
    Área:Mecânica dos Fluídos

    Período de 14/02/2015 a 18/05/2015

    Não houve uso dos recursos, pois este foi liberado para utilização na véspera do evento, o que na prática não possibilitou sua utilização. Ainda assim, agradecemos o apoio que nos foi dado pelo CNPq. Segue a informação. O objetivo principal do evento, a difusão de conhecimento nas áreas de transferência de massa, quantidade de movimento e energia em escoamentos multifásicos, foi alcançado plenamente durante os cinco dias do evento pelos motivos expostos a seguir. A IV Jornadas em Escoamentos Multifásicos foi constituída pela Escola Brasileira de Escoamento Multifásico(EBEM) de 23 a 24 de Março e pelo Congresso Brasileiro em Ebulição, Condensação e Escoamento Multifásico (EBECEM) de 25 a 27 de Março de 2015. O público participante foi composto por professores e alunos de graduação e de pós graduação além de pesquisadores de empresas e institutos privados de pesquisas. O evento possibilitou colocar em contato, alunos, professores e pesquisadores de diversas universidades brasileiras juntamente com pesquisadores da indústria e de institutos privados. A união destas duas comunidades gerou uma grande sinergia nas discussões que possibilitou o aprofundamento de questões de natureza científicas, aplicada e motivacional a todos participantes.

    escoamento multifásico transferência de calor Congresso
  • Representações Sociais da Congada e Mercantilização do Simbólico na Região do Triângulo Mineiro

    Coordenador: Alessandro Gomes Enoque
    Currículo
    Área:Administração de Empresas

    Período de 16/12/2013 a 15/12/2014

    Este trabalho teve como objetivo principal, analisar como se configuram as representações sociais da congada, bem como os processos de transferência de significado de consumo da mesma na região do Triângulo Mineiro (Ituiutaba/MG, Monte Alegre/MG e Uberlândia/MG) na perspectiva dos diversos atores sociais envolvidos (reis e rainhas, capitães, guardas, dançarinos, entre outros). Para tanto, foram utilizadas abordagens de natureza quantitativa e qualitativa, tanto na coleta quanto na análise dos dados. Em um primeiro momento, foram aplicados um total de 359 questionários junto aos participantes das festas de congada de cidades mineiras do Triângulo Mineiro (Ituiutaba/MG, Monte Alegre/MG e Uberlândia/MG), Tais questionários, que contemplavam um total de trinta e oito questões, abordavam diversas facetas da realidade social dos entrevistados, dando-se especial destaque a relação que os mesmos estabeleciam com a festa da congada. Os dados coletados foram tabulados e analisados com a utilização de um software estatístico.Em um segundo momento, foram realizadas 18 entrevistas semi-estruturadas com representantes dos diversos ternos de congada das cidades supracitadas com o objetivo de melhor compreender o aspecto ritualístico da festa e sua imbricação com a temática do consumo do simbólico. Estas entrevistas foram gravadas e, posteriormente, transcritas de modo que as falas pudessem ser recuperadas pelos pesquisadores. A partir daí, a análise qualitativa foi efetuada através da técnica da análise de conteúdo.

    Triângulo Mineiro Representações Sociais Mercantilização do Simbólico Simbólico Congada
  • XVIII International Congress of Neuropathology

    Coordenador: Leila Maria Cardao Chimelli
    Currículo
    Área:Anatomia Patológica e Patologia Clínica

    Período de 02/01/2014 a 01/01/2015

    Texto para não especialista:A neuropatologia é um ramo da Anatomia Patológica que diagnostica doenças que acometem o sistema nervoso central e o periférico (cérebros e nervos), além dos músculos. Abrangem doenças neurodegenerativas (incluindo todas as causas de demência), os tumores, as vasculares (derrames), inflamatórias (auto-imunes), infecciosas, carênciais (deficiências vitaminas), traumáticas, doenças que causam epilepsia (convulsões), além das doenças causadas por príon (o agente da doença da vaca louca nos bovinos). Incluem também as doenças dos olhos, psiquiátricas, da glândula hipófise, que fica dentro do crânio, as desordens do desenvolvimento (neurogenéticas), incluindo as malformações, dentre outras. A utilização de células tronco em doenças neurológicas, a formação de bancos de tecidos (de cérebro e tumores cerebrais), a neuropatologia digital, molecular, a neuroradiologia moderna, são todas abordagens atuais da especialidade que precisam ser discutidas em congressos internacionais. A grande preocupação nos dias atuais com o envelhecimento da população mundial faz com que as pesquisas em doenças degenerativas seja feita em pacientes que morrem com demência. Está sendo muito discutido a demência causada pelo trauma relacionado aos esportes, tendo sido mostrado no congresso o resultado da análise de um importante jogador de futebol brasileiro que faleceu no primeiro semestre, famoso pelas cabeçadas que dava. Esse fato gerou interesse da midia e os palestrantes foram entrevistados por jornalistas e matérias sobre o assunto foram divulgadas no Jornal nacional, SporTV e TV Puc, com videos no Youtube, sendo um deles no seguinte link: http: //youtu.be/Em4GlsRT3ok ouVisualizar o vídeo TV PUC-Rio: Bellini do YouTubeTV PUC-Rio: Bellini

    Miopatias Doença de Alzheimer Epilepsia Tumores cerebrais Doenças do Cérebro Neuropatologia
  • Impacto da Insuficiência Renal no tecido cardíaco in vivo: Participação das Proteínas de Choque Térmico HSP60 e HSP70

    Coordenador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos
    Currículo
    Área:Citologia e Biologia Celular

    Período de 20/12/2012 a 31/12/2015

    o presente estudo trata sobre doenças de alta relevância mundial: doenças cardiovasculares e doenças renais. Este estudo aborda o papel do sistema imunológico no desenvolvimento da hipertrofia do coração após um quadro de insuficiencia renal.

    hipertrofia cardíaca inflamação lesão renal isquêmica HSP60 e 70
  • XXVIII Programa de Verão do DM/UFSCar

    Coordenador: Bruna Oréfice Okamoto
    Currículo
    Área:Geometria e Topologia

    Período de 03/12/2014 a 02/12/2015

    O Programa de Verão do Departamento de Matemática da UFSCar é um evento tradicional que ocorre a cada ano, nos meses de janeiro e fevereiro, desde o início do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGM), em 1987. Neste período, são desenvolvidas atividades de pesquisa e ensino. Oferecemos cursos em nível de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Além disso, são promovidos minicursos, palestras e encontros científicos nas áreas de concentração de pesquisa do Departamento de Matemática.O Programa de Verão é a principal porta de entrado ao Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFSCar.

    topologia diferencial equações diferenciais parciais álgebra geometria
  • Mitos: meninas compreendendo e modificando estatísticas

    Coordenador: Leandro de Oliveira Souza
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 16/12/2013 a 15/03/2015

    Segue o link onde pode ser acessada a divulgação do projeto. http://pceamazonas.com.br/2014/10/15/ufam-de-itacoatiara-sedia-snct-com-a-participacao-de-projetos-pce/

    ensino de estatística; investigação; pesquisa ação
  • Kanaxywe e o mundo das coisas Karajá Patrimônios, museus e estudo etnográfico da coleção William Lipkind do Museu Nacional, (RJ).

    Coordenador: Manuel Ferreira Lima Filho
    Currículo
    Área:Teoria Antropológica

    Período de 13/12/2012 a 12/12/2014

    O projeto tem possibilitado o reencontro dos Karajá com um acervo de artefatos do grupo datado de 1938 e 1939 e coletado por um antropólogo norte americano, William Lipkind, que ficou desde então sob a guarda do Museu Nacional, na cidade do Rio de Janeiro. O reencontro dos Karajá com seu acervo potencializa a memória coletiva do grupo, o uso deste acervo na ações interculturais, de modo especial relacionados com a educação indígena, e a valorização do patrimônio cultural indígena do país. Além disso, reforça a importância de se repensar o lugar dos museus na construção da memória nacional e o exercício da cidadania cultural.

    Coleção Cultura Material Karajá
  • Observatório de Direitos Humanos Fundamentais

    Coordenador: Renata de Assis Calsing
    Currículo
    Área:Direito Internacional Público

    Período de 12/12/2013 a 13/04/2015

    O Observatório de Direitos Humanos foi uma iniciativa acadêmica que trabalhou com casos concretos, presentes no dia a dia de todos, para encontrar soluções com base nos Direitos Humanos fundamentais das pessoas nele envolvidas. O observatório teve por foco principal analisar casos com viés internacional, já que o mestrado em Direito da UCB tem por linha de pesquisa o Direito Internacional Econômico. Uma obra foi produzida graças ao apoio da CAPES e CNPQ para divulgar os trabalhos do grupo, tendo como título "Direitos Humanos e o comércio internacional". Aqui mostramos um link contendo o resumo desta obra, lançada no Superior Tribunal de Justiça: https://www.youtube.com/watch?v=ypVVqNKh1iU

    direito internacional público efetividade observatório políticas públicas tratados de direitos humanos
  • V Curso Teórico-Prático de Microscopia Eletrônica de Transmissão

    Coordenador: Jefferson Bettini
    Currículo
    Área:Instrumentação Específica de Uso Geral em Física

    Período de 06/02/2014 a 05/02/2015

    O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) concluiu com sucesso a quinta edição do Curso Teórico-Prático de Microscopia Eletrônica de Transmissão. O evento foi realizado em Campinas-SP, durante três semanas, de 6 a 24 de janeiro, e contou com 86 participantes, dentre pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado, de diversas regiões do Brasil e também do exterior. O evento teve um número recorde de inscritos: 315 currículos foram analisados pela Comissão Organizadora. A primeira semana do curso contou com aulas teóricas introdutórias e avançadas, além de atividades práticas demonstrativas, ministradas por palestrantes convidados nacionais e internacionais, além de pesquisadores do LNNano. Foram abordados conceitos básicos, como formação de imagens e difração de elétrons, até elementos avançados, como mapeamento químico e imagem de alta-resolução. O curso não se restringiu apenas aos presentes no auditório do CNPEM, já que houve também transmissão online ao vivo por meio da página do evento na internet. As aulas foram gravadas e serão disponibilizadas em breve, também no site do Curso ? http://lnnano.cnpem.br/cursomicroscopia/.A parte prática foi realizada na terceira semana, com 20 dos participantes, selecionados após uma prova. Divididos em pequenos grupos, os finalistas realizaram procedimentos básicos, como captura de imagens, e procedimentos avançados, como espectroscopia com perda de energia. A realização do V Curso Teórico-Prático de Microscopia Eletrônica de Transmissão teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

    Microscopia eletrônica nanociência
  • Meninas estudando o controle tecnológico do concreto

    Coordenador: Flávio Barboza de Lima
    Currículo
    Área:Materiais e Componentes de Construção

    Período de 16/12/2013 a 15/03/2015

    O projetou buscou despertar e incentivar alunas do ensino médio, da rede pública do Estado de Alagoas, a ingressar na graduação na área de engenharia e em particular na Engenharia Civil, foi adotado a estratégia de apresentar o controle tecnológico do concreto como ferramenta de motivação. As alunas participaram de oficinas e curso de auxiliar de controle de qualidade do concreto e também conheceram outras possibilidades de engenharia com visita a uma empresa e reuniões com a coordenação. Outro aspecto muito importante foi a participação delas no programa PAESP do Centro de Tecnologia da UFAL, buscando complementação da formação que é tão carente no ensino médio publico do Estado, isso com certeza explica a reduzida participação de alunos oriundos de escolas públicas nos cursos das áreas de exatas, engenharia e computação. Este ano houve uma aprovação de aproximadamente 26% dos alunos que participaram em diversos cursos da UFAL. Não resta dúvida sobre a evolução que as alunas do projeto tiveram e restam ampliadas as possibilidades de êxito no próximo processo seletivo caso consigam permanecer em algum projeto de apoio como este.

    controle tecnológico ensaios concreto
  • Mostrando 11 - 20 de 46169 resultado(s).
  • Página: 
  •  Primeiro
  •  Anterior
  • Próximo 
  • Último