Chamadas Públicas

As Chamadas Públicas para projetos de pesquisa e bolsas do CNPq estão organizadas nas abas do menu principal em "Abertas", "Encerradas" e "Resultados".

Ano - Chamadas
  1. CHAMADA CNPq Nº 73/2022 APOIO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO: BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO (PIBPG) CICLO 2023

    Apoiar Projetos Institucionais para Pesquisa científica, tecnológica e de inovação propostos por Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu, por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG).


    • Anexo I - Proposta de Formulário (xls) :link
    • Anexo II - Ofício Indicação Representante Institucional :link
    • Lista dos PPGs elegíveis) :link

    Inscrições:
    • 06/01/2023 a 24/02/2023
  2. Chamada Pública MCTI/CNPq/CISB/SAAB AB nº 72/2022

    A presente chamada objetiva selecionar candidatos para desenvolver parte de suas pesquisas doutorais ou projeto de pós-doutorado na Suécia em áreas definidas consensualmente entre o CNPq, o CISB e a SAAB AB listadas a seguir: a) Redes de comunicação: Soluções de comunicações e redes para aplicações automatizadas/autônomas. b) Sistemas autônomos: Sistemas de sistemas (SoS), colaborações entre plataformas tripuladas e não tripuladas, incluindo suporte à decisão e replanejamento dinâmico. Conexão com fatores humanos e cockpit de piloto único. Conceitos de operação/Níveis de automação/Inteligência On-board/Sense-and-avoid/Microeletrônica e metodologia para sistemas reconfiguráveis embarcados/Autonomia/aeronavegabilidade/Certificação. Sensores/Fusão de dados de sensores/Gestão de Dados/Inteligência Artificial. c) Engenharia Aeronáutica: Metodologias de avaliação de aerodinâmica instável no regime transônico, e uso de tais metodologias em análises aeroelásticas e previsão de cargas dinâmicas. Fluxo laminar; Tecnologias ativas para controle de fluxo; Arquiteturas de redes de sensores e acionadores; conceitos de design de asa laminar. d) Propulsão: Gestão de energia. Gerenciamento de energia do motor / modelagem eficiente da interação entre o motor e o sistema do veículo. Previsão de fluxo de entrada de aeronaves, previsão de pluma de jato e aeroacústica usando métodos de simulação de fluxo de resolução de turbulência (CFD). e) Materiais: Materiais multifuncionais nano-reforçados para aplicações aeronáuticas. f) Desempenho humano: Incluindo interface homem-máquina, fatores humanossegurança aérea/carga de trabalho/stress/consciência situacional/cockpits de nova geração/coordenação de tripulação.


    • Plano de Gestão de Dados :link

    Inscrições:
    • 23/12/2022 a 03/03/2023