Diretoria Executiva

Composta pelo Presidente e os quatro diretores da Instituição, é responsável pelo planejamento, o acompanhamento e a avaliação das ações e programas implementados pelo CNPq, em conformidade com a política nacional de ciência, tecnologia e inovação. Conheça os atuais membros da Diretoria Executiva:

Foto do Presidência - PRE/CNPq

João Luiz Filgueiras de Azevedo

Presidência - PRE/CNPq

  • João Luiz Filgueiras de Azevedo é pesquisador em engenharia aeroespacial e aeronáutica, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, a modalidade de mais alto nível da instituição. Além disso, atuou, por três vezes como membro do Comitê de Assessoramento de Engenharias Mecânica, Naval e Oceânica e Aeroespacial do CNPq. Pesquisador titular do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da Força Aérea Brasileira, é, também, professor colaborador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

    Graduou-se em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), entre 1977 e 1981. Concluiu mestrado (1983) e doutorado (1988) em Engenharia Aeronáutica e Astronáutica, na Stanford University, nos Estados Unidos.

    Foi diretor de Transporte Espacial e Licenciamento da Agência Espacial Brasileira (AEB), de 2004 a 2008, e vice-diretor técnico da Empresa Binacional Alcantara Cyclone Space (ACS), de 2008 a 2009. Atuou como chefe da Divisão de Aerodinâmica e presidente do Conselho de Assessoramento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, ambos do IAE.

    É fellow do American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA), membro do Comitê Técnico de Aerodinâmica Aplicada do AIAA desde 2004 e atua no Comitê de Atividades Internacionais do AIAA e na Comissão Editorial da Série de Livros Educacionais do AIAA desde 2009. Além disso, foi diretor científico da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) de 2015 a 2017. É membro do Comitê Executivo do International Council of the Aeronautical Sciences (ICAS), desde 2012.

Foto do Diretoria de Cooperação Institucional - DCOI/PRE

Vilson Rosa de Almeida

Diretoria de Cooperação Institucional - DCOI/PRE

  • Especializado nas áreas de Fotônica e de Engenharia Eletrônica, para aplicações Aeroespaciais e em Engenharia Biomédica, com ênfase em: Fotônica em Silício, Óptica Integrada, Sensores a Fibra Óptica, Micro/nano-dispositivos e Micro/nano-sensores, Microondas (RF) e Optoeletrônica. Possui graduação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Engenharia Eletrônica com distinção Magna Cum Laude (1997), além de graduação pela Academia da Força Aérea (AFA) em Ciências Aeronáuticas com habilitação em Aviação Militar (1987), mestrado pelo ITA em Engenharia Eletrônica e Computação (1998) e doutorado pela Cornell University em Electrical and Computer Engineering (2004). Tem experiência na concepção, projeto, fabricação e caracterização de dispositivos em Fotônica Integrada em Silício, de Sensores a Fibra Óptica, em especial para Aplicações Aeroespaciais. Credenciado na Pós-Graduação do ITA e na Divisão de Fotônica do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), ambos pertencentes ao DCTA-COMAer. Membro da Comissão de Avaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES - Engenharias III (Trienal 2010-2012; Quadrienal 2013-2016). Membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Ótica e Fotônica (SBFoton). Coordenador da Comissão de Área "Física na Empresa" (FEM), da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Assessor adhoc da FAPESP em Projetos PIPE e bolsas em geral. Bolsista CNPq de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT, nível 1D. Reconhecimento internacional por relevante contribuição científica, ao compor triplamente a lista dos 100 artigos mais citados dos 40 anos de história do renomado periódico internacional Optics Letters (https://www.osapublishing.org/ol40/most-cited-OL-papers.cfm), classificado como QUALIS A1 nas áreas de Engenharias III e IV, dentre outras áreas; os artigos do pesquisador galgaram as posições de # 16, 60 e 80 entre os mais citados, caracterizando-o como o brasileiro mais citado e com maior número de artigos ranqueados.

Foto do Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação - DGTI/PRE

Manoel da Silva

Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação - DGTI/PRE

Foto do Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais - DEHS/PRE

Adriana Maria Tonini

Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais - DEHS/PRE

  • Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), graduação em Licenciatura Plena pela Fundação de Educação para o trabalho de Minas Gerais (1995), mestrado em Tecnologia (Modelos Matemáticos e Computacionais) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto lotada no Centro de Educação Aberta e a Distância, Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE). Coordenadora geral do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na UFOP. Vice-coordenadora geral do Programa Escola de Gestores na UFOP. 
    Coordenadora dos Cursos de Especialização em Coordenação Pedagógica e Mídias da Educação na UFOP. Professora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Editora da revista de Ensino de Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), membro da comissão técnica de ensino de engenharia da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME). Tem experiência na área de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, atuando principalmente nos seguintes áreas: Formação Profissional e Tecnológica, Educação a Distância, Formação de Professores e Educação em Engenharia.

Foto do Diretoria de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde - DABS/PRE

Vago

Diretoria de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde - DABS/PRE