Jovens Pesquisadoras

"Ciência também é coisa de mulher" é a mensagem do CNPq para o Dia 08 de Março! Em comemoração a esta data, o Programa Mulher e Ciência divulga o trabalho de jovens cientistas brasileiras, pesquisadoras de reconhecido mérito acadêmico, que se destacaram desde o período estudantil, construindo uma vida acadêmica de reconhecimento nacional e internacional, com larga produção científica e importante atuação na formação de recursos humanos.

Dentre tantos talentos, utilizamos dois critérios para selecionar as jovens pesquisadoras: 1) o de ter menos de quarenta anos; 2) o de estar com bolsa de Produtividade em Pesquisa, nível 1, vigente (dados consultados em fevereiro de 2014). O critério de ser bolsista de Produtividade em Pesquisa foi escolhido por representar um diferencial na carreira.

Assim, selecionamos vinte e duas pesquisadoras com menos de quarenta anos e bolsistas de Produtividade em Pesquisa, nível 1, que representam 0,2% do total de bolsas PQ femininas. No total de bolsas-ano concedidas em 2013 na modalidade PQ, o percentual feminino corresponde a 36%. Para saber mais e obter mais dados sobre a participação das mulheres na ciência, clique aqui!

Em cada verbete, há um resumo das trajetórias acadêmicas das "Jovens Pesquisadoras", bem como um breve depoimento sobre fatores de sucesso e principais dificuldades encontradas na carreira. O texto sobre a trajetória profissional foi elaborado segundo as informações disponíveis no Currículo Lattes. Este trabalho foi realizado pela equipe do Programa Mulher e Ciência - Isabel Tavares, Maria Lúcia Braga e Betina Lima - em colaboração com a Profa. Hildete Pereira de Melo.

O painel "Jovens Pesquisadoras" é uma continuidade do trabalho do CNPq para impulsionar a carreira das mulheres, dando visibilidade às trajetórias profissionais de pesquisadoras, já iniciado com as três edições das "Pioneiras da Ciência". Que suas histórias inspiradoras possam atrair mais meninas para as carreiras na ciência e tecnologia e que possam contribuir para um maior reconhecimento das realizações femininas no campo científico. Parabéns a essas jovens pesquisadoras que mostram que "Ciência também é coisa de mulher!"