Notícias
Destaque
Outras notícias
CNPq apresenta prospecção de Ensaios Clínicos e Pré-Clínicos
-
Sex, 22 Jun 2018 15:50:00 -0300
CNPq apresenta prospecção de Ensaios Clínicos e Pré-Clínicos
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebeu, esta semana, juntamente com seus parceiros, o Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (DECIT/MS) e a Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (SEPED/MCTIC), empresas interessadas em participar da criação de produtos tecnológicos a serem aplicados no nosso Sistema Único de Saúde (SUS).
Thiago Rodrigues, Camile Sachetti, Marco Fireman e Marcelo Morales abrem o evento
O objetivo do evento foi apresentar aos interessados um portfólio com os projetos selecionados no Chamamento Público 14/2017 e ainda identificar potenciais parcerias com o foco na integração entre o governo, a academia e o setor produtivo. O Chamamento Público em foco teve o objetivo de detectar ensaios pré-clínicos concluídos ou em fase de conclusão e ensaios clínicos de fase I, II ou I/II que estavam em desenvolvimento ou finalizados que apresentassem potencial de tecnologias em saúde estratégicas para o SUS.
O Chamamento 14/2017 recebeu uma demanda de 162 propostas, dentre as quais foram selecionadas 70. São 33 instituições de pesquisa que serão contempladas com um aporte global de recursos no valor de R$ 120 milhões. Além de integrantes do CNPq, do MCTIC e do MS, estiveram presentes representantes do Grupo Farma Brasil, Embaixada dos Estados Unidos, Libbs, Abbott, Biolab, Anvisa, ABDI, QuintilesIMS, Merck Sharp & Dhome, Servier, ABIFINA, Cristalia, Pfizer, Boehringer Ingelheim, FINEP, Eurofarma, Phytobios, BNDES, MDIC, Herbarium, Roche, GSK, Janssen-Cilag, INTERFARMA, Abbvie, Fundo Newton, Apex, EMS, União Química Farmacêutica e SINDUSFARMA.
Evento no CNPq apresentou portfólio com os projetos selecionados para identificar potenciais parcerias
As intenções dos parceiros são convergentes. A Diretora do DECIT, Camile Giaretta Sachetti, falou sobre a necessidade de aproximação entre a academia e o setor produtivo. Para ela, é importante que os resultados das pesquisas não sejam somente publicações, mas também produtos. Luiz Henrique Canto, MCTIC, disse que a ideia é transformar "a riqueza da biodiversidade brasileira em produtos a serem utilizados pela população." O Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde (DABS/CNPq), Marcelo Marcos Morales, por sua vez concluiu que "o investimento em ciência e tecnologia está trazendo a possibilidade de pesquisas clínicas, em parceria com o setor privado, que podem virar produto para o SUS em benefício da população brasileira."
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
Fotos: Roberto Hilário
Rádio CNPq
- CNPq em Pauta 51ª edição
- CNPq em Pauta 50ª edição
- CNPq em Pauta 49ª edição
- CNPq em Pauta 48ª edição
- CNPq em Pauta 47ª edição
- CNPq em Pauta 46ª edição
- CNPq em Pauta 45ª edição
- CNPq em Pauta 44ª edição
- CNPq em Pauta 43ª edição
- CNPq em Pauta 42ª edição
- CNPq em Pauta 41ª edição
- CNPq em Pauta 40ª edição
- CNPq em Pauta 39ª edição
- CNPq em Pauta 38ª edição
- CNPq em Pauta 37ª edição
- CNPq em Pauta 36ª edição
- CNPq em Pauta 35ª edição
- CNPq em Pauta 34ª edição
- CNPq em Pauta 33ª edição
- CNPq em Pauta 32ª edição
- CNPq em Pauta 31ª edição
- CNPq em Pauta 30ª edição
- CNPq em Pauta 29ª edição
- CNPq em Pauta 28ª edição
- CNPq em Pauta 27ª edição
- CNPq em Pauta 26ª edição
- CNPq em Pauta 25ª edição
- CNPq em Pauta 24ª edição
- CNPq em Pauta 23ª edição
- CNPq em Pauta 22ª edição
- CNPq em Pauta 21ª edição
- CNPq em Pauta 20ª edição
- CNPq em Pauta 19ª edição
- CNPq em Pauta 18ª edição
- CNPq em Pauta 17ª edição
- CNPq em Pauta 16ª edição
- CNPq em Pauta 15ª edição
- CNPq em Pauta 14ª edição
- CNPq em Pauta 13ª edição