Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Brasil
Acesso à informação
  • menu icon
  • Participe
  • Serviços
  • Legislação
  • Canais
  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu 2
  • Ir para a busca 3
  • Ir para o rodapé 4
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site

CNPq

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

  • Youtube
  • SoundClound
  • Twitter
  • RSS
  • Perguntas frequentes
  • Central de Atendimento
  • Serviços
  • E-mail do Pesquisador
  • Área de imprensa
Você está aqui:
  • CNPq/
  • Assuntos/
  • Comunicação/
  • Imprensa/
  • visualização de notícias/
MENU
    • Assuntos
      • Institucional
        • Apresentação
        • Organograma
        • Competências
        • Base Jurídica
          • Regimento Interno PO-951
          • Lei nº 1.310
          • Decreto nº 8.866
        • Conselho Deliberativo
        • Agenda de autoridades
          • Presidência
          • Diretoria - DCOI
          • Diretoria - DEHS
          • Diretoria - DABS
          • Diretoria - DGTI
        • Diretoria Executiva
        • Comitês de Assessoramento
          • Membros dos Comitês
          • Critérios de Julgamento
          • Renovação de CAs
          • Normas do CA
          • Calendário
        • Comissão de Integridade
          • Apresentação
          • Composição
          • Diretrizes
          • Documentos da CIAC
        • Quem é quem
        • Propriedade Intelectual
          • SESPI
          • Restrição de Acesso à Informação
        • Normas
        • Comissão de Ética Pública
          • Apresentação
          • Informes
          • Normas Gerais
          • Normas Específicas
          • Ofícios
          • Documentos da CEP
        • Gestão de Documentos
        • História
          • A Criação
          • Questão Nuclear
          • Anos 50
          • Anos 60
          • Anos 70
          • Anos 80
          • Anos 90
        • Servidores
        • Estatísticas e Indicadores
          • Apresentação
          • Bolsas e auxilios
            • Séries Históricas
            • Demanda e atendimento
          • Indicadores de Pesquisa
          • Titulação de Bolsistas
          • Grupos de Pesquisa - Censos
        • Contatos
      • Bolsas e Auxílios
        • Apresentação
        • Bolsas
          • Modalidades
          • Cartão Bolsista no Exterior
          • Auxílio deslocamento
          • Bolsistas Egressos (Exterior)
        • Auxílios
          • Apresentação
          • Cartão Pesquisa
        • Chamadas
          • Abertas
          • Encerradas
          • Resultados
          • Calendário regular
        • Tabelas de valores
          • Bolsas
            • No país
            • No exterior
            • Fomento Tecnológico
          • Diárias para auxílios
        • Calendários
          • Bolsas no país
          • Bolsas no exterior
          • Auxílios
        • Prestação de contas
        • Bolsas e Auxílios Vigentes
          • Bolsas
          • Projetos de Pesquisa
          • Eventos Científicos
          • Pesquisador Visitante
          • Periódicos Científicos
          • Mapa de Investimentos
      • Programas
        • Apresentação
        • ALI
          • Apresentação
          • Histórico
          • Chamadas Públicas
          • Publicações
        • CBAB
          • Apresentação
        • RHAE
          • Apresentação
          • Arquivos
          • Serviços
        • Mulher e Ciência
          • Apresentação
          • Ações
          • Histórico
          • Eventos
            • Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
          • Estatísticas
          • Publicações
          • Vídeos
          • Projetos
            • Pioneiras da Ciência
            • Jovens Pesquisadoras
          • Contatos
        • PELD
          • Apresentação
          • Histórico
          • Sítios PELD
          • Chamadas Públicas
          • Parcerias
          • Eventos
          • Publicações
          • Estatísticas
          • Galeria de Imagens
          • ILTER
          • Repositório de dados PELD
          • Selo PELD
          • Contato
        • PROANTAR
          • Apresentação
        • PPBIO
          • Apresentação
        • Ciência sem Fronteiras
        • Cooperação Internacional
          • Apresentação
          • Bolsas
          • Organismos
          • Convênios Bilaterais
          • CIAM
          • CERN
          • Ciências do Mar
          • CPLP
          • PROSUL
          • CYTED
          • Mata Atlântica
          • PROÁFRICA
          • IBAS
          • Programa MCT-Mz
        • SISBIOTA
          • Apresentação
        • REFLORA
          • Apresentação
        • Rede PRÓ CENTRO-OESTE
          • Apresentação
        • Programas Institucionais de Iniciação C&T
          • Apresentação
          • Ensino Superior
            • PIBIC
            • PIBIC nas Ações Afirmativas
            • PIBITI
            • PICME
          • Ensino Fundamental / Médio
            • PIBIC Ensino Médio
            • PIC-OBMEP
            • IC-Jr/FAPs
          • Formulários e Orientações
            • Para o Gestor Institucional
            • Para o Comitê Externo e Institucional
            • Para o Coordenador
            • Para o Estudante
          • Reunião Anual 2014
          • Reunião Anual 2015
          • Painel ICT
        • PROTAX
          • Apresentação
        • BIONORTE
          • Apresentação
        • Arquipélago e Ilhas Oceânicas
          • Apresentação
        • Importações para Pesquisa
          • Apresentação
          • CNPq Expresso
          • TIP
          • Credenciamento
            • Pessoa Física
            • Pessoa Jurídica
        • AEX (Expedição Científica)
          • Isenção de Autorização
          • Como solicitar
          • Requisitos
          • Emissão do Visto
          • Formulários e Documentos
          • Autorizações Prévias
          • Análise da Proposta
          • Alteração de Projetos Vigentes
          • Relatórios Técnicos
          • Legislação
          • In English (summary)
          • Contato
        • REBIOTERIO
          • Apresentação
          • Tutorial
        • Programa de Divulgação e Disseminação Científica
      • Prêmios
        • Apresentação
        • Menção Especial de Agradecimento
          • Regulamento
          • Agraciados
        • Pesquisador Emérito
          • Regulamento
          • Agraciados
          • Fotos
        • Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
        • Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
        • Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
        • Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
        • Prêmio Almirante Álvaro Alberto
        • Prêmio Jovem Cientista
        • Prêmio José Reis
      • Popularização da Ciência
        • Por que popularizar?
        • Fazendo Divulgação Científica
          • Apresentação
          • Entrevistas
          • Links Interessantes
        • Prêmios
        • Pioneiras da ciência
        • Museus e Centros de Ciência
          • Apresentação
          • Centro-Oeste
          • Nordeste
          • Norte
          • Sudeste
          • Sul
        • Olimpíadas científicas
        • Feiras e Mostras de Ciência
          • Apresentação
          • Feiras Nacionais
          • Feiras Estaduais
          • Feiras Municipais
          • Itinerantes
        • Semana Nacional de CT&I
        • Relatórios de pesquisa
        • Memória do CNPq
          • Bibliografia
          • Dirigentes
        • Programa Editorial
          • Apresentação
          • Ciências Agrárias
          • Ciências Biológicas
          • Ciências da Saúde
          • Ciências Exatas e da Terra
          • Ciências Humanas
          • Ciências Sociais Aplicadas
          • Linguística, Letras e Artes
          • Engenharias
          • Multidisciplinar
          • Outras
        • Calendário
        • Contato
        • Destaque
          • Iniciação científica
          • Pesquisador emérito
          • Pesquisador sênior
        • Mídia
          • Imagens da Ciência
          • Vídeos
          • Publicações
          • Pesquisa e Notícia
      • Comunicação
        • Imprensa
          • Cadastro de jornalistas
          • Fale com a Coordenação
        • Publicações
          • Impressos
        • Identidade visual
          • Marca CNPq
          • Manual de aplicação
        • Área de imprensa
      • Parcerias
        • Apresentação
        • Instituições
        • Nacionais
        • Internacionais
        • CORI
      • Investimentos em CT&I
      • Serviços
        • Ferramentas
        • Ouvidoria
          • Apresentação
          • Histórico
          • Publicações e Documentos
          • Legislação
          • Fale com a ouvidoria
        • Central de Atendimento
        • Emissão de Contra-cheques
        • Declaração de Rendimentos
        • Assinador Digital
        • Consultar Autenticidade de Documentos
        • Autenticador Digital
        • Gerador GRU
        • Sua Senha
        • Esqueceu sua senha?
        • Cadastrar Usuário
        • Acesso ao Patrimonio Genético
          • Nova Lei da Biodiversidade
          • Autorizações Concedidas
          • Solicitações Indeferidas
        • Livro Eletrônico
        • Suporte a Propriedade Intelectual
        • Mapa de Investimento
        • Importações para pesquisa
        • Cartilha de segurança para internet
        • Carta ao Cidadão
        • Expedição Científica
    • Acesso à Informação
      • Apresentação
      • Institucional
      • Ações e Programas PPA
      • Auditoria Interna
      • Processos de Contas Anuais
      • Convênios
      • Despesas
      • Licitações e Contratos
        • Contratos
        • Licitações
        • Terceirização
      • Consultas Públicas
      • Servidores
      • Perguntas frequentes
      • Lei - Acesso a Informação
      • SIC
      • Sistema e-SIC
      • Informações Classificadas
      • PDTIC
      • Planejamento Estratégico
      • Dados abertos
        • Apresentação
        • Consulta de dados
    • Centrais de Conteúdos
      • Áudios
      • Vídeos
      • Imagens
      • Dados Abertos
  1. CTC/PUC-Rio apresenta novo currículo para graduação em Ciência da Computação, que traz mudanças para os que ingressarem em 2018
    $creditos-imagem.getData()
     
    Qua, 09 Ago 2017 07:54:00 -0300

    CTC/PUC-Rio apresenta novo currículo para graduação em Ciência da Computação, que traz mudanças para os que ingressarem em 2018

    Coordenação de Comunicação Social do CNPq

    Qua, 09 Ago 2017 07:54:00 -0300

    Imprimir notícia Imprimir Informar erro com a notícia Comunicar erro

     
    Compartilhar

    Tweet
     

    CTC/PUC-Rio apresenta novo currículo para graduação em Ciência da Computação, que traz mudanças para os que ingressarem em 2018

     

    Inscrições para o Vestibular 2018 da PUC-Rio estão abertas com 40 vagas para o curso de Ciência da Computação e mudanças atendem a demandas dos próprios alunos, que poderão optar por um currículo mais flexível entre o técnico e o acadêmico

     

    O Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) reformulou a grade curricular do curso de Ciência da Computação, depois de um ano de debates com alunos e professores. O curso ficou mais dinâmico ao oferecer uma gama de matérias eletivas e inserir novas disciplinas, permitindo com isso que os alunos tenham maior flexibilidade para optar por um viés mais técnico ou acadêmico na graduação. Paralelamente, o curso de Sistemas de Informação não abrirá novas turmas. Todas estas mudanças valem para o Vestibular PUC-Rio 2018, cujas inscrições vão até 11 de setembro, e oferece 40 vagas para Ciência da Computação.

     

    Segundo os professores Noemi Rodriguez e Ivan Mathias Filho, do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio, o curso de Sistemas de Informação era mais alinhado à Tecnologia da Informação (TI), com um foco mais administrativo e de gerência de projetos. Já o de Ciência da Computação tinha um currículo mais acadêmico, fortemente ligado à matemática. ¿Como os alunos têm que escolher o curso na hora do vestibular ¿ ainda muito incertos sobre suas escolhas, o que é natural ¿ havia uma migração muito grande entre Sistemas da Informação e Ciência da Computação. Com essa mudança, o aluno de Ciência da Computação poderá escolher com mais segurança, a partir do quinto período, o perfil que prefere para sua formação, que pode ter um foco em técnicas avançadas de desenvolvimento de software, na teoria que fundamenta a área de Computação, ou em uma composição de assuntos que atenda a interesses pessoais¿, reforça Noemi.

     

    Com a oferta de cerca de dez disciplinas eletivas (aproximadamente 45 créditos) ao novo curso de Ciência da Computação ¿ o que representa aproximadamente 25% do total de créditos obrigatórios ¿ os alunos poderão escolher seu perfil profissional. As eletivas serão divididas em segmentos, permitindo que o aluno complemente sua formação cursando algumas disciplinas escolhidas entre áreas como Ciência de Dados, Segurança da Informação, Computabilidade e Análise Numérica. Outros segmentos de eletivas trazem maior liberdade para escolher outras disciplinas de computação, como Inteligência Artificial e Computação Gráfica, mas também com disciplinas de áreas como Empreendedorismo, Matemática, Engenharia ou Administração.

     

    As discussões sobre o novo currículo tiveram início em março de 2016 e, a partir daí, foram consultadas referências de outras instituições, inclusive internacionais, como a ACM (Association for Computing Machinery - primeira sociedade científica e educacional dedicada a computação), assim como o da Sociedade Brasileira de Computação, para o desenvolvimento da nova grade curricular. ¿Pegamos todas as áreas sugeridas nestes currículos de referência, que preveem flexibilidade de acordo com o perfil da instituição. Para definirmos o núcleo de obrigatórias, fizemos um questionário entre os professores para ver quais campos cada um considerava essenciais para o curso¿, revela Noemi. A formação obrigatória, que agora será de 36 disciplinas, abrange áreas como programação, lógica, matemática discreta, bancos de dados, análise de algoritmos, linguagens formais e sistemas de computação.

     

    Entre as novidades, destaca-se a criação de novas disciplinas como Introdução à Computação (em que os alunos aprenderão a programar com Lua), Ciências de Dados (uma das áreas de maior destaque atualmente) e Probabilidade Computacional (com uma visão algorítmica da probabilidade). O novo currículo inclui ainda a oferta de disciplinas de ementa variável, denominadas ¿Tópicos Avançados¿, que são resultado de pesquisas avançadas que os professores possam estar desenvolvendo naquele momento.

     

    Desenvolver pesquisas no Instituto Tecgraf é uma das oportunidades que a PUC-Rio oferece aos alunos de Ciência da Computação

     

    Outra vantagem do novo currículo será que, no quinto período, os estudantes cursarão uma disciplina integradora ¿Projeto e Construção de Sistemas¿, de modo a pôr em prática os conhecimentos adquiridos em disciplinas anteriores. E, no sexto, todos participarão de um estágio supervisionado em laboratórios de ponta do Departamento de Informática que será o foco central do período. O objetivo é o desenvolvimento acadêmico com acompanhamento semanal dos professores. ¿Queremos oferecer aos alunos uma oportunidade de fazer algo relevante na área de computação. Nossos laboratórios temáticos têm projetos de ponta em desenvolvimento de tecnologia e, com o acompanhamento de um professor e reuniões semanais, os alunos poderão relatar suas dificuldades, fazer a transição do acadêmico para o prático de fato e trabalhar em conjunto com outros colegas¿, ressalta Noemi.

     

    Os alunos de graduação que já concluíram 60% dos créditos poderão ainda cursar matérias do mestrado, que poderão ser contabilizadas futuramente na pós-graduação, permitindo que o mestrado possa ser concluído em um espaço de tempo mais curto.

     

    ¿Estou inclinada a migrar para Ciência da Computação, pois posso continuar trabalhando com programação, que era o forte de Sistemas da Informação, graças às eletivas que poderei escolher com o novo currículo. Essa liberdade para definir a especialidade que quero seguir me deixa mais segura e faz toda a diferença para competir e se destacar no mercado de trabalho¿, reforça Ingrid Coda, 21 anos, aluna do sexto período de Sistemas de Informação.

     

     

    Informações para a imprensa:

    APPROACH COMUNICAÇÃO

    Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)

    Maria Estrella (maria.estrella@approach.com.br)

    Tels: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)

    (21) 3461-4616, ramais 147 e 164 (Approach Comunicação)

    Bianca Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br)

    www.approach.com.br

     

     

Voltar para o topo

Atuação

  • Acesso à Informação
  • Institucional
  • Bolsas e Auxílios
  • Programas
  • Prêmios
  • Popularização da Ciência
  • Comunicação
  • Parcerias

Serviços

  • Ferramentas
  • Ouvidoria
  • Central de Atendimento
  • Agência de Viagem
  • Emissão de Contra-cheques
  • Declaração de Rendimentos
  • Assinador Digital
  • Gerador GRU
  • Sua Senha
  • Esqueceu sua senha?
  • Cadastrar Usuário
  • Livro Eletrônico
  • Dados abertos
  • Suporte a Propriedade Intelectual

Redes Sociais

  • Twitter
  • YouTube
  • SoundCloud

RSS

  • O que é?
  • Assine

Navegação

  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
Acesso a informação Governo Federal
Desenvolvido em Liferay