Detalhamento do evento

  • 23/11/2017 00:00
  • 23/11/2017 23:59
  • "CITIES OF POWER: THE URBAN, THE NATIONAL, THE POPULAR, THE GLOBAL", GORAN THERBORN (UNIVERSITY OF CAMBRIDGE)

     

    Como as cidades representam e manifestam poder no momento nacional, popular e global?  

     

    O seminário do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) acontecerá no departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo,  no dia 23 de novembro de 2017 (quinta-feira), às 10 horas, na sala 14, do Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais. O sociólogo e professor da Universidade de Cambridge, Goran Therborn, tratará dos temas que aborda em seu último livro, um estudo global de capitais, de Paris da Revolução até a Astana (Kazaquistão) do século XXI: "Cities of Power. The Urban, The National, The Popular, The Global".

     

    Sinopse do livro: neste brilhante e original survey de política e significados da paisagem urbana, o sociólogo referência Göran Therborn percorre as maiores capitais do mundo mostrando como foram formatadas por forças nacionais, populares e globais. Suas histórias começam com a emergência de vários modelos de Estado-Nação, cada um com a sua problemática cidade-capital. Por sua vez, mudanças radicais de poderes impactaram no desenvolvimento dessas cidades, em reformas populares urbanas ou movimentos de protesto e resistência; na ascensão e queda do fascismo e das ditaduras militares; e no vai e vem do Comunismo. Therborn analisa também momentos globais de formação urbana, de nacionalismo histórico, assim como a imagem corrente das cidades globais capitalistas e suas variações de arranha-céus, pontes e ofertas de novidades.

     

    Através de lentes global e histórica, e com uma gama temática que se estende das mutações da arquitetura moderna ao retorno contemporâneo das revoluções urbanas, as indagações de Therborn recebem  os pressupostos sobre a origem, as manifestações e o alcance do poder urbano, combinando perspectivas sobre política, sociologia, planejamento urbano, arquitetura e iconografia urbana. Argumenta que, no momento em que parecem se separar, existe uma forte ligação entre a cidade e o Estado-Nação e que a globalização atual das cidades é em grande parte impulsionada pelas aspirações globais dos políticos, bem como as de capital nacional e local.

     

    Com sua visão geral sistêmica única, que contempla desde Washington/DC e a Paris revolucionária à incrível capital de Astana, no Cazaquistão, sua riqueza de observações urbanas de todos os continentes povoados e suas análises afiadas e multifacetadas, força-nos a repensar nosso futuro urbano, bem como nosso presente historicamente moldado.

     

    Sobre o conferencista: Professor Emérito de Sociologia da Universidade de Cambridge (Reino Unido); professor afiliado de Sociologia da Universidade Linnaeus (Suécia). Ex-diretor do Swedish Collegium for Advanced Study in the Social Sciences em Upsala; ex-professor de Sociologia da Universidade de Gothenburg (Suécia) e ex-professor de Ciência Política da Universidade Católica de Nijmegen (Holanda). 

    Já trabalhou em todos os continentes habitados do mundo. Seus trabalhos tem sido publicados em pelo menos 24 línguas. è um intelectual cívico, com um compromisso de vida pela liberdade universal e a igualdade; um apoiador dos movimentos anti-imperialistas e pela igualdade, bem como um escritor sobre e fundamentado na teoria marxista radical. Desde a sua aposentadoria de Cambridge em 2010, reside com a família em Ljungbyholm, na Suécia.

     

     

    Informações gerais

    Evento: "Cities of Power. The Urban, The National, The Popular, The Global", seminário por Göran Therborn 

    Quando: dia 23 de novembro de 2017 (quinta-feira), a partir das 10h.

    Local: Sala 14, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais, Av. Prof.  Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária. 

     

    Aberto a todos sem necessidade de inscrição prévia