Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • PROGRAMADOR DO FUTURO

    Coordenador: Roney Pignaton da Silva
    Currículo
    Área:Software Básico

    Período de 13/11/2012 a 10/02/2014

    O objetivo deste projeto era promover a socialização aluno/universidade de forma a despertar um mútuo interesse na investidura deste alunos nos cursos de Computação e, em especial, o curso de Engenharia de computação. Nesse sentido, procuramos encaminhar cada aluno participante do projeto a decidir por atuar na área de computação, promovendo uma série de atividades que envolveram visitas à Universidade, palestras de alunos e professores, além da participação efetiva em um projeto de desenvolvimento de software, com aulas de Linguagens de Programação e Engenharia de Software. Observamos uma mudança comportamental positiva tanto por parte dos alunos diretamente envolvidos no projeto, que tiveram acesso a um conhecimento que, de inicio, lhes parecia utópico, inacessível, quanto por parte dos alunos não contemplados pelo projeto, alavancando uma nova postura em busca de uma educação de qualidade e despertando a percepção de que também podem atuar de maneira direta. Isso gerou uma expectativa por projetos futuros e a vontade de participação.

  • Proposição, implementação e validação de técnicas para treinamento médico virtual interativo

    Coordenador: Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques
    Currículo
    Área:Processamento Gráfico (Graphics)

    Período de 04/01/2011 a 03/04/2014

    O treinamento virtual vem ganhando espaço na educação em saúde porque oferece oportunidade do aprendiz treinar suas habilidades em ambientes tridimensionais antes de executá-las em pacientes reais. Além de diminuir o risco a pacientes, este tipo de treinamento contribui para a minimização dos custos de montagem e manutenção de laboratórios reais. Entre as principais atividades desta área de pesquisa estão o treinamento de procedimentos e o estudo de estruturas por meio de atlas virtuais tridimensionais. Os ambientes virtuais também podem ser empregados pelos profissionais de saúde para propiciar treinamento a seus pacientes, principalmente na área de reabilitação, podendo prover maior motivação por meio do estabelecimento de atividades lúdicas. As ferramentas computacionais construídas dentro deste contexto podem auxiliar o diagnóstico, favorecer o planejamento de terapias e a aquisição de conhecimento e habilidades. Para construir tais ferramentas neste projeto foram empregadas técnicas computacionais, mas também conceitos provenientes da área de educação, saúde e psicologia, com a finalidade de gerar sistemas úteis para a aplicação prática. Entre os principais resultados obtidos estão a criação de simuladores de exames de biópsia, atlas virtuais tridimensionais, sistemas de avaliação de aprendizagem em ambientes virtuais tridimensionais e sistemas de auxílio ao diagnóstico na área de Cardiologia. Os resultados são promissores e com potencial para aplicação prática em curto prazo.

  • Segurança do paciente

    Coordenador: Silvia Regina Secoli
    Currículo
    Área:Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso

    Período de 23/12/2013 a 22/12/2014

    Garantir a segurança do paciente tem sido um dos maiores objetivos dos órgãos de saúde nacionais e internacionais. Erros e reações indesejáveis, provocam mortes evitáveis, prejuízos na qualidade assistencial e na qualidade de vida das pessoas, além de gastos desnecessários de recursos financeiros e humanos que poderiam ser mais bem aproveitados para prover assistência de qualidade. O I Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente, promovido pelo ISMP-Brasil, foi voltado para ampliar o conhecimento e a atuação dos profissionais envolvidos com a segurança do paciente nas universidades, na indústria, no comércio ou nas instituições governamentais e privadas de controle e prestação de serviços.

    eventos adversos a medicamentos segurança do paciente erro de medicação Enfermagem
  • Coordenador: Welington Celso de Melo
    Currículo
    Área:Sistemas Dinâmicos

    Período de 14/01/2014 a 13/07/2014

    O Pesquisador Visitante por motivos pessoais não aceitou a bolsa de visitante.O valor recebido da Passagem foi reembolsado ao CNPq pelo GRU no dia 16/06/2014.Não tendo assim relatório a apresentar.

    rigidity theory for circle maps nonlinear interval exchanges asymptotic expansions
  • GENOMIC TOOLS FOR IMPROVING CATTLE PRODUCTION

    Coordenador: Lucia Galvão de Albuquerque
    Currículo
    Área:Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos

    Período de 19/06/2013 a 18/06/2014

    O evento contou com a participação de sete pesquisadores do exterior para discutir as mais novas metodologias e aplicações da seleção com base em um grande número de marcadores moleculares para avaliação e seleção de bovinos de corte, principalmente para características de mensuração difícil e de alto custo.

    eficiência alimentar bovinos de corte qualidade da carne nelore avaliação genômica
  • Comportamento de Fronteira na Teoria de EDPs Elípticas não Lineares

    Coordenador: Diego Ribeiro Moreira
    Currículo
    Área:Análise

    Período de 07/02/2012 a 06/02/2014

    A pesquisa em Equações Diferenciais Parciais Elípitcas é uma das mais desenvolvidas em Matemática e de grande importância devido as suas aplicações num amplo espectro de outras disciplinas científicas como dinâmica dos fluídos, fenômenos de transição de fase e Finanças. Nas últimas décadas temos assistido a muitos avanços na teoria de Equações totalmente não lineares e problemas de homogenização. Isto tem possibilitado uma melhor compreeensão de problemas em Ciências dos Materiais, Teoria de Combustão, etnre outras áreas. Nesse projeto, focamos em problemas de fronteira livre. Tais problemas são o tema central no estudo de fenomenos onde ocorrem transição de fase. Neste projeto, estimativas de regularidade e também prorpiedades geomtétricas de supserfícies de nível foram exploradas originando novos resultados que contribuem para um melhor entendimento das equações que estão presentes na modelagem de problemas como os mencionados acima.

    Fronteira Livre Regularidade Equações Elitpicas
  • Experimentação em Escoamentos Turbulentos de Parede

    Coordenador: Juliana Braga Rodrigues Loureiro
    Currículo
    Área:Mecânica dos Fluídos

    Período de 03/02/2012 a 02/02/2014

    Todo fluido real adere à superfície sólida exposta ao escoamento. Isso implica que é nesta região onde estão presentes os maiores gradientes de velocidade e de temperatura, tornando a descrição do escoamento turbulento ainda mais complexa. Esta superfície pode ser perfeitamente lisa e uniforme, ou irregular e heterogênea. Naturalmente, a característica da superfície exerce grande influência sobre a estrutura do escoamento. Estas observações são válidas para quaisquer tipos de escoamento, seja na natureza ou na indústria.O estudo da turbulência de parede, portanto, é um problema de tratamento difícil, que possui ampla relevância científica e industrial. Neste contexto, o presente projeto de pesquisa abordou quatro diferentes assuntos relacionados à influência da superfície no comportamento da camada limite turbulenta: i) escoamentos sobre ranhuras longitudinais, cujo propósito é a redução de arrasto, por exemplo, em cascos de embarcações; ii) escoamentos sobre superfícies recobertas com materiais nano-estruturados, também com o propósito de redução do atrito superficial; iii) jatos incidentes sobre superfícies rugosas e iv) escoamentos sobre superfícies rugosas com transferência de calor. Em adição, um quinto tópico sobre a obtenção de imagens tridimensionais a partir de observações bidimensionais também foi contemplado.

    Métodos Experimentais Camada limite Túnel de vento Turbulência
  • Oficina de Física Experimental Utilizando-se de Instrumentação Eletrônica

    Coordenador: James Alexandre Baraniuk
    Currículo
    Área:Circuitos Eletrônicos

    Período de 13/11/2012 a 10/02/2014

    Neste projeto foram desenvolvidos kits para a realização de experimentos em física no ensino médio. Para a confecção dos kits utilizou-se a placa do Arduíno, que é uma plataforma em hardware livre com uma grande quantidade de tutoriais e roteiros de projetos disponíveis na internet. Foram desenvolvidos kits para a realização de experimentos envolvendo: Movimento Retilíneo Uniforme; Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado; Lançamento de Objetos; Termometria; e Pêndulo. Utilizando-se dos kits desenvolvidos, realizamos oficinas experimentais para os estudantes do primeiro e segundo ano de um colégio de ensino médio em Curitiba, sendo que aproximadamente 400 estudantes participaram das atividades. As atividades foram desenvolvidas e conduzidas por um professor de engenharia elétrica, dois professores de física do ensino médio, sendo um bolsista do CNPq e o outro atuando como voluntário, um estudante de engenharia e cinco estudantes do ensino médio, sendo dois bolsistas do CNPq e três bolsistas voluntários. Além das oficinas, 40 estudantes do colégio do ensino médio realizaram uma visita a curso de engenharia elétrica da UFPR, assistindo a palestras e acompanhando a apresentação de projetos dos estudantes da graduação. Um vídeo com o resumo dos resultados das oficinas pode ser visualizado em http://youtu.be/hqk5Afmoie0 . Entendemos que os kits desenvolvidos são de baixo custo, são de fácil reprodução e podem ser reproduzidos e utilizados por outras escolas do ensino médio que tenham interesse na realização de atividades de laboratório de física experimental. Observamos neste projeto que estas atividades experimentais motivaram aos estudantes para o estudo das ciências, despertando também o interesse pela carreira de engenharia.

  • Robô Sumô na Escola

    Coordenador: Carlos Emilio Borsa
    Currículo
    Área:Engenharia Mecatrônica

    Período de 28/11/2012 a 25/02/2014

    Esse projeto tem como objetivo geral utilizar um Robô Sumô, equipamento construído por acadêmicos do curso de engenharia de controle e automação do instituto Superior Tupy, projetado para participar de competições estudantis regionais e nacionais, como instrumento gerador de interesse dos alunos do ensino médio/técnico para o estudo da engenharia. Buscará trabalhar com as etapas de concepção, projeto, fabricação e teste de um robô, de modo mostrar, de forma lúdica e contextualizada, as inúmeras aplicações dos conceitos de física e matemática presentes num projeto de engenharia e com isso criar e reforçar o interesse dos alunos do ensino médio/técnico pela área da engenharia, bem como, reduzir a evasão destes estudantes, enquanto alunos de engenharia.

  • Estímulo e Capacitação de Estudantes em Engenharias no Desenvolvimento de Equipamentos Eletrônicos e Eletromédicos utilizando Microcontroladores.

    Coordenador: Airton Abrahao Martin
    Currículo
    Área:Instrumentação Odontológica e Médico-Hospitalar

    Período de 09/11/2012 a 06/02/2014

    O desenvolvimento tecnológico busca cada vez mais a aplicação de eletrônica integrada na instrumentação eletromédica. Neste contexto, a formação de recursos humanos nesta área torna-se cada vez mais importante e necessária. Com o objetivo de atender essa demanda por profissionais qualificados este projeto mostrou a estudantes as possibilidades de aplicação de microcontroladores nas áreas de eletrônica e biomédica e, ao mesmo tempo, destacou a necessidade para sua qualificação em desenvolvimentos de projetos eletrônicos utilizando microcontroladores. O grande diferencial neste projeto foi a utilização de metodologia teórica e prática, buscando motivar estudantes do ensino médio e capacitar alunos do curso de graduação em Engenharia Elétrica/Eletrônica e Engenharia Biomédica que trabalharam juntos a empresas da área biomédica para atenderem a demanda do mercado de profissionais qualificados em microcontroladores.

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