Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • VI EXTRA SECTION OF CLINICAL IMMUNOLOGY – ESCI

    Coordenador: Niels Olsen Saraiva Câmara
    Currículo
    Área:Imunologia Aplicada

    Período de 18/06/2013 a 17/06/2014

    a International Association of Inflammation Societies ? IAIS realizou no Brasil, na cidade de Natal de 21 a 25 de setembro, o 11º. Congresso Mundial de Inflamação 2013 (11th World Congress on Inflammation), e reuniu interessados na pesquisa internacional aberta aos pesquisadores, pós-graduandos e demais interessados em investigação básica e aplicada (clinica e diagnóstico) sobre a inflamação e doenças inflamatórias. Estes congressos ocorrem em diferentes países, sendo co-organizados pelos cientistas e sociedades locais, no caso do Brasil, foi realizado juntamente com a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI).

    Imunologia Clínica Autoimunidade Imunodeficiências Terapia
  • Macrofilosofia, Direito e Estado

    Coordenador: José Luiz Borges Horta
    Currículo
    Área:Filosofia do Direito

    Período de 27/12/2011 a 26/12/2013

    O projeto Macrofilosofia, Direito e Estado integra-se ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Imaginado a partir de esforços de internacionalização da pesquisa desenvolvida pelo Programa, o Projeto permite uma intensa articulação entre a UFMG e a Universidade de Barcelona, Espanha, materializada no Grupo internacional de Pesquisa em Cultura, História e Estado. A investigação visa introduzir as Ciências do Direito e do Estado à abordagem da Macrofilosofia, concebida pelo filósofo Gonçal Mayos, de Barcelona, como um esforço de interdisciplinarização da própria Filosofia, acercando-a aos demais saberes humanísticos, históricos e culturais. Com o suporte da Filosofia do Estado, da Filosofia da História e da Filosofia da Cultura, o projeto conecta-se ao giro cultural por que passam as Humanidades, em direção a uma mirada genuinamente inter e transdisciplinar, aproximando assim Direito, História e Filosofia e propiciando uma compreensão cultural do Direito e do Estado. Integra-se, enfim, à linha de pesquisa em Estado, Razão e História, dinamizando suas propostas de reflexão histórica, sistemática e crítica do justo e do político.

    Teoria do Método Jurídico Filosofia do Estado Macrofilosofia
  • Investimentos em Tecnologia da informação (TI) e sua influência na Governança da TI, da Informação e da Cadeia de Suprimentos (CS) e no Desempenho Organizacional e da CS

    Coordenador: Antonio Carlos Gastaud Maçada
    Currículo
    Área:Administração de Empresas

    Período de 16/01/2012 a 15/01/2014

    Na era de "Big Data" a governança da informação e da tecnologia da informação (TI) são temas importantes para os gestores nas organizações. O volume de dados aumenta exponencialmente a cada dia, e é necessário planejar políticas de governança de informação e da TI associado aos intra e inter relacionamentos organizacionais, como por exemplo as cadeias de suprimentos que necessitam ser governadas visando o desempenho organizacional e da cadeia de suprimentos. O projeto validou modelos para auxiliar acadêmicos e práticos na aplicação e solução de problemas organizacionais.

    Investimento em TI Governança da TI Governança da Informação Governança da Cadeia de Suprimentos Desempenho Organizacional e da cadeia
  • Patrimônios Culturais, Materialidade e Subjetividade: circulação e transformação de objetos materiais

    Coordenador: Jose Reginaldo Santos Goncalves
    Currículo
    Área:Antropologia Urbana

    Período de 16/12/2011 a 15/12/2013

    O projeto "Patrimônios Culturais, Materialidade e Subjetividade: circulação e transformação de objetos materiais" propõe descrever e analisar o papel desempenhado por objetos materiais, espaços e estruturas arquitetônicas classificados como "patrimônios culturais" na vida cotidiana de diferentes grupos sociais. Nossa hipótese é a de que esses objetos e estruturas materiais desempenham um papel ativo na autopercepção cultural desses grupos. Ou seja: tornamo-nos sujeitos individuais ou coletivos na medida em que usamos cotidianamente esses objetos e espaços. O projeto pretende ainda analisar as relações que se estabelecem entre esses grupos e as agências do Estado responsáveis pelas políticas de patrimônio cultural. Ao estudarmos essas relações é possível perceber como esses grupos se percebem a si mesmos frente ao Estado e como aquelas agências, na formulação e implementação de suas políticas, percebem esses grupos. Grande parte da configuração espacial e do conjunto de objetos materiais que delimitam a identidade desses grupos no meio urbano é decidida nas relações sociais e políticas entre esses grupos e as agências oficiais de patrimônio cultural. Para uma visão geral do tema ver o livro A Alma das Coisas: patrimônios, materialidade e ressonância, Ed. MAUAD/FAPERJ, 2013, ISBN:978-85-7478-474-8).

    Patrimônios Culturais Memória Coletiva Objetos Materiais
  • PESQUISA DE VARIABILIDADE GENÉTICA EM Dirofilaria immitis E SEU SIMBIONTE Wolbachia sp. EM CÃES DOMÉSTICOS DE MUNICÍPIOS DA ILHA DO MARAJÓ - PARÁ

    Coordenador: Adriano Penha Furtado
    Currículo
    Área:Helmintologia de Parasitos

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    Filarídeos são helmintos que podem provocar infecções em vertebrados. A Dirofilaria immitis é um filarídeo de acomete o ventrículo direito e artéria pulmonar principalmente de cães. Estes filarídeos encontram-se em simbiose com uma bactéria intracelular do gênero Wolbachia. Em alguns países, os medicamentos disponíveis para o tratamento desta infecção na fase inicial estão perdendo efeito, devido estes parasitas adquirirem resistência. Assim, investigar a possibilidade de variabilidade genética destes parasitas, abrem novas possibilidades para pesquisas de novas drogas para o tratamento desta infecção. Com este trabalho, foi possível detectar que tanto o filarídeo, quanto a sua bactéria simbionte apresentam veriabilidade genética, pois apresentam regiões gênicas exclusivas do Arquipélago do Marajó.

    Dirofilaria immitis Ilha do Marajó Variabilidade Genética
  • MULTIFEIRA DO CONHECIMENTO

    Coordenador: Sandra Margarete Dorneles Pimmel
    Currículo
    Área:Política Educacional

    Período de 04/03/2013 a 31/12/2013

    O Projeto ?Multifeira do Conhecimento? é um espaço proporcionado às escolas para que alunos e professores possam expor os trabalhos produzidos na escola, realizados a partir do trabalho com projetos. É um espaço multidisciplinar que permite a transferência de conhecimentos, pois reúne um grande número de participantes e visitantes. Em sua 1ª Edição, realizada no ano de 2010, o evento contou com 48 (quarenta e oito) trabalhos de alunos pesquisadores, envolvendo 218 (duzentos e dezoito) alunos e 08 (oito) professores pesquisadores que expuseram seus trabalhos. Na 2ª Edição, em 2011, foram apresentados 59 (cinquenta e nove) trabalhos de alunos pesquisadores, onde participaram 300 (trezentos) alunos e 10(dez) trabalhos de professores pesquisadores. Em 2012 foram 54 (cinquenta e quatro) trabalhos de alunos pesquisadores, com um total de 197 alunos e 07 (sete) trabalhos de professores pesquisadores. Já em 2013, teve-se um total de 76 trabalhos inscritos (desde a educação infantil ao Ensino Médio e de professores), com 238(duzentos e trinta e oito) alunos pesquisadores, 9 (nove) professores pesquisadores e 55(cinquenta e cinco) professores orientadores, totalizando 302 (trezentos e dois) participantes. Observa-se que, conforme o Regulamento da Chamada Nº50/2012, inscreveram-se 59 (cinquenta e nove) trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental e ensino médio das escolas públicas e privadas do município. Visitaram a Multifeira em torno de dois mil alunos e demais pessoas da comunidade. Acredita-se que a Multifeira do Conhecimento proporcionou um momento rico de aprendizagens em que a teoria foi vivenciada na prática e mostrada aos participantes.

  • RENDA, TRABALHO, PROTEÇÃO PREVIDENCIÁRIA E QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO NO ESTADO DE GOIÁS

    Coordenador: Germano Campos Silva
    Currículo
    Área:Direitos Especiais

    Período de 27/12/2011 a 26/12/2013

    Resultados Obtidos Algumas conclusões podem ser extraídas dos dados coletados: a)- Foi possível verificar que a aposentadoria é uma complementação de renda para a grande maioria dos idosos entrevistados, pois muitos recebem o benefício previdenciário e continuam trabalhando; b)- Há um desconhecimento por parte dos idosos entrevistados em relação aos seus direitos e programas que o Município e o Estado oferecem aos Idosos; c) A renda média é de 3 a 5 salários-mínimos; d)- O núcleo familiar é composto de 5 a 6 pessoas; e)- O grupo pesquisado é tipo de segurado do regime geral que aposentou e continuou trabalhando; f)- O grupo revela não ser flutuante quanto à sua fixação no local, pois a maioria vive a mais de 5 anos na mesma residência; g)- Os dados revelaram que o núcleo familiar tem uma grande importância na vida dos entrevistados.

    renda trabalho proteção previdenciária qualidade de vida proteção previdenciária envelhecimento ativo
  • Não Informado

    Coordenador: Paulo José Paupitz Gonçalves
    Currículo
    Área:Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos

    Período de 09/11/2012 a 06/02/2014

    O projeto tem como objetivo a integração de alunos do ensino médio em projetos da Faculdade de Engenharia de Bauru / UNESP. Foram desenvolvidos três sub-projetos incluíndo um robô autônomo para participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), um sistema automação remota para residências (controle de cargas elétricas pela internt) e um sistema de auxílio para deficientes visuais utilizando o princípio de ecolocalização. Um vídeo com os resultados do projeto é oferecido em https://vimeo.com/88066693

  • IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA: ESTEATOSE HEPÁTICA INDUZ ESTRESSE NO RETÍCULO NUCLEOPLASMÁTICO

    Coordenador: Maria de Fátima Leite
    Currículo
    Área:Farmacologia Bioquímica e Molecular

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    Foi divulgado matéria onde apresenta reportagem sobre os experimentos realizados com verba do programa CNPq: 1) Revista Boletim da UFMG (Nº 1.831 - ano 39) - www.ufmg.br 2) Jornal ESTADO DE MINAS (Nº 26.120 - 2013 Pg 16) - www.em.com.br

    Esteatose hepática Retículo nucleoplasmático Cálcio
  • POTENCIAIS EFEITOS DOS METAIS PESADOS COMO DESREGULADORES ENDÓCRINOS EM JUNDIÁ (Rhamdia quelen)

    Coordenador: Helena Cristina da Silva de Assis
    Currículo
    Área:Ecologia Aplicada

    Período de 27/12/2011 a 26/12/2013

    As substâncias denominadas desreguladores endócrinos são uma recente categoria de contaminantes ambientais que interferem nas funções do sistema endócrino. Os metais pesados como chumbo e cadmio estão na lista das substâncias com este potencial. Porém, mais estudos são necessários para auxiliar o entendimento dos mecanismos de interferência neuro endócrina- reprodutiva em peixes. O presente trabalho tem por objetivo avaliar o potencial dos metais pesados (chumbo e cádmio) em alterar as funções endócrinas normais da espécie de peixe nativa Rhamdia quelen (jundia) exposta à contaminação subcrônica por via hídrica em condições experimentais. Alguns resultados importantes foram encontrados refletindo a importância de regular a presença destes contaminantes nos nossos rios. Abaixo segue alguns videos (links) relacionados ao projeto e que mostram os trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Toxicologia Ambiental do Departamento de Farmacologia da UFPR. Os links foram colocados aqui pois tem duração maior que 10 minutos. http://www.youtube.com/watch?v=3SKQVTwfATM SCIENTIA ? AQUATOXI PARTE 2 (03/10/13)Publicado em 08/10/2013 http://www.youtube.com/watch?v=PNrw4WB_EkA EM TESE - MEDICAMENTOS NA ÁGUA (19/06/13)Publicado em 20/06/2013

    metais pesados; desreguladores endócrinos; peixes
  • Mostrando 1 - 10 de 45585 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último