Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • The Innate Immune Response in the Pathogenesis of Infectious Disease

    Coordenador: Ricardo Tostes Gazzinelli
    Currículo
    Área:Imunologia Celular

    Período de 01/01/2013 a 31/12/2013

    A divulgação do evento foi realizada para a comunidade científica nacional e internacional, em universidades e centros de pesquisas, bem como em empresas públicas e privadas.

    Infectious Diseases Innate Immune on Molecular and Cellular Biology
  • Redes em Malha sem Fio Seguras e Robustas Visando o Desenvolvimento de Redes da Próxima Geração

    Coordenador: Aldri Luiz dos Santos
    Currículo
    Área:Teleinformática

    Período de 04/01/2011 a 03/01/2014

    A proliferação de dispositivos móveis tem motivado o desenvolvimento de diversas aplicações numa escala nunca antes vista e em áreas distintas, como aplicativos voltados ao entretenimento, educação, negócio, entre outros. Esses dispositivos compostos por diferentes tecnologias de comunicação dependem das estruturas de redes e muitas vezes forma a própria rede. A construção de diferentes tipos de redes sem fio por si impõe novos desafios e requisitos, como a mobilidade do usuário, a organização dinâmica e autônoma dos dispositivos, de modo a garantir a persistência dos serviços oferecidos. Elas também exigem novas soluções de segurança diante deste contexto. Desta forma, este projeto desenvolveu um ambiente de teste, através de um rede em malhas para que sejam especificadas, implementadas e testadas soluções de segurança em termos de conectividade que suporte a persistência dos serviços oferecidos. A construção de uma rede em malha de teste não é uma tarefa fácil e que após sua construção, ela possibilita que outras pesquisas possam ser desenvolvidas. A rede desenvolvida considerou a melhor organização topológica que permitisse o desenvolvimento de um ambiente integrado com outras formas de redes, como as redes veiculares e as redes de sensores sem fio. Como um estudo de caso, uma rede veicular foi interligada a rede em malha de modo a realizar testes sobre a garantia de conectividade segura entre redes integradas , onde a mobilidade dos veículos tem impacto no serviço oferecido. Decorrente dos estudos e pesquisas realizados durante o projeto foi desenvolvido um texto na forma de minicurso que modo que o conhecimento dos conceitos das redes pudesse ser propagado para a sociedade. Soluções de mobilidade social precisarão do suporte e integração das redes sem fio para o provimento de serviços aos cidadãos e essas informações precisam ser seguras e precisas. Esse projeto colabora para que as soluções de gestão publicas e as demandas do usuário possam ser atendidas.

  • Mecanismos moleculares do papel cognitivo do sono: redução sináptica global ou entalhamento de memórias

    Coordenador: Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro
    Currículo
    Área:Neurofisiologia

    Período de 01/02/2012 a 31/01/2014

    Diversas pesquisas desde os anos 1920 indicam que o sono desempenha um papel crucial na consolidação de diferentes tipos de memórias. Apesar das grandes implicações da função cognitiva do sono para a medicina, psicologia, pedagogia e cultura como um todo, apenas nos últimos quinze anos começaram a ser investigadas as bases moleculares e eletrofisiológicas do fenômeno. Os mecanismos subjacentes permanecem controversos e dois paradigmas atualmente colidem. Uma das teorias concorrentes propõe que a função cognitiva de sono é promover uma diminuição generalizada da conectividade sináptica, de forma a permitir novas potenciações sinápticas na vigília subsequente. Esta teoria é baseada na evidência de que o sono promove uma queda nos níveis de transcrição de genes dependentes de atividade neuronal, como quinases dependentes de cálcio, proteínas envolvidas no tráfego transmembrânico e enzimas metabólicas. A teoria propõe que a vigília e o sono são, respectivamente, associados ao aumento e diminuição globais da conectividade sináptica. O sono teria assim a função de promover um "equilíbrio global da força sináptica", favorecendo a "depressão sináptica global". A teoria alternativa propõe que a função cognitiva de sono resulta da interação cooperativa de seus dois principais estados: enquanto o sono de ondas lentas (SOL) reverbera memórias a nível eletrofisiológico, o sono de movimento rápido dos olhos (REM para rapid-eye-movement) aciona seletivamente a plasticidade em circuitos específicos ativados na vigília precedente. Desse modo o sono não promoveria simplesmente uma atenuação mnemônica generalizada, mas sim um entalhamento de memórias, aumentando a força sináptica de circuitos ativados na vigilia e diminuindo a força sináptica dos circuitos desativados na vigília. O presente projeto produziu resultados que favorecem a segunda teoria.

    fosfatase quinase eletrofisiologia plasticidade Sono
  • Capital social relacional, comunicação, identidade e território na Ilha do Marajó

    Coordenador: Fabio Fonseca de Castro
    Currículo
    Área:Teoria da Comunicação

    Período de 03/01/2012 a 02/01/2014

    O projeto estudou as formas de comunicação presentes na vida cotidiana das populações da Ilha do Marajó, no Pará, procurando compreender de que maneira a comunicação contribui para a formação de ?capital social? nessas populações.Por ?capital social? compreendemos práticas de aproximação entre as pessoas e de fortalecimento dos vínculos culturais, políticos e econômicos existentes entre elas.É nesse sentido que procuramos interpretar o ?capital social? como ?capital comunicativo? e como ?capital relacional?. Essas práticas comunicativas se dão, obviamente, por meio das formas de comunicação mais convencionais e massivas, tanto na forma de telecomunicações (a telefonia celular, por exemplo) como na forma de comunicação midiática (rádio, televisão e jornal), mas, entre as populações estudadas, é a comunicação que chamamos de ?popular, alternativa ou comunitária? que melhor contribui para formar a coesão social.

    capital social Amazônia Comunicação popular
  • II FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR

    Coordenador: Clandia Maffini Gomes
    Currículo
    Área:Administração de Empresas

    Período de 20/06/2013 a 19/06/2014

    O II Fórum Internacional ECOINOVAR é uma realização do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria, em parceria com os Programas de Pós Graduação em Administração da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O principal objetivo do Fórum ECOINOVAR consiste em promover o intercâmbio, a divulgação e o estímulo à produção de conhecimento, propostas e soluções que contribuam para o desenvolvimento da inovação sustentável. O evento busca reunir empresários, pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes áreas e acontece na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Em 2013, em sua segunda edição, o ECOINOVAR teve como temática: Gerenciando a Inovação e a sustentabilidade para fazer a diferença. O evento possui elevada magnitude, dadaa amplitude do número de trabalhos recebidos (quase 300 trabalhos), de público participante (cerca de 400 pessoas), de patrocinadores (instituições públicas e privadas) e de apoiadores (CNpq,Capes e Fapergs). O II Fórum Internacional ECOINOVAR recebeu 148 trabalhos, envolvendo em torno de mais de 400 autores, advindos de diversas instituições de ensino superior de vários estados brasileiros e de 02 universidades estrangeiras (Inglaterra e EUA). Ressalte-se, ainda, a multiplicidade de áreas temáticas abrangidas pelos trabalhos recebidos de diferentes cursos de graduação e de pós-graduação das áreas de Administração, Engenharia de Produção,Ciências Contábeis, Engenharia Florestal, Economia, entre outros). Além das seções de apresentação de trabalhos científicos,o evento contou com a presença de palestrantes nacionais (SP, RS, SC, MG..) e internacionais (Inglaterra e EUA), acadêmicos e empresários, oferecendo minicursos, palestras, painel internacional e exposição de casos empresariais.

  • VEI - Veículo Elétrico Inteligente

    Coordenador: Éverton Fabian Jasinski
    Currículo
    Área:Máquinas, Motores e Equipamentos

    Período de 21/11/2012 a 18/02/2014

    O presente trabalho projetou e desenvolveu um veículo elétrico alimentado por uma bateria de 12 V (bateria de moto). O projeto teve duas frentes principais: construção da estrutura física do veículo e desenvolvimento do contro automotivo e sensoriamento. Foi obtido um veículo eficiente e viável para utilização a velocidades baixas. O protótipo criado continuará sendo objeto de pesquisa em outros projetos da universidade.

    veículo elétrico eficiência energética microcontrolador
  • Língua e gesto

    Coordenador: Evani de Carvalho Viotti
    Currículo
    Área:Teoria e Análise Lingüística

    Período de 06/02/2012 a 05/02/2014

    O projeto Língua e Gesto foi desenvolvido por um grupo de pesquisa intitulado Laboratório "Linguagem, Interação, Cognição", da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Seu objetivo foi o de constituir, a partir de gravações em vídeo, um corpus de falas espontâneas ou semi-espontâneas de falantes nativos de português brasileiro e de língua de sinais brasileira (libras), em diferentes gêneros, com vistas ao estudo da relação entre língua e gesto. A formação desse corpus envolveu, além da coleta dos dados, a criação específica de um sistema de transcrição de gestos, para além do aperfeiçoamento de um sistema de transcrição dos dados de línguas sinalizadas, já em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa de que participa a proponente. Esses sistemas de transcrição se orientam a uma padronização e à futura informatização do corpus, com vistas a sua disponibilização para a comunidade de pesquisadores interessados no assunto, tanto no Brasil quanto no exterior.

  • Sistema Fotovoltaico Isolado

    Coordenador: Darlan Alexandria Fernandes
    Currículo
    Área:Geração da Energia Elétrica

    Período de 14/11/2012 a 11/02/2014

    Em regiões áridas, como em uma grande parte do nordeste brasileiro, o deslocamento de água de pequenos rios, açudes ou mesmo poços artesianos tem grande importância para atender polpulações que precisam desse bem. Um sistema fotovoltaico hidráulico isolado da rede elétrica e sem o uso de acumuladores (baterias) pode atender esta demanda, com baixo custo de instalação e manutenção. Neste tipo de sistema, a energia solar é convertida em elétrica e a água deslocada para caixas d'água tem energia acumulada na forma potencial. O presente projeto de extensão teve um principal objetivo que foi o de estimular que estudantes do ensino médio despertem o interesse pela carreira de engenheiro eletricista, chamando a atenção dos mesmos para o uso da energia fotovoltaica com o fim supra-citado. Um sistema fotovoltaico isolado utilizado para bombeamento hidráulico foi montado em escala laboratorial nas dependências da UFPB, para que os alunos-bolsistas e os demais participantes adquirissem um "know how" deste tipo de sistema. O sistema foi pensado, projetado e executado todas as partes individualmente, desde os conversores de potência, sensores e sistema de controle até a parte hidráulica. O sistema encontra-se em funcionamento e espera-se que os envolvidos tenham despertado o interesse pelo tema e que demais estudantes também possam a vir serem treinados com a plataforma laboratorial montada.

    inversor de tensão Energia renovável bateria painel solar fotovoltaico regulador de tensão conversor push-pull
  • ESTUDO TECNOLÓGICO DE NECTARES DE FRUTAS TROPICAIS CONTENDO OLIGOSSACARIDEOS PREBIOTICOS

    Coordenador: Ana Paula Dionísio
    Currículo
    Área:Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal

    Período de 31/01/2012 a 30/01/2014

    O projeto de pesquisa desenvolvido na Embrapa Agroindústria Tropical, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Alfenas, Universidade de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas, apresentou resultados bastante promissores na área de "alimentos funcionais". Há uma busca cada vez maior por parte dos consumidores, por alimentos saudáveis e que tragam benefícios a saúde. Neste sentido, alguns grupos de trabalhos vem se consolidando em parcerias estratégicas, visando a complementariedade de especialidades, para o desenvolvimento de produtos e a comprovação de seus efeitos benéficos em humanos ou animais de laboratório, como ratos e camundongos. Desta forma, o projeto contou com a participação efetiva de todos os membros da equipe para o desenvolvimento de bebidas mistas de frutas tropicais, rica em antioxidantes e/ou prebióticos, e a comprovação de seu efeito em animais. Sabe-se que antioxidantes apresentam uma ação benéfica contra o câncer, doença que cada vez mais acomete uma parcela maior da população mundial. Por sua vez, os prebióticos - que são açúcares fermentáveis por bactérias benéficas do organismo humano - também vem sendo relacionados a uma diminuição da glicemia, sendo importante para individuos diabéticos. Os resultados do presente projeto mostraram que as bebidas desenvolvidas apresentaram diversos efeitos benéficos, aumentando enzimas de interesse e diminuindo os níveis de glicemia dos animais. Desta forma, os objetivos do projeto foram alcançados com êxito, com resultados extremamente interessantes na área de "alimentos funcionais".

    FRUTAS TROPICAIS PREBIOTICO YACON
  • Dimensionamento e Instalação de um Sistema Fotovoltaico em uma Sala de Informática

    Coordenador: Licinius Dimitri Sá de Alcantara
    Currículo
    Área:Materiais Elétricos

    Período de 12/11/2012 a 09/05/2014

    O projeto é uma parceria entre a UFRA e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deodoro de Mendonça (EEEFMDM), localizada em Belém/PA, e tem contemplado o aspecto teórico como o estudo dos materiais e circuitos elétricos, bem como o conhecimento a respeito da estrutura da célula fotovoltaica e os componentes do sistema. Uma outra vertente deste projeto envolveu a elaboração de programa computacional de apoio para a área, capaz de prever a variação da direção de incidência de raios solares e de projeção de sombras. Quatro alunos de ensino médio da EEEFMDM estiveram envolvidos na pesquisa acerca de sistemas fotovoltaicos e sua posterior divulgação. Várias aulas foram ministradas a fim de orientar esses alunos na sua preparação a respeito do tema, pois os mesmos são responsáveis pela divulgação, o que requer uma base teórica sólida. Alunos de graduação em Engenharia(bolsistas e colaboradores) participaram deste acompanhamento e também tiveram grande interesse e participação em outras etapas do projeto, como na elaboração do programa, na exposição do tema e na execução do experimento prático. As aulas de treinamento abrangeram os seguintes tópicos: (1)Conceitos Básicos de Eletricidade, (2)Aspectos Práticos e Econômicos do Consumo de Energia, (3)Componentes do Sistema Fotovoltaico, (4) Materiais Elétricos e Estrutura da Célula FV e (5) Montagem de um sistema FV de pequeno porte (aula prática). Além das aulas, encontros semanais para o acompanhamento das atividades e evolução dos alunos foram marcados, visando a solidificação da base teórica dos participantes, fornecendo conhecimentos para desenvolver habilidades na apresentação do assunto em eventos educativos, principalmente no ambiente de ensino e médio e acadêmico.

    materiais elétricos circuitos elétricos Sistemas fotovoltaicos
  • Mostrando 1 - 10 de 47174 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último