Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Coordenador: Francisco Tadeu Rantin
    Currículo
    Área:Fisiologia Comparada

    Período de 31/10/2011 a 30/04/2012

    O projeto visa a compreensão de como uma espécie de peixe de respiração aérea bimodal, ou seja, que pode tanto respirar o oxigênio dissolvido na água quanto o do ar (como é o caso do bagre Africano, introduzido no Brazil para ser criado em pisciculturas e utilizado tanto na alimentação quanto na pesca esportiva), pode ter sua voracidade, seu comportamento e seu crescimento afetados por fatores estressores tais como a hipóxia (baixos níveis de oxigênio dissolvido na água), exercício (os peixes sendo obrigados a nadar e, portanto, aumentando o gasto de energia) e perturbações externas.

    Taxa de crescimento Respiração aérea Hipóxia Metabolismo Comportamento
  • BIOMED EDUCA: Utilizando ciência e tecnologia para divulgação de experiências e saberes na saúde humana

    Coordenador: Carla Cristina Romano
    Currículo
    Área:Biomedicina

    Período de 01/06/2010 a 31/05/2012

    O projeto BIOMED-EDUCA trabalhou com crianças e adolescentes de escolas públicas de Ilhéus e Itabuna e abrigos das mesmas regiões com o objetivo de divulgar experiências em saúde de uma forma dinâmica e divertida. Foram realizados encontros com os professores e com as crianças para escolhas dos temas e a partir destes encontros montadas atividades na forma de oficinas, feiras e atendimento a comunidade.

    educação em saúde; biomedicina; TIC
  • Inovação nas práticas de promoção da saúde

    Coordenador: Roseni Rosângela de Sena
    Currículo
    Área:Enfermagem em Saúde Coletiva

    Período de 25/11/2009 a 24/05/2012

    A realização do estudo permitiu a identificacao de praticas no campo da promoção da saúde nos cenários de estudo e a análise dos indicativos de sucesso e insucesso nestas práticas. Em relação aos avanços percebeu-se que a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos está sendo incorporada como direcionalidade para as práticas de promoção da saúde que se mostraram diversificadas e com potencial para reduzir vulnerabilidades, mudar hábitos de vida - alimentação e atividade física - entre outras. Entre os elementos que contribuem para dar lugar á promoção da saúde o estudo permitiu evidenciar a importância dos investimentos federais que induzem e estimulam o desenvolvimento das praticas consideradas exitosas. A continuidade na execução das ações é percebida como elemento essencial para a efetividade das práticas. Identificou-se a existência de algum grau de abertura em cada setor envolvido para dialogar, estabelecer vínculos de co-responsabilidade e co-gestão, respondendo às necessidades de saúde de uma coletividade, mobilizando os setores necessários para isso e, principalmente, envolvendo a população no percurso do diagnóstico da situação à avaliação das ações implantadas.Entretanto, visualizou-se uma dificuldade na efetiva articulação intra e intersetores. A melhoria na qualidade de vida, muitas vezes, ainda é vista como de poder do setor saúde. Indica-se a necessidade de continuar os estudos nesta linha que abordam os aspectos do cotidiano, praticas não institucionalizadas nos setores do município, perspectiva da população em relacao das praticas de promoção da saúde, a continuidade das praticas com a mudança da gestão nos municipios e a evolucao das praticas nos planos de mudanca (e possível uma pratica que esta no campo da inovação evoluir para a transformação). Identificou-se como necessidade premente a realização de estudos na área de monitoramento e avaliacao da promoção da saúde.

    práticas sanitárias promoção da saúde intersetorialidade políticas públicas de saúde
  • Tratamentos digitais de obras literárias

    Coordenador: Alckmar Luiz dos Santos
    Currículo
    Área:Literatura Brasileira

    Período de 25/11/2009 a 24/06/2012

    A biblioteca digital e o banco de dados de literaturas de língua portuguesa contam atualmente com 73.573 documentos e 17.085 autores cadastrados, tendo ainda 3.375 arquivos digitalizados (o que compreende 770 obras literárias digitalizadas em versão integral e 2.605 documentos de acervos de escritores catarinenses).

    bibliotecas digitais bancos de dados digitais literatura e informática texto digital
  • Imunopatogênese da infecção por Leishmania braziliensis: papel dos neutrófilos e dos linfócitos T CD8+

    Coordenador: Camila Indiani de Oliveira
    Currículo
    Área:Imunologia Celular

    Período de 20/11/2008 a 19/05/2012

    A Leishmaniose é uma doença causada por parasita do gênero Leishmania. A doença pode se manifestar de diferentes maneiras e uma delas é a presença de feridas na pele. Não há vacinas disponíveis e o tratamento apresenta uma série de efeitos colaterais. Assim, é importante entender como o parasita (Leishmania) consegue se estabelecer no homem, causando o desenvolvimento das feridas. No projeto desenvolvido, buscamos investigar a interação entre o parasita e algumas células do hospedeiro. Para isso, nós usamos camundongos, que apresentam uma ferida semelhante à do homem, quando infectado pelo parasita (Leishmania). Nossos resultados mostram que dois leucócitos (, (células brancas), os neutrófilos e os linfócitos T CD8 desempenham um papel importante na resposta contra o parasita. O neutrófilo, um leucócito muito presente na circulação, é capaz de reagir à presença do parasita e, juntamente com o macrófago, um outro leucócito, é capaz de destruir a Leishmania. O outro leucócito que estudamos foi o linfócito T CD8. Esta célula é muito importante na defesa contra os vírus mas não se sabe ao certo o que ela pode fazer contra a Leishmania. Nossos resultados mostram que esta célula pode destruir outras células infectadas pelo parasita. No entanto, neste processo, também ocorre a destruição do tecido ou da matriz onde as células estão. Assim, os linfócitos T CD8 destroem o parasita mas também as células do hospedeiro, causando o desenvolvimento da ferida. Desta maneira, descobrimos que as células de defesa podem também causar um tipo de dano.

    neutrófilos linfócitos T CD8 Leishmania braziliensis
  • Comunicação de Pentatomidae e sua implicação para o manejo de pragas da soja

    Coordenador: Miguel Borges
    Currículo
    Área:Entomologia Agrícola

    Período de 18/05/2010 a 17/05/2012

    Os percevejos emitem sinais vibracionais através do movimento do corpo que é propagado através das plantas, esses sinais vibracionais são utilizados pelos insetos para reconhecimento da espécie e sexo. A utilização de sinais vibratórios de chamamento identificados em Pentatomidae pode ser uma alternativa ou complemento ao uso de feromônios. Uma armadilha com sinais químicos (feromônios) e vibratórios pode resultar numa ferramenta mais eficiente por conter todos os sinais utilizados pelos insetos durante seu comportamento reprodutivo. Adicionalmente sinais vibratórios poderiam ser utilizados para repelir ou interferir na comunicação dos percevejos fitófagos nas áreas cultivadas, já que tem se demonstrado que vibrações na faixa de infrassons (< 20 Hz) interferem na comunicação de Nezara viridula.

    armadilhas comportamento reprodutivo pragas da soja comunicação vibracional monitoramento Pentatomidae
  • Cenas de Leitura: performance e representação

    Coordenador: Regina Zilberman
    Currículo
    Área:Literatura Brasileira

    Período de 25/08/2010 a 24/08/2012

    Leitura é habilidade adquirida, e não inata. É também o modo de o indivíduo se relacionar com o mundo, quando passa a percebê-lo enquanto conjunto de signos com significação. Assim, a leitura depende de o ser humano compreender o real enquanto linguagem, constituída de sinais, que ele decifra e expressa, uma vez que a capacidade de se comunicar por meio dos sons ou por intermédio de gestos transformou-se em código, seja o linguístico, seja o corporal. Para ter acesso aos códigos vigentes, a pessoa passa por um processo específico de letramento, de que a escola se encarrega, já que essa constitui a instituição a qual, desde a Antiguidade, foi delegada essa tarefa. A leitura associa-se à escrita, que resume, por meio de grafemas codificados, o modo como os signos linguísticos podem ser registrados. Ações pedagógicas parecem presidir o processo de letramento; esse, porém, não se limita àquelas, já que inclui não apenas uma concepção sobre a linguagem verbal e suas modos de tradução pela escrita, mas também disposições sociais, ideológicas e políticas. Por sua vez, as atividades desenvolvidas na escola parecem coincidir com os principais procedimentos de acesso à leitura; mas esse decorre igualmente dos comportamentos e iniciativas tomadas no âmbito familiar e doméstico. Por dominar a habilidade da leitura, um indivíduo pode ser considerado um leitor. A passagem a essa condição advém de sua formação, que envolve transformação de ordem intelectual. Leitura, porém, não se restringe à aplicação de propriedades de natureza cognitiva, envolvendo afetos, sentimentos, emoções, para além do intelecto; além disso, é também experimentada fisicamente. A apreensão de textos escritos e de outras modalidades de produção cultural incide em posicionamento do corpo, direção do olhar, gestos específicos e reações motoras. Essas conclusões foram objeto de exame, tendo como campo de aplicação obras literárias e representações pictóricas da leitura, entre outros materiais.

    leitura; representação; performance
  • MONITORAMENTO DE Candidatus LIBERIBACTER spp. EM POMARES COMERCIAIS DE LARANJA NO ESTADO DO PARANÁ

    Coordenador: William Mário de Carvalho Nunes
    Currículo
    Área:Fitopatologia

    Período de 17/12/2008 a 31/05/2012

    O cultivo de laranja no Brasil é muito eficiente porém não fica barato para produzi-la nas nossas condições. Diversas doenças atacam a laranja e isso causa perda na qualidade do fruto e na quantidade produzida. Dentre essas doenças encontra-se huanglongbing (HLB, ex-greening). Uma bactéria Candidatus Liberibacter spp é que causa essa doença. O HLB é uma doença que torna a planta de laranja improdutiva em poucos anos após a infecção dessa planta pela bactéria. Os frutos vão se deformando, com sabor desagradável e ficam impróprios para o consumo in natura e para a industrialização. Até hoje não há nenhum cultivar de laranja resistente à doença. Não existem produtos químicos para tratamento de plantas doentes. Desse modo, estudar qual é a quantidade de bactéria dentro da planta de laranja é importante para se entender essa doença e desse modo poder propor medidas de controle que sejam mais eficientes. O objetivo do nosso estudo foi avaliar, através do acompanhamento de pomares comerciais com plantas com a doença qual a quantidade da bactéria dentro dessa planta ao longo do ano e desse modo propor ações a serem realizadas. Uma das medidas que nosso estudo confirmou foi que quando uma planta de laranja aparece com a doença ela deve ser rapidamente eliminada, arrancada dá área onde ela se encontra, pois pode passar rapidamente a bactéria dessa planta doente para as plantas próximas dela. Aí o prejuízo é certo.

    greening huanglongbing defesa sanitária HLB citrus
  • Investigação de mecanismos celulares e moleculares envolvidos na disfunção renal produzida pela desnutrição intrauterina, em ratos

    Coordenador: Ana Durce Oliveira da Paixão
    Currículo
    Área:Fisiologia Renal

    Período de 10/11/2010 a 26/06/2012

    Ratos adultos submetidos à desnutrição intrauterina apresentam alterações no transporte renal de sódio que podem implicar em aumento da reabsorção deste eletólito. A vitamina E administrada durante a lactação reprograma estas alterações que são produzidas pela desnutrição intrauterina. Nesta etapa, investigamos se estas alterações no desenvolvimento renal já se manifestam em períodos precoces da vida. Adicionalmente investigamos o papel do estresse oxidativo na disfunção renal produzida pela desnutrição materna. Além da investigação científica, neste projeto foram prpostas as seguintes metas: a) implantar a técnica de Western blot em nosso Laboratório na UFPE; b) concluir o doutoramento de Leucio Duarte Vieira Filho, iniciado em novembro/2008; c) Publicar no mínimo um artigo; d) contribuir com a formação de dois ICs. Metas Atingidas: a) a técnica de Western blot foi implantada; b) o doutoramento de Leucio Duarte Vieira Filho foi concluído em 31 de outubro de 2012, atualmente ele é bolsista de pós-doutorado PNPD Institucional/CAPES no nosso Laboratorio; adicionalmente o bolsista IC da FACEPE, Felipe Tiago José dos Santos, permaneceu vinculado a este projeto durante o ano de 2010 e a bolsista IC/PIBIC UFPE, Juliane Farias Silva, durante o ano de 2011; c) um artigo foi publicado em 2011 no Pediatric Nephrology, no qual se utilizou a técnica de imunohistoquimica, outro artigo encontra-se em preparação para submissão ainda em 2012.

    desenvolvimento fetal rim kinases desnutrição transportadores de sódio
  • Pessoa com deficiência: investigação do cuidado de enfermagem

    Coordenador: Lorita Marlena Freitag Pagliuca
    Currículo
    Área:Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso

    Período de 08/12/2009 a 07/06/2012

    Foram construidos diversos materiais de educação em saúde para pessoas cegas. Apresenta-se mini vídeo com cegos usando o Jogo Educativo - Drogas, jogando limpo. O conteúdo foi adaptado com o emprego de material táctil e braille abordando de forma lúdica e interativa sobre o tema prevenção ao uso de drogas. Um vídeo mais elaborado que demostra a consulta de enfermagem com uma pessoa cega e sua acompanhante não pode ser disponibilizado por não haver suporte no sistema. Texto sobre amamentação que foi cantarolado por um repentista também não foi aceito por estar em MP3.

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