Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • DESENVOLVIMENTO DE JOGOS SÉRIOS PARA O ENSINO INTERATIVO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

    Coordenador: Anselmo Cardoso de Paiva
    Currículo
    Área:Sistemas de Computação

    Período de 16/12/2013 a 15/12/2014

    A educação de jovens necessita esforços contínuos de adequação à prazerosa arte de aprender. O incentivo não deve estar somente na adoção de conteúdos mas também na maneira que estes conteúdos são abordados, inclusive fora de uma sala de aula. A educação permanente, interativa e prazerosa tem se destacado como o novo paradigma educacional e também, como o novo desafio.O grande desafio consiste em como adaptar conteúdos para serem tratados de maneiras diversas. O Matematicando corresponde a uma das iniciativas de tratar o ensino de elementos básicos da matemática. A proposta deste é adotar que graficamente leve o jogador a situações do cotidiano, e adaptáveis a situações presentes no meio social no qual está inserido. A percepção de que neste meio, observado rotineiramente, possui conceitos de matemática e que estes podem auxiliar no sua relação social, corresponde ao primeiro grande resultado do Matematicando. Notar a importância da matemática é também valorizá-la como a ciência que deve ser absorvida e não rejeitada.A medida que o prazer em utilizar a matemática é criado, o incentivo e apelo dos jogos continuam a motivar a prática através de desafios que repetem tarefas simples da matemática. Essas tarefas demonstram pontuação que pode ser usada como uma espécie de competitividade dos jogadores que, neste caso, competem pelo maior aprendizado. Este é um resultado positivo da utilização de jogos educacionais. Este provocam a simulação de situações preparando o indivíduo a uma situação real.O jogo apresentado neste relatório possui uma abordagem previamente validada em trabalhos relacionados e abordou de forma específica os problemas e questões encontradas nos trabalhos relacionados. O resultado final é bastante promissor em termos de educação e de game design podendo contribuir diretamente com os novos paradigmas de ensino e aprendizagem.

    Aprendizagem de Máquina Jogos Sérios Realidade Virtual Informática na Educação
  • Prevenção das complicações crônicas do Diabete Melitos

    Coordenador: Luis Henrique Santos Canani
    Currículo
    Área:Endocrinologia

    Período de 15/12/2011 a 14/12/2014

    O diabetes melito (DM) é uma doença complexa e caracterizado pela presença de complicações causadas pela hiperglicemia crônica. O objetivo deste projeto foi avaliar maneiras de identificar estas complicações, fazendo o diagnóstico precoce e de forma simplificada. Outro aspecto que o projeto se propôs foi identificar marcadores novos que auxiliem no tratamento do DMV e suas complicações. Por fim, o projeto avaliou aspectos genéticos que possam auxiliar na identificação de indivíduos em risco para o desenvolvimento do diabetes e da retinopatia diabética. Demonstramos que a retinopatia pode ser diagnosticada através de equipamento digital, possibilitando a seleção dos pacientes a serem encaminhados para o oftalmologista. Em relação a neuropatia diabética periférica, demonstramos ser factível a avaliação das fibra finas de forma ambulatorial e não invasiva. Alterações destas fibras frequentemente levam a importante sintomatologia. Avaliados métodos de aferição da função renal, utilizando equações que facilitam a identificação de alterações precoces de forma simplificada. Em relação aos biomarcadores, isolamos uma série de novas proteínas que têm o potencial de identificar indivíduos em risco para o desenvolvimento da doença renal. Através de revisão sistemática e meta-análise vários aspectos relevantes do manejo do paciente com diabetes foram avaliados. Por exemplo, a importância da infecção urinária na avaliação da excreção de proteína urinária, o uso do cálcio coronariano e a presença de retinopatia como marcador de risco de morte. Por fim, estudos genéticos tem aprofundado nosso entendimento nos mecanismos envolvidos no desenvolvimento da retinopatia diabética. Estes estudos tem como finalidade a identificação de indivíduos em risco para o desenvolvimento da retinopatia diabética, possibilitando intervenções precoces, além de permitir que novas terapias sejam desenvolvidas para prevenir a perda da visão.

    rastreamento complicações vasculares prevenção diabetes
  • Óptica resolvida no tempo em grafeno

    Coordenador: Leandro Malard Moreira
    Currículo
    Área:Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part.

    Período de 21/12/2011 a 20/12/2014

    O projeto de pesquisa executado no Departamento de Fïsica da UFMG teve como objetivo a implementação de um sistema de medida de óptica resolvida no tempo, em particular a absorção transiente ou pump-probe. A técnica experimental desenvolvida no Departamento de Física da UFMG, se baseia na utilização de pulsos ultra-curtos (femtosegundos) em combinação com diferentes técnicas para se medir com resolução temporal a dinâmica de elétrons e de fônons em materiais de grafeno.

    óptica Grafeno absorção transiente
  • Semana Nacional de C&T no Estado do Rio Grande do Norte (Semana Potiguar de Ciência e Tecnologia)

    Coordenador: Carla Yara Soares de Figueirêdo Castro
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 29/10/2013 a 28/10/2014

    Evento realizado no Estado do Rio Grande do Norte sob coordenação da FAPERN sem utilização dos recursos, em virtude do não recebimento do cartão pesquisador.

    Difusão do conhecimento popularização da ciência interiorização.
  • FEBRATEC

    Coordenador: Ariomar da Luz Nogueira Filho
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 17/12/2012 a 16/12/2014

    https://www.youtube.com/watch?v=OwLqFZdKitghttp://campus.fac.unb.br/arquivo/cidade/item/3139-feira-de-ci%C3%AAncia-e-tecnologiahttp://www.sinprodf.org.br/ja-estao-abertas-as-inscricoes-para-a-2a-feira-brasiliense-de-tecnologia-e-ciencias/

    ciência ensino médio Pesquisa tecnologia iniciação cientifica junior
  • Quarta Conferência Mundial sobre Integridade em Pesquisa

    Coordenador: Sonia Maria Ramos de Vasconcelos
    Currículo
    Área:Biologia Molecular

    Período de 20/12/2013 a 19/12/2014

    A 4a Conferência Mundial sobre Integridade em Pesquisa [4th World Conference on Research Integrity]será realizada entre os dias 31 de maio e 3 de junho de 2015, no Rio de Janeiro. Esse evento tem como objetivo abordar a integridade em pesquisa no âmbito dos sistemas de pesquisa e seus processos de produção de conhecimento, incluindo aspectos éticos sobre financiamento, avaliação e recompensa.

    ética em pesquisa integridade científica produção científica
  • Città Cosmopolita - Simulador de redes de cidades

    Coordenador: Daniel Nehme Müller
    Currículo
    Área:Tecnologia Educacional

    Período de 04/11/2010 a 05/10/2014

    O projeto Città Cosmopolita permitiu a criação de métodos para a construção de jogos educacionais a partir do debate acadêmico sobre o espaço geográfico e da interação com professores e alunos. A partir destes novos métodos, criamos um jogo para simulação de cidades, publicamos artigos e livros, realizamos oficinas com professores, para demonstração de como a qualificação da educação pode ser proporcionada pela tecnologia.O projeto ainda proporcionou diversos ensaios, protótipos e implementações relativos a jogo computacional em 2D e 3D (duas e três dimensões), realidade aumentada, modelagem topográfica, uso de recursos web contendo informações geográficas. Todos os recursos desenvolvidos podem ser usados são de tecnologia educacional e podem ser usados em qualquer nível de ensino ou programas de treinamento de pessoal. Isso permite sua aplicação em escolas, universidades e empresas, em atividades voltadas à formação em qualquer faixa etária.

    geoprocessamento jogos agente inteligente interface voz
  • II World Congress of Environmental History

    Coordenador: Rogério Ribeiro de Oliveira
    Currículo
    Área:Geoecologia

    Período de 14/08/2014 a 13/12/2014

    O II World Congress of Environmental History constitui o evento-chave da História Ambiental, uma vez que congrega instituições que trabalham na área de História Ambiental de todo o mundo. É organizado peplo International Consortium of Environmental History Organizations (ICEHO), que congrega instituições como a Sociedade Latino-americana e Caribenha de História Ambiental. O evento foi bem divulgado e todas as suas atividades encontram-se registradas em http://www.wceh2014.ecum.uminho.pt/. Trabalhos selecionados (entre eles um dos dois trabalhos apresentados, o artigo The forest today has something to say: species introduction, wood fuel supply and the environmental history of Rio de Janeiro?s urban forests) serão publicados nos anais editados pela Elsevier.

  • VISITA, ESTÁGIO, CURSO ou INTERCÂMBIO

    Coordenador: Vladimir Pinheiro Safatle
    Currículo
    Área:Epistemologia

    Período de 10/09/2014 a 09/01/2015

    Trata-se de desenvolver um trabalho conjunto entre pesquisadores das Universidades de São Paulo, Toulouse e Paris VII a respeito das consequências, para uma teoria do reconhecimento social, do uso de uma antropologia psicanalítica de orientação lacaniana. Tal uso é desdobrado em dimensões como: a compreensão das demandas de reconhecimento depositadas no trabalho, a configuração do amor como espaço de afirmação de relações recíprocas capazes de produzir segurança emocional, a função da afirmação das diferenças como motor de embates políticos, a relação entre estruturas institucionais e demandas de reconhecimento.

    redistribuição reconhecimento psicanálise política sujeito
  • Modularização Emergente para Linhas de Produtos de Software

    Coordenador: Paulo Henrique Monteiro Borba
    Currículo
    Área:Engenharia de Software

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2014

    Um diferencial competitivo importante para empresas de software é a capacidade de lançar produtos similares, ou variações de um produto adaptadas às peculiaridades de clientes específicos, com agilidade e custos reduzidos, sem comprometer qualidade. Isso tem se tornado possível através do desenvolvimento de linhas de produtos de software (LPS), um conjunto gerenciado de features definidas e implementadas por artefatos de software (core assets) que são sistematicamente reusados e compostos para construir uma família de produtos similares, como as versões de uma aplicação móvel que funcionam em diferentes tipos de dispositivos. Este projeto de pesquisa contribuiu para aperfeiçoar o processo de desenvolvimento e evolução de Linhas de Produtos de Software, de forma que empresas que adotem essa abordagem tenham mais vantagem competitiva advindo de desenvolvimento e manutenção modulares, e consequente aumento de produtividade e confiabilidade, principalmente devido a redução de defeitos advindos de dependências implícitas entre features.

    Linhas de Produtos de Software Modularidade Separação de preocupações
  • Mostrando 1 - 10 de 46666 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último