Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Síntese de nanocápsulas de núcleo lipídico com superfície decorada visando reconhecimento molecular

    Coordenador: Adriana Raffin Pohlmann
    Currículo
    Área:Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica

    Período de 14/12/2011 a 22/07/2013

    As novas nanopartículas desenvolvidas neste projeto são biodegradáveis e apresentam revestimento que as tornam reconhecíveis pelos tecidos do organismo. Os resultados demonstram a grande potencialidade dessas formulações de seguirem na cadeia de desenvolvimento cientifico-tecnológico dentro do âmbito da terapêutica. A nova invenção tem potencial aplicação nas terapias de câncer e doenças inflamatórias.

    vetorização de fármacos nanoparticulas polimericas síntese reações interfciais
  • Datluge - Gerência de Dados e Tarefas em Larga Escala

    Coordenador: Marta Lima de Queiros Mattoso
    Currículo
    Área:Metodologia e Técnicas da Computação

    Período de 18/05/2010 a 17/05/2013

    A evolução da ciência da computação nas últimas décadas permitiu a exploração de experimentos científicos baseados em simulação assistida por computadores. Com o aumento do desempenho dos computadores, foi possível refinar os modelos utilizados nos experimentos científicos, tornando-os mais complexos. Aliado a isso, os dados disponíveis para os experimentos também vêm crescendo aumentando a complexidade da gestão dos experimentos científicos. Tecnologias bem sucedidas na área de negócios vêm sendo adaptadas para apoiar computacionalmente os experimentos científicos. Dois exemplos a serem citados são os sistemas de bancos de dados e os sistemas de workflows (fluxos de tarefas computacionais). Pesquisadores da área de bancos de dados vêm buscando soluções ao problema da gerência de dados científicos em consonância com os processos que os analisam, manipulam e que acabam por gerar mais dados. A descoberta científica baseada em uso intensivo de dados foi apontada como o quarto pilar da ciência. Um experimento científico típico envolve a execução do encadeamento de programas de simulações computacionais inúmeras vezes, explorando parâmetros. Apoiar o controle dessa execução requer uma avaliação sistemática de parâmetros e casos de teste. Além disso, o registro dos passos de execução do encadeamento de programas associados aos dados gerados, permitem uma análise do comportamento geral do experimento. A longo prazo, tem-se uma base de dados de execução de experimentos para análises mais globais sobre o fenômeno científico sendo estudado e guiar futuras execuções. Esse projeto abordou os desafios da captura e gerência de dados de experimentos científicos, em especial a representação da dos dados de execução envolvendo o uso de ambientes de alto desempenho como grandes máquinas paralelas e nuvens computacionais. Diversos algoritmos e softwares foram desenvolvidos e avaliados em larga escala com ambientes de alto desempenho.

    workflow paralelismo experimento científico proveniência bancos de dados
  • II International Workshop on Trends in Optical Technologies - Towards Terabit per Second Optical Networking

    Coordenador: Daniel Moutinho Pataca
    Currículo
    Área:Sistemas de Telecomunicações

    Período de 20/12/2012 a 19/12/2013

    O evento reuniu para discutir as tendências de evolução das redes ópticas de alta capacidade especialistas nacionais e internacionais, representantes de; universidades, instituições de pesquisa, órgãos públicos, operadoras de telecomunicações e fabricantes de dispositivos e equipamentos. Um público de 229 pessoas esteve presente nos dois dias do encontro, onde pesquisadores nacionais e internacionais apresentaram o estado da arte da pesquisa, desenvolvimento e inovação em dispositivos, fibras e sistemas ópticos para as futuras redes ópticas com capacidade de até 1 Tb/s por canal. O evento contou, entre seus palestrantes e ouvintes, com a presença de representantes destacados de diferentes países como Brasil, Estados Unidos, Dinamarca, Reino Unido, Argentina, Canadá, Portugal e Japão. O público do evento era composto por representantes de diferentes setores da área de telecomunicações sendo 36% de centros de pesquisa, 24% de universidades, 31% da indústria e serviços, 8% de operadoras de telecomunicações e 2% do governo. Dentre os temas mais relevantes destacam-se: o desenvolvimento de dispositivos ópticos integrados, DSPs, fibras de múltiplos núcleos, redes cognitivas e sistemas ópticos de alta capacidade para conexões de longa distância e de centros de dados. O programa do evento e o mini CV dos palestrantes estão disponíveis em http://optica.cpqd.com.br/2013/. Este segundo workshop, da mesma maneira que o primeiro, serviu para aumentar a capacitação das equipes brasileiras de pesquisadores da área de comunicações ópticas. Além disso, permitiu uma maior interação entre os diversos grupos nacionais e internacionais, abrindo a possibilidade de novos acordos de cooperação tecnológica. Este evento contou com o patrocínio governamental do CNPq, Instituto Nacional Fotonicom, Finep e Funttel e das empresas Corning, Padtec, Yokogawa e Agilent.

    Comunicações ópticas sistemas de transmissão de alta capacidade tecnologias ópticas fibras ópticas
  • PERFIL DOS USUÁRIOS DE CRACK E PADRÕES DE USO

    Coordenador: Michele Mandagará de Oliveira
    Currículo
    Área:Saúde Pública

    Período de 14/01/2011 a 13/01/2013

    O problema do uso abusivo de drogas precisa ser devidamente conhecido para que de fato possa-se propor uma assistência de qualidade aos usuários e familiares, que muitas vezes vivem excluídas do próprio serviço local de saúde. Para isso, desenvolvemos um projeto de pesquisa que nos possibilitasse: caracterizar o perfil dos usuários de álcool, crack e outras drogas e seus padrões de uso. Esta pesquisa se propõe a olhar não só para resultados numéricos decorrentes do uso de drogas, mas, sobretudo, buscou compreender como se da a relação do usuário com a droga, e com o seu modo de vida. Entrevistamos pessoas que utilizam ou já utilizaram drogas, e observamos os locais onde as pessoas utilizam drogas, com quem utilizam drogas, quais drogas utilizam e por que utilizam drogas, se conhecem os riscos ou danos que podem ser provocados pelo uso abusivo de drogas. A pesquisa foi realizada no Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas e na estratégia de redução de danos do município. Os resultados observou-se que os usuários de crack deste estudo avaliaram sua saúde de forma positiva mesmo diante de condições tão adversas que cercam o seu contexto, a utilização da droga apareceu para alguns como uma forma de alivio. Alguns referiram ter cuidado no uso, utilizando algumas medidas de redução de danos, muitos deles referiram ter uma boa saúde. Também mostrou que alguns usuários de crack consumem de forma compulsiva e este consumo interferia nas atividades diárias pré-existentes.Sobre a questão do uso de drogas é necessário que cada vez mais sejam realizadas pesquisas, para que sejam divulgados dados mais fidedignos podendo assim elaborar propostas de prevenção, intervenção, cuidado e proteção da saúde de todas as pessoas, sem nenhum tipo de discriminação e exclusão.

    Consumo de Crack Perfil dos Usuários de Crack Padrôes de uso
  • INSTALAÇÃO DE UM LASER DE ELÉTRONS LIVRES NO CBPF

    Coordenador: Ricardo Magnus Osorio Galvao
    Currículo
    Área:Instrumentação Específica de Uso Geral em Física

    Período de 25/11/2009 a 24/11/2012

    Foi iniciada a instalação de um "laser de elétrons livres" no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Esse tipo de laser é diferentes dos convencionais, que são bastante conhecidos, com relação ao processo físico de emissão da radiação coerente. Nos lasers convencionais, a radiação é originada pela transição entre dois níveis de energia de elétrons "ligados", ou seja, elétrons ligados aos núcleos dos átomos do meio que produz a radiação. Nos lasers de elétrons livres, como o próprio nome sugere, os elétrons não estão ligados, ao contrário fazem parte de um feixe intenso de elétrons que se propaga dentro de um tubo de vácuo. Fazendo este feixe passar em um campo magnético "ondulado", ou seja, com uma variação periódica, os elétrons emitem radiação. Se certas condições específicas da densidade do feixe forem satisfeitas, a radiação emitida por todos os elétrons se combina numa radiação coerente, como em um laser comum.

    Laser de elétrons livres fonte terahertz coerente
  • SUPERFÌCIE DE MICRORGANISMOS PATOGÊNICOS: ULTRAESTRUTURA E PAPEL NA INTERAÇÃO PATÓGENO-HOSPEDEIRO

    Coordenador: Thais Cristina Baeta Soares Souto Padron
    Currículo
    Área:Protozoologia de Parasitos

    Período de 07/06/2011 a 06/06/2013

    A doença de Chagas, causada pelo Trypanosoma cruzi, e a Leishmaniose, causada por diferentes espécies de Leishmania, são importantes parasitoses ainda presentes em uma grande área do território nacional. Não existem vacinas eficazes para o Homem. Desta maneira vários grupos de pesquisa no país e no exterior, dentre eles o nosso, se dedicam ao estudo e desenvolvimento de drogas eficazes contra o T. cruzi e a Leishmania. O nosso estudo compreende dois tipos de abordagem: a) quimioterapia de Doença de Chagas e Leishmaniose utilizando toxinas de origem animal e seus subprodutos; e b) análise de moléculas dos parasitos que são importantes para o processo de invasão da célula hospedeira e de sobrevivência e multiplicação dos parasitos no citoplasma da célula infectada. Nossos estudos utilizam na maioria das análises técnicas de microscopia óptica e microscopia eletrônica para identificação dos danos causados nos parasitos pela quimioterapia e para a localização das diferentes moléculas envolvidas na interação parasito com seu hospedeiro.

    Citoquímica Interação parasito-hospedeiro Ultraestrutura Tripanossomatídeos Quimioterapia Trypanosoma cruzi
  • Feira Científico-Cultural

    Coordenador: Selma Alves da Silva
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 27/01/2011 a 26/01/2013

    O evento faz parte do calendário anual de atividades da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria de Jetibá e das escolas. Com grande adesão das escolas municipais, estaduais e cooperativistas, a feira acontece com apresentação de temas diversificados que versam sobre assuntos que vão desde os comuns aos mais complexos. Os trabalhos são analisados criteriosamente por um corpo de jurados evidenciando os temas melhor explorados. Durante a feira acontecem várias atrações culturais, exposições e venda de livros. Há uma grande integração entre a comunidade escolar e sociedade civil, pois a feira é bastante visitada. Os comerciantes locais contribuem, ajudando a patrocinar o evento e com isso, despertam o espírito científico investigativo dos nossos estudantes. A Feira Científico?Cultural movimenta e mobiliza todas as demais Secretarias. O processo ensino aprendizagem deve contemplar métodos que além dos conteúdos convencionais e científicos, reconhecem a importância dos conhecimentos anteriormente acumulados pelos educandos, para serem socializados também fora do espaço físico da escola. A feira científico - cultural, suscita debates e reflexões, desperta o interesse por novas fontes de pesquisa e iniciativa próprias, para enfrentar os problemas cotidianos e promover mudança de comportamento na Sociedade, objetivando despertar nos estudantes o espírito investigativo para a construção do conhecimento.

  • O Estudo da Consciência no Núcleo de Pesquisa em Epistemologia Experimental e Cultural - NEC

    Coordenador: Alexsandro Medeiros do Nascimento
    Currículo
    Área:Psicologia Cognitiva

    Período de 17/11/2010 a 16/11/2012

    A pesquisa empreendeu um exame das relações entre religiosidade e experiências místicas, por um lado, e autoconsciência e bem-estar subjetivo em estudantes universitários. A autoconsciência - a capacidade do indivíduo prestar atenção a si mesmo, possui pontos de encontro com a religiosidade, os quais estão relacionados à proteção e modelação de pensamentos e comportamentos com conseqüências possivelmente favoráveis ao bem-estar psicológico ou subjetivo, embora pouco se saiba na atualidade sobre as interrelações entre esses fenômenos psicológicos. Para investigação dessa hipótese aplicaram-se testes psicológicos para medir os níveis e tipos de Autoconsciência, Religiosidade e afetos positivo e negativo, além de se terem colhido relatos de próprio punho sobre a ocorrência de experiências espirituais significativas no período do último ano antes da coleta de dados. Após análise estatística para verificação da excelência de funcionamento dos testes psicológicos empregados, usaram-se coeficientes de correlação no exame estatístico das relações entre os processos psicológicos investigados na pesquisa e descobriu-se que os indivíduos de sexo masculino têm menor tendência a afetos negativos e a práticas religiosas. Também que em geral, que a vivência de afetos positivos (bem-estar) está mais relacionada à indivíduos mais religiosos e mais autoconscientes, evidenciando que estes dois aspectos da cognição tem um papel importante na proteção da vida psicológica humana.

    autoconsciência Bioeletrografia Experiência Mística Bem-estar Subjetivo Consciência
  • Implantação do Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo

    Coordenador: Miriam Cristina Alvarez Pereira
    Currículo
    Área:Ciências Ambientais

    Período de 10/06/2010 a 09/04/2013

    O Projeto de Implantação do Museu de História do Sul do Estado do Espírito Santo (MUSES) é uma atividade de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES ? SIEX 400248) financiado pelo CNPq e FAPES. Este projeto surgiu no final de 2009 a partir da iniciativa de professores dos Departamentos de Biologia, Geologia e Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFES) apoiados pela Diretoria do CCA e Prefeitura Municipal de Alegre.Quatro anos após a concepção deste projeto, em 26 de março de 2013, o MUSES foi inaugurado com o apoio da Prefeitura de Jerônimo Monteiro, em um espaço cedido pelo Departamento de Ciências Florestais e da Madeira (CCA/UFES), e com a missão de ser um espaço interativo e permanente de divulgação, popularização e produção do conhecimento científico. O acervo do MUSES foi aberto à visitação pública em 15 de abril de 2013 e embora as visitas tenham que ser agendadas pelo e-mail muses.ufes@gmail.com, devido à necessidade da presença de monitores, no início de maio já tinham sido registradas 500 visitas monitoradas.Os destaques das coleções têm sido: a) ? A escultura que retrata o paleoambiente de Cooksonia paranensis e Pertonella sp., plantas terrestres conhecidas apenas por registro fóssil; b) ? Um fragmento do primeiro meteorito a cair em terras capixabas; c) - Uma réplica em escala de um crânio de Tyrannosaurus rex, feita através de uma impressora 3Dl; D) ? O esqueleto completo de uma Baleia Jubarte que fica na parte externa do MUSES próximo a entrada do prédio e E)- Um painel enorme com a foto de um exemplar de Muriqui o maior primata das Américas. Venha nos visitar!!! Av. Governador Lindeberg 316, Jerônimo Monteiro. As escolas poderão agendar horário para visitação e contará com apoio de monitores. O agendamento poderá ser feito pelos telefones:(28) 8807-7504 - Letícia Ou pelo email:muses.ufes@gmail.com - site: www.muses.ufes.br

    Divulgação científica Zoologia Geologia Ecologia Botânica Ecoalfabetização
  • Derivados da Glicerina

    Coordenador: Cleber André Cechinel
    Currículo
    Área:Química Orgânica

    Período de 23/09/2010 a 22/09/2012

    A expansão recente da Química de Biocombustíveis, especialmente a produção de biodiesel, revelou entre outras conseqüências tecnológicas, a obtenção de um volume considerável de glicerina, pois no processo de transesterificação observa-se a formação de três moléculas de ésteres alquílicos (biodiesel) e a liberação de uma molécula de glicerina. O glicerol (1,2,3-propanotriol ou glicerina) é um composto orgânico pertencente à função álcool, e além de ser obtido na rota sintética do biodiesel, está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal em sua forma combinada, ou seja, ligado à ácidos graxos. A quantidade excedente de glicerina produzida propiciou uma queda acentuada no valor comercial deste produto, e também, os mercados tradicionais possuem limitações para absorção desta quantidade, pois a glicerina possui aplicação parca em termos de transformação química. Portanto, uma solução imediata para este problema seria a aplicação da glicerina bruta (não tratada) e também purificada como matéria-prima para a produção de insumos da cadeia petroquímica (polímeros) e produtos com aplicações no setor de biocombustíveis. Neste contexto, este projeto de pesquisa apresenta, como resultados imediatos, duas vias que possibilitam a solução parcial deste problema. A primeira é a diminuição na quantidade de glicerina gerada no processo, com modificações na planta de produção ?crown iron?. Já a segunda via, oferece otimização no processo de purificação da glicerina bruta, diminuindo assim, o elevado custo do produto final.

    ésteres derivados Glicerina ácido acrilico
  • Mostrando 1 - 10 de 45862 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último