Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Coordenador: Francisco Tadeu Rantin
    Currículo
    Área:Fisiologia Comparada

    Período de 31/10/2011 a 30/04/2012

    O projeto visa a compreensão de como uma espécie de peixe de respiração aérea bimodal, ou seja, que pode tanto respirar o oxigênio dissolvido na água quanto o do ar (como é o caso do bagre Africano, introduzido no Brazil para ser criado em pisciculturas e utilizado tanto na alimentação quanto na pesca esportiva), pode ter sua voracidade, seu comportamento e seu crescimento afetados por fatores estressores tais como a hipóxia (baixos níveis de oxigênio dissolvido na água), exercício (os peixes sendo obrigados a nadar e, portanto, aumentando o gasto de energia) e perturbações externas.

    Taxa de crescimento Respiração aérea Hipóxia Metabolismo Comportamento
  • BIOMED EDUCA: Utilizando ciência e tecnologia para divulgação de experiências e saberes na saúde humana

    Coordenador: Carla Cristina Romano
    Currículo
    Área:Biomedicina

    Período de 01/06/2010 a 31/05/2012

    O projeto BIOMED-EDUCA trabalhou com crianças e adolescentes de escolas públicas de Ilhéus e Itabuna e abrigos das mesmas regiões com o objetivo de divulgar experiências em saúde de uma forma dinâmica e divertida. Foram realizados encontros com os professores e com as crianças para escolhas dos temas e a partir destes encontros montadas atividades na forma de oficinas, feiras e atendimento a comunidade.

    educação em saúde; biomedicina; TIC
  • Toque da Ciência - plataforma multimídia de divulgação científica

    Coordenador: Juliano Maurício de Carvalho
    Currículo
    Área:Radiodifusão

    Período de 25/03/2009 a 24/04/2012

    O Toque da Ciência é um conjunto de produtos de produtos comunicacionais voltados à divulgação científica em quatro modalidades: podcasts. videocasts, revista eletrônica e agência de notícias. Além da produção jornalística, o projeto possui uma finalidade pedagógica, com a preparação de jornalistas e pesquisadores para a comunicação pública da ciência. Ao longo dos três últimos anos, foram produzidos 230 podcasts de um minuto e meio de duração com depoimentos de pesquisadores de destaque de todo o país sobre seus últimos projetos finalizados, 33 videocasts de 3 minutos e meio de duração, também na forma de depoimento, 134 reportagens e 122 notícias; Desse modo, o projeto permite traçar um panorama da quantidade, qualidade e variedade das pesquisas realizadas nas universidades e instituições de pesquisa do Brasil, resultado que pode contribuir para a avaliação global das instituições. Realizada de modo participativo, essa avaliação pode trazer reconhecimento e incentivo a pesquisadores e universidades. O conteúdo está disponível no portal www.ciencia.inf.br

    Divulgação Científica Comunicação Jornalismo Científico Pesquisa participativa Acervo digital. Cultura científica
  • Inovação nas práticas de promoção da saúde

    Coordenador: Roseni Rosângela de Sena
    Currículo
    Área:Enfermagem em Saúde Coletiva

    Período de 25/11/2009 a 24/05/2012

    A realização do estudo permitiu a identificacao de praticas no campo da promoção da saúde nos cenários de estudo e a análise dos indicativos de sucesso e insucesso nestas práticas. Em relação aos avanços percebeu-se que a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos está sendo incorporada como direcionalidade para as práticas de promoção da saúde que se mostraram diversificadas e com potencial para reduzir vulnerabilidades, mudar hábitos de vida - alimentação e atividade física - entre outras. Entre os elementos que contribuem para dar lugar á promoção da saúde o estudo permitiu evidenciar a importância dos investimentos federais que induzem e estimulam o desenvolvimento das praticas consideradas exitosas. A continuidade na execução das ações é percebida como elemento essencial para a efetividade das práticas. Identificou-se a existência de algum grau de abertura em cada setor envolvido para dialogar, estabelecer vínculos de co-responsabilidade e co-gestão, respondendo às necessidades de saúde de uma coletividade, mobilizando os setores necessários para isso e, principalmente, envolvendo a população no percurso do diagnóstico da situação à avaliação das ações implantadas.Entretanto, visualizou-se uma dificuldade na efetiva articulação intra e intersetores. A melhoria na qualidade de vida, muitas vezes, ainda é vista como de poder do setor saúde. Indica-se a necessidade de continuar os estudos nesta linha que abordam os aspectos do cotidiano, praticas não institucionalizadas nos setores do município, perspectiva da população em relacao das praticas de promoção da saúde, a continuidade das praticas com a mudança da gestão nos municipios e a evolucao das praticas nos planos de mudanca (e possível uma pratica que esta no campo da inovação evoluir para a transformação). Identificou-se como necessidade premente a realização de estudos na área de monitoramento e avaliacao da promoção da saúde.

    práticas sanitárias promoção da saúde intersetorialidade políticas públicas de saúde
  • Investigação de mecanismos celulares e moleculares envolvidos na disfunção renal produzida pela desnutrição intrauterina, em ratos

    Coordenador: Ana Durce Oliveira da Paixão
    Currículo
    Área:Fisiologia Renal

    Período de 10/11/2010 a 26/06/2012

    Ratos adultos submetidos à desnutrição intrauterina apresentam alterações no transporte renal de sódio que podem implicar em aumento da reabsorção deste eletólito. A vitamina E administrada durante a lactação reprograma estas alterações que são produzidas pela desnutrição intrauterina. Nesta etapa, investigamos se estas alterações no desenvolvimento renal já se manifestam em períodos precoces da vida. Adicionalmente investigamos o papel do estresse oxidativo na disfunção renal produzida pela desnutrição materna. Além da investigação científica, neste projeto foram prpostas as seguintes metas: a) implantar a técnica de Western blot em nosso Laboratório na UFPE; b) concluir o doutoramento de Leucio Duarte Vieira Filho, iniciado em novembro/2008; c) Publicar no mínimo um artigo; d) contribuir com a formação de dois ICs. Metas Atingidas: a) a técnica de Western blot foi implantada; b) o doutoramento de Leucio Duarte Vieira Filho foi concluído em 31 de outubro de 2012, atualmente ele é bolsista de pós-doutorado PNPD Institucional/CAPES no nosso Laboratorio; adicionalmente o bolsista IC da FACEPE, Felipe Tiago José dos Santos, permaneceu vinculado a este projeto durante o ano de 2010 e a bolsista IC/PIBIC UFPE, Juliane Farias Silva, durante o ano de 2011; c) um artigo foi publicado em 2011 no Pediatric Nephrology, no qual se utilizou a técnica de imunohistoquimica, outro artigo encontra-se em preparação para submissão ainda em 2012.

    desenvolvimento fetal rim kinases desnutrição transportadores de sódio
  • Síntese de nanopartícula de prata de rejeitos da indústria farmacêutica pelo método de eletrodeposição

    Coordenador: Jose Marcos Sasaki
    Currículo
    Área:Estrutura de Líquidos e Sólidos; Cristalografia

    Período de 25/11/2009 a 24/05/2012

    A recuperação ocorreu com rendimento em massa de aproximadamente 75% em prata. Destaca-se o benefício da diminuição da poluição ambiental por metal pesado, a obtenção de matéria prima de baixo custo para emprego nobre, por se tratar de material sem valor aparente e aplicação prática na recuperação de um resíduo de origem industrial.

    eletrodeposição prata difração de raios-X nanopartículas
  • Projeto Recupere: fortalecimento do Núcleo de Pesquisa e documentação Histórica Professor Mário Meireles - UFMA

    Coordenador: Marize Helena de Campos
    Currículo
    Área:História do Brasil

    Período de 26/08/2010 a 25/08/2012

    projeto não viabilizado por mudanças das salas do Centro de Ciências Humas - UFMA, ficando o Núcleo de História sem local fixo.

    Patrimônio Acervo Bibliográfico Núcleo de Pesquisa Histórica
  • Olimpíada Brasileira de Física

    Coordenador: Euclydes Marega Junior
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 22/12/2010 a 21/04/2012

    A Olimpíada Brasileira de Física(OBF) é um evento direcionado a alunos matriculados nos ensino médio e fundamental de todo o Brasil. A Olimpíada tem como objetivos: 1-despertar e estimular nos alunos do ensino médio e fundamental o interesse pela Física e pela ciência, em geral; 2-proporcionar desafios intelectuais de ordem científica aos estudantes; 3-identificar os estudantes talentosos em Física preparando-os para as Olimpíadas Internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas; 4-motivar professores e estudantes para o estudo e aprendizagem da Física; 5-desenvolver nos estudantes habilidades exigidas para pesquisa na área de Física; 6-proporcionar atividades de atualização para professores com o desenvolvimento de novas tecnologias de ensino bem como proporcionar o desenvolvimento de novas metodologias de ensino tanto na área experimental, como na área de simulações e na análise e resolução de problemas; 7-investigar e adquirir informações sobre os limites e possibilidades dos estudantes do ensino fundamental e médio com relação ao conhecimento nas respectivas faixas etárias e níveis de escolaridade; 8-contribuir para a investigação do processo ensino-aprendizagem de Física; 9-aproximar o pesquisador da Universidade dos professores e estudantes do ensino médio e fundamental; 10-contribuir para a realização de diagnósticos dos currículos escolares do ensino médio e fundamental. Os alunos que representam o Brasil para a Olimpíada Internacional de Física e Olimpíada Iberoamericana de Física, eventos anuais de caracter internacional, são selecionados pela OBF. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Física e conta com o apoio do CNPq. Site oficial do evento: http://www.obf.org.br Contato: Secretaria Geral Sociedade Brasileira de Física Rua do Matão, travessa R, 187 Edifício Sede - Cidade Universitária 05508-900, São Paulo, SP Tel: 55-11-3814-5152 Fax: 55-11-3814-6293 email: obfisica@sbfisica.org.br

  • Tratamentos digitais de obras literárias

    Coordenador: Alckmar Luiz dos Santos
    Currículo
    Área:Literatura Brasileira

    Período de 25/11/2009 a 24/06/2012

    A biblioteca digital e o banco de dados de literaturas de língua portuguesa contam atualmente com 73.573 documentos e 17.085 autores cadastrados, tendo ainda 3.375 arquivos digitalizados (o que compreende 770 obras literárias digitalizadas em versão integral e 2.605 documentos de acervos de escritores catarinenses).

    bibliotecas digitais bancos de dados digitais literatura e informática texto digital
  • Imunopatogênese da infecção por Leishmania braziliensis: papel dos neutrófilos e dos linfócitos T CD8+

    Coordenador: Camila Indiani de Oliveira
    Currículo
    Área:Imunologia Celular

    Período de 20/11/2008 a 19/05/2012

    A Leishmaniose é uma doença causada por parasita do gênero Leishmania. A doença pode se manifestar de diferentes maneiras e uma delas é a presença de feridas na pele. Não há vacinas disponíveis e o tratamento apresenta uma série de efeitos colaterais. Assim, é importante entender como o parasita (Leishmania) consegue se estabelecer no homem, causando o desenvolvimento das feridas. No projeto desenvolvido, buscamos investigar a interação entre o parasita e algumas células do hospedeiro. Para isso, nós usamos camundongos, que apresentam uma ferida semelhante à do homem, quando infectado pelo parasita (Leishmania). Nossos resultados mostram que dois leucócitos (, (células brancas), os neutrófilos e os linfócitos T CD8 desempenham um papel importante na resposta contra o parasita. O neutrófilo, um leucócito muito presente na circulação, é capaz de reagir à presença do parasita e, juntamente com o macrófago, um outro leucócito, é capaz de destruir a Leishmania. O outro leucócito que estudamos foi o linfócito T CD8. Esta célula é muito importante na defesa contra os vírus mas não se sabe ao certo o que ela pode fazer contra a Leishmania. Nossos resultados mostram que esta célula pode destruir outras células infectadas pelo parasita. No entanto, neste processo, também ocorre a destruição do tecido ou da matriz onde as células estão. Assim, os linfócitos T CD8 destroem o parasita mas também as células do hospedeiro, causando o desenvolvimento da ferida. Desta maneira, descobrimos que as células de defesa podem também causar um tipo de dano.

    neutrófilos linfócitos T CD8 Leishmania braziliensis
  • Mostrando 1 - 10 de 46457 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último