Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Mulheres no campo: formação e identidade docente

    Coordenador: Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
    Currículo
    Área:Tópicos Específicos de Educação

    Período de 15/12/2010 a 14/08/2013

    Procurou-se entender como o processo de formação constrói a identidade do professor, isto é, como o aprendizado para a profissão docente constrói o ?ser professor?. Isso é importante porque a forma como o professor vê a si mesmo e sua profissão tem impacto na sua identidade como ser humano e, assim, tem reflexos em sua atividade como professor. Somado a isso, a questão da Educação do Campo no Brasil é questão atual e relevante. Há mais de seis milhões e meio de jovens e adultos analfabetos no meio rural e as condições de escolarização no campo são muito precárias. Além disso, é preciso uma formação de professores que leve em conta as condições do campo e os conhecimentos dos povos que lá vivem, pois o modelo de escola urbana não é adaptado ao campo.

    Identidade profissional docente Identidade Mulheres Formação Educação no campo
  • VII Encontro Nacional de Diagnóstico Veterinário (Endivet)

    Coordenador: David Driemeier
    Currículo
    Área:Patologia Animal

    Período de 07/08/2012 a 06/08/2013

    Em sua sétima edição, no ano de 2012, o ?Encontro Nacional de Diagnóstico Veterinário? (VII ENDIVET) foi realizado no Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre. O evento reafirmou a importância de um fórum de discussão na área de diagnóstico veterinário, permitindo a articulação de importantes laboratórios de diagnóstico do País e reunindo pesquisadores de destaque para intercâmbio de conhecimentos e fundamentação de uma rede de diagnósticos para as principais enfermidades de interesse veterinário. Foram abordadas as principais enfermidades de animais de cada região do país e com troca de experiências entre os diversos laboratórios e instituições envolvidas, além do auxílio na formação de novos profissionais para o diagnóstico veterinário.

    diagnóstico veterinário Medicina Veterinária doenças de animais de produção
  • I Colóquio Internacional em Estudos Organizacionais

    Coordenador: Maria Ester de Freitas
    Currículo
    Área:Administração de Empresas

    Período de 06/07/2012 a 05/07/2013

    Os estudos organizacionais são uma área consolidada da Administração,que objetiva a análise da natureza das organizações nas sociedades onde estão inseridas. A complexidade do cenário atual impõe uma investigação cada vez mais aprofundada dos fenômenos sociais e organizacionais, portanto somente o caráter interdisciplinar do saber pode ajudar a construir novas respostas para os problemas e dilemas atuais. O programa debatido colocou em evidencia os assuntos nos quais os melhores pesquisadores do Brasil no campo tem dedicado a sua atenção, como: a questão do ensino e da pesquisa, as interfaces da área, as perspectivas criticas e culturais e o que alguns c0olegas internacionais estão estudando, como o caso da transparência de informações e seus impactos na vida organizacional, bem como um cenário de crise e o posicionamento de empresas francesas face á esta dura realidade.

    interfaces ensino temáticas novas
  • MODULAÇÃO DA EXPRESSÃO DE GÊNICA POR COMPOSTOS ORGÂNCOS DE SELÊNIO E TELÚRIO: IMPLICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS

    Coordenador: Joao Batista Teixeira da Rocha
    Currículo
    Área:Toxicologia

    Período de 29/07/2008 a 30/07/2013

    O projeto teve como objetivo a implementação de novas técnicas bioquímica e moleculares para estudar efeitos de agentes tóxicos em modelos animais. Basicamente, introduzimos no laboratório técnicas de quantificação da expressão de genes (que são regiões do material genético que darão origem a proteínas). As proteínas são moléculas que irão "fazer o que um organismo é, isto é, o conjunto de nossas proteínas são o nosso fenótipo). Do ponto de vista da toxicologia molecular, visamos estudar genes que possam ser indicadores iniciais de alterações moleculares induzidas por agentes tóxicos. Chamamos tais genes ou proteinas de marcadores moleculares ou "end-point" moleculares da toxicologia de um dado agente. A identificação precoce de alteração na expressão de um gene ou na atividade de uma proteína pode dar uma idéia sobre a toxicologia de uma gente. Tecnicamente falando, o objetivo do projeto era implementar técnicas que são corriqueiras em diversos laboratórios no Brasil e no mundo, mas que poderiam representar um avanço para as nossas linhas de pesquisas, tanto no nosso laboratório como nos laboratórios de nosso programa de pós graduação. Neste sentido, conseguimos implementar estas técnicas e estamos trabalhando agora principalmente com moscas da fruta (D. melanogaster). As moscas são um bom modelo experimental e evitam o uso de roedores e outros mamíferos, o que é muito desejável do ponto de vista ético e experimental. Além disto, os 5 bolsistas que usaram a bolsa, todos são agora professores de universidade públicas brasileiras e estão atuando na formação de pessoal de graduação e pós graduação. Além disto, vários deles tiveram um bom treinamento no que toca a executar atividades junto a estudantes do ensino básico, o que visa "aproximar quem faz ciência de quem ensina ciência". Com isto esperamos que exista uma visão mais agradável do que é fazer ciência e, médio prazo, possamos melhorar o quadro péssimo que se encontra o ensino de ciências no Brasil.

    antioxidante expressão gênica selênio telúrio Fármacos
  • PROTEOMICA DO PLASMA SEMINAL E CELULAS ESPERMATICAS: ESTRATÉGIAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES DE PROCESSOS REPRODUTIVOS

    Coordenador: Arlindo de Alencar Araripe Noronha Moura
    Currículo
    Área:Reprodução Animal

    Período de 12/07/2010 a 11/07/2013

    A proteomica é uma tecnica e abordagem de pesquisa que visa estudar as proteinas presentes em amostras de celulas, tecidos ou secrecoes de qualquer individuo. Assim, a fisiologia, capacidade de adaptacao e producao dos animais depende da acao de proteinas e os estudo das mesmas é fundamentao para se compreender como tais animais vivem e produzem. A reproducao no macho depende, dentre outros tantos fatores, da moltilidade e funcao espermatica. No presente trabalho, identifica-se as principais proteinas do semen de carneiros de racas adaptadas ao semi-arido e como tais proteinas estao correlacionadas com aspectos dos espermatozoides. Assim, pode-se, no futuro, utilizar estas proteinas como ferramentas de diagnostico da fertilidade potencial de animais de producao ou qualidade das amostras de semen que serao utilizadas para inseminacao artificial.

    espermatozoide plasma seminal proteomica Nordeste fertilidade ruminantes
  • Dengue: IV Fórum de Ciência e Tecnologia

    Coordenador: Maria da Glória Lima Cruz Teixeira
    Currículo
    Área:Saúde Pública

    Período de 14/08/2012 a 13/08/2013

    Entende-se que reuniões científicas sobre temáticas específicas são importantes para discutir o problema em foco e evidenciar as lacunas no conhecimento, tornando possível identificar caminhos possíveis a serem trilhados no sentido de superação das dificuldades, principalmente, visando aprimorar as medidas de controle da doença. Nesta perspectiva, os Fóruns de Ciência e Tecnologia em Dengue, que vêm sendo realizados em Salvador, a cada dois anos, constituem um espaço para exposição e debates de especialistas do Brasil e de outros países sobre o conhecimento produzido pelas pesquisas acerca determinado tema nos últimos anos, sintetizando os avanços que vêm sendo obtidos no que tange à prevenção e controle da dengue. Neste IV Fórum foram abordados temas como: vacinas contra dengue que estão em fase mais avançadas de desenvolvimento, novas tecnologias de combate vetorial, manejo clínico do paciente com dengue visando diminuir os óbitos, dentre outros. Após os debates, ficou evidente a importância da comunidade científica nacional e internacional, bem como das empresas e institutos de pesquisa para continuar investindo nos esforços para obter uma vacina eficaz e segura para uso em populações. Também ficou patente que, dada a complexidade para obtenção, em curto e médio prazo, desta vacina ideal, é necessário continuar engendrando esforços para aperfeiçoar as medidas de combate vetorial no propósito de reduzir a magnitude das epidemias de dengue. As conclusões e propostas do Fórum foram repassadas para dirigentes do Ministério da Saúde, parceiro na organização e promoção deste evento, com o objetivo de serem consideradas na definição de iniciativas concretas passíveis de serem adotadas.

  • Inserção internacional de governos locais e o repensar de escalas geográficas

    Coordenador: Márcia da Silva
    Currículo
    Área:Geografia Humana

    Período de 25/08/2010 a 24/08/2013

    A pesquisa realizada sob o título ?Inserção internacional de governos locais e o repensar de escalas geográficas? demonstrou que a gestão pública estratégica dos governos locais no Brasil ainda subordina-se às definições do governo federal. No entanto, mais recentemente (anos 2000), os próprios governos locais têm tomado iniciativas paralelas visando ampliar sua participação nas relações internacionais. O estímulo para esta decisão encontra-se nas oportunidades abertas por alguns elementos do processo de globalização e, no caso do Paraná, especialmente por aqueles advindos das relações diretas com Argentina, Uruguai e Paraguai em razão das ?três fronteiras? geográficas (mas não somente a elas). São novas perspectivas que fortalecem a discussão sobre a efetividade de ações internacionais descentralizadas por governos locais que buscam relacionar-se com seus parceiros nos processos de integração regional ou internacional por razões, sobretudo, de necessidades práticas. A inserção, então, configura-se em ações políticas de governos, de movimentos sociais, de empresas, de organizações e de grupos de interesses diversos, dependendo das condições específicas de cada município. Estas têm, apesar dos entraves impostos pela legislação, constituído-se em potenciais agentes de desenvolvimento socioeconômico e territorial.

    Poder político local Inserção internacional escalas geográficas
  • Crescimento e caracterização estrutural de monocristais

    Coordenador: Juliana Marcela Abraão de Almeida
    Currículo
    Área:Estrutura de Líquidos e Sólidos; Cristalografia

    Período de 25/11/2010 a 24/07/2013

    O projeto desenvolveu um sistema de crescimento de cristais que consiste basicamente de uma cuba de água para termalizar um béquer contendo a solução, do aminoácido ou do reagente orgânico, supersaturada. A termalização da solução é feita por resistência, a qual funcionar como um aquecedor, ligada a um controlador de temperatura. Sendo este aquecimento uniformizado por uma hélice rotacionado por um motor. Esse controlador, fornece pulsos elétricos para a resistência elétrica para aquecer a água. Como a sala onde se encontra a cuba (algo similar a um aquário) está em uma temperatura próxima a 20 oC (refrigerada através de um condicionador de ar). O controlador retira potência para que a cuba após alguns dias tenha uma temperatura próxima a temperatura da sala (20oC). Nesta temperatura, a solução satura e começa o processo de crescimentos de pequenos cristais, os crescem para tamanhos até aproximadamente 1 cm. Após os cristais atingir essas dimensões, o sistema é desligado para a remoção dos cristais. Que em seguida é levado para análises em diferentes laboratórios. Importante ressaltar, que alguns desses cristais crescidos são aplicados no desenvolvimento dispositivos óptico eletrônico.

    Difração de raios-X e crescimento de crisais
  • Não Informado

    Coordenador: Ronald Cintra Shellard
    Currículo
    Área:Teorias Específicas e Modelos de Interação; Sistemática de Partículas; Raios Cósmicos

    Período de 06/07/2012 a 05/07/2013

    A 33a Conferência Internacional sobre Rios Cósmicos (33rd International Cosmic Ray Conference -ICRC2013) foi provavelmente a conferência, na área da Física, mais importante, realizada no mundo todo em 2013, pelo escopo dos resultados apresentados. Vale citar as apresentações do Prof. Samuel Ting, prêmio Nobel de Física e líder do projeto AMS (Alpha Magnétic Spectrometer), que apresentou os primeiros resultados deste detector, colocado na Estação Espacial Internaciaonal (ISS), que custou a bagatela de dois bilhões de dólares. O Prof. Edward Stone, líder do projeto Voyager, apresentou as primeiras evidências de que a nave estaria cruzando os limites do sistema solar. Este projeto, um dos mais fantásticos da história da ciência, recebe dados da nave que levam 17 horas para cruzar o espaço, produzidos por um instrumento que tem como computador de bordo algo construido antes de 1977, com poder de computação ridículo pelos padrões de hoje e, que no entanto, continua em operação, alimentado por uma bateria funcionando há 37 anos. O experimento IceCube, localizado 2000 m abaixo do Polo Sul, relatou evidências de neutrinos extragalácticos com energias altíssimas. O experimento Auger relatou os resultados associados às energias mais altas já registradas, que indicam fenomenos inesperados. Os resultados de raios gama de altíssimas energias mostraram explosões em galáxias distantes. Além deste resultados espetaculares, foram feitas 400 apresentações orais e apresentados 600 posters. Várias publicações internacionais apresentaram matérias sobre o evento.

    Não Informado
  • Quantum Gravity in the Southern Cone VI

    Coordenador: Victor de Oliveira Rivelles
    Currículo
    Área:Teoria Geral de Partículas e Campos

    Período de 19/06/2013 a 18/06/2014

    A relatividade geral e a mecânica quântica são os dois grandes pilares da física do século XX, um descrevendo o Universo em larga escala través da força gravitacional, e o outro explicando os aspectos microscópicos da Natureza. Quando se tenta aplicar as duas teorias simultaneamente para explicar os efeitos microscópicos da gravitação, como por exemplo, o que ocorreu no início do Universo durante o Big Bang, descobrimos que há uma incompatibilidade entre a relatividade geral e a mecânica quântica. As diversas tentativas de resolver esse impasse constituem a área de gravitação quântica, constituída hoje em dia essencialmente por duas vertentes. A teoria de cordas procura resolver o problema unificando a força gravitacional com outras forças da natureza postulando que os objetos básicos da Natureza são cordas e não mais objetos pontuais. Já a loop quantum gravity procura aplicar diretamente a mecância quântica ao próprio espaço-tempo e dessa forma obter a relatividade geral. As duas vertentes apresentam vantagens e desvantagens e o objetivo da conferência foi o de trazer os líderes dessas áreas para apresentar seus pontos de vista e dessa forma incrementar a pesquisa em gravitação quântica na América Latina, e em particular, no Brasil.

    Gravitação quântica teoria de cordas loop quantum gravity
  • Mostrando 1 - 10 de 51551 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último