Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Desenvolvimento e caracterização de materiais de construção nanotecnológicos fotocatalíticos

    Coordenador: Dachamir Hotza
    Currículo
    Área:Materiais Não-Metálicos

    Período de 31/08/2011 a 30/08/2013

    A aplicação de titânia em combinação com o cimento pode conduzir a uma mineralização dos óxidos de nitrogênio (NOx) em nitrato, que é absorvido pela superfície do concreto, podendo ser lavado pela chuva. O TiO2 sob a forma de anatásio apresenta propriedade fotocatalítica que é favorecida pelo ambiente alcalino da matriz cimentícia. Na indústria da construção civil, avanços têm sido alcançados com a adição de nanopartículas com o propósito de desenvolver materiais de maior desempenho, durabilidade e novas funcionalidades. Neste trabalho foram adicionados diferentes teores de partículas nanométricas de TiO2 a uma matriz de argamassa cimentícia. Foram avaliadas propriedades reológicas nas suspensões e propriedades mecânicas no estado endurecido. Por fim, foi medida a capacidade de degradação de NOx por placas de argamassas em ensaios de fotocatálise. Os resultados obtidos com as argamassas fotocatalíticas produzidas mostraram que a eficiência da degradação dos NOx depende do tipo e quantidade de dióxido de titânio incorporado, da textura superficial da peça e das condições de ensaio (em particular, intensidade de radiação UV-A, umidade relativa e vazão de NOx).

    fotocatálise superfície cimento nanotecnologia cerâmica
  • Produção de pós de frutos tropicais utilizando os processos de spray-dryer e liofilização.

    Coordenador: José Maria Correia da Costa
    Currículo
    Área:Tecnologia de Alimentos

    Período de 12/11/2010 a 11/11/2013

    Alguns alimentos permanecem em boas condições por longos períodos, mas a maior parte deles contém umidade suficiente para permitir a ação de microrganismos, portanto nestes casos, a desidratação se faz necessária. Nos alimentos desidratados, devido seu baixo teor de água os microrganismos praticamente não se desenvolvem. A secagem é um processo muito utilizado para a preservação de alimentos, pois, além de diminuir a disponibilidade da água para as reações de deterioração dos alimentos, aumenta a estabilidade dos mesmos e, reduz seu volume, facilitando o transporte, o armazenamento e o custo com as embalagens utilizadas. A secagem também é um processo muito utilizado para a obtenção de novos produtos, como por exemplo, frutos desidratados. Estes frutos desidratados podem ser consumidos diretamente ou usados como ingredientes na elaboração de produtos de confeitaria, iogurtes, sorvetes, entre outros. Diante do exposto, este projeto teve como meta desenvolver novos produtos (suco de frutas tropicais em pó)utilizando os processos de secagem de spray-dryer e liofilização para minimizar as perdas destes frutos durante o período de safra, e desta forma disponibilizando os mesmos para o uso durante todo o ano.

    spray-dryer liofilização fruta desidratado
  • Revisão sistemática de táxons selecionados de Phyllostomidae (Mammalia, Chiroptera)

    Coordenador: Adriano Lucio Peracchi
    Currículo
    Área:Taxonomia dos Grupos Recentes

    Período de 01/07/2008 a 30/09/2013

    O projeto visou aprofundar o conhecimento sobre a taxonomia dos morcegos. Esses animais são envolvidos por numerosas lendas e crenças populares que, muitas vezes, não tem qualquer validade. Assim, subsídios sobre os morcegos ajudam a melhor conhecer o grupo. O estudo realizado proporcionou a descrição de novas espécies de morcegos e um melhor conhecimento da diversidade desses animais na natureza.

    Taxonomia morfometria morfologia neotropical chiroptera
  • IMRS – INOVAÇÃO E COMUNICAÇÃO

    Coordenador: Claudio Guimarães Cardoso
    Currículo
    Área:Tecnologia da Informação e Comunicação

    Período de 20/12/2012 a 19/12/2013

    A 4ª edição do maior evento de Internet Marketing da região Norte e Nordeste, o Internet Marketing Road Show - IMRS, que este ano novamente acontece em Salvador, na Bahia, entre os dias 06 e 07 de Novembro, promete movimentar profissionais e estudantes do mercado de comunicação, marketing, publicidade e propaganda, web, design, entre outras áreas do setor. Com o tema, "Inovação e Empreendedorismo no Ambiente do Marketing Digital - É hora de Separar amadores e estudiosos", o evento discutiu tendências científicas e profissionais, e analisou a plataforma digital para empreendimentos, que a cada ano se expande com consistência e movimenta bilhões na economia mundial. Durante o evento, diversas palestras foram realizadas por pesquisadores e profissionais renomados, com extensa experiência no ramo, que apresentarão técnicas, teorias, práticas e estudos de caso, com ênfase nas tendências de mercado e abordarão temas como: Marketing Digital; Consumidor na WEB 3.0; Gestão de Crises no Ambiente Digital; E-Commerce; Vídeos Sociais; Plataforma de Redes Sociais; Empreendedorismo; Start-Up; Métricas e Inovação em Vendas. O Internet Marketing Road Show será realizado no Cine Teatro da Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves.

  • OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS NOS POTENCIAIS NACIONAIS DE ENERGIA SOLAR E EÓLICA

    Coordenador: Fernando Ramos Martins
    Currículo
    Área:Meteorologia Aplicada

    Período de 04/10/2010 a 03/10/2013

    Estima-se um crescimento anual de 4% na demanda de energia nas próximas décadas em decorrência do desenvolvimento socioeconômico em países emergentes. Esse aumento em conjunto com a crescente preocupação das suas consequências ambientais está impulsionando a pesquisa, o desenvolvimento e o uso de tecnologias alternativas de geração de eletricidade utilizando fontes renováveis de energia. Não resta dúvida de que as energias solar e eólica tornar-se-ão cada vez mais importantes para a matriz energética brasileira. Os cenários de penetração de energia solar e eólica são bastante promissores uma vez que possui grandes potenciais de recurso solar e eólico quando comparado com países fazem uso extensivo dessas fontes de energia. O planejamento energético a médio e longo prazo necessita de informações confiáveis sobre a disponibilidade e variabilidade dos recursos solar e eólico a fim de se estabelecer uma política sustentável de desenvolvimento e exploração comercial destes recursos. O projeto teve como foco investigar a relação entre a disponibilidade e variabilidade desses recursos e o clima. Os resultados alcançados indicam cenários que podem contribuir para o planejamento de investimentos presentes e futuros na área energética tanto por órgãos governamentais como por empresas privadas. As projeções indicam uma tendência de redução dos ventos banhando a costa leste do nordeste brasileiro. Por outro lado, cenários mostram alta probabilidade de aumento do potencial eólico na costa Norte. Mesmo que a precipitação anual não se altere, as projeções indicam que a característica temporal dos episódios de chuva será alterado com aumento de episódios de chuvas intensas afetando significativamente a operação das hidrelétricas no Centro-Sul. A avaliação da disponibilidade futura do recurso solar é mais complexa e ainda não se tem claro os fatores que influenciam a variabilidade da nebulosidade. Os resultados obtidos mostram alterações cíclicas da nebulosidade e irradiação solar.

    Mudanças Climáticas Energia Solar Energia eólica Climatologia do vento Ano meteorológico típico
  • Efeitos do suco de uva concentrado (G8000) na colite induzida por TNBS erm ratos Wistar

    Coordenador: Daniel Araki Ribeiro
    Currículo
    Área:Anatomia Patológica e Patologia Clínica

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    A incidência de doenças inflamatórias intestinais vem crescendo em todos os países do mundo, especialmente em nosso meio, tornando-se um problema de saúde pública. Apesar dos avanços na terapêutica, tais doenças ainda apresentam incógnitas no que diz respeito a sua conduta clínica mais apropriada para reversão do quadro clinico. Por esta razão, agências de fomento à pesquisa vem investindo em projetos que visem o entendimento dos mecanismos relacionados a sua doença, principalmente dos fatores de risco e das etapas que precedem o aparecimento clínico. Tais informações têm importância fundamental para as estratégias terapêuticas e de prevenção. Diante deste cenário, os modelos animais para a avaliação do desenvolvimento das doenças inflamatórias intestinais tornam-se bastante úteis e relevantes, pois permitem resultados em menor período de tempo e, portanto, com menor custo.

    TNBS ratos colite intestinal suco de uva concentrado
  • Estudo Químico e Farmacológico de Plantas Nativas da Caatinga

    Coordenador: Xirley Pereira Nunes
    Currículo
    Área:Farmacognosia

    Período de 15/12/2011 a 14/12/2013

    O presente projeto destinou-se a avaliar o potencial químico-farmacológico de plantas nativas da caatinga encontradas na região do Vale do São Francisco. Através de um melhor suporte científico ao uso de plantas medicinais, podemos desenvolver cientificamente a região do vale do São Francisco, obtendo plantas com atividades farmacológicas bem caracterizadas, contribuindo desta maneira para a obtenção de novos fármacos e medicamentos, e, o mais importante, melhorando a qualidade de vida da população beneficiada. Neste projeto foram avaliadas o perfil químico e farmacológico de 9 espécies da caatinga nordestina. O perfil químico foi realizado através de técnicas cromatograficas de isolamento, purificação, e técnicas analíticas para determinação da estrutura química das substancias presentes nas plantas. Também foi realizado com alguns espécies um estudo metabolômico para identificação das substancias químicas em extratos vegetais. Dentre as atividades farmacológicas verificadas tem-se as atividades antioxidante, fotoprotetora e antimicrobiana. Este projeto permitiu conhecer melhor a constituição química e farmacológica de espécies típicas da caatinga nordestina, servindo de base para outros estudos norteadores para o desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos ou de novas moléculas químicas que possam vir a serem utilizadas como novas entidades químicas.

    fitoquímica metabólitos secundários caatinga atividade antioxidante
  • Mecânica da Fratura de Nanocompósitos Poliméricos

    Coordenador: João Marciano Laredo dos Reis
    Currículo
    Área:Processos de Fabricação, Seleção Econômica

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    O presente projeto teve como principal objetivo a incorporação de nanopartículas metálicas em matrizes poliméricas com o intuito de modificá-las e consequentemente melhorar as propriedades mecânicas de argamassas poliméricas.

    Polímeros Nanopartículas Compósitos
  • O perfil dos professores de Ensino Médio: um diagnóstico de necessidades didático-pedagógicas.

    Coordenador: Roberto Valdés Puentes
    Currículo
    Área:Ensino-Aprendizagem

    Período de 15/12/2011 a 14/12/2013

    O projeto de pesquisa permitiu realizar exaustivo diagnóstico de obstáculos e necessidades didático-pedagógicas dos professores em exercício na rede estadual de Ensino Médio da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, como condição básica para a execução de uma estratégia de desenvolvimento profissional pautada num modelo de formação centrada na reflexão, no apoio mútuo e na supervisão clínica. Durante pesquisa, acionou-se sobre de 07 escolas, de um universo de 26, as três primeiras escolas com notas que as situam acima da média da rede pública (536 pontos) nas provas aplicadas no PROEB e no ENEM e as quatro restantes com notas que as colocam abaixo dessa média. Dos 331 professores que compõem o corpo docente das sete escolas, foram escolhidos aleatoriamente para compor a amostra 66 professores, 20% da população correspondente. Além dos professores, integraram o estudo um total de 1.059 estudantes e 18 gestores. O diagnóstico traçou o perfil de necessidades didático-pedagógicas dos professores, a partir da avaliação dos principais indicadores de desempenho de suas funções docentes, especialmente a docência, naquilo que lhe diz respeito: a organização (o planejamento), a execução (a gestão do processo em interação com os alunos) e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa aportou também, como subprodutos, diversos estudos a respeito das políticas mineiras para o Ensino Médio; a situação da rede estadual de Ensino Médio a situação da rede estadual de Ensino Médio de Uberlândia, em relação com o Brasil e com o estado de Minas Gerais; a reforma curricular para esse nível de ensino; além do perfil sócio demográfico e profissional dos professores, do perfil sócio demográfico e cognitivo dos alunos, bem como o perfil do planejamento, execução e avaliação da gestão da matéria e da classe.

    didática necessidades práticas docentes saberes professores ensino médio
  • Coordenador: Ivan Napoleão Bastos
    Currículo
    Área:Corrosão

    Período de 29/08/2013 a 29/10/2013

    Devolução Total dos Recursos conforme justificativa em anexo.

    tribocorrosão ruído eletroquímico aço inoxidável titânio modificaçao a laser
  • Mostrando 1 - 10 de 46996 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último