Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Prioridades estratégicas em operações de serviços

    Coordenador: Miriam Borchardt
    Currículo
    Área:Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção

    Período de 22/12/2011 a 21/12/2013

    No Brasil, em 2009, o setor de serviços contribuiu com expressivos 68,5% do PIB nacional (Ministério da Fazenda do Brasil, 2010). Pesquisas relativas a operações de serviços são relevantes dada a complexidade dessas operações, envoltas em aspectos associados a intangibilidade dos serviços, a dificuldade de padronização dos processos em alguns tipos de serviços, a diferenciação que o serviço associado a um bem manufaturado pode representar para o fabricante, a complexidade em desenvolver e gerenciar uma rede de parceiros que executam e respondem pelos serviços em nome de uma empresa ou marca. Nesse contexto, este projeto estudou contratos de terceirização de serviços remunerados de acordo com o desempenho do contratado e não somente em base a um valor pré-estabelecido por tarefa. Observou-se que o contrato estabelecido ainda é pouco utilizado e prevalecem as relações informais; penalidades são aplicadas em caso de não atingimento de metas mas não há a prática de bônus em caso de desempenho superior as metas. Também se investigou a gestão da rede de provedores de serviços de saúde de uma operadora de planos de saúde. A operadora remunera todos os provedores com base em uma tabela fixa de valores não considerando seu desempenho; os provedores, por outro lado, apresentam processos não bem definidos ? o que pode gerar perdas em suas operações. Apesar da baixa remuneração paga pelas operadoras, segundo os provedores, os mesmos permanecem fornecendo seus serviços visando ofertar aos beneficiários produtos e serviços não cobertos pelos planos e movimentar suas clínicas, gerando maior fluxo de clientes. Foi estudado, nesse projeto, o sistema de avaliação de desempenho hospitalar visando combinar os aspectos econômico com os médico-assistenciais. Essa abordagem diverge da prática atual em que o resultado econômico pode ser melhorado se o paciente (cliente) permanecer mais tempo internado em um determinado tipo de tratamento.

    Operações de serviços product service system pós-vendas co-criação de valor recuperação do serviço
  • Itinerários Poéticos: Viagens, paisagens e imagens das cidades de Minas

    Coordenador: Ilca Vieira de Oliveira
    Currículo
    Área:Literatura Brasileira

    Período de 27/12/2011 a 26/12/2013

    Este relatório apresenta os resultados obtidos durante as atividades desenvolvidas no projeto Itinerários poéticos: viagens, paisagens e imagens das cidades de Minas, no período de 27 de dezembro de 2011 a 26 de dezembro de 2013, que contou como auxílio financeiro do Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq/CAPES edital nº 7/2011.Essa investigação teve como objetivo estudar as viagens, as paisagens e as imagens das cidades de Minas nos textos literários: Madrinha Lua (1941-1946) e Azul profundo (1950-1955), de Henriqueta Lisboa, Romanceiro da Inconfidência e Crônicas de viagens 2, de Cecília Meireles, Alguma poesia (1930), Claro enigma (1951) e Confissões de Minas (1944), de Carlos Drummond de Andrade e nos textos: Roteiro lírico de Ouro Preto, de Afonso Arinos de Melo Franco, Passeio a Sabará, Passeio a Diamantina e Passeio a Ouro Preto, de Lúcia Machado de Almeida, Guia de Ouro Preto, de Manuel Bandeira, observando como as imagens das cidades históricas se configuram a partir das descrições que o sujeito viajante faz de diferentes espaços dessas cidades mineiras, desde o momento de fundação, tombamento, restauração e reabilitação artística e política. A partir da leitura do corpus literário e análise em diálogo com os textos teóricos e críticos realizou-se um estudo do tema proposto. De maneira que, já se obteve vários resultados das atividades desenvolvidas, principalmente a apresentação de trabalhos em eventos da área, a defesa de trabalhos de dissertação de mestrado e monografias.Além desses resultados, destaca-se a orientação de trabalhos de dissertação de mestrado, de iniciação científica e de monografia bem como a realização de disciplina para os alunos da graduação e da Pós-Graduação nos cursos de Letras e Mestrado em Literatura Brasileira da Unimontes.No momento, aproveito para agradecer ao CNPq pelo auxílio concedido para a realização dessa pesquisa, pois todos nós pesquisadores do projeto pudemos aprofundar o nosso estudo sobre o objeto proposto no projeto.

    cidades históricas viagens Minas Gerais paisagens
  • INFLUÊNCIA DE UM PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS NO NÍVEL DE CTX-II URINÁRIO E TORQUE MUSCULAR DE JOELHO E QUADRIL EM INDIVÍDUOS COM OSTEOARTRITE DE JOELHO EM GRAUS INICIAIS

    Coordenador: Stela Márcia Mattiello
    Currículo
    Área:Fisioterapia e Terapia Ocupacional

    Período de 21/12/2011 a 20/12/2013

    As informações adquiridas a partir desse trabalho identificaram que exercícios de fortalecimento da musculatura da coxa e quadril, assim como exercícios de equilíbrio e postura, melhoram a força muscular, reduzem a dor, melhoram a capacidade funcional no dia-a-dia e reduzem o desgaste da cartilagem do joelho em homens que apresentam pequeno desgaste. Para isso, é necessário um acompanhamento fisioterapêutico, uma vez que a sobrecarga pode piorar o quadro.

    Osteoartrite Exercício Cartilagem Articular CTX-II Torque muscular.
  • Corpo, cultura e sexualidade: representações e práticas de mulheres sobre o exame preventivo de câncer cérvico-uterino "Papanicolau"

    Coordenador: Edemilson Antunes de Campos
    Currículo
    Área:Saúde Pública

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    O objetivo desta pesquisa é o de compreender as representações e as práticas de mulheres sobre o exame preventivo de câncer de colo uterino por meio da análise dos códigos sociais e culturais que operam no processo saúde-doença. Trata-se de compreender a lógica que orienta as práticas das mulheres em relação ao exame Papanicolau e, por essa via, analisar suas consequências na prevenção do câncer cérvico-uterino. A pesquisa foi realizada por meio de etnografias locais e entrevistas semi-estruturadas com mulheres em idade reprodutiva de 25 a 59 anos, moradoras do Jardim Keralux, localizado na Zona Leste do município de São Paulo. Parte-se do pressuposto de que a saúde e a doença são realidades simbolicamente construídas tanto por condições físicas e coordenadas orgânicas quanto pelas relações sociais e culturais, no interior das quais as mulheres vivenciam sua vida sexual e reprodutiva. A hipótese que orientou essa pesquisa é a de que as representações e as práticas construídas sobre o exame preventivo Papanicolau orientam as práticas das mulheres em relação à prevenção do cancer cérvico-uterino, dentro de uma lógica regida por uma ?biomoralidade?, cujas regras enfatizam os procedimentos terapêuticos de cuidados de si ? corporais, médicos, higiênicos e estéticos ?, bem como os códigos culturais que conformam o contexto sociocultural no qual as mulheres estão inseridas. Nessa linha, o Papanicolaou opera uma forma de gestão da saúde, que envolve, de um lado, a lógica terapêutica, que enfatiza a responsabilidade do cuidado de si na prevenção do câncer cérvico-uterino, e de outro, a lógica cultural, que enfatiza o cuidado do ?outro?, presente na esfera relacional da família. Busca-se assim contribuir para enriquecer o repertorio existente sobre as representações e as práticas elaboradas em torno do exame preventivo de câncer cérvico-uterino.

    Representações Sociais Cultura Gênero Exame preventivo Papanicolau Corpo
  • Sedimentologia dos megaleques fluviais dos rios Cuiabá e São Lourenço, Pantanal Mato-Grossense

    Coordenador: Mario Luis Assine
    Currículo
    Área:Sedimentologia

    Período de 19/12/2011 a 18/12/2013

    As planícies fluviais dos rios Cuiabá e São Lourenço integram a grande planície aluvial do Pantanal de Mato Grosso. São áreas sazonalmente inundáveis (wetlands) caracterizadas por rios mutantes, ou seja, que apresentam mudanças frequentes de curso decorrentes de processos de avulsão fluvial. As mudanças são resultado da erosão de solos e rochas nos planaltos adjacentes e de processos de sedimentação na planície. A sedimentação nos canais dos rios causa diminuição da profundidade e formação de bancos arenosos, num processo de agradação fluvial, frequentemente referido como assoreamento.

    rio Cuiabá rio São Lourenço Pantanal megaleques fluviais
  • NARRATIVAS DE VIDA: MEMÓRIA E TRAJETÓRIAS DE PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO

    Coordenador: Teresa Cristina Rebolho Rego
    Currículo
    Área:Tópicos Específicos de Educação

    Período de 15/12/2011 a 14/12/2013

    A proposta do presente projeto foi a de realizar, analisar e publicar entrevistas em profundidade com pesquisadores contemporâneos de destaque, cujo pensamento possa dar alguma contribuição ao estudo e à compreensão da problemática educacional. Autores sabidamente competentes no exercício de seu oficio tiveram a oportunidade de analisar aspectos de sua vida pessoal e profissional, de sua formação e trajetória intelectual, de fornecer minúcias reveladoras sobre seus métodos de trabalho, de refletir sobre traços idiossincráticos de suas relações particulares com os temas da educação e, principalmente, de examinar o papel reservado à pesquisa docência e extensão nas universidades contemporâneas e opinar sobre alguns temas candentes no debate educacional atual. Buscou-se responder as seguintes questões: Como se formaram os que hoje formam os professores? O que é preciso para tornar-se um educador e um pesquisador na área da educação? Que espécie de sacrifícios e recompensas marcaram uma vida dedicada à universidade e à educação? O que pensam e como vivem os educadores mais importantes de nosso tempo? Como foram gestados seus temas de pesquisa? Quais foram suas principais influenciais? Quem foram seus professores mais marcantes? Quais foram as principais dificuldades enfrentadas ao longo de sua carreira? Assim, o que se pretendeu deve ser entendido como uma amostra modesta, porém vigorosa, do que vem sendo produzido no campo da educação por pensadores de grande prestígio no meio acadêmico e educacional brasileiro. Mais do que isso, uma real oportunidade de desenvolver idéias, explicar trabalhos e conquistas, polemizar, abrir horizontes para os novos pesquisadores, de deixar que o próprio entrevistado conte quem ele é e que avalie, de modo crítico, a sua relação com a educação. Enfim, de conhecer o ponto de vista crítico e metateórico do autor ao analisar o seu próprio percurso de formação e produção acadêmica ao longo dos anos dedicados à atuação ou pesquisa na educação.

    PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL SUBJETIVIDADE ENTREVISTAS COM PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS CONSTITUIÇÃO DE SINGULARIDADES
  • Impactos tecnológicos, sensoriais e microbiológicos da redução do teor de sódio em salsicha

    Coordenador: Eunice Akemi Yamada
    Currículo
    Área:Tecnologia de Alimentos Dietéticos e Nutricionais

    Período de 20/12/2011 a 19/12/2013

    Os consumidores estão cada vez mais conscientes e informados sobre a relação entre ingestão de sódio e o desenvolvimento da hipertensão, com consequentes problemas coronários. O presente projeto estudou os impactos tecnológicos, sensoriais e microbiológicos em salsichas com teor reduzido de sódio, adicionadas de fosfato e cloreto de potássio. Foram realizadas avaliações em duas matrizes cárneas: a) com carne bovina e suína e b) de CMS de frango. Na primeira etapa foram estudadas emulsões, na qual a otimização do processo utilizou como técnica o planejamento fatorial com delineamento composto central rotacional - DCCR, baseado na Metodologia de Superfície de Resposta, sendo as variáveis independentes: fosfato, cloreto de sódio e cloreto de potássio. Esta etapa foi realizada em sistema modelo obtendo as massas em mini cutter com todos os ingredientes previstos para obtenção de salsicha, variando os teores de fosfato, sal (NaCl) e cloreto de potássio (KCl). Na segunda etapa os melhores níveis de fosfato e KCl foram fixados e o cloreto de sódio continuou sendo avaliado em 3 níveis (1,00%, 1,30% e 1,75%), os tratamentos foram processados em planta piloto e realizadas as análises físico-químicas, tecnológicas, microbiológicas e sensoriais. Na emulsão de carne os melhores níveis de KCl e fosfato foram 0,85% e 0,24% respectivamente e na salsicha os tratamentos com 1,30 e 1,75% de NaCl apresentaram melhor desempenho na maioria das análises, principalmente na análise sensorial com consumidor. Já na emulsão de CMS (carne mecanicamente separada) os melhores níveis de KCl e fosfato foram 0,46% e 0,40%, respectivamente e na salsicha de CMS os tratamentos com 1,3% e 1,75% de NaCl também apresentaram os melhores resultados na análise sensorial com consumidor. A redução de adição de 1,75% de NaCl para 1,3%, representaram uma redução de sódio de 18,2% e 22,4% na salsicha de carne bovina e suína e na salsicha de CMS, respectivamente.

    salsicha redução sódio
  • Sistemas de medição programáveis para excitação e condicionamento de sinais de sensores

    Coordenador: Sebastian Yuri Cavalcanti Catunda
    Currículo
    Área:Microeletrônica

    Período de 19/12/2011 a 18/12/2013

    Este projeto de pesquisa teve como finalidade propiciar auxílio ao desenvolvimento de pesquisas na linha de pesquisa de sistemas de medição programáveis. Foram considerados circuitos de condicionamento e conversores analógico-digital programáveis, e o controle da excitação de sensores. Neste projeto, objetivou-se ampliar a faixa de aplicação de um mesmo sistema de medição, possibilitando o uso de diferentes sensores, assim como atenuar características não desejadas no comportamento de sensores que necessitam de excitação. Os benefícios que podem ser alcançados com a reconfigurabilidade desses sistemas são claros: maior usabilidade de um mesmo sistema com consequente redução de custos; padronização de uma mesma solução implicando num aumento de confiabilidade e simplificação de instalação, reparação e substituição. O projeto de pesquisa foi dividido em subprojetos no tema principal: Projeto de um conversor analógico-digital com faixa de tensão de entrada programável; Análise e projeto de um sistema de medição de velocidade de fluidos com excitação controlada de sensores termorresistivos; Projeto e desenvolvimento de um sistema de medição programável baseado em microcontrolador

    velocidade de fluidos circuitos programáveis medição Conversores analógico-digital condicionamento de sinais analógicos sensores termorresistivos
  • Comitiva Com Ciência

    Coordenador: Isabela Porto Cavalcante
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 10/06/2010 a 09/12/2013

    O projeto pretende levar aspectos atuais da Ciência, Educação Ambiental, Saúde e Cidadania aos estudantes das escolas públicas da cidade de Campo Grande, MS, através de uma abordagem Lúdica e Interativa. As ações são realizadas por estudantes universitários de Química, Física, Ciências Biológicas, Jornalismo, Enfermagem, Pedagogia, Ciências da Computação e outros, sob a coordenação e orientação de professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que colaboram com o programa de extensão Casa da Ciência de Campo Grande, Centro de Ciência da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul voltado à difusão e popularização da ciência e tecnologia, educação ambiental e cidadania. As ações são realizadas nas escolas da rede de ensino de Campo Grande, desencadeadas pela apresentação de um acervo de brinquedos e experimentos científicos lúdicos e interativos, e complementadas com atividades de oficinas e palestras. Inicialmente foi desenvolvido o acervo científico, isto é, a pesquisa, seleção, aquisição e/ou construção dos brinquedos e experimentos científicos, a elaboração de material instrucional educativo na forma de cartilhas, panfletos, objetos de aprendizagem. Nas oficinas são desenvolvidas atividades de construção de brinquedos e experimentos com material reciclável (embalagens descartáveis - PET e Tetra Pak). Ao término do projeto, o acervo produzido é incorporado à Casa da Ciência de Campo Grande.

    popularização da ciência ensino de ciências divulgação científica recursos no ensino de ciências
  • Modelagem e Estinação de Parâmetros de Canais com Erros em Surtos

    Coordenador: Ernesto Leite Pinto
    Currículo
    Área:Sistemas de Telecomunicações

    Período de 17/11/2010 a 16/12/2013

    Diversos sistemas de comunicações digitais atualmente empregados ou em desenvolvimento estão sujeitos ao fenômeno de erros em surtos, no qual os erros de transmissão tendem a ocorrer de forma concentrada em determinados períodos de tempo, denominados surtos de erros, os quais são intercalados por períodos relativamente longos em que não ocorre nenhum erro. A ocorrência de erros em surtos se deve em grande parte a características específicas dos meios de transmissão, como, por exemplo, as variações intensas nos sinais transmitidos que podem ocorrer numa transmissão de telefone celular quando o usuário se desloca num ambiente urbano. Este tipo de erro cria dificuldades específicas para determinados serviços de transmissão, tais como a transmissão de vídeos. Para contornar estas dificuldades e desenvolver novos sistemas de transmissão mais eficientes, é importante dispor de modelos matemáticos para simular a geração de erros em surtos e avaliar o seu efeito. No presente projeto são propostas novas técnicas para o desenvolvimento destes modelos e para o seu ajustamento a amostras de erros obtidas em condições reais, de modo a viabilizar a geração em computador de novas amostras de erros com características semelhantes, para fins de avaliação de desempenho.

    HMM erros em surtos modelos markovianos modelagem de canal estimacao de parâmetros
  • Mostrando 1 - 10 de 45362 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último