Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Síntese e caracterização de biocompósitos de Poliuretana/hidroxiapatita obtidos a partir dos óleos de babaçu, buriti e mamona: síntese na ausência de solvente

    Coordenador: Jose Milton Elias de Matos
    Currículo
    Área:Polímeros, Aplicações

    Período de 19/11/2014 a 30/11/2017

    O projeto foi desenvolvido e continua, por ter sido possível abrir várias vertentes em termos de aplicação. O polímeros obtidos com o desenvolvimento deste projeto poderão ser aplicados na reconstrução óssea, pensando em pacientes, que sofreram acides e tiveram algum membro fraturado. Como também, poderá gerar produto para tratamento de diabéticos, ou ainda, produto para liberação controlada de fármacos, já em fase de estudo

    Poliuretano ausência de solvente osteoindutor Hidroxiapatita
  • A busca por eletrocatalisadores para reações de interesse tecnológico: monocristais como eletrocatalisadores modelo.

    Coordenador: Janaina de Souza Garcia
    Currículo
    Área:Eletroquímica

    Período de 28/11/2014 a 30/11/2017

    Algumas reações que podem ser muito importantes para a sociedade dependem de catalisadores para acontecer. Um catalisador é uma substância que facilita que a reação aconteça, diminuindo a energia necessária para isso. Contudo, os catalisadores normalmente utilizados são metais nobres e caros, como a platina. Dessa forma, a busca de novos catalisadores, que sejam mais econômicos e capazes de levar à formação dos produtos desejados, é o foco de grande parte das pesquisas realizadas na área de catálise. A eletrocatálise, é um tipo de catálise que, além do catalisador (eletrocatalisador), utiliza também uma diferença de potencial para fornecer a energia necessária para que a reação aconteça, controlando os produtos formados e função da diferença de potencial aplicado.O objetivo deste projeto foi estudar a modificação de eletrodos de platina com macromoléculas, chamadas ftalocianinas metálicas, como eletrocatalisadores para algumas reações de interesse tecnológico, como a eletrorredução de nitrato (contaminante de águas provindo dos fertilizantes utilizados na agricultura) e a eletro-oxidação de etanol e glicerol (capaz de transformar a energia química contida na molécula diretamente em energia elétrica ou transformar a molécula em outra de maior valor agregado). As ftalocianinas metálicas têm um átomo metálico no seu centro que pode funcionar como catalisador das reações estudas ou mesmo como promotor da atividade da platina. Os resultados obtidos neste projeto mostraram que as ftalocianinas metálicas aumentam a atividade da platina tanto para a eletro-oxidação de etanol como para a eletrorredução de nitrato. Como conclusão, podemos dizer que as ftalocianinas metálicas podem ser utilizadas para promover a atividade da platina em sistemas nanoparticulados, que são os materiais utilizados comercialmente. Ainda, podemos dizer que a eletrooxidação de álcoois é favorecida em baixos pHs, devido à presença de espécies alcóxido.

    monocristais Pt(hkl) platina eletrocatalisadores metloftalocianinas
  • Butiazais: integrando recursos genéticos, serviços ambientais e uso sustentável da biodiversidade

    Coordenador: Rosa Lía Barbieri
    Currículo
    Área:Fitotecnia

    Período de 28/11/2014 a 30/11/2017

    Os butiás são palmeiras nativas que têm fortes ligações com a cultura e história das pessoas que habitam o Sul do Brasil. Havia extensos butiazais, porém, a partir da década de 1970, ocorreu uma devastação muito grande, provocada por implantação de lavouras de monoculturas, expansão das áreas urbanas e especulação imobiliária. Nesse cenário, um grande desafio é preservar os ecossistemas de butiazais que ainda existem e, ao mesmo tempo, gerar renda. Este projeto foi realizado com o objetivo de integrar diferentes abordagens em recursos genéticos e serviços ambientais de butiazais, como uma estratégia para promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade. Foram feitos estudos da distribuição geográfica e mapeamento dos butiazais que ainda existem, caracterização dos serviços que esses ecossistemas prestam para o ambiente e a sociedade, avaliação de diferentes formas de manejo dessas áreas, aumentando o conhecimento da flora nativa. As informações geradas pela execução do projeto são importantes para o uso sustentável dos ecossistemas de butiazais e foram publicadas em artigos de jornais e revistas, livros, reportagens de televisão e vídeos no youtube.

    conservação in situ palmeiras modelagem e simulação biogeografia desenvolvimento sustentável filogenia
  • Caracterização biológica e molecular de um isolado de Bean rugose mosaic vírus (BRMV) de Goiás e busca por acessos de feijoeiro resistentes a esse vírus

    Coordenador: Erico de Campos Dianese
    Currículo
    Área:Fitopatologia

    Período de 19/11/2014 a 30/11/2017

    Este trabalho resultou na detecção de fontes de resistência ao vírus do mosaico rugoso do feijoeiro, também conhecido como Bean rugose mosaic virus (BRMV), analisando-se mais de 170 acessos de feijoeiro do banco de germoplasma da EMBRAPA e diversas plantas indicadoras. Isso aponta para diferentes possibilidades de transferência e incorporação desta resistência durante o desenvolvimento de cultivares comerciais de feijão. Também foi possível analisar a sequência genômica completa do isolado viral utilizado neste trabalho. Ao finalizar o sequenciamento e comparar com sequências disponíveis, foi possível identificar diferenças pontuais que podem ser resultado da origem diferenciada dos vírus utilizados na comparação. Também foi verificado que existe uma diferença significativa das sequências existentes em comparação com outros membros da família onde BRMV está alocado. Foi então proposta a criação de uma nova família, onde BRMV e outros vírus similares pudessem ser agrupados.

    clone infeccioso virologia RT-PCR sequenciamento
  • Sequenciamento e análise do genoma de Frieseomelitta varia: em busca de assinaturas moleculares da evolução das abelhas e inserção do Brasil no i5K

    Coordenador: Marcia Maria Gentile Bitondi
    Currículo
    Área:Genética Animal

    Período de 01/12/2014 a 30/11/2017

    A abelha nativa da espécie F. varia, conhecida como ?marmelada amarela?, pode ser encontrada desde o sudoeste Mexicano até o sudeste Brasileiro, na floresta Amazônica, na caatinga e no cerrado. Forma colônias relativamente populosas em troncos de árvores, as quais se distinguem pela beleza de arquitetura, onde as células de cria formam cachos dispostos separadamente dos potes de pólen e mel, este considerado saboroso. Nas colônias convivem uma rainha, à qual cabe a tarefa de produzir ovos, operárias que se encarregam de sua construção, manutenção e defesa, e machos, cuja função consiste em fecundar a rainha. Nesta espécie de abelha social com ferrão atrofiado, incapaz de picar, a rainha exerce um controle total sobre as operárias na questão da reprodução, de modo que as operárias não põem ovos, mesmo em condições extremas, ou seja, de morte ou perda da rainha. F. varia, portanto, distingue-se de outras espécies de abelhas, exóticas e nativas, cujas rainhas exibem menor grau de dominância e as operárias contribuem em graus variáveis com a atividade reprodutiva. O genoma é o depositório de todas as informações sobre um organismo, o que justifica plenamente o investimento em desvendá-lo. O sequenciamento do genoma de F. varia, além disto, é importante para o avanço do entendimento da evolução da socialidade entre as abelhas e também para esclarecer aspectos do desenvolvimento e ativação/inativação dos ovários na questão da dominância reprodutiva. Os dados obtidos servem aos estudos da biologia desta abelha e, consequentemente, para estabelecimento de políticas de polinização e conservação da biodiversidade. É mais um genoma que adicionamos ao esforço mundial de sequenciamento de genomas de insetos em geral, e que tem aprofundado o conhecimento sobre estes organismos não só no aspecto da biologia molecular, mas também da fisiologia, comportamento e ecologia.

    genômica comparativa anotação assembly next-generation sequencing Frieseomelitta varia genoma
  • Biofilmes de Burkholderia pseudomallei: Um Estudo de Reguladores In Vitro

    Coordenador: Débora Castelo Branco de Souza Collares Maia
    Currículo
    Área:Microbiologia Médica

    Período de 19/11/2014 a 30/11/2017

    Biofilmes são comunidades microbianas inseridas em uma matriz extracelular. Essa comunidade confere proteção às bactérias contra o sistema imune do hospedeiro e drogas antimicrobianas. Como consequência, o crescimento de biofilmes bacterianos está associado ao desenvolvimento de doenças crônicas de difícil tratamento e ao desenvolvimento de resistência a antibióticos. A bactéria Burkholderia pseudomallei, causadora da melioidose, pode causar quadros agudos de infecção, ou quadros crônicos, associados ao crescimento de biofilmes. Assim, a presença de biofilmes de B. pseudomallei dificulta o tratamento da melioidose, corroborando para a ocorrência de recidivas e/ou falhas terapêuticas. Nesse contexto, o presente trabalho visou avaliar o efeito de diversos compostos sobre a dinâmica de formação de biofilmes. Os compostos testados foram escolhidos por participarem do sistema comunicação celular bacteriana (quorum sensing), essencial para a formação de biofilmes, ou por apresentarem funções específicas na dinâmica de formação de biofilmes. Dessa forma, foram testados: molécula de quorum sensing farnesol, os inibidores de quorum sensing curcumina e furaneol, os inibidores de bomba de efluxo prometazina e CCCP e o biossurfactante ramnolipídio sobre a dinâmica de formação e de manutenção de biofilmes, com ênfase na sensibilidade dessas estruturas bacterianas às drogas antibióticas e na produção de fatores de virulência por essa bactéria. De maneira geral, todos os compostos avaliados inibiram biofilmes de B. pseudomallei, sem matar as bactérias. Esses achados são interessantes, uma vez que a não indução de morte pelos compostos não favorece o desenvolvimento de resistência antimicrobiana. Entretanto, os compostos induzem uma desestruturação do biofilme, podendo contribuir para o tratamento da melioidose. Ademais, a produção proteases e sideróforos também é alterada pelos compostos antibiofilme, podendo, assim, contribuir para a redução da virulência da bactéria.

  • A administração burocrática de casos de crianças desaparecidas: formalidades, moralidades e disputas em um serviço público especializado

    Coordenador: Letícia Carvalho de Mesquita Ferreira
    Currículo
    Área:Teoria Antropológica

    Período de 18/11/2014 a 30/11/2017

    A pesquisa consistiu em uma etnografia da administração de casos de crianças e adolescentes desaparecidos em um serviço público de assistência social do Rio de Janeiro, o ?SOS Crianças Desaparecidas?. Os procedimentos burocráticos lá adotados foram analisados com o intuito de se compreender: (1) seus efeitos, (2) em que medida as formalidades por eles previstas articulam-se a moralidades específicas em torno de famílias que passam pela experiência do desaparecimento de um de seus membros, e (3) de que forma essas famílias respondem a eles. Concluiu-se que os procedimentos adotados no serviço engendram um processo duplo: produzem um personagem social e estabelecem um domínio de intervenção. O personagem é a ?criança desaparecida?; o domínio de intervenção, a ?família da criança desaparecida?. Notou-se, ainda, que os sujeitos inscritos na ?família da criança desaparecida? não são agentes passivos diante dos procedimentos adotados no serviço, mas reagem a eles por meio da apresentação de diversos documentos pessoais aos servidores que lá trabalham. Com esse recurso, afirmam a particularidade de seus filhos ante a figura genérica da ?criança desaparecida? e disputam os parâmetros morais segundo os quais a ?família da criança desaparecida? é rotineiramente avaliada no serviço.

    moralidades burocracia desaparecimento infância família
  • Molecular redox couples and hole conductors for all-printed solid-state flexible dye sensitized solar cells (Par redox moleculares e condutores de buraco para células solares sensibilizadas por corante flexíveis de estado sólido)

    Coordenador: Ana Flávia Nogueira
    Currículo
    Área:Química do Estado Condensado

    Período de 01/01/2013 a 31/12/2017

    Estudos de estabilidade de células solares de terceira geração baseada em óxido de titânio e eletrólitos poliméricos baseados em sílica modificada e pares redores de cobalto indicam um tempo de vida de mais de 1000 horas e possibilidade de produção pela técnica de screen-printing.

    eletrólito sólido células solares de terceira geração nanomateriais células solares flexíveis eletrólito gel
  • IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS DO COQUINHO AZEDO (Butia capitata) E AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE ANTIOXIDANTE E EFEITO ANTIPROLIFERATIVO DE FOCOS DE CRIPTAS ABERRANTES DO CÓLON DE RATOS

    Coordenador: Maria Anete Santana Valente
    Currículo
    Área:Bioquímica da Nutrição

    Período de 05/12/2013 a 31/12/2017

    Nesse projeto trabalhamos com um fruto da região do cerrado, conhecido como coquinho azedo. Determinamos a composição de nutrientes presentes na sua polpa (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais), o seu rendimento, uma vez que pode ser usado para preparo de produtos como suco, geléia e sorvete. Analisamos também a presença de compostos bioativos, como carotenoides e compostos fenólicos, ou seja, se é um alimento funcional, que pode exercer além do seu papel nutricional, outros efeitos benéficos sobre a saúde das pessoas, como prevenção de doenças crônicas. Acreditamos no potencial desse fruto na prevenção de Focus de Criptas Aberrantes (FCA), que são lesões pré-neoplásicas para o desenvolvimento do câncer de cólon. Avaliamos essa possibilidade em experimentos com animais em laboratório (ratos). Verificamos que os frutos apresentaram bom rendimento de polpa e elevado valor calórico. Sua polpa é fonte de vitamina C e apresenta consideráveis quantidades de ¿-caroteno, cobre e compostos fenólicos, componentes estes considerados importantes antioxidantes naturais. Foi possível observar maior número das lesões nos animais que não receberam o extrato do coquinho. Os nutrientes e compostos presentes na polpa do coquinho azedo podem exercer efeito preventivo no aparecimento de FCA. Além disso, em função de seu valor nutricional e abundância local, o consumo desse fruto deve ser incorporado, tendo em vista que ser fonte de nutrientes e compostos bioativos, importantes ao crescimento e desenvolvimento infantil e proteção contra doenças.

    Focos de criptas aberrantes Butia capitata compostos bioativos
  • Em busca da felicidade química: padrões de consumo de psicotrópicos entre estudantes de graduação da UFPE

    Coordenador: Artur Fragoso de Albuquerque Perrusi
    Currículo
    Área:Sociologia da Saúde

    Período de 16/12/2015 a 31/12/2017

    Pesquisa acadêmica que estudou as articulações entre a busca da felicidade e o uso de psicotrópicos. O objetivo do presente estudo foi o de verificar a relação entre bem-estar subjetivo (felicidade) e uso de psicotrópicos. Dessa forma, num primeiro momento, fez-se necessário verificar a percepção dos estudantes sobre o que é felicidade, do que é ?viver bem? e o que torna a vida mais feliz. Tendo em vista a tradição de felicidade como sucesso econômico, fez-se necessário problematizar se o sucesso acadêmico induz a construção de expectativas positivas quanto ao futuro desempenho profissional e se caracteriza como meio de atingir a felicidade. O presente estudo buscou também investigar a aceleração da vida cotidiana no ambiente universitário, entendida como resultado da alta demanda de atividades e tarefas acadêmicas e da competitividade, bem como a influência dessa aceleração na qualidade de vida, felicidade e bem-estar subjetivo dos alunos. Igualmente, a pesquisa buscou compreender e comparar como os alunos, em diversos centros e cursos espalhados pelo campus, percebem a temática "uso de psicotrópicos" (psicofármacos, drogas lícitas e ilícitas, etc.), qual tipo de sociabilidade envolvida e, principalmente, entender sua utilização para obter efeitos recreativos e atingir um alto desempenho acadêmico

    felicidade uso de psicotrópicos estudantes universitários
  • Mostrando 45291 - 45300 de 45383 resultado(s).
  • Página: 
  •  Primeiro
  •  Anterior
  • Próximo 
  • Último