Oportunidades externas

The São Paulo Advanced School of Science on Biophysical  Methods to Study Biomolecular Interactions, será sediada no Instituto de Fisica da USP, de 16 a 27 de Outubro de 2017. A mesma está com inscrições abertas até 18 de Junho de 2017.

A Advanced School  será um marco nas Escolas de formação em Biofísica Molecular de caráter multi e interdisciplinar, sendo um evento inédito no país. O objetivo desta Escola é dar aos alunos uma visão abrangente do estado da arte de técnicas biofísicas experimentais e teóricas no estudo de interações em sistemas biomoleculares.

A programação da Escola está dividida em aulas  teóricas com práticas experimentais ministradas por especialistas renomados em técnicas de fluorescência,  SAXS, EPR, dicroísmo circular, AFM, NMR, DLS, Crio-microscopia e bioinformática. Além das aulas teóricas, algumas palestras serão proferidas por conferencistas internacionais buscando mostrar um sinergismo entre as técnicas biofísicas na investigação dos mecanismos de ação envolvidos em interações biomoleculares em diferentes sistemas.  Os resultados devem gerar impactos científicos e tecnológicos, além da formação abrangente e consolidada de novos recursos humanos.

Detalhes da programação podem ser encontrados em: www.fap.if.usp.br/~espcabio

O programa ainda contempla espaços em que os estudantes expõem e discutem seus projetos de pesquisa:  6 sessões de Casos de Estudo de 1 hora cada e  2 sessões de painéis de 2 horas cada. Com isto, esperamos propiciar um fórum de discussões e novas colaborações durante a Escola.

Finalmente, existem visitas a laboratórios de pesquisa: i) lab de Cristalografia (IFUSP) e de NMR (IQUSP); ii) visita programada de um dia para as facilidades do CNPEM, Campinas (LNLS, LNBio, LNNano).

A Advanced School on Biophysical Methods prevê a presença de 100 estudantes, sendo que 50 serão selecionados de outros paises e25 de outros estados do Brasil. Existe possibilidade de financiamento FAPESP para até 75 estudantes (incluindo passagem aérea e hospedagem). Ressalta-se que os alunos interessados  devem se inscrever através do site (www.fap.if.usp.br/~espcabio), encaminhando um CV resumido, carta de apoio do orientador/supervisor (no caso de pos-doc) indicando os benefícios esperados com a participação na Escola para sua formação e desenvolvimento de seu trabalho.  

Fonte: Instituto de Fisica da USP


Candidatos com formação nas áreas de matemática, estatística e computação podem se inscrever até 12 de junho

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI). Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a iniciativa está ligada ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP.

São disponibilizadas 15 vagas na ênfase em Ciência de Dados: Agricultura, Saúde e Infraestrutura. ¿O público-alvo do MECAI são, essencialmente, profissionais da indústria, com formação nas áreas de atuação do programa (matemática, estatística e computação), que desejam aprimorar seus conhecimentos, sobretudo para o desenvolvimento de soluções inovadoras nas empresas em que trabalham¿, explica Ellen Francine, coordenadora do MECAI e professora do ICMC. 
 
As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 12 de junho no site da Pós-Graduação do ICMC. O processo seletivo será realizado em uma única etapa e a divulgação do resultado, com o nome dos convocados para a matrícula e lista de espera, está prevista para ocorrer até 3 de julho. A turma que ingressará em 2017 será a quarta do curso. ¿Também vale destacar a estreita relação do MECAI com o CeMEAI, por meio da qual tem sido possível estabelecer contatos e promover parcerias com empresas e profissionais da indústria, de modo a fomentar o desenvolvimento de pesquisa aplicada nas áreas de atuação do MECAI ao setor produtivo¿, ressalta Ellen.
 
 

 O CTI Renato Archer, convida a todos para assistir a segunda palestra GESITI:  " ¿O Desafio do Quarto Quadrante ¿Gestão de Sigilos e a Lógica da Decisão Baseada na Ignorância¿                                                                                                                                                
      Palestrate: Cláudio Rêgo ¿ Pesquisador do CNPq.
 
       Inscrições, resumo da palestra e outras informações: https://goo.gl/c4h5sJ